O VALOR ACRESCENTADO DA SEGURANÇA SOCIAL. A SITUAÇÃO PROTUGUESA  O SISTEMA PORTUGUÊS  O PAPEL DA SEGURANÇA SOCIAL  AS TENTATIVAS DE PRIVATIZAÇÃO E A.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evolução do Sistema Fiscal Português
Advertisements

Seguridade Social na perspectiva do desenvolvimento do Brasil" 6º Congresso Nacional da CNTSS/CUT 27 a 31 de maio - São Paulo Eduardo Fagnani IE/Unicamp.
Como melhorar a qualidade do gasto público?
Brasil: Financiamento do Sistema Único de Saúde - SUS
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
Envelhecimento: um desafio ao futuro
A Constituição Económica
Mercado e Estado Evolução das funções económicas do Estado Diana Pires, nº 1417 Jeanine Ferreira, nº 1376.
Centro Internacional de Formação
Fórum Nacional da Previdência Social Brasília, 10 de abril de 2007 Reformas da previdência social na Argentina e no Chile Gênero e mudanças na seguridade.
O Estado de bem estar social.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Seguridade Social Saúde Assistência Social Previdência Social
Regime da protecção dos Dados Pessoais (cont.)
Índice 1. Comercio internacional 1.1 Definição 1.2 Breve introdução
– Análise financeira do período 1995 – 2006
Conjuntura macroeconômica
Reforma da Previdência Social Brasileira Jorge Gerdau Johannpeter Comissão Especial da Câmara dos Deputados Brasília, 24 de abril de 2003.
Defendemos: A redução do déficit da previdência dos servidores públicos como instrumento da redução do desequilíbrio fiscal e da injustiça social; Uma.
Financiamento da Política de Saúde Marcelo Gouvêa Teixeira Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais XIX CONASEMS - Abril de 2003.
O Atuário na Regulação da Saúde Suplementar
Situações de carência socio-económicas
Melhores Práticas de Gestão
A População Imigrante no Concelho de Serpa Identificação Profissão Entrada e Permanência em Portugal Adaptação/Integração Social Agregado Familiar Projecto.
Maio de 2007 M. Pedrosa de Barros Estratégia Segurança da Informação Contributos A Estratégia da Informação Nacional Simpósio - Academia Militar.
Dilemas da institucionalização de políticas sociais em 20 anos de Constituição Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato Universidade Federal Fluminense
Entendendo o Cálculo das Reservas Matemáticas Em Plano de Benefício Definido Outubro 2013.
IAPE Seção Bahia I CONGRESSO DE SEGURIDADE SOCIAL
Políticas públicas e cidadania
O BPC e as perspectivas do SBPS
CAP3-3 O ESTADO E AS FINANÇAS PÚBLICAS
Os Regimes Complementares
DIREITO PREVIDENCIÁRIO FACULDADE PARAÍSO
AULA 1 O Trabalhador e a Previdência Social. AULA 1 O Trabalhador e a Previdência Social.
Funcionamento e o papel social das comunidades
O SISTEMA PORTUGUÊS DE PENSÕES E A POLÍTICA DE AUSTERIDADE  O SISTEMA PORTUGUÊS DE PENSÕES  AS REFORMAS E O DEBATE SOBRE AS PENSÕES E A AUSTERIDADE.
PRESTAÇÕES DE DESEMPREGO E EMPREGO CONVENIENTE REGIME PORTUGUÊS (DESCRIÇÃO BREVE) A POLÍTICA DE AUSTERIDADE E A EXPLOSÃO DO DESEMPREGO QUAIS OS PROBLEMAS.
Tendências na assistência social e o seu papel na promoção da inclusão social Armando Barrientos Brooks World Poverty Institute, Universidade de Manchester.
RPPS: ASPECTOS DE GOVERNANÇA
5. UM CASO PRÁTICO DE GOVERNANÇA E GESTÃO
1 SEMINÁRIO “O Orçamento de Estado para 2015 – Um OE amigo do Investimento, Crescimento e Emprego?” Há mais vida para além do Orçamento? Sustentabilidade.
1 Secretaria de Políticas de Previdência Complementar - MPS Reorganizações societárias e seus reflexos nos planos de previdência Rio de Janeiro, 30/8/2012.
– Análise financeira do período 1995 – 2006
O Sistema Previdenciário Brasileiro: Avaliações e Perspectivas Recife, agosto de 2010.
1 20 de Maio de 2010 Contributos das Comissões de Acompanhamento para a Gestão de Fundos de Pensões Acção de Formação “A Actividade das Comissões de Acompanhamento.
SUJEITOS DO DIREITO INTERNACIONAL -CRUZ VERMELHA- Inês Santos Xavier Pinto Novembro/2010.
Assessoria Econômica da FEDERASUL Relação Fiscal no Brasil: Sul x Nordeste.
SOCIEDADES. Conceito Tipo específico de PJ União de pessoas ≠ Empresário individual Finalidade de lucro (CC, art. 981) ≠ Fundações e Associações Espécies:
Consequências da violação dos direitos sociais
Carlos Arriaga Costa 1 Economia da Segurança Social Unidade 09 - Sustentabilidade do modelo de protecção social - anexo.
Políticas Educativas e Sociais Licenciatura em Educação Social (2º ano / 1º sem) Aula 3 Estado-Providência e Segurança Social 29.Setembro.2008 Escola Superior.
Antecedentes: – Eloy Chaves ´ - IAPs – Institutos de Aposentadorias e Pensões ´ - Primeiras tentativas de unificação das instituições.
ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA ENCONTRO ESTADUAL DO JOVEM ADVOGADO.
Estruturação do Sistema Previdenciário Organização Municipal de Seguridade Social Organização Municipal de Seguridade Social Data Base: Dezembro / 2012.
Autossuficiência e Reserva Estratégica Alimentar no contexto da PAC Francisco Avillez Professor Emérito do ISA, UL Coordenador Científico da AGRO.GES ISA,
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR: PROBLEMAS E ALTERNATIVAS Carlos Alberto Pereira de Castro Juiz do Trabalho Brasília, junho de 2007.
WORKSHOP SOBRE JUSTIFICAÇÃO E OTIMIZAÇÃO EXPOSIÇÕES MEDICAS DAS RADIAÇÕES IONIZANTES A REALIDADE E PERSPETIVA DOS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA NO.
Estruturação do Sistema Previdenciário Organização Municipal de Seguridade Social Organização Municipal de Seguridade Social Data Base: Dezembro / 2011.
NOTÍCIAS “Certificados de aforro” e “Pânico na Bolsa” Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa Finanças e Contabilidade Introdução as Finanças.
Programa de Educação Previdenciária Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL PALESTRA SOBRE BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS PREVIDENCIÁRIOS.
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
José Antonio Vital Galicia Alianza de Trabajadores de La Salud y Empleados Públicos A ADUFF ANDES-SN Universidade Federal Fluminense Niterói, A PRIVATIZAÇÃO.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Modelo Estado Providência Evolução histórica 1. Modelo Estado Providência Desenvolvido após a 2ª Guerra mundial É o Estado do bem-estar social É o modelo.
Aula Teórica nº 10 Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al. (2007), cap. 3 Sumário: 5. O Estado e as Finanças Públicas 5.1. Definição e funções do orçamento.
ESTUDO PARANAPREVIDÊNCIA. O Estado já pagou 20 salários mínimos de aposentadoria INSS - APOSENTADORIA EM NÚMERO DE SALÁRIOS MÍNIMOS 325% 9,5% 2,21 pp.
FEDERALISMO FISCAL E FINANCIAMENTO METROPOLITANO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS Fernando Rezende Recife,27/11/08.
14º CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA DA ANEPREM PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR José Roberto de Moraes Campinas – SP NOVEMBRO/2014.
1 Secretaria de Políticas de Previdência Complementar - SPPC Previdência Complementar do Servidor Público Aspectos Controversos - PL 1.992/2007 Brasília,
Transcrição da apresentação:

