ATINGINDO UMA EDUCAÇÃO DE NÍVEL MUNDIAL NO BRASIL: PRÓXIMOS PASSOS

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Transcrição da apresentação:

ATINGINDO UMA EDUCAÇÃO DE NÍVEL MUNDIAL NO BRASIL: PRÓXIMOS PASSOS Barbara Bruns, Economista principal para a área de Educação Região da América Latina e Caribe

Estrutura da Apresentação Progresso educacional brasileiro: 1995-2010 Educação no Brasil em 2010: Como comparar com outros paises? O que torna um professor mais efetivo na sala de aula? Considerações finais

Brasil: Progresso educacional Escolaridade média quase dobrou

Brasil: Progresso educacional Forte aumento nas matrículas do ensino médio

Brasil: Progresso educacional Grande aumento nas taxas de conclusão do ensinos fundamental e médio

Progresso educacional no Brasil: crescimento sustentado na aprendizagem O aumento de 52 pontos na média de matemática do Brasil no PISA é um dos maiores avanços já registrados MÉDIAS DO PISA EM MATEMÁTICA

…Mas, os outros países da América Latina continuam na frente Média do PISA em matemática

…E um dos BRICs está bem mais a frente MÉDIAS DO PISA EM MATEMÁTICA

Plataforma do progresso brasileiro: 15 anos marcados por continuidade das políticas e reformas sustentadas

Brasil: Plataforma do Progresso Equalização do financiamento Reforma radical em 1997 com o objetivo de eliminar as disparidades regionais e intra-estados em termos de recursos destinados ao ensino– FUNDEF e FUNDEB “Política da reforma” caso de estudo na KSG em Harvard Avaliação dos Resultados Avaliações censitárias de desempenho e IDEB Exemplo globla de boa prática Programas de Transferência de renda Bolsa escola (8.2 milhões de estudantes) para Bolsa familia (17.7 milhões de estudantes)

Educação no Brasil em 2010: Como comparar? Desenvolver habilidades da força de trabalho para cresicmento sustentato Contribuir para redução da probreza e desigualdade Tranformar eficientemente o gasto em resultados educacionais Rationale Historically weak association between spending and outcomes Full range of supply and demand factors relevant Not necessarily just a set of technocratic decisions What is the right number of textbooks per student that the ministry should send to each school What is the right teacher training protocol The level and mix of school-specific inputs is endogenously determined by the various actors in the system—based on their relationships of power and accountability

Contribuindo para redução da pobreza e desigualdade: progresso evidente

Transformando Gasto em Resultados : O gasto em educação no Brasil, como proporção PIB, é maior do que a média dos países da OCDE (5,2% vs 4,8%)

Transformando Gasto em Resultados: Custo Unitário no ensino terciário, faz do Brasil um outlier global

Transformando Gastos em Resultados Auditórias federais aleatórias encontraram corrupção em 35% dos municípios auditados (recibos falsos, superfaturamentos, etc) 13-55% do total de recursos do FUNDEF “perdidos” Ferraz et al encontraram as seguintes características nos municípios onde foi detectado corrupção: menos investimentos com infraestrutura e capacitação dos professores; aprendizagem 0.35 DP menor

Transformando Gastos em Resultados: Redução da população em idade escolar cria oportunidade para melhorar a qualidade mantendo o mesmo nível atual de despesa

Educação no Brasil em 2010: Como comparar? Desenvolver habilidades da força de trabalho para cresicmento sustentato Contribuir para redução da probreza e desigualdade Tranformar eficientemente o gasto em resultados educacionais Rationale Historically weak association between spending and outcomes Full range of supply and demand factors relevant Not necessarily just a set of technocratic decisions What is the right number of textbooks per student that the ministry should send to each school What is the right teacher training protocol The level and mix of school-specific inputs is endogenously determined by the various actors in the system—based on their relationships of power and accountability

O que torna um professor mais efetivo dentro da sala de aula?

