Leitura na adolescência: qualidade X quantidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Pequeno Príncipe Algumas considerações
Advertisements

Dra. Elizabeth Teixeira
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
Nome: Tatiele n 22 Professora: Liani
Sophia de Mello Breyner Andresen
Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ “Leituras que inspiram descobertas”
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
Assunto: existencialismo Obj: Compreender a relação existente entre determinismo e liberdade. Descrever os fenômenos históricos que contribuiriam para.
Professora Lúcia Brasil
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
1ª GERAÇÃO DO MODERNISMO
Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
LÍNGUA PORTUGUESA Camila, Irene, Rita.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Abrir o seu próprio negocio
AS 5 VERDADES DO PERFANISTA
Queridos familiares, O mês de julho foi muito especial para todos nós que fazemos parte do Colégio Anchieta e pertencemos à família inaciana, pois no dia.
2ª FASE MODERNISTA
Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.
Difícil querer definir amigo...
Alcoolismo entre os Jovens
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
Quem já me conhece um pouco sabe que eu sou um grande amigo do livro
Um coração que ora e trabalha na vida
Modernismo – 2 ª fase A prosa regionalista.
Professora: Suzana Ziareski Séries: 8ºs A, B, C, e D
Aula de leitura – COL Não basta ir às aulas para garantir êxito nas disciplinas, precisa-se ler e ler bem. Quem não sabe ler não saberá resumir, tomar.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
num artigo muito interessante, Paulo Angelim, que é arquiteto, pós-graduado em marketing, dizia mais ou menos o seguinte.
Literatura e outras mídias
Como se tornar um Líder Servidor Autor: James C. Hunter
Censo de leitura Escola pública: 35 alunas e 16 alunos. Escola particular: 38 alunas e 23 alunos. Faixa etária: maior parte dos alunos entre 15 e 20 anos.
Teste sua Memória. Veja se você é um gênio!
Redação para UNICAMP CASDVest 2014.
GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO O prazer de ler COLÉGIO NACIONAL
CONTOS DE MACHADO DE ASSIS
Texto 1 Imagine que, ao navegar em uma página da internet especializada em orientação vocacional, você encontra um fórum criado por concluintes do Ensino.
Tema: Sou um poeta.
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
TEMA : EU SOU UMA POETISA
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
AS VIRTUDES A estrutura da personalidade compreende, entre outros elementos psicológicos, um conjunto de virtudes que tornam o indivíduo mais elevado,
O(A) AMIGO(A) Amigo(a) é quem te dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que você precisa, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que te faz falta.
Clássicos e Releituras para Jovens Leitores Prof. Jorge Marques Colégio Pedro II/ Colégio Militar do Rio de Janeiro
MATERIAL DE LITERATURA PROF. HIDER OLIVEIRA.  Transitar entre o Romantismo e o Realismo;  Não possuía um romantismo convencional;  Grande análise psicológica.
Quem está pensando neles?
Prosa Modernista.
REALISMO.
Trabalho de: Licínia Gomes Título do livro:
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
Projeto Novos Talentos - AUTOBIOGRAFIA
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
EU SOU UMA POETISA.
O Livro da minha vida Apresentado por: Tian Yuan 3 de Maio, 2011 Faculdade de Letras do Porto.
Por: Lucas Jose borba continentino
Difícil querer definir amigo...
LIÇÃO 11 INTRODUÇÃO: Prov. 3:7; Rom. 14:12.
Leitura Estiloja.com.
PROJETO DIDÁTICO LER É TÃO BOM
Queridos familiares! O mês de julho foi muito especial para todos nós que fazemos parte do Colégio Anchieta e pertencemos à família inaciana, pois no dia.
Eterno.
LITERATURA 1º BIMESTRE Prepare-se para conhecer um mundo novo...
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
MODERNISMO PROSA FASE 2. MODERNISMO PROSA FASE 2.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
A leitura sem prazer. O espetacular avanço tecnológico que envolve a sociedade contemporânea ainda não foi capaz de substituir a importância da leitura.
LITERATURA 1º BIMESTRE Prepare-se para conhecer um mundo novo...
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Transcrição da apresentação:

Leitura na adolescência: qualidade X quantidade

Para começar... “Os caminhos que levam à leitura são oblíquos. Os jovens leem o que estão com vontade de ler. É ilusão achar que o jovem vai ouvir só o professor, o pai ou a mãe a respeito do que deve ler ou não. A leitura deve satisfazer um desejo interior.” (João Ceccantini, professor de Literatura Brasileira da UNESP de Assis)

Crianças e adolescentes estão lendo menos, indica pesquisa Não raro, o professor cai no erro de manifestar impaciência e até desprezo pelas aventuras que compõem a lista de leitura de seus alunos. Numa realidade em que é incomum encontrar adolescentes ávidos por leitura, será mesmo uma atitude inteligente?

Livros mais vendidos (revista Veja) A culpa é das estrelas (John Green, ed. Intrínseca) A escolha (Kiera Cass, ed. Seguinte) Quem é você, Alasca? (John Green, ed. Intrínseca) Cidades de papel (John Grenn, ed. Intrínseca) Divergente (Veronica Roth, ed. Rocco) O pequeno príncipe (Antoine de Saint-Exupéry, ed. Agir) O teorema de Katherine (John Green, ed. Intrínseca) Insurgente (Veronica Roth, ed. Rocco) A menina que roubava livros (Markus Zusak, ed. Intrínseca) Convergente (Veronica Roth, ed. Rocco) A guerra dos tronos (George R. R. Martin, ed. Leya) Cinquenta tons de cinza (E. L. James, ed. Intrínseca) Adultério (Paulo Coelho, ed. Sextante) O cavaleiro dos sete reinos (George R. R. Martin, ed. Leya) Extraordinario (R. J. Palacio, ed. Intrínseca)

10 livros essenciais para adolescentes (segundo personalidades brasileiras) O apanhador no campo de centeio (J. D. Salinger, ed. do Autor) Capitães da Areia (Jorge Amado, ed. Companhia das Letras) Contos novos (Mário de Andrade, ed. Villa Rica) Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis, ed. Record) Equador (Miguel Sousa Tavares, ed. Nova Fronteira) Feras de lugar nenhum (Uzodinma Iweala, ed. Nova Fronteira) O físico (Noah Gordon, ed. Rocco) Vidas Secas (Graciliano Ramos, ed. Record) Uma breve introdução à filosofia (Thomas Nagel, ed. Martins Fontes) A cidade e a serras (Eça de Queiroz, ed. L&PM editores)

Para refletir... Por que as duas listas são tão diferentes? Quantos livros por mês você lê? O que você gosta de ler? Vê algum problema nos livros de que gosta? Por que você lê? Conhece (ou procura conhecer) algo além da narrativa? O que motiva sua escolha de livros? Você acha que deveria ler mais? Acha ainda que deveria ler obras diferentes das que lê hoje?

Fontes http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/03/criancas-e-adolescentes-estao-lendo-menos-indica-pesquisa.html (28 de março de 2012) http://veja.abril.com.br/livros_mais_vendidos/ (edição de 11 de junho de 2014) http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/livros-essenciais-adolescentes-409852.shtml (09 de abril de 2013)