Realidade Virtual: Uma coisa muito bonita Quando feita em condições…

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3D: Realidade Virtual Multimídia e Hipermídia Fábio Menezes
Advertisements

Bacharelado de Informática PUC-Rio Prof. Rodrigo Toledo
Aplicações Informáticas
Lógica de Programação APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof.° Paulo Tong Prof.° Paulo Universidade Estácio.
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Administração de Recursos Humanos
A Comodidade das Mídias Digitais
Marketing Digital e e-Business – Prof. Vorlei
Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes na Internet
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS CONTÁBEIS
Michel Traub e Fernando Leite
Introdução à Realidade Virtual
Tatiane Cruz de Souza Honório
Crescimento das redes de computadores
QoS para Realidade Virtual
LIVRO “A ARTE DE ARGUMENTAR” AULA 7 PROFª SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO
1 Simulação baseada em multiagentes – aplicação em educação O processo de simulação significa dirigir o modelo de um sistema com entradas satisfatórias.
Laboratório de Realidade Virtual lrv. ufsc. br
VESUP: O Uso de Ambientes Virtuais no Tratamento de Fobias Urbanas
CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Cooperação e compartilhamento de informações jornalísticas
Introdução a Programação Orientada a Objetos
Categorias do E-Business
Liane Tarouco CINTED/UFRGS
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
Escolhendo o nosso Futuro
Vírus no ciberespaço. Katylin Nicoli 2PPN.
PCS - Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais Projeto de Formatura – Turmas 2008 Integrantes: Anderson José Perottoni Fernando Y.
Seminário de Multimídia
REALIDADE VIRTUAL NA ARQUITETURA
ERP Enterprise Source Planning
RV imersiva e não imersiva Conceitos e Dispositivos
Dispositivos Lógicos Programáveis (DLP) Ideia e Arquiteturas
Material Didático Digital
Formatação / Vera Affonso
LA Ah o amor! Como pode ser tão maravilhoso num momento e no momento seguinte ser tão doloroso? Chega de mansinho, nos pega desprevenido (“desarmado”)
IB 1 Introdução à Computação Apresentação do curso Fonte: Prof: Joseana Macedo Fachine na01.ppt.
Portfólio Mat – 2011 Lucas Mesquita Inf – Manhã
TABLETS PARA TODOS CONSEGUIRÃO MUDAR A ESCOLA? José Manuel Moran
Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Apesar das Diferenças Somos Todos Iguais
Realidade Virtual GRUPO: André Lins Heitor Farias Katharine Galdino
Interação através de interfaces avançadas
A QUINTA DISCIPLINA Parte I A
Raquel Cardoso nº14 11º f. As novas tecnologias tornaram a vida mais fácil e aumentaram o bem estar do individuo, efeitos que se refletem não só em termos.
Tecnologia e Educação Iolanda B. C. Cortelazzo
UFSC-CTC-INE Prof. Raul Sidnei Wazlawick
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Classes e Objetos em Java.
Realidade Aumentada Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia – ESES Aplicações Informáticas Inês Fernandes
Navegar em segurança na Internet Tic Professora :Fernanda Ledesma.
Multimídia para fins Educativos
Realidade Aumentada para fins Educativos
Biometria – Leitores de Impressão Manual
Diário e Blog.
1 9º. SIMTECCE Simpósio de Tecnologia e Ciências Exatas Universidade São Judas Tadeu 29 de abril de 2009 Prof. Ulisses Ribeiro e prof. Odair Soares.
By Búzios Slides ESVAZIANDO ARMÁRIOS Automático.
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Introdução à Teoria da Interactividade Aplicações Informáticas B
as primeiras formas de uso do computador pelas crianças
F ORMAS DE PAGAMENTO.
AMBIENTES DE SIMULAÇÃO
Audiovisual: Foto e vídeo como linguagem
Introdução à Teoria da Interactividade
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
PCS - Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais Projeto de Formatura – Turmas 2009 Integrantes: André Uyeda Pedro Henrique Alves Hadek.
1. Introdução à Teoria da Interactividade
Realidade Virtual Realidade Virtual, ou ambiente virtual, é uma tecnologia de interface avançada entre um utilizador e um sistema computacional. O objectivo.
Transcrição da apresentação:

Realidade Virtual: Uma coisa muito bonita Quando feita em condições… (Agora de acordo com o novo Acordo Ortográfico)

O que é?