Ter materiais dentro da sala de aula não é suficiente

Ter um professor dentro da sala de aula também não é suficiente

Educação é á transformação de insumos em resultados de aprendizagem Impactos Aprendizado dos alunos Taxas de conclusão INSUMOS FinanciamentoSalários Escolas Livros Materiais ATIVIDADES construção curriculo Treinamento avaliação supervisão Resultados Prática dos professores na sala de aula Insumos Atividades Resultados …e isto acontence na sala de aula

Instrumento para analisar a “caixa preta”da Sala de aula Método “Stallings” de observação de sala de aula PPPrimeiras observações sistemáticas da dinamica na sala de aula na América Latina Em Andamento: Brasil (Pernambuco, MG, cidade do RJ), México (DF), Jamaica Iniciando: Colômbia, Guatemala, Paraguay Planejado: Guiana, El Salvador, Chile, Peru Evidence on teacher practice and classroom dynamics from new cross-country data collection across and within LAC countries First large-scale, systematic classroom observations in LAC Ongoing in: Brazil (Pernambuco, Minas Gerais and Rio municipality) Starting in: Colombia, Mexico (Distrito Federal), Jamaica, Guatemala Planned in: Guyana, El Salvador, Chile (tbc)

Ficha de observação do método Stallings: Quais são as principais vantagens? Alta confiabilidade- entre observadores/países Benchmarking – Resultados podem ser comparados com indicadores de boas práticas nos EUA/OCDE Simples – Treinamento relativamente curto para formar observadores qualficados Poder analítico- Variáveis do método são: estatisticamente representativas do sistema educational Altamente correlacionadas com os resultados de aprendizado First large-scale, systematic classroom observations in LAC Teachers’ use of instructional time Use of materials Core pedagogical practices Ability to keep students engaged

O que a ficha de observação registra? Ficha de observação do método Stallings: O que a ficha de observação registra? O uso instrucional do tempo pelos professores Uso de materiais, incluindo TIC Práticas pedagógicas centrais Habilidade de manter os alunos envolvidos First large-scale, systematic classroom observations in LAC Teachers’ use of instructional time Use of materials Core pedagogical practices Ability to keep students engaged

Como são feitas as observações? Instrumento de “fotografia”em sala de aula: Ficha de observação do método Stallings Como são feitas as observações? São feitas 10 observações da aula em intervalos regulares de tempo. First large-scale, systematic classroom observations in LAC Teachers’ use of instructional time Use of materials Core pedagogical practices Ability to keep students engaged

Resultados: Evidências das salas de aula brasileiras Cinco conclusões Results: Classroom Observation data translated…. Resultados: Evidências das salas de aula brasileiras Cinco conclusões

#1 Brasil está distante dos padrões da OCDE Uso do tempo pelo professor Cidade do Rio de Janeiro (100 escolas) Estado de Pernambuco (300 escolas) Estado de MG Padrões de boas práticas da OCDE Escolas que melhoraram 2005-2007 Escolas que pioraram 2005-2007 Atividades de aprendizagem 62% 61% 66% 63% 85% Administração da sala de aula 31% 27% 25% 15% Atividade não acadêmicas 7% 12% 8% 0%   Professor fora da sala de aula 3% 6% -

#2 As escolas com aumentos e decréscimos no desempenho são diferentes (MG) O uso do tempo pelo professor Todas as escolas (média) Acréscimos/ Decréscimos Professor fora da sala de aula 4% 3% 6% Professor não envolvido com os estudantes 2% Atividade de pergunta e respostas 12% 15% 10% Grupos pequenos e grandes de estudantes não envolvidos 28% 19% 37% Students not engaged – 37% of the time = 74 days lost in a years (200 days, 5 hours/day) compared with 38 days in improving schools 36 days per year more instructional time in schools that showed learning gains Twice as many days per year lost because teacher absent from classroom in declining vs improving schools (12 vs 6 days)

