A VISÃO DOS JOVENS CIENTISTAS. um pequeno diagnóstico... Linhas de pesquisa POLÍTICAS PÚBLICAS INTEGRADAS RECURSOS HUMANOS PARTICULARIDADESINFRAAMEAÇA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
”Mudança Climática, Desenvolvimento Sustentável e Pobreza"
A Gestão Social pode ser vista como...
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Características do mercado brasileiro:
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Projeto Bandeira Científica
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Desenvolvimento Econômico Local e Regional
CIÊNCIAS E TECNOLOGIA.

AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela
Reunião grupos de trabalho de Gestão de Informação e Conhecimento na BIREME Hotel Jaraguá - 21 de Julho de 2004.
Planejamento de Campanha – A4
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
Termo de Referência para CONTRATAÇÃO DE DIAGNÓSTICO AMBIENTAL PARA SUBSIDIAR A Elaboração dos Planos de Manejo das unidades de conservação federais do.
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
A sua génese Estimativas recentes demonstram que: Apenas 45% das PMEs estão informadas Apenas 4% das PMEs eligíveis apresentam candidaturas A taxa de.
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
PLENÁRIA FINAL.
PROGRAMA VAMOS CUIDAR DO BRASIL Promoção dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente. Parceria com os estados e o Distrito Federal.
AM020. Aula 08 Enrique Ortega, FEA/Unicamp 24 de setembro de 2013 Resíduos, Emissões, Efluentes 1.
A INCLUSÃO À SERVIÇO DA POPULAÇÃO
CENÁRIOS PARA A AMAZÔNIA: USO DA TERRA, BIODOVERSIDADE E CLIMA
Projeto Especial Fortalecimento da Internacionalização da Embrapa Workshop Atuação Internacional da Embrapa – Articulação nas Unidades Sistematização das.
MODELING AND SIMULATION OF A GROUNDING SYSTEM USING SIMULINK Gustavo dos Santos Pires Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Campo Grande - MS DDMMYYY.
Vahan Agopyan Secretaria de Desenvolvimento do Estado de S. Paulo
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
Administração de Marketing I
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Aux ZWL050 Marcus 1811 Aux ZWL050 Marcus 1811
Câmara dos Deputados Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Audiência Pública “ A SITUAÇÃO DA TELEFONIA CELULAR NA AMAZÔNIA.
ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DO MS
Objetivo geral A estruturação da Estratégia Brasileira de Exportação tem como intuito o aumento da competitividade brasileira frente ao novo panorama do.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
CENÁRIOS PARA A AMAZÔNIA: USO DA TERRA, BIODOVERSIDADE E CLIMA
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS de outubro de 2011 “Diretrizes para o Turismo Sustentável/LN”
Mosaicos de Áreas Protegidas no Amazonas
1 INSTITUTO SOLON TAVARES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL GRUPO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2007.
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO RIO URUGUAI
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
Novos Modelos de Empresas Janeiro 2011 Segmento Turismo Alunos: Aldo Oliveira Cintia Del Rey Daniel Silva Gustavo Porto Neide Costa Rebecca Ferreto Rodolpho.
Bruno Rieger Salzano Édio Serafim Filho Pedro F. Angelini Thiago Pessuto Barboza Virgínia Nehmi Vitor Nagata.
CT&I na Amazônia e Fundos Ambientais
A QUESTÃO AMBIENTAL E AS GRANDES OBRAS Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis M M A.
OBJETIVOS CONTEÚDO.  Agregar conceitos básicos de ecologia, termos e padronização  Capacitar o profissional com uma visão ambiental, ampliando seu raio.
Universidade Corporativa Procenge
CAPITAL HUMANO PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL. O Instituto Internacional de Educação do Brasil - IEB é uma associação civil brasileira sem fins lucrativos,
Seminário de Arborização Urbana
PDBFF: formação contínua de uma rede de profissionais comprometidos com conservação e manejo de recursos naturais na Amazônia Domingos Macedo Coordenador.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Desenvolvimento Local e Sustentabilidade. Responsabilidade Social Corporativa - RSC  Processo de incorporação na empresa 1) Vontade política/decisão.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Gestão do Turismo em áreas protegidas – a trajetória do Sul da Bahia, Brasil 29 de novembro, 2011 Conferência Internacional em Turismo, Fortaleza-CE Rui.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

A VISÃO DOS JOVENS CIENTISTAS

um pequeno diagnóstico... Linhas de pesquisa POLÍTICAS PÚBLICAS INTEGRADAS RECURSOS HUMANOS PARTICULARIDADESINFRAAMEAÇA CAPITAL PRIVADO HIDROLOGIA CARBONO 1 21 CLIMA 3111 BIOGEOQUIMICA 11 1 BIODIVERSIDADE BANCO DE DADOS 1 FOGO 1 GOVERNO º SETOR 1 TOTAL N = 25

Politicas Públicas Porque falta ligação entre pesquisa e sociedade? – Os pesquisadores não escutam a sociedade? – A sociedade não tem as demandas definidas? Melhoria dos canais de comunicação > entre pesquisadores > entre pesquisadores e a sociedade

Recursos Humanos Amazônia Legal: 60% do território nacional Pesquisadores residentes: 5%

Recursos Humanos Jovens pesquisadores Capacitação de pessoal local (parataxônomos, técnicos de campo, etc)

Recursos Humanos Atração Formação Fixação Descentralização

Particularidades… as muitas Amazônias Grande heterogeneidade… – Sócio-econômica – Biológica – Ambiental – Climática Descentralizar a produção científica Incentivar a pesquisa no interior da Amazônia vinculada com a capacitação de recursos humanos

Ameaças As ameaças mudam em função do tempo – Desmatamento – Mudança climática – Crescimento desordenado Adoção de sistemas flexíveis para responder diferentes demandas Quantificar serviços ambientais Orientar políticas públicas de ordenamento territorial

Infra-estrutura Investimentos recentes em campo (grades, torres, coleções biológicas) melhoraram as condições de pesquisa nas UC’s Divulgar e utilizar a infra-estrutura existente Aprimorar e ampliar as iniciativas que já estão em andamento

Capital privado Possíveis parceiros? Qual é o retorno? – Visibilidade para a empresa – Produto direto da pesquisa Produção e venda de produtos (p.ex., audio-visuais, livros, fotos) com retorno acoplado à pesquisa Ecoturismo

INFRA-ESTRUTURA COMUNICAÇÃORECURSOS HUMANOS INTEGRAÇÃO

1)Capacitação de pessoas locais para atuação em campo (alunos e moradores locais). 2)Criação de canais de comunicação. Ex: uso massivo da Internet 3)Elaboração de material didático – Guias de campo gratuitos e de amplo acesso 4)Politicas públicas (planos de manejo)

Criação de canal de comunicação União Local de Ecólogos (ULE)

Criação de canal de comunicação União Local de Ecólogos (ULE) 8 NOV – 20 NOV 2008