CULTURA DO TRIGO. CULTURA DO TRIGO Origem: antiga Mesopotâmia (Síria, Jordânia, Turquia e Iraque) Família: Poaceae (Gramíneas) Gênero: Triticum Espécie:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A América do Sul na relação de oferta/demanda e formação de preço Jun/2011.
Advertisements

As conseqüências do avanço da cana
ARROZ IRRIGADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ZONA SUL Pesq
REUNIÃO NACIONAL DE MULHERES DIRETORAS DA FORÇA SINCAL.
O novo ciclo de expansão do agronegócio. Safra 2010/11 O novo ciclo de expansão do agronegócio Abr/2011.
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
Política de Incentivo no Âmbito do Programa Nacional de DST e Aids
cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul
Amendoim.
Projeto de Geografia: Trigo
A ocupação da América e do Brasil
INSTRUÇÕES PARA O TRABALHO DE G.Q.P.
Cenários para a Silvicultura: A borracha natural
PRINCIPAIS ÁREAS INDUSTRIAIS
OS IMPACTOS ECONÔMICOS DA GRIPE AVIÁRIA
CUSTO DE PRODUÇÃO E METODOLOGIA DE FIXAÇÃO DE PREÇOS MÍNIMOS Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvovimento Rural.
Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba)
Preço do óleo diesel e seus impactos na agropecuária
Produção de Fumo no Sul do Brasil
Conjuntura do Milho e Mecanismos de Sustentação de Preços
PROF. EDUARDO C. FERREIRA
A NOVA FRONTEIRA DO LEITE NO BRASIL
Desenvolvimento de métodos
Agricultura Mundial I, II e III – G13, G14 e G15
Seminário ''Flutuações dos Preços nos Mercados dos Cereais - Razões e Consequências‘’ Apresentação da ANPOC – Associação Nacional de Produtores de Cereais,
Aula # 2 Os Benefícios dos Serviços de Meteorologia para a Agricultura - O Caso do Brazil - Dr. Paulo C. Sentelhas.
Perspectivas para o mercado de arroz em 2007
Os principais Produtos
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
Seminário Comércio Internacional
Ano II Dezembro de 2009 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
Ano IV JUN/JUL de 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
DA HORTIFRUTICULTURA NO PARANÁ
PLANEJAMENTO E A ESTRUTURA TRIBUTÁRIA E LOGÍSTICA DE MATO GROSSO
IMPACTOS ECONÔMICOS DAS CULTURAS GENETICAMENTE MODIFICADAS NO BRASIL
A atividade agrícola e o espaço agrário
Parcerias Embrapa – Exemplos
Fonte: CONAB. Ano IV JUN/JUL de 2010 Balanço Mundial - Exportação, consumo mundial, estoques finais, exportações e importações (Milhões de sacas de 60.
"Comercialização de Soja" Gerente Comercial de Grãos
Ano III Fevereiro de 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
Soja Brasil Situação e Perspectiva I Seminário Outlook Regional de La Agroindustria Buenos Aires, 27 e 28 julho 2005 Apresentação: João Paulo de Moraes.
A PRODUÇÃO DE SEMENTES DE TRIGO E SUA CORRELAÇÃO COM A QUALIDADE INDUSTRIAL DO GRÃO: CONSTRUINDO UMA NOVA IDENTIDADE Sergio Roberto Dotto Chefe-Geral da.
Agrotóxicos, Transgênicos e Soberania alimentar
APRESENTAÇÃO ABIMAQ – 12/12/ Finalização da safra de verão 2012 /2013 Raimunda Silva Lobo – Bela Vista do Chibarro – janeiro 2013.
6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ano II Dezembro de 2009 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
Girassol: perspectivas da cultura no Brasil
Problemas Urbanos Oficina Geografia 2° Semestre. Crescimento urbano, Verticalização dos espaços. São Paulo, capital do estado homônimo, é a maior cidade.
COMPLEXOS REGIONAIS.
Balanço Mundial - Produção, consumo mundial, exportações e importações (Milhões de toneladas). Ano II Dezembro de 2009 Relação Produção x Consumo Mundial.
MERCADO DO MILHO Robson Mafioletti
Ano IV – JUN/JUL 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
Curso de Especialização LOCAIS EM QUE ESTÁ OCORRENDO O CURSO em 2009.
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
PERSPECTIVAS E POTENCIALIDADES CADEIA SUÍNA Novembro de 2003.
Ano III Fevereiro de 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões t). Balanço Mundial.
PROPOSTAS PARA O SETOR TRITÍCOLA BRASILEIRO ELABORAÇÃO: OCB CNA OCEPAR FAEP SEAB/PR FECOAGRO FARSUL FETAG Março de 2007.
Ano II Dezembro de 2009 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Wagner Gonçalves Rossi Diretor Presidente MERCADO E PERSPECTIVAS PARA A PRODUÇÃO DE TRIGO SAFRA 2009/10.
2º ENCONTRO ESTADUAL DA CADEIA PRODUTIVA DO MILHO Realização: Secretária da Agricultura do Paraná Resultados da Safrinha de Milho 2003/04 no Brasil Apresentação:
Brasil: país subdesenvolvido porém, industrializado
Principais produtos agrícolas
Produção agrícola brasileira
Ano III Abril 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
Mercado do girassol e viabilidade da safrinha
Ano II Dezembro de 2009 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões t). Balanço Mundial.
Ano III Fevereiro 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
Fazer sucesso no mundo empresarial não é uma questão de sorte
Aquicultura e pesca Introdução
Los impactos del Cambio Climático en el Pantanal Alcides Faria
Transcrição da apresentação:

