Escola ES/3 de Adolfo Portela Ano lectivo 2009/2010 Reunião com os Pais e Encarregados de Educação dos alunos do 7º ano Setembro 2009 TurmaMais Projecto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parâmetros para a avaliação externa da dimensão científica e pedagógica Despacho nº 13981/2012.
Advertisements

INTERVENÇÃO – ESCOLA SECUNDÁRIA DE VILELA
Agrupamento de escolas Roque Gameiro Amadora
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
EXAMES NACIONAIS – 9º ANO
E.B.1 de Vila Franca da Serra
Portfólio da turma 1 (1º ano)
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
ESTUDO ACOMPANHADO.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico 2005/07 Distrito de Évora Departamento de Pedagogia e Educação.
Portfólio da turma 3 (2º ano)
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Deliberação CEE nº 21/2001 Dispõe sobre equivalência de estudos realizados no exterior em nível do ensino fundamental e médio, no sistema de ensino.
HHHH Projecto Melhor Turma do Curso Escola Secundária/3 de Amarante 6 de Janeiro 2011.
ESCOLA ES/3 DE ADOLFO PORTELA Ano lectivo 2009 /2010 TurmaMais Reunião com os professores do 7º ano 14 de Set 2009.
Práticas no ensino da língua
Calendário Escolar Ano Lectivo 2006/2007.
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Equipa de Apoio às Escolas Alentejo Central
COC FRANCA
Reunião com os Encarregados de Educação
Carga horária - Lei 87/ Estatuto
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
PROPOSTA PEDAGÓGICA Compreende o processo de ensino e aprendizagem como uma construção contínua e dinâmica que exige uma aprendizagem significativa,
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
3ºano do 1º ciclo do Ensino Básico 2012 / 2013
III Encontro de Boas Práticas
(Re)Construir olhares
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Jardim-de-Infância de Quarteira nº3
PLI – PROGRAMAS DO LIVRO
Organização Curricular
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Resolução SE 2, de Dispõe sobre mecanismos de apoio escolar aos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estadual.
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
1 1º Conselho de Directores de Turma 2006/ de Setembro de 2006 E.B.I Fernando Casimiro P. Silva – Rio Maior Paulo Almeida.
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
Proposta de alteração ao Programa Oportunidade ( Programa Específico de Recuperação da Escolaridade ) Divisão da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico.
© Setembro, 2009 Prémio Serviço ao Cidadão – Ensino Projecto TurmaMais Direcção Regional de Educação do Alentejo Entrevista por.
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
Vivência de Orientação com Surdos
Escola EB 1 nº2 de Quarteira
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Oficina de Apropriação de Resultados
Análise Plano de Carreira PROMOÇÃO Matriz Curricular do Ensino Médio Três Ciclos.
PROJETO EDUCATIVO A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é separação para a vida, é a própria vida” – John Dewey.
CONFAP Confederação Nacional da Associações de Pais AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO Criado por: Francisco Oliveira – CONFAP / FRAP BRAGA Adaptação: Fernando.
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
Escola EB 1/JI da Abelheira
APOIOS PEDAGÓGICO ACRESCIDO
OBJETIVOS Objetivo Geral
Ensino Secundário Geral Ensino Secundário Superior
Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres Escola EB 1 da Fonte Santa.
“Relatório de autoavaliação o documento que procede à identificação do grau de concretização dos objetivos fixados no projeto educativo, à avaliação das.
3º Ciclo do Ensino Básico 9º Ano
Secretariado de Exames
PROJETO PAPA – LÉGUAS: VAMOS ACELERAR JUNTOS?
Projeto de Apoio à Aprendizagem
São Paulo, 18 e 19 de outubro de 2011
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Dados Avaliação 1.º Período. Sucesso por Disciplina/ Ano.
Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR SELECÇÃO DA ACTIVIDADE Vai de encontro aos programas das duas disciplinas no 11º ano; São.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
ESCOLA ES/3 DE ADOLFO PORTELA Ano lectivo 2009/2010 Reunião com os alunos do 7º ano 14 de Setembro 2009 TurmaMais.
Transcrição da apresentação:

