MOBILIZAÇÃO NA WEB Estudos de Caso em Vídeos UNIPAMPA - CAMPUS SANT’ANA DO LIVRAMENTO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profa. Kathiane Benedetti Corso
IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE exemplos no RS impacto na nossa vida
ENTREGA mídia > vídeo [ imagem + texto + som ] para defender a proposta
IDEIA Uma CAUSA que tenha mérito à mobilizar Exemplos : - Buraco nas ruas de SL (contexto, problemas que causa, consequencias) - Castração de animais de ruas
CONTATO Ir até uma pessoa que seja afetada pela causa Realizar uma ENTREVISTA (estudo de caso) Esta entrevista não pode ser de cunho político!!!
CRIAÇÃO DO VÍDEO OFICINAS DE CRIAÇÃO DE VÍDEO COM O PROF. ARIEL BEHR
VAMOS À SENSIBILIZAÇÃO… VIDEO 1: Documentário sobre Globalização [parte 5 e 6] Milton Santos QUESTÕES: - Como vocês conseguem expôr a crítica ? (anterior, atual, univ.) - Colocar o ponto de vista de vocês - Como vocês conseguem mudar a prática ? (municipal, estadual, federal)
VAMOS À SENSIBILIZAÇÃO… VIDEO 2: Ciberativismo (MTV) “O acesso à informação é nosso direito!” Qd3Q&feature=autoplay&list=PL355F2C56A22 9ADA5&lf=results_main&playnext=2
VAMOS À SENSIBILIZAÇÃO… Site: Vote na Web – Projetos de Lei Projetos que estão sendo votados Votações segmentadas por região, sexo, … TEMAS DA PROPOSTA !!! Pode ajudar nas definições dos TEMAS DA PROPOSTA
VAMOS À SENSIBILIZAÇÃO… Gabinete Digital – Governador
TAREFA 1. Escolher o tema 2. Criar o vídeo (estratégia de divulgação!!!) 3. Editar o video – Windows Live Movie Maker (Youtube e Facebook) 4. Postar o vídeo criado nas redes sociais (Youtube e Facebook) (RELATÓRIO 5. Fazer uma análise do impacto da Mobilização nas RS (RELATÓRIO) ENTREVISTA + FOTOS + GRAVAÇÕES Roteiro -Para mostrar a realidade -Com o poder público Max 15 min
IMPORTANTE!!! Mobilizar Mobilizar ≠ Paralisar / Acomodar Direito de Imagem Direito de Imagem: pode (?), deseja (?) Mensagem Mensagem ao final do vídeo fontes Citar fontes (imagens, internet) Legendas Legendas nos vídeos (Acessibilidade)
ANÁLISE DAPROPOSTA NA WEB >> Após postagem do VÍDEO no Youtube e Facebook, analisar as respectivas páginas respondendo as seguintes questões ( mensuração dos seguintes itens ): “Curtir” Número de “Curtir” dados no Vídeo “Compartilhar” Número de “Compartilhar” dados no Vídeo “Comentários” Número de “Comentários” feitos ao Vídeo - quantos positivos? - quantos negativos? Ação de Monitoramento
Comentário Print do Comentário mais impactante na visão do grupo Comentário Print do Comentário com maior número de “Curtidas” estratégia Qual estratégia foi utilizada para publicizar o vídeo? estratégia Qual a estratégia utilizada para gerar discussão entre aqueles que curtiram/comentaram? “pico” Houve um “pico” de curtidas/comentários/compartilhamentos do vídeo? Quando? ANÁLISE DAPROPOSTA NA WEB