APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO (AOS) QUESTIONÁRIO DE BERLIM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Entendendo a Pressão Alta.
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Influenza A H1N1 Como se prevenir!
Higiene e problemas sociais
PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
ESCOLAS LIVRES DE TABACO
SONO.
FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES
RONCOPATIA E SÍNDROME DA APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO
O que é a doença renal crónica?
Apnea do Sono "A apnea do sono: o que a Equipe de Saúde da Família deve saber?".
DICA DE SAÚDE – Setembro 2011
Alimentação e Distúrbio do Sono Apneia Obstrutiva do Sono
Hipertensão Artrerial
Saúde e desporto O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre.
Surdos E Mudos Realizado por: Catarina Soares nº6 Cláudia Silva nº7
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Quero correr a São Silvestre! Dr. Nabil Ghorayeb, especialista em Cardiologia e em Medicina do Esporte, doutor em Cardiologia pela FMUSP, chefe da Seção.
CRÂNIO E FACE Angela Krieger e Silmara Vidal
HIPERTENSÃO.
10 de Outubro. Dia Mundial da Saúde Mental
Síndrome da Apneia obstrutiva do sono. Tratar a SAOS é custo-efetivo? Gleison Guimarães TE SBPT 2004/TE AMIB 2007 Área de atuação em Medicina do Sono pela.
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
Reciclagem Ciclo 9.
Anamelia Costa Faria TE Medicina do Sono – AMB/SBPT
Quando a memória falha…
INFARTO Renatta Pontes. Conceito Ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo.
CASO CLÍNICO.
Alterações Cardiovasculares na Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono
Quais são as funções do rim?
Geraldo Lorenzi-Filho Laboratório do Sono, Instituto do Coração, USP
DISTÚRBIOS RESPIRATÓRIOS DO SONO
Doentes em contexto médico Mafalda Duarte Psicóloga
Caso Clínico Pedro Rodrigues Genta
DISTÚRBIOS RESPIRATÓRIOS DO SONO
Distúrbios Respiratórios do
Uso de equipamentos de PAP na criança
INSÔNIA PARA O PNEUMOLOGISTA CARLOS A A VIEGAS C N D R S SBPT/ 2012.
Consequencias do distúrbios respiratórios do sono não tratados Consequencias do distúrbios respiratórios do sono não tratados Geraldo Lorenzi-Filho Laboratório.
TABAGISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Márcia Gonçalves de Oliveira Médica Pneumologista
Concurso SES-DF: Psicólogo
Hipersonia recorrente ( Kleine-Levin)
Ronco e Apnéia do Sono. Ronco e Apnéia do Sono.
Dra.Bruna de Castro Scarabucci Nery Fisioterapeuta
Linha Curativa do Tempo
Gripe influenza tipo A (H1N1)
MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS.
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
Quinzena da Mulher 7 a 19 de Março
Além da hipersonia diurna e distúrbios de sono noturno, os pacientes com AOS apresentam HAS, arritmia cardíaca durante o sono. Complicações sistêmicas.
Hipnograma.
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA ANAMNESE
Stress e Depressão Dr. Helnio J. Nogueira.
OBESIDADE.
PROTOCOLO - CSE BUTATÃ.
1- Banho frio e café forte cortam o efeito do álcool
Depressão.
Trabalho elaborado por: Daniela Santos Nº2
TRATAMENTO DA SAOS ALEM DA PRESSÃO POSITIVA
A importância dos exercícios físicos para uma vida saudável “Cuide do seu corpo, você mora nele.” Abílio Diniz.
CASOS CLÍNICOS Regras desta atividade científica:
PATOLOGIA CLINICA HUMANA
Crânio. Outubro de 2014; 4:254-9 Marchese-Ragona R D Manfredini, Mion M, Vianello A, Staffieri A, L. Guarda-Nardini Aparelhos orais para o tratamento da.
