INTERFACE HOMEM-MÁQUINA Prof. Celso Cardoso Neto INÍCIO
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA OBJETIVO Fazer com que o aluno conheça os aspectos básicos relacionados ao conjunto de três entidades: o homem (“ser humano”), a máquina (“o computador”) e o meio que dá suporte à interação entre as duas primeiras entidades, chamado de interface, abordando questões associadas com o projeto, a avaliação e a implementação de sistemas computacionais interativos para uso por pessoas no apoio a execução de trabalho. Possibilitar que aluno compreenda a importância da interface no desenvolvimento de sistemas computacionais. Realizar a avaliação, testes e a usabilidade de interfaces.
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA EMENTA Uso e contexto de interfaces nos diversos tipos de ambientes e plataformas, como, Web ou Desktop. Conceitos e características humanas relevantes para manipular e compreender interfaces em sistemas de informação. Aspectos tecnológicos para concepção e construção. Processo de desenvolvimento e avaliação.
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA PROGRAMA UNIDADE I – USO E CONTEXTO Objetivos, importância, evolução histórica Organização social e trabalho (modelos, impactos, qualidade de vida profissional e satisfação no trabalho) Áreas de aplicação (caracterização, categorias de interfaces: orientadas a processamento de texto e comunicação, ambientes de desenvolvimento, quiosques, acesso a espaços de informação, sistemas de controle contínuo, Web)
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA PROGRAMA UNIDADE II – CARACTERÍSTICAS HUMANAS RELEVANTES Processamento humano de informações (memorização, percepção, habilidades motoras, resolução de problemas, aprendizagem, aquisição de habilidades, motivações, modelos conceituais, diversidades culturais, ...) Comunicação e interação Questões ergonométricas
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA PROGRAMA UNIDADE III – ASPECTOS TECNOLÓGICOS (DISPOSITIVOS RELEVANTES PARA A INTERAÇÃO E ARQUITETURA DE INTERFACES) Dispositivos de entrada/saída Técnicas de diálogo homem-máquina (tipos de diálogos, questões de implementação, padrões, “look&feel”, propriedade intelectual) Questões de estilo (metáforas, estética) Conceitos básicos de computação gráfica Arquiteturas de software e padrões para interfaces de usuário
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA PROGRAMA UNIDADE IV – PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO Abordagens de projeto (modelos de ciclo de vida específicos, técnicas de especificação e análise de projeto, metodologias de projeto) Técnicas de implementação e ferramentas de apoio (independência de diálogo e plataforma, técnicas de prototipação, paradigmas de objeto e evento, ambientes de desenvolvimento) Técnicas de avaliação e teste de usabilidade
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA PROGRAMA UNIDADE V – DESIGN, PROTOTIPAÇÃO E CONSTRUÇÃO Abordagens centradas no usuário para o design de interação Introdução à avaliação Um framework para a avaliação Observando os usuários Perguntando a usuários e especialistas Testando e modelando usuários
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA BIBLIOGRAFIA BÁSICA CYBIS, Walter; BETIOL, Adriana Holtz. FAUST, Richard. Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. São Paulo: Novatec, 2007. Lotar, Alfredo. Como melhorar a performance de wibsites.net - os segredos dos sites de alto desempenho. São Paulo: Novatec, 2013. SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. São Paulo: Pearson, 2008 ROCHA, Heloísa Vieira da & BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani. Design e Avaliação de Interfaces Humano-computador, arquivos em PDF, Instituto de Computação, UNICAMP. DENYON, D. Interação Humano-Computador. São Paulo: Pearson, 2010.
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA AVALIAÇÕES V1 --------------------- 24/09 – 4ª feira V2 --------------------- 26/11 – 4ª feira 2A. CHAMADA ---- 03/12– 4ª feira VS -------------------- 10/12 – 4ª feira VT -------------------- TRABALHOS E PROVA
ARQUITETURA DE COMPUTADORES Sites na Internet ARQUITETURA DE COMPUTADORES Interface Homem-Máquina - Wikipedia Desenvolvimento de Interface Homem-Máquina Por que Interfaces Homem-Máquina são difíceis de Projetar e Implementar? Interface Homem-Máquina – Cuidados Especiais Interface Homem-Máquina / Introdução Interface Homem-Máquina / Revista Engenharia de Software Interação Homem-Máquina – O futuro das relações