Prof.ª Irislane Figueiredo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES 2009 LÍNGUA PORTUGUESA.
Advertisements

VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
Linguagens & Códigos no ENEM
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Dicas básicas pra uma boa dissertação Prof. Guga Valente
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Uma conversa sobre as proposições do ENEM:
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE GÊNEROS
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
Como tirar 1000 na redação do ENEM

AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO NO ENEM
Vestibular 2012 REDAÇÃO Profª. Aliete.
CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
TÓPICOS RELEVENTES NO CONCURSO VESTIBULAR
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
AVALIAÇÃO DISCENTE: a prova em questão
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Caderno Interfaces Curriculares
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
Prof. Maria Cristina Martins
A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994.
8°SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação a Distância FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EM EaD Profa Dra Léa Depresbiteris
Claudio Paris – Magrão 22/09/2009 ENEM PESSOA 2009 Claudio Paris – Magrão 1.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Prof.ª Irislane Figueiredo
Prof.ª Irislane Figueiredo
Prof.ª Irislane Figueiredo
Redação UEM Gêneros textuais
Esquenta Enem 2014 Redação Professora Cíntia Maia
Atualizado em 25/09/14. VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP.
DE OLHO NO ENEM! Heloisa Tavares Professora de Redação e Expressão
Nacional ou importada: qual é a cara do brasil?
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
O NOVO ENEM: UM EXAME DIFERENTE. O Enem é um exame: individual; de caráter voluntário; é obrigatório, no caso de pleitear uma vaga em instituição que.
Texto Dissertativo Argumentativo
Introdução à Educação Física Educação Física Prof. Esp
AULAS PREPARATÓRIAS ENEM 2013
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Ensino Médio. 1ª edição – 157,2 mil inscritos; 2001 – 1,6 milhões de inscritos; 2006 – 3,7 milhões de inscritos; 2009 – 4,1 milhões de inscritos. Exame.
Situação de Aprendizagem
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Análise crítica do discurso aplicada a redações 2/2012
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM
REDAÇÃO - Prof.ª Sarah Araujo
PROVA BRASIL 2015.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
 Escolher um registro e uma variante linguística adequados à situação formal de produção de texto escrito.  Serão considerados os conhecimentos de texto.
A produção de textos e o ENEM
Belchior José Rocha Araújo 1. Parâmetros do ENEM (p.55):  Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (convenções.
Tipologia textual Dissertação.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Transcrição da apresentação:

Prof.ª Irislane Figueiredo REDAÇÃO Pré-Enem Prof.ª Irislane Figueiredo

LEITURA DOS TEXTOS PRODUZIDOS – APRESENTAÇÃO DO COLEGA – AMBOS À FRENTE

O QUE É O ENEM? Desde 1998 (157 mil inscritos) Cerca de 4 milhões de participantes anualmente A AVALIAÇÃO NO ENEM Seu principal objetivo é avaliar se o aluno tem estruturas mentais desenvolvidas o suficiente para lhe possibilitar interpretar dados, pensar, tomar decisões adequadas, aplicar conhecimentos em situações concretas. E também se tem, na vida social, uma postura ética, cidadã.

Competências gerais ou Eixos cognitivos Importantes não apenas para a resolução de questões, mas para toda a vida. “[Competência é a] capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles.” (PHILIPPE PERRENOUD, In: Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999, p.7)

Competências gerais ou Eixos cognitivos avaliados PROVA OBJETIVA REDAÇÃO I. Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. I. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. II. Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo/argumentativo. III. Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. IV. Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. IV. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. V. Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. V. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Competências gerais ou Eixos cognitivos avaliados PROVA OBJETIVA REDAÇÃO I. Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. I. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.

Competências gerais ou Eixos cognitivos avaliados PROVA OBJETIVA REDAÇÃO II. Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo/argumentativo.

Competências gerais ou Eixos cognitivos avaliados PROVA OBJETIVA REDAÇÃO III. Selecionar, organizar, relacionar, interpretar informações e dados representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competências gerais ou Eixos cognitivos avaliados PROVA OBJETIVA REDAÇÃO IV. Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. IV. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Competências gerais ou Eixos cognitivos avaliados PROVA OBJETIVA REDAÇÃO V. Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. V. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

A Redação no Enem e nos vestibulares A partir da década de 1990, com a introdução dos gêneros do discurso na escola, os vestibulares lentamente começaram a solicitar a produção de gêneros específicos, como cartas argumentativas, artigos de opinião, editoriais, notícias, etc. Apesar disso, a narração e a dissertação continuam a ser muito solicitadas. No Enem, regularmente se solicita a produção de um texto dissertativo a partir de um tema da atualidade.

A Redação no Enem e nos vestibulares Às vezes, o tema proposto para a redação do Enem é uma palavra ou uma frase. Contudo, certas vezes não há um tema explicitado objetivamente. Nesse caso, costuma ser apresentado um painel de textos (coletânea) como base para a produção textual. É necessário, assim, ler e relacionar os textos, buscando entre eles pontos em comuns a partir dos quais pode-se desenvolver a redação.

Leitura de redação e análise das cinco competências avaliadas no Enem: ATIVIDADE Leitura de redação e análise das cinco competências avaliadas no Enem: “Quando o sol da cultura está baixo, até os mais ínfimos seres emitem luz”.

O poder de transformação da leitura PROPOSTA DE REDAÇÃO O poder de transformação da leitura

RFERÊNCIAS CEREJA & MAGALHÃES. 3. ed. rev. e ampl. Texto e interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atual, 2009.