Escola ES/3 de Adolfo Portela Ano lectivo 2009/2010 Reunião com os Pais e Encarregados de Educação dos alunos do 7º ano Setembro 2009 TurmaMais Projecto “Mais Sucesso escolar”

PROJECTOTURMAMAISPROJECTOTURMAMAIS TurmaMais Como nasceu a TurmaMais? A escola candidatou-se ao projecto “Mais sucesso escolar”, um programa lançado pelo Ministério da educação para apoiar escolas com o objectivo de reduzir as taxas de retenção e elevar a qualidade e o nível de sucesso dos alunos, no ensino básico.

PROJECTOTURMAMAISPROJECTOTURMAMAIS TurmaMais O Que é a TurmaMais? Um projecto de acção que consiste na criação de uma turma a mais, no 7º ano de escolaridade, por onde vão passar todos os alunos de todas as turmas. TATBTCTDTM

PROJECTOTURMAMAISPROJECTOTURMAMAIS TurmaMais Qual é o objectivo da TurmaMais? É fazer com que todos os alunos aprendam, à medida das suas capacidades. É, por isso, reduzir o insucesso escolar no 7º ano de escolaridade. Pretende-se um trabalho de aprofundamento de conhecimentos, de desenvolvimento de competências, de aprofundamento de técnicas de aprendizagem específicas para determinado grupo de alunos com as mesmas características.

PROJECTOTURMAMAISPROJECTOTURMAMAIS TurmaMais Como vai funcionar a TurmaMais? TM A TM só vai funcionar com algumas disciplinas (7): Língua Portuguesa, Inglês, História, Geografia, Matemática, Educação Visual e Estudo Acompanhado (meio bloco). Nas restantes disciplinas, todos os alunos estão nas suas turmas de origem.

PROJECTOTURMAMAISPROJECTOTURMAMAIS TurmaMais Que alunos frequentam a TurmaMais? No primeiro período, vão os alunos que tiveram melhores resultados no ano lectivo anterior. Depois vão os alunos com mais dificuldades. No segundo período, vão os alunos médios e médio mais. No terceiro período, vão os alunos que apresentam mais dificuldades e que podem estar em risco de ficar retidos.

PROJECTOTURMAMAISPROJECTOTURMAMAIS TurmaMais Que alunos frequentam a TurmaMais? 1º grupo: de 21 Set a 30 de Out - melhores alunos 2º grupo: de 2 Nov a 18 de Dez - alunos com mais dificuldades. 3º grupo: de 4 Jan a 12 de Fev - alunos médio + 4º grupo: de 18 Fev a 26 de Mar - alunos médios 5º grupo: 3º Período - alunos em risco de retenção

PROJECTOTURMAMAISPROJECTOTURMAMAIS TurmaMais Qual o horário da TurmaMais? TM A TM começa a funcionar na 2ª semana de aulas. Durante a primeira semana todos os alunos estão nas suas turmas de origem (TO). TM TM A TM tem um horário próprio. Por isso todos os alunos vão ter dois horários: o da TO e o da TM. Mas todos entram sempre à mesma hora e saem à mesma hora. Os alunos que vão para a turma mais serão sempre avisados com antecedência, bem como os seus encarregados de educação.

PROJECTOTURMAMAISPROJECTOTURMAMAIS Que resultados se esperam? Nº de alunosRetenções%Nº de alunosRetenções% 7º , ,3 8º ,210077,0 9º115119, ,3 Todo este processo vai ser acompanhado, monitorizado e avaliado (GAVE e uma Instituição de Ensino Superior). Vai-nos ser pedido a redução do insucesso em pelo menos 1/3.