IMS-LD e Padrões Pedagógicos. 2 Plataformas de EAD atuais  Paquette:  “Aplicações para web atuais consistem basicamente em ferramentas para distribuição.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

Projeto Qualified Curriculum
Engenharia de Software
1 / 38 AVALIAÇÃO DE UM PROCESSO E SOFTWARE PARA A PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DE ENSINO Foz do Iguaçu, 02 de Setembro de Luciete Basto de Andrade Albuquerque.
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
UML Modelando um sistema.
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Análise de Casos de Uso.
Engenharia de Software
Junho de 2007 Implementação de Objetos de Aprendizagem para Disciplinas de Análise Estrutural dos Cursos de Engenharia Coordenador: Luis Alberto Segovia.
Valéria Maria Lauande Março/2010
UML Material retirado da apostila do Professor Cesar Augusto Tacla
Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais
Metodologia de Desenvolvimento de Software
Aprendizagem Viviane Torres da Silva
Produzindo objetos de aprendizagem
Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 3 Fernanda Campos
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Gabriel Silva Bornia Prof. Dr. Roberto Tom Price Orientador
Aplicação de e-Learning para apoio do ensino de Bases de Dados
Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
Classes e objetos Modelagem
Análise de Casos de Uso Alexandre Motnteiro.
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL
Modelagem para Web Aula de 11/04/2011.
DIAGRAMA DE COMPONENTES
Engenharia de Requisitos
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
RUP - Cap. 2 – Os 4 P’s (Pessoas, Projeto, Produto e Processo)
Técnicas e Projeto de Sistemas
Visão Geral do RUP.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Apresentação da plataforma / LMS Moodle Vitor M. N
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
Abrindo o Jogo Arquitetura e Desenvolvimento de Jogos Digitais.
Gestão de Conteúdos com Aplicações Instaladas em Servidores
Processo cultural Ambiente formal de armazenamento dos objetos culturais Música: partituras, cifras Cinema: rolos, fitas Artes plásticas: telas... Literatura:
O Uso de Objetos de Aprendizagem nos Processos Educativos
Arquitetura do Software
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Prof. Alexandre Vasconcelos
IF696 - Integração de Dados e DW
Projeto de Banco de Dados
Projeto OBAA Objetos de Aprendizagem Multimidia e Multiplataforma Suportados por Agentes Grupo UFRGS e UNISINOS.
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Especificação em Projeto de Sistemas
Abr-17 Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto Fluxo de análise e projeto.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Formação de Tutores a Distância
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Tarciane Andrade Análise de Casos de Uso Tarciane Andrade
Arquitetando a Educação a Distância
Learning Design, uma especificação mais abrangente para Objetos de Aprendizagem Renato Luís de Souza Dutra Liane Tarouco Mary Lucia Pedroso Konrath.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Aula 02 de Eng. de Requisitos
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Transcrição da apresentação:

IMS-LD e Padrões Pedagógicos

2 Plataformas de EAD atuais  Paquette:  “Aplicações para web atuais consistem basicamente em ferramentas para distribuição de informação.  Koper & Olivier:  “Pedagogia pode ser resumida em: para aprender, um aprendiz isolado tem de percorrer uma seqüência objetos de aprendizagem”  “A hipótese fundamental é que o aprendizado é um processo de consumo de conteúdo.”  “O ensino é encarado como a arte de selecionar e oferecer conteúdo de uma forma estruturada e seqüenciada e de rastrear o progresso do aluno e avaliar o conhecimento adquirido.”

3 Porém… (1/2)  Boa parte do aprendizado não decorre do acesso a recursos educativos, mas das atividades dos alunos resolvendo problemas, manuseando dispositivos, interagindo em situações sociais e de trabalho …” Rob Koper  Plataformas existentes não facilitam os “planos de aula”,isto é, não permitem descrever e gerenciar seqüências de atividades pedagógicas colaborativas.

4 Porém… (2/2) “Cada vez mais educadores estão cientes da necessidade de ir além dessas tecnologias simples de informação e comunicação” (Djikstra)

5 Cenário Pedagógico Método Ator LOs, serviços Objetivos Atividade Ambiente(s) de Ensino Virtual

6 Algumas soluções  Interfaces de autoria em LD  RELOAD (Bolton Institute, UK)  LAMS (Macquarie University)  MISA (LORNET)   IMS-Learning Design (OUNL)   Padrões pedagógicos 

7 LAMS

8 Learning Design  Oriundo do EML (OUNL)  Único que é padrão industrial  Permite a modelagem de modelos pedagógicos  Centrado na atividade (construção do conhecimento)  Metáfora de uma peça de teatro

9 O que é Learning Design? (concepção/estratégia pedagógica)  Koper: “uma aplicação concreta de um modelo pedagógico para um público alvo com objetivos de aprendizagem, domínio de conhecimentos e instalações bem definidas.” De maneira geral, learning design especifica fluxo e conteúdo do processo pedagógico: “Que ator [aluno, professor, equipe, etc] tem de executar que atividades usando quais recursos e em que ordem, para alcançar os objetivos pedagógicos determinados”

10 O que é um modelo pedagógico?  Método que prescreve como uma categoria de alunos pode completar um conjunto de objetivos educacionais em um dado contexto e domínio do conhecimento.  Formal e informal:  Ex: PBL, Jigsaw, aprendizado ativo, etc.

11 IMS-LD: Fases de Desenvolvimento IMS-LD <method> <role><activity>…. Diagrama de atividade (UML) Diagrama de atividade (UML) Narrativa « Em seguida, os alunos reunem-se em grupos de dois para discutir… »

12 IMS-LD por dentro: uma linguagem semântica Linguagem de apresentação (ex. HTML): Study Task Leia o problema e analise-o juntamente com seu colega Linguagem semântica: Tarefa Leia o problema e analise-o juntamente com seus colegas.

13 IMS-LD por dentro: Elementos Learning Design Metadado ComponentesPré-requisitos Método Objetivos

14 IMS-LD por dentro: Elementos(completo)

15 IMS-LD por dentro: uma peça de teatro Method RoleActivity Activity description Environment Learning objects Learning service Components Play Act 1Act 2Act 3Act 4 Act 5 Role-part 1 Role-part 2 Role-part 3 …

16 LD por dentro: Outros elementos  Condições:  São os « se » de um método:  « Se » aluno A tem conhecimento prévio do tópico B, saltar atividade C…  « Se » aluno X acertou menos de 50% das respostas…  Propriedades:  Armazena informações sobre papéis (roles) e o UoL:  Perfil do usuário  Dados sobre progressão (das atividades)  Resultado de testes  LO’s adicionados (relatórios, ensaios, links, etc)  Notificações:  Mecanismos que disponibilizam novas atividades de acordo com resultados (modificação de propriedades, término de atividades, etc)

17 Links interessantes sobre o IMS-LD  UNFOLD - Plone  Learning Networks - LN4LD - Moodle  CopperCore   RELOAD  CETIS Web Site

18 Vantagens do IMS-LD  É Padrão  Reusabilidade  Pode ser implementado progressivamente  Resolve problemas organizacionais complexos  Casa bem com outras especificações:  Content packaging (IMS-CP)  Question and Test (IMS-QTI)  Metadata (LOM, etc)  Competência e objetivos educacionais (IMS- RCDEO)

19 Desvantagens do IMS-LD  Complexidade: Envolve novos conceitos  Ainda recente  Em desenvolvimento  Bem documentado, porém de difícil interpretação