Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA NO CANTEIRO DE OBRAS.
Advertisements

Resíduos da Construção Civil
RESOLUÇÃO CONAMA 307, de 5 / 7 /2002 Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Atribui aos.
Reciclagem e reutilização
Ciclo de vida do produto
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
USO DE LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Escoramentos e Formas metálicos Tecnologia e Aplicação
ENTULHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Gestão das Informações Ambientais
Resíduos de Construção Civil
INSTITUTO BRASILEIRO DE IMPERMEABILIZAÇÃO
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Resíduos.
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
Construção civil: o desafio de sustentar o crescimento
Rio de Janeiro – Novembro/2009
PLANO INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO MUNICÍPIO DE CURITIBA DECRETO MUNICIPAL 1068/04 JULHO/2008.
RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
LEI Nº /12 Superintendência de Limpeza Urbana – SLU
Urb. Tarcísio de Paula Pinto I&T Informações e Técnicas
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOS
Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia M. Rios Ribeiro Aluno:
Gestão dos Resíduos Sólidos
Resíduos de Gesso na Construção Civil
Novas aplicações do cimento Aspetos da sustentabilidade
CONSULTORIA E ASSESSORIA EM UAN
GESTÃO DE RESÍDUOS EM CANTEIRO DE OBRAS
Política Nacional de Resíduos
A ESTRE, maior grupo de serviços ambientais do Brasil, disponibiliza soluções ambientais sob medida para os municípios, possuindo visão global de todo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Gestão de resíduos perigosos
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
PROPOSTA A proposta de programa consiste na instalação, pelo Governo do estado, de centrais de compostagem anaeróbica estrategicamente localizadas, capazes.
Apresentação.
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Autor e Apresentador: Elizabeth Freitas de Souza¹
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
Tem como objetivo formar Tecnólogos com competência técnica, ética, política, responsabilidade socioambiental e habilidades que possam atender às demandas.
TECNOLOGIA DAS USINAS DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM
Diagnóstico e Caracterização RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RCD) Ednilson Viana Biólogo, Professor Adjunto – Curso de Gestão Ambiental Escola de Artes,
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
CIPA 2013/2014.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
Arquitetura vernacular
APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
QUALIDADE, CONTROLE E GARANTIA
Secretaria de Serviços Públicos
Secretaria de Serviços Públicos
Os problemas sociais das cidades brasileiras
RESÍDUOS SÓLIDOS. Resíduos Sólidos Equador - $32.
RECICLAGEM.
Workshop Gestão de Resíduos da Construção Civil em Guarulhos/SP
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
Resíduos Sólidos Domiciliares
Resíduos de Construção Civil
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
RECICLAGEM DO RESÍDUO DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Projeto CASA DO FUTURO “A sua contribuição para um mundo melhor”
Reutilização do Entulho de Construção Civil em Argamassas. Ciências Aplicadas e Engenharias. Acad. Luana Xavier Rodrigues. Prof. Lucimara Aparecida S.
SUSTENTABILIDADE EM OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA 13/05/2015 Teresa Villac Advogada da União - CJU SP NESLIC - CGU.
FMC – PROFª BÁRBARA SILVÉRIA RESOLUÇÃO CONAMA Nº 307.
Dra. Cali Laguna Achon Dr. João Sérgio Cordeiro XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - SP.
MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO EM SALVADOR: A IMPORTÂNCIA DOS CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS AUTORA: MARCELA DE ALMEIDA SOUZA MAGALHÃES.
26/05/2015.  Geração de RSU ,4 milhões toneladas/ano 76,4 milhões toneladas/ano.
Transcrição da apresentação:

Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil Técnico em Meio Ambiente Sistemas de Tratamento de Água e Resíduos Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil Simoni Micheti Geraldo

Impactos Ambientais Grandes quantidades geradas, o que demanda a determinação de áreas adequadas para a disposição destes materiais, cada vez maiores e mais distantes, e com custos operacionais elevados.

