O PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA

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Transcrição da apresentação:

O PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ

Do Latim pro-jicere ─ ─ ─> colocar adiante Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O TERMO “ PROJETO” Do Latim pro-jicere ─ ─ ─> colocar adiante Fatores fundamentais para elaborar projetos: a) construir imagem mental de uma situação futura b) Conceber um plano de ação a ser executado em um determinado tempo

O PROJETO DEVE RESPONDER ÀS CLASSICAS QUESTÕES: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O PROJETO DEVE RESPONDER ÀS CLASSICAS QUESTÕES: . O que fazer? . Por que fazer? . Para que fazer? . Onde fazer . Como, com que, quanto e quando fazer? . Com quanto fazer e como pagar? . Quem vai fazer? Ferramenta 5w2h (what, why, where, who, when, how many e how much) aplicada à pesquisa científica

“O QUE FAZER?” Definir tema Definir Título Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento “O QUE FAZER?” Definir tema Definir Título Tema  a) dificuldade prática b) curiosidade científica do pesquisador c) desafios científicos c) tema “encomendado” Título  Sintetiza o conteúdo da pesquisa

“PARA QUE FAZER ?” Definir os objetivos Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento “PARA QUE FAZER ?” Definir os objetivos a) Objetivo geral: . Deve está ligado a uma visão global do tema. . Deve ser iniciado com um verbo de ação b) Objetivos específicos . Apresentam caráter mais concreto . Têm função intermediária e instrumental . Meios de atingir o objetivo geral e serem aplicados em situações particulares

JUSTIFICATIVA DO PROJETO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento “POR QUE FAZER ?” JUSTIFICATIVA DO PROJETO É UMA EXPOSIÇÃO SUCINTA, PORÉM COMPLETA DAS RAZÕES QUE TORNAM IMPORTANTE A REALIZAÇÃO DA PESQUISA . ESTÁGIO EM QUE SE ENCONTRA A TEORIA LIGADA AO TEMA . CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS QUE A PESQUISA PODE TRAZER . IMPORTÂNCIA DO TEMA DO PONTO DE VISTA GERAL . POSSIBILIDADS DE SUGERIR MODIFICAÇÕES NO ÂMBITO DA REALIDADE ABARCADA PELO TEMA . DESCOBERTA DE SOLUÇÕES PARA CASOS GERAIS OU PARTICULARES Não apresenta citações de outros autores

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento “POR QUE FAZER?” FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA ESCLARECE A DIFICULDADE ESPECÍFICA COM A O QUAL SE DEFRONTA E QUE SE PRETENDE RESOLVER POR MEIO DA PESQUISA . Pode ser anunciado em forma de perguntas? . Corresponde a interesses de conteúdo metodológicos que estão harmonizados? . Relacionam-se entre si pelo menos duas variáveis (questão científica)? . Pode ser objeto de investigação sistemática, controlada e crítica? .Pode ser verificado empiricamente em suas conseqüências?

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento “POR QUE FAZER?” FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA Observar na formulação do problema: . Viabilidade . Relevância . Novidade . Exeqüibilidade . Oportunidade

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento “POR QUE FAZER ?” FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA A formulação do problema deve: . Ser interrogativa, clara precisa e objetiva. . Possuir solução viável . Expressar uma relação entre duas ou mais variáveis . Ser fruto de revisão de literatura e reflexão pessoal

“POR QUE FAZER ?” HIPÓTESES Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento “POR QUE FAZER ?” HIPÓTESES Hipóteses constituem “respostas” supostas e provisórias ao problema Surgem de: a) Observação b) resultados de outras pesquisas c) teorias e) intuição

ENUNCIADO DE HIPÓTESES Uma hipótese aplicável deve: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento “POR QUE FAZER ?” ENUNCIADO DE HIPÓTESES Uma hipótese aplicável deve: a) ser conceitualmente clara b) ser específica (Identificar o que deve ser observado) c) Ter referências empíricas (verificável) e) ser simples f) estar relacionada com as técnicas disponíveis g) estar relacionada com uma teoria

DELIMITAÇÃO DA PESQUISA ONDE A PESQUISA VAI SER FEITA OU APLICADA Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento “ONDE FAZER?” DELIMITAÇÃO DA PESQUISA --------------- ONDE A PESQUISA VAI SER FEITA OU APLICADA

“COMO FAZER?” O MÉTODO CIENTÍFICO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento “COMO FAZER?” O MÉTODO CIENTÍFICO “ É O CONJUNTO DE PROCESSOS E OPERAÇÕES MENTAIS QUE SE DEVE EMPREGAR NA INVESTIGAÇÃO. É A LINHA DE RACIOCÍNIO ADOTADA NO PROCESSO DE PESQUISA ” METODOLOGIA MÉTODOS DE ABORDAGEM MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS TÉCNICAS

