1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 2 Aprendizagem-Performance Experiência 1 TESTE DE DESTREZA MANUAL (“placing”) ORGANIZAÇÃO Experiência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Viviane Torres da Silva
Advertisements

Planejamento Viviane Torres da Silva
N Rainhas Descrição do Problema Satisfação de Restrições (CSP)
Controle de Processos por Computador
Tipo de elementos visores
Introdução à Programação usando Processing Programação Gráfica 2D Estrutura de Seleção Exercícios de Revisão Estrutura de Seleção 14/10/09 Bruno C. de.
Programação para Geociências
Como se avalia a condição física?
TEORIA DA COMPUTAÇÃO Parte III  Máquina de Turing
2 de Junho de 2005Conclusão1 Pedro Barahona DI/FCT/UNL Junho 2005.
1 Conclusão DI/FCT/UNL 1º Semestre 2004/ Ciclos de Simulação A técnica usada no exemplo da queda livre pode ser utilizada para trajectórias a duas.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO 8 chcbvcnvbnbvmnbv.
Teoria do Circuito Fechado
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 9 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 9 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 8 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 8 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 23 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 23 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
Medidas de Erro AE CE VE E
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 22 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 22 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 4 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 4 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 13 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 13 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 18 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 18 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
Cálculo - Thomas Capítulo 3.
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Marcia Moura Edifício Oscar Sala – ramal 6837
Marcia Moura Edifício Oscar Sala – ramal 6837
Informática Aplicada.
Introdução a Computação
Instrutor: Nilo Menezes
INTRODUÇÃO À NATAÇÃO.
Passos na elaboração de um Programa
Folha de cálculo Conceitos básicos Criação de uma folha de cálculo
Campus de Caraguatatuba
APLAINAMENTO Processo de usinagem que consiste em obter superfícies planas, em posição horizontal, vertical ou inclinada. As operações de aplainamento.
Boas Práticas na Aplicação de Brincos de Identificação Animal.
Fundamentos Corel Draw Aula I Prof. David Bianchini
Aula prática 8 Ponteiros Monitoria de Introdução à Programação
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
INSTRUÇÕES PARA A MEDIDA DA ACUlDADE VISUAL
MÉTODOS NUMÉRICOS APLICAÇÃO NO MATLAB
Aula 10.
Fundamentos de Programação
Folha de Cálculo Professor: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
Tópicos em Sistemas Inteligentes
a. Sistema de primeira ordem; b. gráfico do pólo
Planificação da Superfície do Cilindro usando o Geometer´s Sketchpad
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
Folha de Cálculo Professor: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
Trabalho de física.
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
Fase de movimentos especializados
Adobe Photoshop É um software usado para edição de imagens, at é considerado principalmente pelos fotógrafos um dos melhores editores de imagens. O.
CONFIGURANDO O FORMATO GERAL DO SEU JORNAL ESCOLAR
SEJAM BEM VINDOS ALUNOS DO COLÉGIO RODA PIÃO
Resolução de Problemas de Busca
Aula Teorica 8 LUGAR GEOMETRICO DAS RAIZES
Folha de Cálculo Professor: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
Folha de Cálculo Professores: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
Folha de Cálculo Professor: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
Folha de Cálculo Professores: Pedro Lopes Ano Lectivo 2009/2010.
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
FOLHA DE CÁLCULO.
Folha de Cálculo Professor: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
Probabilidade Teste de hipóteses para duas médias:
Sistemas de Controle III N8SC3
Lógica de programação Introdução à lógica de programação
Transcrição da apresentação:

1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 2 Aprendizagem-Performance Experiência 1 TESTE DE DESTREZA MANUAL (“placing”) ORGANIZAÇÃO Experiência 2 TAREFA DE POSICIONAMENTO LINEAR Experiência 2 TAREFA DE POSICIONAMENTO LINEAR CÁLCULOS REGISTO DE DADOS

2 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 2 Aprendizagem-Performance TESTE de DESTREZA MANUAL (“PLACING”) OBJECTIVO: colocar todas as peças por ordem no menor tempo possivel PRODEDIMENTOS: usando apenas uma mão, colocar as peças da direita para a esquerda e começando pela linha de peças mais próximo da matriz, de forma a que para colocar as peças da última linha seja necessário passar por cima das 3 linhas anteriormente colocadas 2 ensaios

3 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 2 Aprendizagem-Performance TAREFA de POSICIONAMENTO LINEAR OBJECTIVO: aquisição e retenção - 50 cm transfer - 40 cm PROCEDIMENTOS: Todos os ensaios com os olhos fechados Ensaio: parte da posição inicial (0 cm), move o cursor para alcançar posição alvo (paragem deste durante 2 a 3 segundos na posição final) e retorna à posição inicial Com IRR (cm) na aquisição (15 ensaios) Sem IRR na retenção (3 ensaios) e no transfer (3 ensaios)

4 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 2 Aprendizagem-Performance ORGANIZAÇÃO Turma dividida em dois grupos: Grupo 1: realiza teste de destreza manual e depois tarefa de posicionamento linear Grupo 2: realiza tarefa de posicionamento linear e depois teste de destreza manual Os elementos de cada grupo organizam-se em, pares, assumindo, alternadamente, funções de executante e de observador (fornece IRR e regista os valores na ficha de dados)

5 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 2 Aprendizagem-Performance REGISTO de DADOS FICHA 1 e FICHA 21 (curvas de desempenho)

6 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 2 Aprendizagem-Performance CÁLCULOS média de valores de desempenho dos dois ensaios da tarefa de destreza manual valor médio da turma na tarefa de posicionamento linear traçar a curva de desempenho da turma considerando todos os ensaios Calcular os dados por blocos de três ensaios traçar as curvas de desempenho individuais e da turma CÁLCULOS média de valores de desempenho dos dois ensaios da tarefa de destreza manual valor médio da turma na tarefa de posicionamento linear traçar a curva de desempenho da turma considerando todos os ensaios Calcular os dados por blocos de três ensaios traçar as curvas de desempenho individuais e da turma

7 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 2 Aprendizagem-Performance PRÓXIMA AULA MÁQUINA de CALCULAR