UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contratação Pública Internacional
Advertisements

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Santana 13/04/2009.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional CTOC Madeira Tecnopólo 17/06/2009.
Índice ENQUADRAMENTO SI FUNCIONAMENTO. Índice ENQUADRAMENTO SI FUNCIONAMENTO.
FORMAS ALTERNATIVAS DE FINANCIAMENTO
DE FINANCIAMENTO EMPRESARIAL
URBCOM PROJECTOS DE URBANISMO COMERCIAL.
NEW ORDER MADEIRA Os Instrumentos de Apoio no Setor do Turismo.
TURISMO – Novas Soluções de Financiamento às Empresas
SISTEMA DE INCENTIVOS AO FUNCIONAMENTO 24 DE JUNHO DE 2010.
Índice INTRODUÇÃO NOVA LINHA DE CRÉDITO BONIFICADA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA MADEIRA II 2.
SITUAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
FORUM EMPREGABILIDADE
NOVO PERÍODO PROGRAMAÇÃO
FORMAS ALTERNATIVAS DE FINANCIAMENTO Madeira Tecnopólo 30/09/2009.
Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
COMPETE Apoios ao Empreendedorismo Franquelim Alves Gestor do COMPETE 14 de Maio de 2012.
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
Movimento Brasil Competitivo

CONSULTORIA EMPRESARIAL
Germano Martins Vigo, 7 de Novembro de 2008
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia SISTEMA DE INCENTIVOS À INTERNACIONALIZAÇÃO.
26 Outubro 2012.
Congresso Internacional de Investigação Científica em Enfermagem IV Terceira, 5, 6 dez
Portaria n.º 1418/2007, de 30 de Outubro Tiago Tavares Financiamentos na área da saúde.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu. PO ASSISTÊNCIA TÉCNICA/FSE REGULAMENTO (CE) N.º 1083/2006, 11 de Julho, DO CONSELHO | Artigo 46.º 1. Por iniciativa.
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
Suporte Financeiro para Cooperação com o Peru em TV Digital Apresentação realizada pelo Ministério das Comunicações com dados do BNDES.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO APOIOS AO TECIDO EMPRESARIAL
Conferência ‘As Empresas e a Regeneração Urbana’
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento CERIMÓNIA DE LANÇAMENTO DO MADEIRA DE FEVEREIRO DE 2015.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Financiamento às Empresas SINERCLIMA Batalha, 25 de Fevereiro de 2010.
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
APOIOS FINANCEIROS À ADAPTAÇÃO AO EURO E AO ANO 2000.
VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA O Impacto das Ajudas de Estado no Desenvolvimento das Regiões Ultraperiféricas da União.
INSERÇÃO REGIONAL, COOPERAÇÃO E INSTRUMENTOS FINANCEIROS Las Palmas de Gran Canaria 2 de Outubro de 2009.
INTERNACIONALIZAR 2020 Sistema de Incentivos à Internacionalização das empresas da Região Autónoma da Madeira INTERNACIONALIZAR 2020 Sistema.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Porto Santo 11/12/2009.
I ENCONTRO MUNICIPAL DA JUVENTUDE.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento INSTRUMENTOS DE APOIO AO TECIDO EMPRESARIAL
2 Apresentação dos Sistemas  MODCOM - Sistema de Incentivos a Projectos de Modernização do Comércio Fase de Candidatura de 15 de Maio a 18 de Julho de.
SIPIE NOVO PRIME SIPIE Sistema de Incentivos às Pequenas Iniciativas Empresariais Unidade de Incentivo às Empresas.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento PROCiência 2020 Sistema de Incentivos à Produção de.
DAE/CDE –Centro Francisco Pegado Biblioteca Municipal 23/04/2009.
Seminário de Lançamento da 1ª Convocatória para Apresentacão de Projetos INTERREG MAC Angra do Heroísmo, 29 de janeiro de 2016 CONVOCATÓRIA.
REUNIÃO BILATERAL PROCONVERGENCIA Programa Operacional dos Açores para a Convergência 12 de dezembro de 2013 REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Direção Regional.
José Santos Soeiro Presidente Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional O IFDR no POVT Um contributo para a segurança do sistema.
Câmara de Comércio Indústria e Turismo Portugal Cabo Verde
Os pólos de competitividade franceses – Mazé Maria José Torquato Chotil – 26 de março de Os pólos de competitividade franceses - O contexto - A.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento INOVAR 2020 Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial.
Avaliação de Operacionalização Cursos Especialização Tecnológica - CET Rede Avaliação QREN 3 Novembro 2011.
Projeto Conjunto Modernização do Centro Urbano de Vila Meã 16 de Outubro de 2015 Promotor: Projeto com o Apoio:
Transcrição da apresentação:

