Web Quest Web quest Renascimento Público alvo 7º ano.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Centro de Estudos de Línguas - CEL EE João Manoel do Amaral
Advertisements

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Conhecendo um Artista:
Curso de Pós-Graduação em CC / SI
UMA NOVA MANEIRA DE APRENDER
O conteúdo.
Projeto: “Copa do Mundo 2014” Colégio Mellinho
Biografias virtuais Robson de Assis
PRÉ-HISTÓRIA PROPAGANDA E CONSUMO.
Emef Santo andré Disciplina: Dança Professora: Carla Kreutz de Oliveira da Silva Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental – anos finais.
MODA PELO MUNDO EM VÁRIAS ÉPOCAS
INTRODUÇÃO  A Sociologia, uma das ciências sociais, tem como pretensão lançar um olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social inerente.
Diversidade de mamíferos
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
O impacto da informações sobre sustentabilidade no jovem universitário
SING SING SING SING.
PLANO DE AULA 7ª SÉRIE.
MOVIMENTOS CULTURAIS.
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
WEBQUEST EMEF VITUS LAJEADO.
LEITURA DE IMAGENS.
Projeto: “Copa do Mundo 2014” Colégio Mellinho
Museu Memórias de Alfabetização
As concepções de espaço
WEBQUEST.
Prof. Everton da Silva Correa
A descoberta dos Animais
Profa. Reane Franco Goulart
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
O QUE É ARTE?.
Jean Michel Basquiat
WEBQUEST Fernanda Eliza L
Anna Christina Said – EMEF JKO - Vitória - ES
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
PROFESSORA :Rosângela Alves
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
BULLYING Silvio Cesar “AMAR É ACEITAR O PRÓXIMO COM SEUS DEFEITOS E FALHAS” ( autor desconhecido)
Como fazer a leitura de obra de arte?
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO
Vestibular 2013 ESPM.
Trabalho de Geografia - 9º ano 1º Bim Profª Maria Carmem Soifer
Diário e Blog.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
“Um novo olhar sobre a ARTE”
Leonardo da Vinci.
VIAGEM PELO REINO UNIDO. A maioria de vocês já ouviu ou leu sobre Londres e outras cidades famosas do Reino Unido. No entanto, os lugares mencionados.
WEBQUEST PARA 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL O CICLO DA ÁGUA
A ESCOLA DE PINTURA.
Webquest - Copa do Mundo: conhecer e aprender
Profª Vanessa M. Gasquez Tutora: Lina de Almeida Gattai
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
Uma WebQuest de português para o 1º ano
WEBQUEST WEBQUEST Por dentro da ONU Por dentro da ONU
Perspectiva - Renascimento
Branding de uma Galeria de Arte Virtual
REALISMO.
MOSAICOS ARTE BIZANTINA Disciplina: Metodologia do ensino de Arte
MONA LISA Leonardo da Vinci. A História do quadro Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda ou, em francês, La Joconde, ou ainda Mona Lisa del Giocondo),
Princípios de Composição Plástica
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
As concepções de espaço As atividades partem do pressuposto de que o ensino de física deve ter por objetivo apresentar as teorias da física dentro de seu.
Walter Benjamin ( ). Grande estudioso da cultura francesa. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica Traduziu para o alemão as obras.
TARSILA DO AMARAL Artistas brasileiros.
Transcrição da apresentação:

Web Quest Web quest Renascimento Público alvo 7º ano

Bem-vindos alunos do 7º ano Vamos juntos conhecer um pouco mais desse período tão importante da história da Arte? Artistas, obras, curiosidades e descobertas...

Introdução O Renascimento designa a arte produzida na Europa entre os séculos XIV e XVI. Duas grandes novidades marcam a pintura renascentista: A utilização da perspectiva, através da qual os artistas conseguem reproduzir em suas obras, espaços reais sobre uma superfície plana, dando a noção de profundidade e de volume. A utilização da tinta à óleo, que possibilita maior ênfase à realidade e maior durabilidade às obras.

A Monalisa Certamente você já ouviu falar dessa obra. Certo? Ela é uma das pinturas mais famosas e parodiadas de todos os tempos. Os retratos, comuns na época, eram encomendados aos artistas e privilégio das classes sociais mais abastadas. A fotografia, que surge séculos mais tarde substitui esse tipo de representação. Embora tenhamos as informações de que este retrato teria sido encomendado por um comerciante da época e que esta seria a sua esposa, muitos mistérios rondam esta pintura. Vamos investigar sobre esses mistérios ? Das imagens abaixo, duas são obras de artistas contemporâneos que fazem referência a obra produzida no renascimento: Basquiat e Vik Muniz. Você sabe quais são elas?

Processo/Tarefa 1 Vamos nos dividir em grupos e pesquisar... Cada grupo deverá pesquisar em sites da internet sobre um dos itens a seguir: - Dados sobre o artista que produziu a obra “A Monalisa”; - Retratos no renascimento; - O “sorriso enigmático” de Monalisa; - Artistas contemporâneos que produziram obras que fazem referência à Monalisa do Renascimento. - Informações sobre a obra do artista Basquiat; - Informações sobre a obra do artista Vik Muniz. O grupo deverá digitar os dados e organizá-los para apresentar aos colegas através de um projetor multimídia.

“A Última Ceia” Nesta obra podemos observar a utilização da perspectiva, um recurso muito utilizado pelos artistas do renascimento. Através do uso da perspectiva, os artista podiam representar na tela bidimensional as três dimensões, ou seja, como nossos olhos veem os objetos reais. Exemplos de projeções:

Processo/Tarefa 2 Vamos exercitar a perspectiva através do desenho? A partir da observação da obra “A Última Ceia”, vamos fazer um exercício de desenho utilizando 1 ponto de fuga central. Após o término desta atividade, vamos digitalizar nossos desenhos e publicar no blog. Você deverá apreciar o trabalho dos seus colegas. Publique seu comentário sobre o trabalho de três colegas da turma.

Recursos Você poderá utilizar os sites recomendados para a pesquisa e outros que desejar. Sites: http://www.brasilescola.com/historiag/renascimento http://www.pt.wikipedia.org/wiki/perspectiva

Avaliação Objetivo plenamente atingido ( 2 pontos) Objetivo parcialmente atingido (1 ponto) Objetivo não atingido (0 pontos) Pesquisa em grupo Busca de dados na internet Utiliza de forma satisfatória os recursos da internet para obter informações sobre o assunto predefinido. Utiliza os recursos da internet, porém apresenta dificuldades em selecionar as informações relevantes sobre o assunto predefinido. Não é capaz de utilizar os recursos da internet para pesquisa do assunto predefinido. Apresentação da pesquisa em grupo É capaz de organizar as informações de forma clara e interessante. Demonstra dificuldades na organização das informações. Não é capaz de organizar as informações solicitadas para a apresentação. Desenho individual É capaz de criar formas artísticas a partir da proposta de desenho utilizando o recurso da perspectiva de forma satisfatória. É capaz de criar formas artísticas a partir da proposta de desenho, porém, não compreende plenamente os recursos da perspectiva. Não é capaz de criar formas artísticas a partir da proposta de desenho. Apreciação dos trabalhos dos colegas Demonstra interesse pela produção dos colegas sendo capaz de decodificar as diversidades e emitir sua opinião. Demonstra interesse pela produção dos colegas porém, ao emitir sua opinião desconhece a possibilidade da diversidade, Não demonstra interesse em apreciar a produção dos colegas.

Bom trabalho a todos!