CULTURA DO TRIGO

Origem: antiga Mesopotâmia (Síria, Jordânia, Turquia e Iraque) Família: Poaceae (Gramíneas) Gênero: Triticum Espécie: Triticum aestivum Triticum durum Inflorescência: espiga. Flores

As sementes mais antigas de trigo já encontradas datam de 6. 700 a As sementes mais antigas de trigo já encontradas datam de 6.700 a.c e foram plantados pelos povos que habitavam a antiga Mesopotâmia por volta de 4000 a.c, eles já tiravam proveito do processo de fermentação do trigo, processo que, aliás, também era utilizado na fabricação do vinho e da cerveja.

O pão nascido da criação dos egípcios, além de servir a população era preparado de forma mais caprichada como oferenda aos deuses e utilizados em rituais mágicos. A receita da massa se espalhou pelos povos vizinhos, fazendo com que o pão se tornasse o alimento símbolo das civilizações mediterrâneas, a tal ponto que os antigos gregos e romanos viam nele o equilíbrio perfeito de todos os elementos da natureza.

O trigo ocupa o primeiro lugar em volume de produção mundial O trigo ocupa o primeiro lugar em volume de produção mundial. No Brasil, a produção anual oscila entre 5 e 6 milhões de toneladas. É cultivado nas regiões Sul (RS, SC e PR), Sudeste (MG e SP) e Centro-oeste (MS, GO e DF). O consumo anual no país tem se mantido em torno de 10 milhões de toneladas.

Cerca de 90% da produção de trigo está no Sul do Brasil Cerca de 90% da produção de trigo está no Sul do Brasil. O cereal vem sendo introduzido paulatinamente na região do cerrado, sob irrigação ou sequeiro.

HISTÓRIA DO TRIGO NO BRASIL No Brasil, há relatos que o cultivo do trigo tenha se iniciado em 1534, na antiga Capitania de São Vicente. A partir de 1940, a cultura começa a se expandir comercialmente no Rio Grande do Sul. Nesta época, colonos do Sul do Paraná plantavam sementes de trigo trazidas da Europa em solos relativamente pobres, onde as cultivares de porte alto, tolerantes ao alumínio tóxico, apresentavam melhor adaptação.

A partir de 1969/70, o trigo expandiu- se para as áreas de solos mais férteis do norte/oeste do Paraná e, em 1979, o Estado assumiu a liderança na produção de trigo no Brasil. A maior área semeada e a maior produção foram registradas em 1986/87 quando, em uma área de 3.456 mil ha, o Brasil produziu 6 milhões de toneladas de trigo. Naquela safra, o Paraná produziu 3. Milhões de toneladas de trigo e a produtividade alcançou 1.894 kg/ha.