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia Índice A.ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO B.SI INTERNACIONALIZAÇÃO

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia Apoio a Projetos Estruturantes; Apoio à Internacionalização da Economia Regional; Captação de investimento direto do estrangeiro. Promover a internacionalização das empresas regionais: A.ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia PROJETOS ESTRUTURANTES REGIONAIS-PER INTERNACIONALIZAÇÃO (AICEP/SDM/CCM) ELIMINAR CUSTOS DE CONTEXTO -Alfândega -Câmaras Municipais -DRCIE APOIO AO FINANCIAMENTO - Capital de Risco/INOV+ -Sistemas de Incentivos/IDE -INTERVIR+/IDR APOIO A PROJETOS ESTRUTURANTES E À INTERNACIONALIZAÇÃO VICE-PRESIDÊNCIA

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia Criar um ambiente de inovação financeira; Apostar na qualificação; Reforçar as rotas marítimas e aéreas; Reforçar a cooperação inter-regional e internacional: Protocolo com AICEP; Protocolo com IAPMEI; Protocolo com ADI; Protocolo com a PROEXCA. Salto qualitativo e aconselhamento das empresas privilegiando a troca de conhecimentos e de experiências potenciadoras do dinamismo empresarial.

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia Reforço do Plano de ação relativo à Vizinhança Alargada Conquista de novos mercados (por forma a fazer face à exiguidade do mercado regional). Privilegiar não só os países com proximidade geográfica como também com aqueles que o Estado Membro ou a RUP tem fortes ligações por razões históricas, culturais e linguísticas (ex: Cabo Verde, Brasil, Venezuela e África do Sul). Fortalecer as relações bilaterais RUP – países vizinhos; Criar redes de cooperação; Integração económica e comercial. Espírito de Parceria e Cooperação para o Desenvolvimento

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia B. Sistema de Incentivos à Internacionalização das Empresas da Região Autónoma da Madeira Promover a internacionalização do tecido empresarial regional, visando a conquista de novos mercados, potenciando assim o nível de competitividade das empresas regionais, através da presença ativa das PME no mercado global: conhecimento dos mercados; desenvolvimento e promoção internacional de marcas; promoção e marketing internacional; prospeção e presença em mercados internacionais.  Objetivo

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia Indústria, Energia, Ambiente, Construção, Comércio, Turismo, Transportes e Armazenagem, Informação e Comunicação, Serviços.  Beneficiários  Âmbito Sectorial As entidades beneficiárias são empresas, de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, com a exceção das sociedades civis.

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia  Condições de acesso do Promotor Localizar-se na RAM; Encontrar-se legalmente constituído; Situação regularizada em matéria de licenciamento; Situação regularizada: Estado/ Segurança Social/ Entidade Pagadora do Incentivo; Dispor de contabilidade organizada; Situação económico-financeira equilibrada: AF ≥ 10%; Possuir ou assegurar os recursos humanos e físicos.

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia  Condições de Acesso do Projecto Situação regularizada em matéria de licenciamento; Declaração de Interesse para o Turismo, quando aplicável; Ter início posterior à data de candidatura e não incluir despesas anteriores a essa data, com exceção dos adiantamentos para sinalização até 50 % e dos estudos prévios desde que realizados há menos de um ano; Duração máxima de execução de 1 ano; Adequadamente financiados por capitais próprios: ≥ 15%; Despesa elegível mínima de €;

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia  Condições de Acesso do Projeto (Continuação) Comprometer-se a manter o investimento afeto à respetiva atividade, e, quando aplicável, com a localização geográfica definida no projeto, pelo menos durante cinco anos, ou três anos no caso de investimentos de PME, contados a partir da conclusão do projeto; Apresentar viabilidade económico-financeira.

