Lisboa, 16 Maio 2013 Ana Rita Bule, Joana Bernardo e Vânia Matos Seminário de Integração Profissional V Docente Ana Carvalho 3.ºAno – 2.ºSemestre 2012/2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

INSTRUMENTOS PARA A TRANSPARÊNCIA DAS QUALIFICAÇÕES
O Desenvolvimento do Projecto-Piloto CNQF Seminário A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Maria Viegas.
Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
O Ensino Superior e a Profissão M. Luísa Anacoreta Correia
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
A Investigação Educacional em Portugal
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
GFEC Sector de Inserção Profissional Apresentado por Marta Craveiro
Formação académica e empregabilidade na perspectiva da Francofonia (Ana Paula Coutinho, Coordenadora da Secção de Estudos Franceses da FLUP, Dez. 2006)
Curso de Formação de Base de Equipas EFA Santa Maria da Feira Maio 2008 a Agosto 2008 Entidade promotora:Entidade formadora:Acreditada por:
Apresentação Nos termos do Decreto-Lei n.º 183/96, de 27 de Setembro, publicado no DR n.º 225, I Série A, o presente documento foi elaborado com o contributo.
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
- TRABALHO … processo de reabilitação profissional na Inclusão Social
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Conferência de Encerramento RESULTADOS PRELIMINARES BRUXELAS 31 DE MAIO, 2002 TUNING.
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Pedagogia Universitária
1. 2 Objectivo Geral Promover a pedagogia, a formação e a certificação dos Formadores de formação a distância.
Educação e Tecnologias
… etiqueta da deficiência …
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Mercados de trabalho e competências profissionais
Seminário de Integração Profissional IV
Os biólogos e o emprego em Portugal
Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Novos Públicos e Novas Oportunidades de Certificação: Ensino Superior Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Debate Nacional.
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on SCBIILA, São Paulo Setembro de 2007 Maria Teresa Costa.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Acesso “não regular” à formação superior e creditação de qualificações académicas e profissionais A experiência da Universidade de Lisboa Ana Paula Curado.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Curso de Especialização em Educação Infantil
SILFORED Inovação para a Formação e Educação Florestal.
Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana.
Rede para a empregabilidade Vale da Amoreira
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
A formação de professores e o Processo de Bolonha
A Formação de Professores na Escola Superior de Educação de Bragança
1 MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PDRH Maputo, Outubro de 2011.
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Seminário de Integração Profissional V 3.º Ano/2.º Semestre Ano lectivo: 2012/2013 Projeto “Intervir em.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
BEST Porto Apresentação Recrutamento Agenda BEST – O que é? – Identidade e Serviços – Estrutura Interna BEST Porto – Estrutura Interna – Em 2010.
Projecto de Estágio Mestrado em Educação de natureza profissionalizante Área de Especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação Sara Amaral.
Helena Martins :: ESTSP-IPP À Bolonhesa Uma Receita de Ensino Superior.
Docente: Ana Carvalho Discentes: Abneyla costa Clemilde ventura
P ROGRAMAS DE MOBILIDADE E BOLSAS DE FINANCIAMENTO DE PROJECTOS EM EDUCAÇÃO Carina Maia Carolina Ourique.
Os CET no Instituto Politécnico de Santarém Conferência Internacional “O Ensino Superior de Curta Duração: Os CET e o Futuro” Leiria, 17 de Junho de 2011.
Formador (M/F) Perfil Profissional.
Seminário de Integração Profissional V 3ºAno 2ºSemestre
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
“ Em tempo de escolher, é momento de procurar, conversar e ponderar ” Lisboa, 30 Maio 2013 Ana Rita Bule | Joana Bernardo | Vânia Matos Seminário de Integração.
Estrutura 1. Enquadramento………………………………………………………………………………..…… 3 2. Objectivos …………………………………………………………………………………………… Metodologia ………………………………………………………………………………………
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Concepções em Educação Matemática
Margarida Mano | “Ensino Superior Português – Desafios à Governação” “Ensino Superior Português – Desafios à Governação ” Fórum da Gestão do Ensino Superior.
Seminário de Integração Profissional V 3.º ano – 2.º semestre Ano letivo 2012/2013 Discentes: Ana Patrícia Cal, 9835 Diana Ferreira, 9837 Docente: Ana.
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
Documentos e Propostas legais
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