O que NÃO é?

Definição “Tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema computacional, cujo objetivo é recriar a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma das suas realidades temporais.” In Wikipedia

Definição Em linguagem mais comum, a realidade virtual é entrar num mundo criado por uma engenhoca de uma multimilionária e terem as mesmas sensações que na vida real.

(Não Tão) Breve História Como todas as coisas espetaculares do nosso dia-a-dia, a realidade virtual surgiu graças a preparações para guerras: simuladores de voo da Força Aérea dos USA, lá por volta de 1950. Em 1958, uma empresa chamada Philco pegou em câmeras e num capacete com monitores, juntou tudo e conseguiu recriar um ambiente virtual.

(Não Tão) Breve História Por volta de 1962, O Sr. Morton Heilig inventou o Sensorama, que recriava filmes 3D, som stereo, vibrações mecânicas (sejam lá de que tipo forem), aromas e vento. Em 1968, um professor chamado Ivan Sunderland e um aluno chamado Bob Sproull criaram o primeiro capacete de realidade virtual. Entre 1977 e 1982, um grupo de alunos da Universidade de Illinois nos USA fez umas luvas digitais, que a VPL Research Inc. começou a vender, juntamente com capacetes.

Vantagens vs Desvantagens: Vantagens Simular acontecimentos; Treino de situações urgentes; Entretenimento; Tratamento de medos;

Vantagens vs Desvantagens: Vantagens Navegação pelo interior do corpo humano (fantástico!); Análise de simulações físicas ou reações químicas em tempo real; Negócios e edificações; Sensações e eventos que acontecem no mundo virtual são sentidos pela pessoa no mundo real.

Vantagens vs Desvantagens: Desvantagens Ter de usar capacetes, luvas, sensores e outros dispositivos que se tornam incómodos; Equipamentos caros e de difícil acesso; Uso complicado dos equipamentos; A tecnologia ainda é nova e experimental;

Vantagens vs Desvantagens: Desvantagens Treinos de RV não são iguais aos da vida real; Problemas psíquicos devido ao pouco contato com o mundo real; Os ambientes tornarem-se tão imersivos que podem levar ao escape do Mundo Real.

Vantagens vs Desvantagens: Quem ganha? Não percam o próximo episódio porque nós também não. (Apesar de, honestamente, acreditarmos que são as vantagens)

Aplicações Jogos e entretenimento; Comunicação à distância, com aplicações para a educação; Simulação e treino de aviões; Teleconferência (presença humana virtual);

Aplicações Arquitetura e urbanismo, interação e imersão em espaços arquitetónicos; Segurança Pública (Treino de Militares); Tratamento de transtorno do pânico e outras fobias.

Futuro http://www.youtube.com/watch?v=NmpOQZgHUMo&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=nrsQ4X0Y2jk

Conclusão A realidade virtual pode ter muitas aplicações com vantagens que afetam o nosso bem-estar, ainda que algumas desvantagens. Tem a capacidade de alterar a nossa vida e projetar-nos para o futuro. Pode fazer-nos viver sonhos e pesadelos. Mas ainda é muito caro, por isso, a não ser que tenhas ganho o EuroMilhões, podes pôr essa ideia de parte.

Obrigado! Um trabalho por: Fernando Mendes – nº 14 João Sepúlveda – nº 18 12º07 API ESM 11/12 Prof. Lurdes Faria Todos os direitos reservados à punição por métodos à nossa escolha.