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia Despesas relacionadas com a promoção internacional, designadamente alugueres de equipamentos e espaço de exposição, ou arrendamento quando aplicável, contratação de serviços especializados, deslocações e alojamento e aquisição de informação e documentação específica (bibliografia técnica) relacionadas com a promoção internacional que se enquadrem no âmbito das seguintes ações:  Despesas Elegíveis Desde que integradas numa estratégia de internacionalização  Despesas Elegíveis Desde que integradas numa estratégia de internacionalização

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia 1. Ações de prospeção e presença em mercados externos; 2. Ações de promoção e marketing internacional; 3. Ações de promoção internacional realizadas em território regional e nacional que tenham por objetivo a valorização da oferta regional em mercados internacionais. Aquisição de equipamentos informáticos; Software standard e específico; Aquisição de serviços para o desenvolvimento de programas informáticos e redesenho de processos adequados ao processamento da informação;  Despesas Elegíveis (continuação)

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia Registo inicial de domínios e fees associados à domiciliação da aplicação em entidade externa, adesão a marketplaces e outras plataformas eletrónicas, criação e publicação de catálogos eletrónicos de produtos e serviços, bem como a inclusão e ou catalogação, desenvolvimento do website; Desenho e instalação da infraestrutura de rede local; Acesso a conhecimentos (consultadoria); Assistência técnica e consultoria no âmbito da contratação pública internacional; Despesas com desenvolvimento, aquisição e registo de marcas e patentes;  Despesas Elegíveis (continuação)

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia Projeto de design, desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos; Despesas com a elaboração da candidatura, até ao limite de euros; Despesas relacionadas com a intervenção de TOC ou ROC, até ao limite de euros.  Despesas Elegíveis (continuação)

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia Custos internos de funcionamento da empresa; Trespasses e direitos de utilização de espaços; Fundo de maneio; Aquisição de bens em estado de uso; Trabalhos para a própria empresa; Custos com garantias bancárias; Aquisição de veículos automóveis e outro material de transporte; Investimentos diretos no estrangeiro que visem a aquisição ou constituição de sociedades no estrangeiro ligadas à criação ou funcionamento de redes de distribuição no exterior.  Despesas Não Elegíveis

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia  Taxa de Incentivo Taxa Base 40 % + Majoração: “Criação de Postos de Trabalho”: + 10 % Majoração  se criar 1 posto de trabalho + 20 % Majoração:  se criar 3 ou mais posto de trabalho + 15 % Majoração:  se criar 2 posto de trabalho

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia  Natureza do Incentivo  Incentivo Não Reembolsável Co Intervenção Garantia Mútua Linha de Crédito PRO INVEST

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia  Critérios de Seleção Critério A – Relevância da empresa para a política económica Critério B – Grau de abordagem aos mercados internacionais Critério C – Carácter inovador das iniciativas constantes do projeto Critério D – Contributo do projeto para a qualificação e valorização dos recursos humanos Critério E – Sustentabilidade financeira do projeto MP = 0,15A + 0,20B + 0,25C + 0,20D + 0,20E, no caso de empresas existentes MP = 0,25B + 0,25C + 0,25D + 0,25E, no caso de empresas novas

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia  Enquadramento Comunitário Regulamento (CE) n.º 1998/2006 da Comissão de 15 de Dezembro de 2006 – Auxilio de minimis

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia  Apresentação das Candidaturas As candidaturas são formalizadas, através dos respetivos formulários, em suporte eletrónico, disponíveis no site do IDE-RAM e no Portal do Governo Eletrónico da Madeira

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia OBRIGADO PELA VOSSA PRESENÇA José Jorge dos Santos F. Faria Presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial da Região Autónoma da Madeira Avenida Arriaga, Edifício Golden Gate, nº 21, 3º andar Funchal 04/03/2013 Telefone: Fax: Web:

UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional INTERVIR+ para uma Região cada vez mais europeia