#3 Mais tempo em atividades de aprendizagem é altamante relacionado com o desempenho dos alunos (RJ) 5a série Uso do tempo pelo professor 1. Atividades de Aprendizagem 2.Administração da sala de aula 3. Professores não envolvidos 3.1 Professor fora da sala de aula Total amostra– Rio 58% 37% 6% 1% 10% melhores IDEB (escolas) 70% 27% 3% 0% 10% piores IDEB (escolas) 54% 39% 7% Diferença 0.16 -0.13 -0.03   [0,09]* [0,02] [0,01]** - Erros robustos em parênteses: *Estatisticamente significativo a 10%, **Estatisticamente significativo a 5%, ***Estatisticamente significativo a 1% - Dados no nível do ano/escola

#4 Mais tempo dedicado a atividades de aprendizagem parece contribuir para maiores ganhos de desempenho e recebimento do bônus (PE) Bônus 2009 Uso do tempo pelo professor 1. Atividades de Aprendizagem 2.Administração da sala de aula 3. Professores não envolvidos 3.1 Professor fora da sala de aula Amostra de escolas estaduais em PE 61% 28% 11% 8% Alcançaram o bônus em 2009 62% 27% 10% Não alcançaram o bônus em 2009 53% 30% 17% 12% Diferença 0.09 -0.03 -0.06 -0.04   [0,04]** [0,03] [0,02]*** Erros robustos em parênteses: *Estatisticamente significativo a 10%, **Estatisticamente significativo a 5%, ***Estatisticamente significativo a 1% - Dados no nível da escola: 5º ano, 9º ano Português e Matemática e 3º ano do EM Amostra de 300 escolas estaduais, com 1.800 salas de aula observadas – 5º ano, 9º ano Português e Matemática e 3º ano do EM Erros robustos em parênteses: *Estatisticamente significativo a 10%, **Estatisticamente significativo a 5%, ***Estatisticamente significativo a 1%

Administração da sala de aula #5 As práticas dos professores variam muito …com grandes impactos na aprendizagem Em média, somente 61% do tempo de aula é usado para atividades de aprendizagem Mas, em algumas escoals esta média é de 81% Em outras a média é de 37% 88 dias a mais de instrução por escola anualmente TEMPO USADO NA SALA DE AULA Escolas do RJ, Junho de 2010 Atividades de aprendizagem Administração da sala de aula Professores não envolvidos em atividades de aprendizagem ou fora da sala

#5 Prática dos professores varia muito … mesmo dentro da escola TEMPO USADO NA SALA DE AULA Escolas do RJ, Junho de 2010 Entre diferentes sala de aula na mesma escola 70% do tempo nas melhores salas 52% nas piores salas 36 dias a mais de instrução por ano em salas de aula mais eficientes Learning activities Classroom management Teacher off task

Considerações Finais Os últimos 15 anos foram caracterizados pela continuidade da política e reformas sustentadas que renderam bons frutos. Mas, ainda está distante de suas próprias metas. Vantagem quase única: inúmeras políticas inovadoras nos níveis estaduais e municipais e abertura para avaliação (políticas de melhora da qualidade do professor). Strengthening ECD Upgrading secondary education Higher investment to eliminate night shifts (42% of all enrollments) Reform curriculum to concentrate on core academics Private sector partnerships for high quality technical and vocational schools – incl. innovative MG vouchers Maximizing federal govt. impact Promote state-wide improvement Exploit the Brazilian “education action lab” Raising teacher quality

Considerações Finais Oportunidade para a Administração Dilma Roussef encorajar a inovação e disseminar o conhecimento sobre o que funciona: “laboratório de ações educacionais” no Brasil Não apenas o Brasil, mas, o mundo pode aprender importantes lições a partir de avaliações rigorosas de impacto sobre a efetividade dos professores…na sala de aula. Strengthening ECD Upgrading secondary education Higher investment to eliminate night shifts (42% of all enrollments) Reform curriculum to concentrate on core academics Private sector partnerships for high quality technical and vocational schools – incl. innovative MG vouchers Maximizing federal govt. impact Promote state-wide improvement Exploit the Brazilian “education action lab” Raising teacher quality

Muito Obrigada! Barbara Bruns bbruns@worldbank.org