BURRHUS FREDERICK SKINNER

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIA COMPORTAMENTAL
Advertisements

Capítulo 5: Motivação do Consumidor
Características Biográficas:
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
O Início da Comunicação
COMPORTAMENTALISMO (BEHAVIORISMO)
Cognição conduta psicológica pela qual organizamos as diversas sensações e tomamos conhecimento da realidade. Percepção modificação estável na conduta.
Aprendizagem e individualização
Skinner Adota o associacionismo de Thorndike como base de suas formulações psicológicas o comportamento, às quais são marcadas pela preocupação com a aprendizagem.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A Abordagem de Skinner Teoria S-R
Aprendizagem Pode ser comportamental ou cognitivo perceptual
Psicologia da Aprendizagem
BEHAVIORISMO Alessandra Brochier Marasini Ana Beatriz Fiori
O que é o Desenvolvimento que culmina na Personalidade
APRENDIZAGEM Modificação relativamente permanente, e
2. Condicionamento operante ou instrumental:
A teoria Behaviorista sobre as ações
Psicologia Comportamental Aula 12
Ajude – me!!.
Behaviorismo.
Aula 3 –Behaviorismo Comportamentalismo
Aprendizagem e Memória
R = Resposta = Comportamento
Categorias de Esquemas de Reforçamento
BEHAVIORISMO.
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Psicologia da Personalidade II
PEAD Ludicidade e Educação
A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO.
FMU – Direito - Psicologia Jurídica BEHAVIORISMO II Prof. Dr
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
CARATERÍSTICAS E RELAÇÕES (2)
Processos Psicológicos Básicos
Bandura e a Aprendizagem Observacional. Biografia  1925: 04 de Dezembro em Mundare no Canadá, nasce Albert Bandura. Estudou em uma escola simples até.
SISTEMA COMPORTAMENTALISTA
A avaliação funcional em clínica analítico-comportamental
RELAÇÕES INTERPESSOAIS Memória de aula – 3 semana
SKINNER.
Comportamento Verbal e Linguagem
Comportamento Organizacional
Interação Operante – Respondente e as Emoções
Psicologia Comportamental Aula 10
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Behaviorismo, o controle comportamental nas organizações
O BEHAVIORISMO DE SKINNER Profª: Ana Paula Ferreira
Análise do Comportamento ou Comportamentalismo
O QUE É BEHAVIORISMO? Faculdade Estácio do Recife Curso de Psicologia
Análise funcional de um caso clínico: promiscuidade masculina – contingências conflitantes, terminar -> acesso a novas parceiras, acesso a amigos (R+),
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
Reflexo: Estímulo elicia Resposta
ANÁLISE FUNCIONAL.
B.F. Skinner, análise do comportamento e o behaviorismo radical: Questões humanas. Compreensão mais profunda sobre homem e sua natureza, Ciência como.
Controle pessoal  Episódio social: Pessoa A emite comportamento verbal e a pessoa B se comporta em função do mesmo; E quando uma pessoa arranja contingências.
Psicologia da Educação (Educação Física)
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
BEHAVIORISMO COMPORTAMENTALISMO, TEORIA COMPORTAMENTAL, ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO, ANÁLISE DO COMPORTAMENTO.
PSICOLOGIA GERAL. O BEHAVIORISMO: Comportamento  Watson – 1913 (EUA)  Rompeu com a introspecção e com a tradição filosófica na psicologia.  Estudava.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL
Gilmaro Nogueira Behaviorismo.
Comportamento operante. Recapitulando Certas respostas são inatas e a ocorrência destas está relacionada com a presença de um ESTÍMULO INCONDICIONADO.
O Behaviorismo – Estudo do Comportamento Behavior – comportamento; Tendência é denominada – comportamentalismo, Teoria comportamental; Análise experimental.
Behaviorismo O estudo do comportamento.
Behaviorismo Surge nos Estados Unidos, com foco no pragmatismo, no resultado e na competitividade. Foco no caráter objetivo do comportamento. Fundado por.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
Escola Comportamental Allan Carlos André Leal Diego Albuquerque Eduardo Ramos.
Psicologia das relações humanas
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
Transcrição da apresentação:

BURRHUS FREDERICK SKINNER APRENDIZAGEM IVAN PAVLOV BURRHUS FREDERICK SKINNER ALBERT BANDURA Psicologia Educacional 3º Período Profª Ms. Claudia Barbosa

Ivan Pavlov Comportamento Respondente Um estímulo conhecido elicia uma resposta específica Ligado aos reflexos Condicionamento Clássico (Pavlov) E incondicionado R incondicionada E incondicionado + E neutro R incondicionada E condicionado R condicionada

Exemplo Clássico (Pavlov) Comida Salivação Comida + Sineta Salivação Sineta Salivação

Exemplo Pavlov Trovoada Medo Raio + Trovoada Medo Raio Medo

Exemplo Pavlov Beijo ardente Excitação Cebola + Beijo Excitação Cebola

Exemplo Pavlov Droga Náusea Sala Espera + Droga Náusea Sala Espera

Exemplo Pavlov Ruído alto Medo Rato + Ruído Alto Medo Rato Medo Experimento de John Watson - Pequeno Albert (11 meses)