O VALOR ACRESCENTADO DA SEGURANÇA SOCIAL. A SITUAÇÃO PROTUGUESA  O SISTEMA PORTUGUÊS  O PAPEL DA SEGURANÇA SOCIAL  AS TENTATIVAS DE PRIVATIZAÇÃO E A CRISE ACTUAL

CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS Separação entre: segurança social e saúde Segurança social: seguro social público Financiamento: repartição Separação entre regime previdencial e regime não contributivo Regimes complementares

SISTEMA PORTUGUÊS DE SEGURANÇA SOCIAL SistemaSubsistemaObjectivoFinanciamento% PIB PrevidencialRepartiçãoSubstituir o rendimentoContribuições9,3 CapitalizaçãoReserva pública Contribuições 4,8 Acção socialPobrezaImpostos1 Protecção Social de CidadaniaSolidariedadePobrezaImpostos3 FamíliaApoio às famíliasImpostos1 Complementar Privado + Regime público de capitalização Complemento de pensãoPoupança

TS = transferência social

A SEGURANÇA SOCIAL COMO ESTABILIZADOR AUTOMÁTICO

O DEBATE SISTEMA PÚBLICO/SISTEMAS PRIVADOS Criação de um limite contributivo? O financiamento …hoje: impacto da crise e concepção assistencialista