“COMO FAZER?” O MÉTODO CIENTÍFICO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento “COMO FAZER?” O MÉTODO CIENTÍFICO TODA PESQUISA REQUER UM EMBASAMENTO TEÓRICO. NELE É PRECISO OBSERVAR A TEORIA DE BASE QUE DARÁ SUSTENTAÇÃO AO TRABALHO, À REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E À DEFINIÇÃO DOS TERMOS

“COMO FAZER?” O MÉTODO CIENTÍFICO 1) EMBASAMENTO TEÓRICO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento “COMO FAZER?” O MÉTODO CIENTÍFICO 1) EMBASAMENTO TEÓRICO - Interpretação do significado dos dados colhidos 2) REVISÃO BIBLIOGRÁFICA - Não duplicação de esforços - Não descoberta de idéias já expressas 3) DEFINIÇÃO DOS TERMOS - Evitar ambigüidades

PROCURAR NÃO SAIR DO CRONOGRAMA ESTABELECIDO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento “QUANDO FAZER?” CRONOGRAMA DIVIDIR A PESQUISA EM PARTES - Tempo necessário para passar de uma fase à outra - Atividades que podem ser executadas simultaneamente - Atividades cuja execução dependem da conclusão de outras Exemplo: . Coleta de dados . Codificação e tabulação de dados . Análise e interpretação de dados PROCURAR NÃO SAIR DO CRONOGRAMA ESTABELECIDO

“COM QUANTO FAZER?” ORÇAMENTO 1) Pessoal 2) Material Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento “COM QUANTO FAZER?” ORÇAMENTO DISTRIBUIR OS GASTOS POR VÁRIOS ITENS QUE DEVEM NECESSARIAMENTE SER SEPARADOS 1) Pessoal 2) Material a) Material de consumo e pesquisa b) Material permanente 3) Diárias e Hospedagens

“QUEM VAI FAZER ?” 1) PESQUISADOR Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento “QUEM VAI FAZER ?” 1) PESQUISADOR - Trabalhos técnico-científicos (papers) 2) EQUIPE DO PROJETO a) Pesquisador-coordenador b) membros da equipe - Trabalhos técnico-científicos (papers), monografia, dissertação, tese.

O PLANO DE PESQUISA Serve para guiar a pesquisa Escolher um bom tema Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O PLANO DE PESQUISA Serve para guiar a pesquisa Escolher um bom tema Ter as questões de pesquisa bem precisas Escreva rapidamente em um papel as palavras-chave e sobre cada uma, desenhe, faça esquemas TENHA UM PAPEL E CANETA SEMPRE O plano é diferente da pesquisa

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E FORMATAÇÃO Características formais Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E FORMATAÇÃO Características formais - Seguir normas de redação técnico-científica - Utilize formulários prontos que instituem estilos, fontes, parágrafos etc. - Use uma seção numerada para cada tema importante do texto. Evite excessos de seções. - Usar títulos de seções curtos e objetivos. - Faça parágrafos curtos e evite frases longas

Compreensão de um texto e redação de outro Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O RESUMO DO PROJETO O resumo é um texto Compreensão de um texto e redação de outro Deve mostrar as principais idéias do autor “APRESENTAÇÃO CONCISA DAS IDÉIAS DE UM TEXTO” ( Norma NBR 6028 da ABNT)

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento OBJETIVOS DO RESUMO Partilhar um saber . Deixar claro o tema a ser resumido 2) Fornecer informação . enfoque sobre a matéria tratada . Pode consistir de uma problematização . Apontar as questões que o projeto pretende abarcar 3) Explicitar os objetivos da pesquisa 4) Explicitar a metodologia “APRESENTAÇÃO CONCISA DAS IDÉIAS DE UM TEXTO” ( Norma NBR 6028 da ABNT)

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento OBJETIVOS DO RESUMO Partilhar um saber . Deixar claro o tema a ser resumido 2) Fornecer informação . enfoque sobre a matéria tratada . Pode consistir de uma problematização . Apontar as questões que o projeto pretende abarcar 3) Explicitar os objetivos da pesquisa 4) Explicitar a metodologia 5) Perspectivas de resultados “APRESENTAÇÃO CONCISA DAS IDÉIAS DE UM TEXTO” ( Norma NBR 6028 da ABNT)

Características formais Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento RESUMO Características formais Concisão ( linguagem objetiva, evitar repetição, respeitar a ordem das idéias) - Extensão: de 8 a 15 linhas, em um só parágrafo - 3ª pessoa do singular - Frases pouco extensas - Terminologia específica - Ordem direta das frases - Linguagem denotativa

METODOLOGIA E ORGANIZAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento METODOLOGIA E ORGANIZAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA (GUIA PRÁTICO) Por Dra. Cassandra Ribeiro de O. e Silva Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará www.cefetce.br

GRATO PELA ATENÇÃO EMBRAPA AMAPÁ Telefone: (0xx96) 32411551 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Um Brasil que dá gosto GRATO PELA ATENÇÃO EMBRAPA AMAPÁ Telefone: (0xx96) 32411551 Macapá - AP E-mail: raimundo@cpafap.embrapa.br