INTERFACE HOMEM-MÁQUINA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bons e maus designs O que é design de interação
Advertisements

Informática na Educação
A caminho de um modelo de apoio à Avaliação Contínua
Profa. MS.Sandra Regina Costa Antico Setembro/2010
Processos de Software Introdução
O USO DO SOFTWARE LIVRE JOOMLA NO DESENVOLVIMENTO DE WEB SITES FOCANDO A USABILIDADE NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Maria Irene da Fonseca e Sá Anne Caroline.
2 Connector Plataforma interactiva para a promoção e suporte de redes sociais georeferenciadas através de dispositivos móveis.
Implementação de um Sistema de Informações Georeferenciado (Geoufes) Utilizando Bibliotecas de Software Livres em Java Aluno: Geraldo Angelo Vassoler Orientador:
João Carlos Porto Orientadora: Prof.ª Dr.ª Junia Coutinho Anacleto 26/03/2010 Projeto de interceo.
Interação Homem-Máquina
Instituto de Computação - UNICAMP
Seminário do grupo de pesquisa em IHC do DIMAp-UFRN
Contexto de Educação a Distância
Bruno Tardiole Kuehne Orientador: Prof. Dr. Marcos José Santana
Interface Humano/Computador Introdução Definição de IHC Fatores Históricos.
Análise e Projeto de Sistemas
Interfaces gráficas e Interfaces Web
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Como Desenvolver Sistemas de Informação
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Engenharia de Software
INstalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet
Estrutura e funcionamento de um computador
Introdução a Engenharia de Software
HCI design de interfaces humano-computador stephania padovani
Desafios do desenvolvimento de software
CONCEPÇÕES ERGONÔMICAS APLICADAS NO DESENVOLVIMENTO DE INTERFACES
Porto Alegre, 29 de Junho de 2007 Porto Alegre, 29 de Junho de 2006 PROJETO DE INTERFACE PARA UM SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO DE ROTAS DE CAMINHÕES DE UMA DISTRIBUIDORA.
Um estudo exploratório da aplicação da engenharia de software orientada a agentes para o desenvolvimento de ferramentas de suporte a comunidades online.
Tópicos de Sistemas de Informação A
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 1
Engenharia de Usabilidade
Desenvolvimento de Ambientes Virtuais
Prof. Dr. Celso Socorro Oliveira (ORIENTADOR)
Engenharia de Software
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
Desenvolvimento das funcionalidades do trabalho colaborativo da solução para Rastreabilidade de Requisitos de Software baseada na generalização de artefatos.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Introdução à Engenharia de Software
Prof. Celso Cardoso Neto. (3) REPETIÇÃO Caso 1.
Bruno Silva Desenvolvido a partir de
Introdução à Interação Humano- Computador
Interface Usuário Máquina
Interação Homem Computador
Engenharia de Software 1
Engenharia de Software
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Organização de Computadores
Prof. Celso Cardoso Neto. Conhecer os aspectos básicos relacionados ao conjunto de três entidades: o HOMEM (“ser humano”), a MÁQUINA (“o computador”)
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
GENESE – Sistema de Apoio para a Educação a Distância Alfredo Lanari de Aragão.
Desenvolvimento de Software Dirigido a Modelos
Fundamentos de Interface
Arquitetando a Educação a Distância
Interface Homem/Máquina. Roteiro da Aula de Hoje Parte I Apresentação da Disciplina Parte II Introdução a Interação Humano-Computador (IHC)
Engenharia de Software
Aluno: Fillipe Oliveira Lima
Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.
Uma Introdução à Engenharia de Software
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Fundamentos de interface homem-máquina
Engenharia de Software Conceitos e elementos 1. Engenharia   Resolução de problemas através de soluções economicamente viáveis  Motivacão: Limitação.
Gustavo Comeli, Giullyan Kuntze, Maria Inés Castiñeira Ciência da Computação, Pedra Branca (PMUC) Introdução Um dos indicadores de Qualidade de software.
Checklist para Avaliação de Usabilidade de Interfaces para Portadores de Visão Sub-normal - Ciências Exatas e da Terra Vera R. Niedersberg Schuhmacher,
Técnicas de Avaliação de Interfaces Prof. Jorge Cavalcanti.
Transcrição da apresentação:

INTERFACE HOMEM-MÁQUINA Prof. Celso Cardoso Neto INÍCIO

INTERFACE HOMEM-MÁQUINA

INTERFACE HOMEM-MÁQUINA OBJETIVO Fazer com que o aluno conheça os aspectos básicos relacionados ao conjunto de três entidades: o homem (“ser humano”), a máquina (“o computador”) e o meio que dá suporte à interação entre as duas primeiras entidades, chamado de interface, abordando questões associadas com o projeto, a avaliação e a implementação de sistemas computacionais interativos para uso por pessoas no apoio a execução de trabalho. Possibilitar que aluno compreenda a importância da interface no desenvolvimento de sistemas computacionais. Realizar a avaliação, testes e a usabilidade de interfaces.

