Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho 2011 www.micore.eu Organizado por: 1/16 Inovação em Sistemas de Monitorização Rui Taborda (FCUL/Universidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJECTO IGUALITAS Plano para a Igualdade na rede Cáritas em Portugal
Advertisements

Análise dos testes de Rádio Digital
Reinventar a Indústria Tradicional Alimentar do Algarve
Auto-avaliação avaliação de desempenho docente (2009/2011)
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Realização Patrocínio Apoio Institucional 1° CENSO Março/2002 2° CENSO Outubro/2002 3° CENSO Março/2003 4° CENSO Outubro/2003 5° CENSO Maio/2004 6° CENSO.
1 AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE PLANOS E PROGRAMAS DE TRANSPORTES NO AMBIENTE Maria Isabel Guerra Ana Paula Rodrigues AUDITORIA AMBIENTAL MOPTH.
0 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ADENE – Agência para a Energia Maio de 2010.
Empreendedorismo: Portugal vs Europa
DG Agricultura e Desenvolvimento Rural Comissão Europeia
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
QUALIDADE da LEGISLAÇÃO
A Disciplina do Mercado Electrónico na Comunidade Europeia Manuel David Masseno Porto Alegre, 13 de Junho de 2006.
Geração Assistida de Diagramas Esquemáticos de Rede Eléctrica
7ª reunião GT M&R CO-SNIG
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Auditoria de Segurança da Informação
Grupo 5: Fernando Lourenço Pinho Costa Rafael de Souza Santos
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Delegação da União Europeia em Cabo Verde Manual de Comunicação e Visibilidade da UE Sessão de Informação Convite Ref. EuropeAid/133043/L/ACT/CV.
“Inovação nas Infra-Estruturas de Transporte”
Economia de Comunhão 13 de Setembro de 2011.
João Costa FCSH – Universidade Nova de Lisboa
1 de fevereiro 2013 Reunião Entidades Beneficiárias Reunião Entidades Beneficiárias 1 O CUMPRIMENTO DAS REGRAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

ÉTICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO
Conferência de Encerramento RESULTADOS PRELIMINARES BRUXELAS 31 DE MAIO, 2002 TUNING.
DEPARTAMENTO DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
U S R M UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ROTARY EM MATOSINHOS ARMES
Estrutura e Dinâmica Social
Sistemas de Informação e Modelação em Ambiente
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
UTILIZAÇÃO DE IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO E DADOS LIDAR NA EXTRACÇÃO INDIVIDUAL DE ÁRVORES E NA DELIMITAÇÃO DA SUA COROA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PRIMEIRA.
Instruções de trabalho para a fase de Projetos Estratégicos Ministério Público do Estado do Paraná setembro/2009.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Programa de Educação em Empreendedorismo.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
Ministério da Defesa Nacional Direcção-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa I&D de Defesa Oportunidades para a Base Tecnológica e Industrial Luís.
Trabalho de Database Marketing 1 Investigação programada no NEC em P rojectos e Estudos Projecto 2 Morfodinâmica de praias Hidrodinâmica e dinâmica.
© Dezembro, 2009 Presidência Espanhola do Conselho da União Europeia 1.º Semestre de 2010.
UTILIZAÇÃO DE REDES TIN EM MODELOS DISTRIBUÍDOS DE PRECIPITAÇÃO/ESCOAMENTO SUPERFICIAL desenvolvido no âmbito do projecto tempQsim.
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
Direcção Regional de Organização e Administração Pública
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 1/6 Sistema de Alerta de Tempestades André Pacheco (CIMA/Universidade.
Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: O PROJECTO MICORE Óscar Ferreira (CIMA/Universidade do Algarve)
Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: Indicadores de Impacto de Tempestades Óscar Ferreira (CIMA/Universidade.
Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 1/12 Aplicação de Modelos de Erosão na Previsão do Impacte de Tempestades.
Ano Europeu do Voluntariado 2011
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 15 de Junho de 2005.
1.
Planos de Comunicação Realçar o papel dos Fundos Dar a conhecer ao grande público as oportunidades dos Fundos Aumentar o grau de utilização e a transparência.
Slide 2/17 Etapas do PLHIS PLHIS POTIM METODOLOGIA METODOLOGIA DIAGNÓSTICO PLANO DE AÇÃO AGO/SET 2011 SET/NOV 2011 NOV/DEZ 2011.
Sumário 30 anos de Segurança na EDP
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Estudo Competitividade Regional do Turismo no Algarve: Módulo PO Algarve 21 Fernando Perna / Resultados, Impacto no Turismo.
Breve notícia do trabalho desenvolvido no ANTT pela DTTDA no biénio Fátima Ó Ramos, chefe de Divisão | 27 de novembro | A TT ao Encontro.
1 20 de Maio de 2010 Contributos das Comissões de Acompanhamento para a Gestão de Fundos de Pensões Acção de Formação “A Actividade das Comissões de Acompanhamento.
Pesquisa de Clima Resultados NYK Line
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
Trabalho de Database Marketing 1 Investigação programada no NEC em P rojectos e Estudos Projecto 1 Dinâmica de estuários e lagunas  Hidrodinâmica.
O CONHECIMENTO HIDROGRÁFICO E O ORDENAMENTO NA ZONA COSTEIRA Carlos Ventura Soares ENCONTROS DO LITORAL – UMA NOVA VISÃO PARA O LITORAL NORTE Viana do.
Estratégia Nacional para a Gestão Integrada da Zona Costeira Margarida Almodovar ENCONTROS DO LITORAL Uma Nova Versão para o Litoral Norte Viana do Castelo,
INSTITUTO FINANCEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL, IP 17 de Setembro de horas Centro de Documentação Conversas ao almoço O QREN Monitorização.
Transcrição da apresentação:

Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 1/16 Inovação em Sistemas de Monitorização Rui Taborda (FCUL/Universidade de Lisboa)

Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 2/16 Monitorização Um dos pilares fundamentais da Gestão Integrada da Zona Costeira (GIZC) Recomendação 2002/413/ CE, do Parlamento Europeu e do Conselho de 30 de Maio de 2002 Estratégia Nacional para a Gestão Integrada da Zona Costeira RCM 82/2009, 8 de Setembro ENGIZC

Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 3/16 Monitorização ENGIZC “As acções de monitorização deverão assumir um papel relevante no sentido de assegurar que as políticas de gestão sejam as mais apropriadas e que as intervenções tenham os efeitos previstos/esperados.” PLANO DE ACÇÃO PARA O LITORAL ( )

Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 4/16 Monitorização costeira - dificuldades Praia : ambiente extremamente dinâmico Escalas temporais – segundos/ horas / anos / ++ Escalas espaciais - cm / m / km / ++ Dificuldades associadas à aplicação das metodologias tradicionais

Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 5/16 Monitorização costeira - o projecto MICORE LIDAR - Ligth Detection and Ranging Escalas espaciais - FonteLaser; - Sistema de varrimento; -Receptor; -Sistema de posicionamento e orientação.

Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 6/16 Monitorização costeira - o projecto MICORE LIDAR - topográfico Dados adquiridos pela Universidade do Algarve no âmbito do projecto Micore Levantamento ha

Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 7/16 Monitorização costeira - o projecto MICORE LIDAR - topográfico Dados adquiridos pela Universidade do Algarve no âmbito do projecto Micore Modelo digital de terreno: resolução 0.5 m; Qualidade: 3.5 cm RMS em altimetria

Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 8/16 Monitorização costeira - o projecto MICORE LIDAR -Utilizadores: UAlg (CIMA), POLIS (LNEC, Nemus e Rio Plano), mestrados (Geomática) e doutoramentos da UAlg.

Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 9/16 Monitorização costeira - o projecto MICORE Vídeo monitorização –Técnicas fotogramétricas Informação quantitativa do objecto a partir da imagem Escalas espaciais / temporais

Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 10/16 Monitorização costeira - o projecto MICORE Vídeo monitorização Restaurante Paquete

Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 11/16 Monitorização costeira - o projecto MICORE Vídeo monitorização - metodologia RectificaçãoCalibração

Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 12/16 Monitorização costeira - o projecto MICORE Vídeo monitorização - exemplos

Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 13/16 Monitorização costeira - o projecto MICORE Vousdoukas, M.I., Ferreira, Ó., Almeida, L.P., Taborda, R., Silva, A.N. and Andriolo, U., 2009, Automated video system for storm impact evaluation at Praia de Faro (South Portugal). 42nd International Liege Colloquium on Ocean Dynamics. Liege, April, Vídeo monitorização – Praia de Faro: 1.5 anos => continuidade temporal Evolução da linha de costa Cotas de espraio / galgamento

Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 14/16 Monitorização costeira - o projecto MICORE

Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 15/16 Monitorização costeira - o projecto MICORE Disponibilização Vídeo Monitorização Sistema COSMOS

Workshop Sistema de Alerta a Tempestades 27 de Junho Organizado por: 16/16 Monitorização. E depois do Micore? Garantir a continuidade dos programas de monitorização. Acelerar a transferência de conhecimento para as entidades competentes.