Lisboa, 16 Maio 2013 Ana Rita Bule, Joana Bernardo e Vânia Matos Seminário de Integração Profissional V Docente Ana Carvalho 3.ºAno – 2.ºSemestre 2012/2013

- Trata-se de uma associação sem fins lucrativos que tem como objectivo: a defesa e afirmação profissional dos profissionais licenciados em ciências da educação, educação e ciências da educação e da formação. - Teve início formal nos anos 90 e concretizou a sua primeira direcção formal em É constituída, aproximadamente, por 600 associados que se baseiam na criação e expansão de redes sólidas de profissionais. - A sua actuação enquadra-se na defesa de um grupo de profissionais de qualidade, pretendendo intervir e acompanhar: na formação - inicial e contínua; na empregabilidade; os empregadores. num contexto nacional e a nível europeu através da sua presença na FEPP – Federação Europeia dos Profissionais da Pedagogia.

Federação Europeia dos Profissionais em Pedagogia  ANALCE é também um Membro da Federação Europeia dos Profissionais em Pedagogia, com o intuito de contribuir para um desenvolvimento de trabalho a nível europeu e reforçar a sua actuação a nível nacional que vá ao encontro das exigências europeias.  A representação como Licenciados de Educação é feita no campo europeu como Pedagogos, uma vez que nos países membros da FEPP este é termo profissional utilizado na área da Pedagogia.  A inexistência de uma Associação Profissional, leva a que ANALCE pretenda evoluir para tal designação e trabalhe neste sentido, tendo em conta: A contextualização dos outros países europeus; A criação de um código deontológico próprio; As directrizes delineadas pelas entidades responsáveis quer a nível local, quer a nível europeu.

 Consoante o perfil académico e profissional, os licenciados em Ciências da Educação podem ser: Técnico Superior de Formação Coordenador de CNO Formador Técnico de Diagnóstico e Encaminhamento Profissional de RVC Educador Social Instructional designer Gestor de Projecto Director Recursos Educativos Director Recursos Humanos Professor de Ensino Superior Técnico Recursos Humanos

grupo pré-Bolonha: finalistas de 2001 a 2006; grupo Bolonha: finalistas de 2007 a 2010.

grupo pré-Bolonha: finalistas de 2001 a 2006; grupo Bolonha: finalistas de 2007 a 2010.

Procura activa de emprego grupo pré-Bolonha: finalistas de 2001 a 2006; grupo Bolonha: finalistas de 2007 a 2010.

Procura activa de emprego grupo pré-Bolonha: finalistas de 2001 a 2006; grupo Bolonha: finalistas de 2007 a 2010.

Procura activa de emprego grupo pré-Bolonha: finalistas de 2001 a 2006; grupo Bolonha: finalistas de 2007 a 2010.

Procura activa de emprego

grupo Bolonha: finalistas de 2007 a Formação académica como preparação para a inserção profissional

Procura activa de emprego grupo Bolonha: finalistas de 2007 a 2010.

Procura activa de emprego Identidade Profissional/ Social Identidade Profissional/ Social Educação ao Longo da Vida Competências

Procura activa de emprego   ALVES, N. (2005). Trajectórias Académicas e de Inserção Profissional dos Licenciados da Universidade de Lisboa. DST. Universidade de Lisboa.  GAP.(2011).Percurso profissional dos diplomados do Instituto de Educação (Universidade de Lisboa);Perfis de formação e empregabilidade.  /