INTERFACE HOMEM-MÁQUINA EMENTA Uso e contexto de interfaces nos diversos tipos de ambientes e plataformas, como, Web ou Desktop. Conceitos e características humanas relevantes para manipular e compreender interfaces em sistemas de informação. Aspectos tecnológicos para concepção e construção. Processo de desenvolvimento e avaliação.

INTERFACE HOMEM-MÁQUINA PROGRAMA UNIDADE I – USO E CONTEXTO Objetivos, importância, evolução histórica Organização social e trabalho (modelos, impactos, qualidade de vida profissional e satisfação no trabalho) Áreas de aplicação (caracterização, categorias de interfaces: orientadas a processamento de texto e comunicação, ambientes de desenvolvimento, quiosques, acesso a espaços de informação, sistemas de controle contínuo, Web)

INTERFACE HOMEM-MÁQUINA PROGRAMA UNIDADE II – CARACTERÍSTICAS HUMANAS RELEVANTES Processamento humano de informações (memorização, percepção, habilidades motoras, resolução de problemas, aprendizagem, aquisição de habilidades, motivações, modelos conceituais, diversidades culturais, ...) Comunicação e interação Questões ergonométricas

INTERFACE HOMEM-MÁQUINA PROGRAMA UNIDADE III – ASPECTOS TECNOLÓGICOS (DISPOSITIVOS RELEVANTES PARA A INTERAÇÃO E ARQUITETURA DE INTERFACES) Dispositivos de entrada/saída Técnicas de diálogo homem-máquina (tipos de diálogos, questões de implementação, padrões, “look&feel”, propriedade intelectual) Questões de estilo (metáforas, estética) Conceitos básicos de computação gráfica Arquiteturas de software e padrões para interfaces de usuário

INTERFACE HOMEM-MÁQUINA PROGRAMA UNIDADE IV – PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO Abordagens de projeto (modelos de ciclo de vida específicos, técnicas de especificação e análise de projeto, metodologias de projeto) Técnicas de implementação e ferramentas de apoio (independência de diálogo e plataforma, técnicas de prototipação, paradigmas de objeto e evento, ambientes de desenvolvimento) Técnicas de avaliação e teste de usabilidade

INTERFACE HOMEM-MÁQUINA PROGRAMA UNIDADE V – DESIGN, PROTOTIPAÇÃO E CONSTRUÇÃO Abordagens centradas no usuário para o design de interação Introdução à avaliação Um framework para a avaliação Observando os usuários Perguntando a usuários e especialistas Testando e modelando usuários

INTERFACE HOMEM-MÁQUINA BIBLIOGRAFIA BÁSICA CYBIS, Walter; BETIOL, Adriana Holtz. FAUST, Richard. Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. São Paulo: Novatec, 2007. Lotar, Alfredo. Como melhorar a performance de wibsites.net - os segredos dos sites de alto desempenho. São Paulo: Novatec, 2013. SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. São Paulo: Pearson, 2008 ROCHA, Heloísa Vieira da & BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani. Design e Avaliação de Interfaces Humano-computador, arquivos em PDF, Instituto de Computação, UNICAMP. DENYON, D. Interação Humano-Computador. São Paulo: Pearson, 2010.

INTERFACE HOMEM-MÁQUINA AVALIAÇÕES V1 --------------------- 24/09 – 4ª feira V2 --------------------- 26/11 – 4ª feira 2A. CHAMADA ---- 03/12– 4ª feira VS -------------------- 10/12 – 4ª feira VT -------------------- TRABALHOS E PROVA

ARQUITETURA DE COMPUTADORES Sites na Internet ARQUITETURA DE COMPUTADORES Interface Homem-Máquina - Wikipedia Desenvolvimento de Interface Homem-Máquina Por que Interfaces Homem-Máquina são difíceis de Projetar e Implementar? Interface Homem-Máquina – Cuidados Especiais Interface Homem-Máquina / Introdução Interface Homem-Máquina / Revista Engenharia de Software Interação Homem-Máquina – O futuro das relações