Aterro de Resíduos Sólidos de Construção Civil em São Paulo

Disposição Inadequada Região Oeste de Belo Horizonte- MG Deposição irregular em Diadema - SP

Desperdício de Recursos Naturais Perdas em média entre 20 e 30% da massa total de materiais usados na obra; O setor de construção civil no Brasil é responsável por cerca de 40% dos resíduos gerados; A geração de RCD decorrentes da construção civil em cidades de médio e grande portes é tal que, se fossem previstas a reciclagem e a reutilização do material gerado, as necessidades de pavimentação de novas vias públicas ou construções de habitações populares seriam totalmente satisfeitas; São Paulo: estima-se que são geradas 372.000 ton/mês, o que permitiria a construção de 8.300 unidades habitacionais de 50 m2/mês ou,considerando o emprego como sub-base para a pavimentação de vias públicas, permitiria a pavimentação de 183.700 m/mês.

Fatores que contribuem para geração Definição e detalhamento insuficientes em projetos de arquitetura, de estruturas, formas, instalações, entre outros; Falta de conscientização do setor em relação aos impactos ambientais ao longo do ciclo de vida dos materiais; Mão-de-obra pouco qualificada ou pouco informada; Ausência de procedimentos operacionais e mecanismos de controle de execução e inspeção; Rápido e desordenado crescimento populacional urbano.

Gerenciamento dos Resíduos Sólidos de Construção Civil Os geradores deverão ter como objetivo prioritário a não geração de resíduos e, secundariamente, a redução, a reutilização, a reciclagem e a destinação final. Através de conscientização dos trabalhadores... Melhores procedimentos... Matérias-primas adequadas... Planejamento...

Segregação do Resíduo na origem

Triagem na área de Transferência

Demolição Seletiva

Reciclagem Agregado reciclado: é o material granular proveniente do beneficiamento de resíduos de construção que apresentem características técnicas para a aplicação em obras de edificação, de infra-estrutura, em aterros sanitários ou outras obras de engenharia.

Processo de recepção, triagem e destinação final dos Resíduos Sólidos de Construção Civil

Usina de Reciclagem do Resíduo Sólido de Construção Civil

Produtos da Reciclagem

Utilidades do Material Reciclado Recuperação de trechos de asfalto urbano danificado; Reincorporação no processo construtivo como matéria-prima; Agregado na construção de pré-moldados.

Exemplo A Usina de Reciclagem de Entulho de São Carlos (URESC) foi instalada em outubro de 2005. A Prohab (Progresso da Habitação de São Carlos), autarquia que administra a usina, estabeleceu parcerias com diversas empresas de caçambas. Dessa forma, chegam à usina de reciclagem cerca de 20 caçambas de entulho por dia. Esta usina tem capacidade para processar 160 toneladas de RCD por dia. O produto da reciclagem é transferido para a fábrica de artefatos de cimento da Prohab que produz blocos, canaletas, pisos de concreto, etc. Esse material é utilizado em obras de habitação social, reduzindo o seu custo.

Usina de Reciclagem de Entulho de São Carlos Artefatos de cimento fabricados com agregado reciclado de Resíduo Sólido de Construção Civil

Aterro de Resíduos Sólidos de Construção Civil Condições de Operação Recebimento, triagem, e disposição dos resíduos; Equipamentos de Segurança; Inspeção e manutenção.

A resolução 307 do Conama prevê dois tipos de aterros para resíduos sólidos de construção civil: aterros de reservação para futura reciclagem dos materiais e aterros de regularização geométrica para uso futuro da área, segundo projeto de ocupação apresentado aos órgãos públicos competentes e aprovado por estes. O material a ser utilizado deverá ser previamente triado, e no caso de aterro de reservação para futura reciclagem, os materiais deverão ser dispostos em zonas homogêneas, de acordo com a natureza do material predominante.