Transcrição da apresentação:

APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO (AOS) QUESTIONÁRIO DE BERLIM CATEGORIA 1 1 – Você ronca? a) sim b) não c) não sei 2 – Seu ronco é? a) um pouco mais alto que respirando b) tão alto quanto falando c) mais alto que falando d) muito alto, ouvido nos quartos próximos 3 – Com que freqüência você ronca? a) praticamente todos os dias b) 3-4 vezes por semana c) 1-2 vezes por semana d) 1-2 vezes por mês e) nunca ou praticamente nunca 4 – O seu ronco incomoda outras pessoas? a) Sim b) Não 5– Com que freqüência seu companheiro notou que você para de respirar quando dorme? f) Não aplicável – o paciente dorme sozinho CATERGORIA 2 6 – Você se sente cansado ao acordar? a) praticamente todo dia b) 3-4 vezes por semana c) 1-2 vezes por semana d) 1-2 vezes por mês e) nunca ou praticamente nunca 7 – Você se sente cansado durante o dia? 8 – Você alguma vez dormiu enquanto dirigia? a) Sim b) Não c) Não aplicável – o paciente não dirige Se sim, quantas vezes isto ocorreu? c) praticamente todo dia d) 3-4 vezes por semana e) 1-2 vezes por semana f) 1-2 vezes por mês g) nunca ou praticamente nunca A AOS caracteriza-se por ocorrências de obstrução total e/ou parcial das vias respiratórias durante o sono. E A SAOS? QUAIS OS SINTOMAS QUE PODEM ESTAR ASSOCIADOS? Denomina-se Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono quando a fragmentação do sono está associada a outros sintomas, como: ronco, sonolência diurna, sono agitado, falta de disposição, dor de cabeça, alteração de memória, diminuição de concentração e de atenção. CONSEQUÊNCIAS CATEGORIA 3 9 – Você tem pressão alta? Sim b) não 10 – Calcule o seu Índice de Massa Corporal (IMC) Hipertensão arterial, arritimias cardíacas, enfarte do micárdio, acidentes vasculares encefálicos, doença vascular, sonolência diurna, ronco, depressão e prejuízo na produtividade profissional, na aprendizagem e/ou na qualidade de vida e até à morte súbita. Categoria 1 (Perguntas 1-5): ALTO RISCO – 2 ou mais respostas positivas Categoria 2 (Perguntas 6-8): ALTO RISCO – 2 ou mais respostas positivas Categoria 3 (Perguntas 9-10): ALTO RISCO – Um SIM e/ou IMC>30 Resultado Final: 2 ou mais categorias de ALTO RISCO indicam alta probabilidade de apneia do sono. *Respostas positivas para alternativas destacadas *Em caso de suspeita de alteração no sono, consulte um médico especialista

Dia de Atenção à Respiração AOS CUIDE DA SUA SAÚDE Dia de Atenção à Respiração - 14 de agosto - Faça a Higiene do Sono para dormir melhor e evitar a sonolência diurna. Regularize a hora de deitar e de despertar, Realize atividades físicas, Mantenha uma alimentação leve e saudável com intervalos de mínimo de 2 horas, Evite o uso de substâncias que contenham nicotina e cafeína por no mínimo 4 horas antes de dormir. Profissionais envolvidos no tratamento: Médico especialista em Medicina do Sono, Odontólogo especialista em oclusão, e Fonoaudiólogo especialista em Motricidade Orofacial. Possibilidades de tratamento: Higiene do sono, perda de peso, CPAP, cirurgias (nasais, na orofarínge e/ou ortognática), aparelho intraoral de avanço mandibular e tratamento Fonoaudiológico Miofuncional Orofacial. Organização: Comitê de Adultos e Idosos Responsáveis: O tratamento dependerá da causa do problema, assim deve ser definido a partir do diagnóstico com o exame de polissonografia. Comitê Adulto e Idoso