Burrhus Frederick Skinner O comportamento é, essencialmente, produto do ambiente O comportamento é regido por leis O conhecimento de tais leis permite predizer e controlar o comportamento Determinismo do meio: não há escolha pessoal ou livre arbítrio

Comportamento Operante “Um operante é uma resposta que opera no ambiente e modifica-o” (p.402) Tipos de conseqüências Reforço Punição Ausência (Extinção)

Reforço: aumenta a probabilidade da ocorrência da resposta Positivo: Apresentação de estímulos Boas notas no colégio Sorvete no fim de semana aumenta a probabilidade Negativo: Retirada de estímulos Andar rápido Tirar uma pedra do sapato aumenta a probabilidade

Punição: diminui a probabilidade da ocorrência da resposta Positiva: Apresentação de estímulos Desrespeitar o pai Levar palmadas diminui a probabilidade Negativa: Retirada de estímulos Cometer um crime Ficar sem liberdade diminui a probabilidade

Extinção: diminui a probabilidade da ocorrência da resposta pela ausência de conseqüências Reclamações do namorada(o) Ficar quieto diminui a probabilidade

Várias pessoas reunidas à noite num local onde toca música (boate) Generalização e Discriminação de Estímulo Generalização Uma mesma resposta é mantida em situações diferentes Várias pessoas reunidas à noite num local onde toca música (boate) Começar a dançar Discriminação Uma mesma resposta não é mantida em situações diferentes Várias pessoas reunidas num local onde toca música (sala de espera do dentista) Não dançar

Esquemas de Reforço Reforço de intervalo: o reforço é oferecido algum tempo depois do comportamento Intervalo Fixo: o tempo entre o comportamento e o reforço é constante 5 minutos E R C 5 minutos E R C 5 minutos E R C Intervalo Variável: o tempo entre o comportamento e o reforço varia aleatoriamente 3 minutos E R C 7 minutos E R C 4 minutos E R C

Exemplos Skinner Intervalo Fixo Estudantes podem receber notas (reforço) fazendo exames a cada três semanas Pagamento do salário (reforço) por dia ou a cada 15 ou 30 dias Oscar, um jogador de basquetebol profissional, assina um acordo para que seus aumentos salários sejam negociados a cada três anos.

Exemplos Skinner Uma pessoa repetidamente disca um certo número de telefone que sempre está ocupado. Intervalo Variável

Esquemas de Reforço Reforço de Razão: o reforço oferecido depende do número de comportamentos emitidos Razão Fixa: o no de comportamentos para que haja o reforço é constante E R R R C E R R R C E R R R C Razão Variável: o no de comportamentos para que haja o reforço varia aleatoriamente E R R C E R R R R R C E R C

Exemplos Skinner Razão Fixa Um vendedor recebe um bônus a cada 4 Enciclopédias que vende. Uma máquina caça-níqueis de cassino paga uma em cada seis vezes em média. Razão Variável

ALBERT BANDURA Aprendizagem por observação ou imitação Ocorre quando as respostas de um ser vivo são influenciadas pela observação de outros, que são chamados modelos.

Experimento Bandura Uma criança em idade pré-escolar concentra-se fazendo um desenho. Um adulto em outra parte da sala brinca com peças de montar. O adulto levanta-se e por 10 minutos dá socos e chutes em um boneco João - Teimoso. A criança é levada para outra sala, onde há brinquedos atraentes.

Experimento Bandura O pesquisador interrompe a diversão da criança e explica que decidiu guardar aqueles brinquedos “para outras crianças”. Ela leva a criança frustrada para outra sala, que contém apenas poucos brinquedos e um boneco João teimoso. Ao ficar sozinha a criança que observou o adulto, tinha maior probabilidade de descarregar sua raiva no boneco. Imitava a ação do adulto e também usava as palavras que ouviu.

QUATRO PROCESSOS QUE DETERMINAM A INFLUÊNCIA DE UM INDIVÍDUO: 1. Atenção: Somos influenciados por modelos mais atraentes, repetidamente disponíveis, importante para nós ou semelhante a nós. Prestamos atenção ao comportamento de uma outra pessoa e suas conseqüências. 2. Retenção: A influencia de um modelo dependerá de quão bem o indivíduo lembra da ação na ausência do modelo.

QUATRO PROCESSOS QUE DETERMINAM A INFLUÊNCIA DE UM INDIVÍDUO: 3. Reprodução: Depois de ter visto um novo comportamento no modelo, a observação deve ser convertida em ação. 4. Motivação: É improvável que haja reprodução de uma resposta observada, a menos que exista motivação para fazê-lo. Depende de como se encara a situação e se acredita que a resposta trará resultados positivos. Comportamentos positivamente reforçados terão mais atenção, serão mais bem aprendidos e desempenhados com mais freqüência.