Enquanto que a produtividade média do trigo no Brasil, no período de 1970 a 1984, foi de 1.139 kg/ha, no período de 1995 a 2003, ela se situou acima dos 1.500 kg/ha. Atualmente, algumas cooperativas têm obtido, em anos sucessivos, médias superiores a 2.500 kg/ha. Produtividades de trigo superiores a 5.000 kg/ha, são relatadas com frequência, em anos com clima favorável e com lavouras bem cuidadas.

PRODUÇÃO MUNDIAL E DADOS ECONOMICOS O trigo é um dos mais nobres alimentos e responde atualmente por cerca de 30% da produção mundial de grãos. Dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), mostram que a produção mundial de trigo situa-se em torno de 590 milhões de toneladas/ano. Os maiores produtores são a China, a Comunidade Europeia, a Índia e a Rússia, países que representam 64% do total mundial.

Na América do Sul, a Argentina é, com folga, o maior produtor de trigo e está em 5º lugar na lista dos maiores exportadores mundiais. Produz em média 12 milhões de toneladas anuais. A Argentina consegue exportar, em média, 7,9 milhões de toneladas por ano, valor equivalente a demanda brasileira por importação (em torno de 7 milhões de t/ano).

SITUAÇÃO DAS SAFRAS NACIONAIS A área cultiva com trigo na safra 2009/2010 foi de 2.428,0 mil hectares distribuídas em três regiões e oito estados da federação. A maior concentração de cultivo foi localizada na Região Sul, sendo o Estado do Paraná o maior produtor com 1.299,6 mil hectares, correspondente a 53,52% da área total.

Seguem Rio Grande do Sul com 859,8 mil ha (35,41%), Santa Catarina com 117,0 mil ha (4,82%), São Paulo 61,3 mil ha (3,52), Mato Grosso do Sul com 42,4 mil ha (1,74%), Minas Gerais com (0,10%).

A produtividade média nacional foi de 2.070 kg/ha, 15,7% inferior a colhida na safra passada. Os Estados com as melhores produtividades foram: Minas Gerais que colheu 4.303 kg/ha de produto de boa qualidade e Rio Grande do Sul com uma produtividade média de 2.100 kg/ha. As maiores perdas se localizam no Paraná, São Paulo e no distrito Federal.

A produção nacional da safra 2009/2010 foi de 5 A produção nacional da safra 2009/2010 foi de 5.026,3 mil toneladas gerada pela produtividade média de 2.070 kg/ha.

TRIGO NO PARANÁ SAFRA 09/10 No Estado do Paraná, devido ao excesso de chuvas na colheita, a produtividade média reduziu 28,3 %, comparada com a safra anterior, ficando 1 .955 kg/ha. • A produção do Estado por sua vez, totalizou 2 .540,7 MT, reduzindo 17,2%.

ESTIMATIVA DE ÁREA PLANTADA BRASIL ESTIMATIVA DE ÁREA PLANTADA em 1.000 ha 07/08 08/09 09/10 TRIGO: 1.848,9 2.423,9 2.429,0 FONTE: CONAB - Levantamento: Jan/2010.

BRASIL ESTIMATIVA DA PRODUÇÃO DE TRIGO em 1.000 ton 07/08 08/09 09/10 TRIGO 4.000 6.030 5.026,3 FONTE: CONAB - Levantamento: Jan/2010.

HISTÓRICO DAS SAFRAS NO BRASIL -MAIOR SAFRA DE TRIGO JÁ REGISTRADA NO BRASIL FOI EM 1986/87 COM 6,12 MT. - SEGUNDA MAIOR SAFRA EM 2003/04 COM 6,073 MT. -TERCEIRA MAIOR SAFRA EM 2008/09 COM 6,030 MT.

ANTIGO ENGENHO DE TRIGO

SILOS DE TRIGO

O trigo é dividido em partes com diferentes finalidades

-

PRINCIPAIS PAISES PRODUTORES DE TRIGO

Principais insetos-praga da cultura

sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHT... http://www.google.com.br/IMAGENS http://www.seagri.ba.gov.br/Trigo.htm