1º Levantamento Nacional sobre Padrões de Consumo de Álcool na População Brasileira
Sumário Metodologia Resultados Parciais Objetivo Planejamento Questionário
Equipe Financiamento Secretaria Nacional Antidrogas Brasil: Universidade Federal de São Paulo Ronaldo Laranjeira Ilana Pinsky USA: Universidade do Texas Raul Caetano Financiamento Secretaria Nacional Antidrogas Gabinete de Segurança Institucional
Objetivo Levantamento sobre o padrão de consumo de álcool pela população brasileira Orientar as futuras políticas sobre álcool no Brasil
Planejamento Estudo probabilístico em todos os estágios com arrolamento dos pontos amostrais. Amostra total de 3.000 entrevistas 2.600 entrevistas representando a população brasileira com mais de 14 anos 400 entrevistas (over-sample) com adolescentes Estratificação da amostra utilizando-se dados do IBGE (Censo e PNAD) 3 voltas racionais
Questionário HISPANIC AMERICANS BASELINE ALCOHOL SURVEY HABLAS
Questionário 1 – Dados sócio-demográficos 2 – Padrão de consumo de álcool 3 – Dirigir alcoolizado 4 – Efeitos prejudiciais do beber 5 – Dependência pelo CIDI 6 – Formas de tratamento álcool
Questionário 7 – Traumas e ferimentos 8 – Apoio à várias formas de políticas do álcool 9 – Escala de depressão 10- Experiência com outras pessoas com problemas com álcool 11- Infância e violência familiar
Questionário 12 – Tabagismo 13 – Uso de drogas nos últimos 12 m
Distribuição da Amostra Metodologia Distribuição da Amostra 143 cidades em todo o Brasil
Exemplo de setor censitário Total de 325 sorteados em todo o Brasil
Material de apoio
Material de apoio
Identificação das equipes
Status (Novembro de 2005) Dos 325 pontos amostrais espalhados pelo Brasil 280 já foram abertos (trabalho de campo iniciado) 87 pontos já foram encerrados Foram concluídas cerca de 1.000 entrevistas que estão em fase de checagem, crítica e digitação
Resultados Preliminares
Consumo de bebidas alcoólicas com qualquer freqüência Sim Não Base Total (196). Resp. estimulada Fonte: B1-5
Consumo de vinho por público Consome vinho com qualquer freqüência Não consome vinho Base Total (196). Resp. estimulada Fonte: B1
Consumo de cerveja/ chopp por público Consome cerveja/ chopp com qualquer freqüência Não consome cerveja/ chopp Base Total (196). Resp. estimulada Fonte: B2
Consumo de bebidas ice por público Consome bebidas ice com qualquer freqüência Não consome bebidas ice Base Total (196). Resp. estimulada Fonte: B3
Consumo de bebidas destiladas por público Consome bebidas destiladas com qualquer freqüência Não consome bebidas destiladas Base Total (196). Resp. estimulada Fonte: B4
Consumo de bebidas alcoólicas em geral por público Consome bebidas alcoólicas com qualquer freqüência Não consome bebidas alcoólicas Base Total (196). Resp. estimulada Fonte: B5
Direção depois de beber álcool nos últimos 12 meses Nunca dirigiu/ não tem carta 52% Possui habilitação 48% Base costuma beber ao menos uma vez ao ano (96). Resp. estimulada Fonte: B25
Média de idade do início do consumo de álcool Base costuma beber(122). Resp. estimulada Fonte: B32
Média de idade do consumo regular de álcool Base costuma beber(122). Resp. estimulada Fonte: B33
Efeito de políticas no consumo de bebidas Deveriam aumentar Deveriam diminuir Os programas de tratamento para alcoolismo Os programas de prevenção ao uso de álcool em escolas As campanhas publicitárias patrocinadas pelo Governo Federal Os impostos sobre bebidas alcoólicas Idade mínima legal para venda de bebidas alcoólicas Base total (196). Resp. estimulada Fonte: I1-5
Campanhas e propagandas de restrição à bebida Sim Não As propagandas de bebidas alcoólicas deveriam reservar espaço para mensagens de alerta sobre riscos e problemas Os programas de tratamento para alcoolismo deveriam ser gratuitos e obrigatórios na Rede Pública de Saúde Deveriam haver mensagens de alerta sobre riscos e problemas causados por bebidas alcoólicas além do “Beba com moderação” Na maior parte do Brasil, é muito fácil para uma criança ou adolescente menor de 18 anos comprar bebida Deveria haver um aumento na fiscalização dos comerciantes, em relação à veda de bebidas alcoólicas Base total (196). Resp. estimulada Fonte: I7-16
Campanhas e propagandas de restrição à bebida Sim Não Deveriam haver mais esforços por parte dos estabelecimentos para evitar que continuem a servir bebidas para clientes já bêbados Restrição de horário para a venda de bebidas alcoólicas Deveria ser proibida a venda de bebidas alcoólicas em padarias, confeitarias e mercearias Deveria ser proibida a propaganda de bebidas alcoólicas na televisão As companhias fabricantes de bebidas alcoólicas deveriam ser proibidas de patrocinar eventos culturais e esportivos Base total (196). Resp. estimulada Fonte: I7-16
Eventos ocorridos no passado Sim Não Problemas na família ou dificuldades conjugais devido ao beber de outra pessoa Sugeriu que outra pessoa buscasse ajuda para um problema com álcool Auxiliou outra pessoa para que ela buscasse ajuda com um problema com o álcool Sofreu insultos verbais por alguém que estava alcoolizado Foi passageiro de um motorista que havia bebido em excesso Base total (196). Resp. estimulada Fonte: N1-10
Eventos ocorridos no passado Sim Não Foi empurrado, apanhou, ou sofreu agressão física por alguém que estava alcoolizado Teve problemas financeiros por causa do beber de outra pessoa Esteve num acidente de automóvel por causa do consumo de álcool de outra pessoa Teve propriedade destruída por alguém que estava alcoolizado Sofreu assédio ou outra forma de abuso/ violência sexual por alguém que estava alcoolizado Base total (196). Resp. estimulada Fonte: N1-10
Ameaça de violência pelos pais ou responsáveis Nunca Algumas vezes Frequentemente/ muito frequentemente Base total (196). Resp. estimulada Fonte: O1
Agressão pelos pais ou responsáveis Nunca Algumas vezes Frequentemente/ muito frequentemente Base total (196). Resp. estimulada Fonte: O2