Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sumário Exercícios
Advertisements

CONCEITOS PRELIMINARES
Economia e Gestão Financeira
OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
MERCADO 1. Conceito Mercado 1 Mercado 2 Mercado 3
INTRODUÇÃO À ECONOMIA A CIRCULAÇÃO NUMA ECONOMIA DE MERCADO CANO, Wilson. Introdução à Economia: uma abordagem crítica. 2 ed. São Paulo: UNESP, p.
Exercício 4 Numa região hipotética, o mercado da amêijoa é composto por 1000 compradores e 40 vendedores, idênticos. Admita que, diariamente, as quantidades.
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
DISCIPLINA: ECONOMIA E GESTÃO
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
TEORIA DA OFERTA Teoria da Produção e Teoria dos Custos de Produção.
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
CONTEÚDO: Definição e objeto da economia
Análise da Oferta de Mercado
Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
Análises de Demanda e Oferta
Economia & Mercados Prof. Allex Sander.
P4 Ao preço p4 > p3 qual a quantidade que os consumidores domésticos estariam dispostos a comprar? E que quantidade seria produzida no país? Em uma economia.
Oferta e Demanda A Curva de Oferta
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Teoria Econômica AULA 4 Profª Karine R. de Souza.
Microeconomia Aula 1 Prof. André Nascimento
Microeconomia – aula 14 Microeconomia para Administração
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Economia e Mercado 4ª AULA.
Teoria da oferta e procura Prof. Jorge Mendes de Sousa
TIPOS DE BENS e SERVIÇOS
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A
Introdução a Microeconomia
MARSHALL( ) Escola de Cambridge
MERCADO Profª. Econ. Msc. Jarmonielle de Oliveira
Introdução à Microeconomia
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
Microeconomia – aula 6 Microeconomia para Administração
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Gestão Estratégica de Custos
MICROECONOMIA.
Fundamentos de Economia
Noções gerais de Economia
Fundamentos de economia
11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Universidade Paulista - UNIP O Excedente do Produtor.
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
DEMANDA x OFERTA.
Oferta de mercado. “As quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo” Da mesma forma que a demanda, a oferta.
Introdução à Economia Prof. Rui Brandão. Noções de Microeconomia Definições preliminares.
Assuntos preliminares
Renda Nacional: Produção, Distribuição e Alocação Aldo Roberto Ometto.
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Introdução à Macroeconomia
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Oferta de Mercado Aula 5.
O MECANISMO DE MERCADO O MECANISMO DE MERCADO OU SISTEMA DE PREÇOS É O RESULTADO DA INTERAÇÃO ENTRE A OFERTA E A DEMANDA INDIVIDUAL. O PREÇO DE MERCADO.
Microeconomia Aula 4.
FUNDAMENTOS/CONCEITOS BÁSICOS
Economia de Mercado Bruno Oliveira de Araújo Divisão do Estudo Econômico Microeconomia: é o ramo da Teoria Econômica que estuda o funcionamento do mercado.
Economia Conceitos Básicos.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S
Noções de Microeconomia
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA Prof. MSc. Elói Martins Senhoras Introdução à Economia Prof. MSc. Elói Martins Senhoras.
Transcrição da apresentação:

Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque Economia e Sociedade Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque marcela_ribeiro_albuquerque@yahoo.com.br

Introdução à Economia O que estuda a economia? Como distribuir os recursos produtivos escassos para satisfazer as necessidades da população?

Introdução à Economia “Grande problema!” Em qualquer sociedade, os recursos produtivos ou fatores de produção (mão de obra, terra, matérias-primas...) são limitados. As necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam.

Introdução à Economia Do “grande problema” surge: O que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir? Como a sociedade resolve isso? Depende do Sistema Econômico: Capitalismo ou Socialismo.

Introdução à Economia Mercado de Bens. Bens de capital. Bens de consumo: duráveis e não duráveis. Bens intermediários.

Capacidade empresarial Introdução à Economia Mercado de Fatores de Produção Fator de produção Tipo de remuneração Trabalho Capital Terra Tecnologia Capacidade empresarial Salário Juro Aluguel Royalty Lucro

Introdução à Economia O estudo da economia é dividido em áreas: Microeconomia. Macroeconomia. Economia Internacional. Crescimento e Desenvolvimento Econômico.

Introdução à Microeconomia Analisa a formação de preços no mercado. Estuda o comportamento da oferta (produtores) e da demanda (consumidores). Predomina a visão do mercado como um todo.

Aplicações da Microeconomia para as empresas Política de preços da empresa. Previsões de demanda e custos de produção. Preferência dos consumidores – qual propaganda fazer. Localização da empresa.

Análise da Demanda Qd = f (P) Demanda e preço tem uma relação inversa. Outros fatores que determinam a demanda por um bem: Preço dos bens substitutos. Preferências. Renda.

Introdução à Microeconomia O que garante a relação inversa entre preço e demanda? Efeito Renda. Efeito Substituição.

Oferta O = f(P) Oferta é por parte dos produtores, e eles irão ofertar mais quanto maior for o preço do produto. Ou seja, a relação é direta. Fatores como custo de produção, disponibilidade tecnológica, número de empresas também influenciam na oferta de mercado.

Equilíbrio A quantidade que os consumidores desejam comprar é igual à quantidade que os produtores desejam vender. O preço que os consumidores desejam pagar é igual ao preço que os vendedores desejam vender.

Estruturas de Mercado Forma pelo qual o mercado se organiza. Uma estrutura é determinada pelo: Número de empresas. Tipo do bem (homogêneo ou não). Existência de barreiras à entrada.

Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque Economia e Sociedade Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque marcela_ribeiro_albuquerque@yahoo.com.br