Estimativa de Tempos / Medida do Trabalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
Gestão da Produção Just in Time (JIT).
TÉCNICAS DE REGISTRO DO ESTUDO DOS MÉTODOS
Fator de Avaliação de Ritmo Prof. Manuel Jarufe
Administração da Produção e Operações
Estudo de tempos Cronometragem
CARGOS Conceito:composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa, que podem ser englobadas em um todo unificado e que figura em certa posição.
LOCALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
Gestão de stock Paulo Martins.
CÉLULAS DE TRABALHO OU DE MANUFATURA
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Produto e Processo Projeto de Produto.
Gerenciamento do escopo do projeto
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
USABILIDADE.
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS
Logística Interna.
ANÁLISE DE REQUISITOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE
ARRANJO FÍSICO Definição : é a disposição de máquinas, equipamentos e serviços de suporte em uma determinada área, com a finalidade de minimizar o volume.
Orientações sobre usabilidade
Organização Industrial
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Armazenagem Prof. Eduardo Mangini.
O que é a ergonomia? O termo Ergonomia, deriva do grego,' "ERGON", que significa Trabalho e "NOMOS" que significa Leis ou Regras.
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira TECNOLOGIA DE PROCESSOS
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Estratégia de Operações
Gestão da Qualidade Revisão 1
O Processo de desenvolvimento de software
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos
Material elaborado por Prof.MEng.Ivandro Bonetti
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
ARRANJO FÍSICO CÉLULAS
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Integração de Ferramentas CASE
Capítulo 1 A administração hoje.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
Técnica de Elaboração de Lay-out
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Logística Integrada Engenharia de Produção
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I Prof. Eliane Primeiro semestre de 2013.
Processo e Qualidade.
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
Administração da Produção
Seis Sigma Edwir Marcelo – Josué Nunes
Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção Matéria – SEP 201 – Projeto de Fábrica Prof. Oswaldo Luiz Agostinho.
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 1 Prof
Administração de Materiais
Aula 1: Funções da Administração
TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS
BALANCEAMENTO DE LINHAS PRODUTIVAS / EFICÁCIA PRODUTIVA
Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos
Engenharia de Produtos
Padronização na área de trabalho PROFESSOR IVAN CARLOS PALUDO.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Missão do cargo Assegurar o cumprimento das metas de produção, dentro dos padrões de qualidade, quantidade, custos.
Gerenciamento de Projetos Prof. Washington Almeida.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 5. SIG Produção, Operação e Logística Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
1 Engenharia de Métodos Medida do Trabalho. 2 Definição Determinar o tempo gasto por uma pessoa qualificada e devidamente treinada, trabalhando num ritmo.
Transcrição da apresentação:

Estimativa de Tempos / Medida do Trabalho Organização do Trabalho / UFJF Eduardo B P de Castro

APLICAÇÕES DE DADOS SOBRE TEMPOS Uma das informações mais importantes na atividade de projeto de uma organização é saber quanto tempo demorará para ser concluída cada tarefa O correto é usar uma técnica sistemática para obter as estimativas de tempos de execução de tarefas e trabalhos – “MEDIDA DO TRABALHO” APLICAÇÕES PROJETO DE PRODUTOS, SERVIÇOS E PROCESSOS: Avaliar projetos alternativos de produtos, com diferentes métodos de montagem ou de manufatura Avaliar maneiras alternativas de projetar o serviço aos clientes de alto contato REDE DE OPERAÇÕES: Avaliar os tempos de transporte em decisões de localização Avaliar se uma tarefa deve ser realizada na empresa ou fora dela Avaliar o nível de capacidade que será necessário na operação

APLICAÇÕES DE DADOS SOBRE TEMPOS APLICAÇÕES - continua... ARRANJO FÍSICO E FLUXO: Avaliar as durações das tarefas em cada etapa de um processo Avaliar rotas alternativas para uma operação produtiva Balancear o trabalho alocado a cada etapa de uma operação TECNOLOGIA DE PROCESSO: Avaliar tipos alternativos de tecnologias Avaliar tamanhos alternativos de máquinas e equipamentos PROJETO DO TRABALHO: Avaliar métodos alternativos de trabalho Avaliar tolerâncias de segurança Avaliar esquemas de remuneração e tempos estimados para o trabalho Avaliar o desempenho de indivíduos ou grupos

MEDIDA DO TRABALHO DEFINIÇÃO: “É a aplicação de técnicas projetadas para definir o tempo que um trabalhador qualificado precisa para realizar um trabalho especificado com um nível definido de desempenho.” O QUE É UM TRABALHADOR QUALIFICADO ? O QUE É UM TRABALHO ESPECIFICADO ? O QUE É UM NÍVEL DEFINIDO DE DESEMPENHO ?

MEDIDA DO TRABALHO O QUE É UM TRABALHADOR QUALIFICADO ? é aquele que é aceito como tendo os atributos físicos necessários, inteligência, habilidades, educação e conhecimento para desempenhar a tarefa com padrões satisfatórios de segurança, qualidade e quantidade.

O QUE É UM TRABALHO ESPECIFICADO ? MEDIDA DO TRABALHO O QUE É UM TRABALHO ESPECIFICADO ? é aquele para o qual foram estabelecidos especificações para definir a maioria de seus aspectos, como: O PADRÃO DE QUALIDADE EXIGIDO O MÉTODO A SER SEGUIDO PELA PESSOA QUE REALIZA O TRABALHO OS EQUIPAMENTOS E MATERIAIS A SEREM USADOS AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NAS QUAIS ELE É REALIZADO

MEDIDA DO TRABALHO O QUE É UM NÍVEL DE DESEMPENHO ? o “DESEMPENHO-PADRÃO” é considerado como “a vazão de saída que é atingida por trabalhadores qualificados sem esforço excessivo na média do dia de trabalho, desde que estejam motivados a se aplicar em seu trabalho.”

TEMPO BÁSICO E TEMPO-PADRÃO DEFINIÇÕES: “TEMPO BÁSICO é o tempo que o trabalhador precisa para realizar a tarefa, quando consideramos que: o trabalhador qualificado está trabalhando em um trabalho específico com um desempenho-padrão.” - OS TEMPOS BÁSICOS SÃO AS BASES DA ESTIMATIVA DE TEMPO, PARA QUE O GERENTE DE PRODUÇÃO POSSA ELABORAR UMA ESTIMATIVA DO PERÍODO NECESSÁRIO À REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO - “TEMPO-PADRÃO refere-se ao tempo concedido para o trabalho sob condições específicas, incluindo tolerâncias para pausa e descanso.

TEMPO BÁSICO E TEMPO-PADRÃO

TOLERÂNCIAS A SE CONSIDERAR: TEMPO-PADRÃO TOLERÂNCIAS A SE CONSIDERAR: TOLERÂNCIAS PARA DESCANSO (PRINCIPAIS) TOLERÂNCIAS PARA CONTINGÊNCIAS TOLERÂNCIAS PARA INTERFACES OU SINCRONIZAÇÃO TOLERÂNCIAS INTRODUTÓRIAS TOLERÂNCIAS PARA CONDIÇÕES INCOMUNS TOLERÂNCIAS PARA TEMPO DESOCUPADO TOLERÂNCIAS PARA NECESSIDADES PESSOAIS

EXEMPLO DE USO DE TOLERÂNCIAS: TEMPO-PADRÃO EXEMPLO DE USO DE TOLERÂNCIAS:

TÉCNICA DE MEDIDA DO TRABALHO SÃO CINCO TÉCNICAS: ESTUDO DOS TEMPOS SÍNTESE A PARTIR DE DADOS ELEMENTARES SISTEMAS PREDETERMINADOS MOVIMENTO-TEMPO ESTIMATIVA ANALÍTICA AMOSTRAGEM DO TRABALHO

1 - ESTUDO DOS TEMPOS DEFINIÇÃO: “Uma técnica de medida do trabalho para registrar os tempos e o ritmo de trabalho para os elementos de uma tarefa especificada, realizada sob condições especificadas, e para analisar os dados de forma a obter o tempo necessário para a realização do trabalho com um nível definido de desempenho.” OS TEMPOS SÃO MEDIDOS USANDO-SE CRONÔMETROS NO CHÃO-DE-FÁBRICA. APESAR DA RESISTÊNCIA À SUA UTILIZAÇÃO (INTROMISSÃO ?) AINDA É MUITO UTILIZADO. -

1 - ESTUDO DOS TEMPOS ETAPAS: Observar e medir o tempo do trabalho através de diversos ciclos, enquanto é avaliado simultaneamente o desempenho (ou ritmo) da pessoa que realiza a tarefa. ( -> parte controvertida do método...subjetivo!) Ajustar ou Normalizar cada tempo observado à luz da avaliação de desempenho observada Calcular a média dos tempos ajustados para obter o TEMPO-BÁSICO para o elemento

1 - ESTUDO DOS TEMPOS Ajustando cada tempo observado à luz da avaliação de desempenho observada:

Calculando a Média dos Tempos-Básicos: 1 - ESTUDO DOS TEMPOS Calculando a Média dos Tempos-Básicos: Toda atividade humana apresenta uma certa variação natural no tempo despendido, que apresenta viés positivo.

Determinando o TEMPO-PADRÃO 1 - ESTUDO DOS TEMPOS Determinando o TEMPO-PADRÃO