WORKSHOP SOBRE INTERAÇÃO TRANSFORMADOR – SISTEMA 22 de Outubro de 2009 CEPEL – Rio de Janeiro - RJ GT A2/C4-03 do Cigré Brasil Recomendações e Trabalhos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

BENCHMARKING.
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
Gerenciamento da Integração
Avaliação de Sistemas Operacionais
1 E como estabelecer os indicadores? No capítulo Como acertar deste Caderno Técnico, temos diversas formas que lhe auxiliarão nesta importante etapa. Podemos.
A VALIDAÇÃO DE PROJETOS EM EMPRESAS CONSTRUTORAS E INCORPORADORAS
Processo Desenvolvimento de Software Tradicional
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Preço IBM Service Manager for Smart Business em torno de R$6.000,00 por usuário o preco so é mantido para empresas MidMarket / por usuário Preço referência.
Gestão de estoques na cadeia de logística integrada
Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EQUIPAMENTOS ELÉTRICAS DE SUBESTAÇÕES
Desafios do desenvolvimento de software
Figura 1. Circuito de polarização
Aplicação de Metodologias RCM nos Planos de Manutenção dos Sistemas de Proteção, Comando e Controlo da EDP Distribuição Helder Tavares
Funções da Administração
Projeto: Capacitação em GP
PRINCIPIOS DA QUALIDADE
ANÁLISE DE UM SISTEMA MULTI-ELETRODOS EM PROCESSOS ELETROQUÍMICOS Vinicius Flores Resumo A utilização de multi-eletrodos no estudo de processos eletroquímicos.
Gerenciamento da Integração
Gerenciamento da Integração
2o ENCONTRO DA CADEIA DE FERRAMENTAS, Desafios para a indústria
Título do trabalho PROJETO LONG DIST
ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos
Gerência de Configuração - GC
VESTIMENTAS ANTICHAMA – UM CASO DE SUCESSO NA CHESF
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
1 Impacto no Projeto de Transformadores n 1 – Quais são as medidas adotadas pelos fabricantes para garantir a suportabilidade dos transformadores frente.
Interação entre Transformadores e o Sistema Elétrico com Foco nos Transitórios Eletromagnéticos de Alta Frequência Apresentação e Análise dos Resultados.
Fenômeno da Interação Transformador/ Sistema de Potência Workshop Interação Transformador / Sistema de Potência GT A2/C4.3.
1 © 2009, A.B. Fernandes e G. S. Luz Workshop sobre Interação Transformador-Sistema 22 de Outubro de 2009, CEPEL, Rio de Janeiro, RJ.
WORKSHOP SOBRE INTERAÇÃO TRANSFORMADOR-SISTEMA
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
Plano de Manutenção <RedMan>
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelApresentação Projeto META | Mar-2012 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica 15/05/2012 Projeto META TRs.
Gestão Completa da Cadeia de Suprimentos
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelApresentação Projeto META | Mar-2012 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica 14/05/2012 Projeto META TR.
CIGRÉ/BRASIL – COMITÊ NACIONAL BRASILEIRO CE-B5 – PROTEÇÃO E AUTOMAÇÃO SEMINÁRIO INTERNO DE 2005.
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
Um Meta-modelo para o Processo de Sistema com RV Baseado em Princípios da IHC Milena Marquezin Olher Orientadora: Júnia Coutinho Anacleto Silva PPGCC -
Avaliação Dielétrica de Equipamentos Tensão Induzida em Trafos
Avaliação Dielétrica | Set 2012Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - Cepel Centro de Pesquisas de Energia Elétrica Avaliação Dielétrica de Equipamentos.
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica Avaliação de TCs de 230 kV, Magrini Galileo SE Teresina - Chesf.
CIGRÉ/BRASIL – COMITÊ NACIONAL BRASILEIRO CE-B5 – PROTEÇÃO E AUTOMAÇÃO SEMINÁRIO INTERNO DE 2006.
NORMA IEC PARTE 1 INTRODUÇÃO E VISÃO GERAL
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC ANÁLISE CRÍTICA DOS PEDIDOS, PROPOSTAS E CONTRATOS.
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelAvaliação Dielétrica | Set 2012 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica Avaliação Dielétrica de Equipamentos.
APS Assessoria de Projetos e Soluções. Completar a etapa de testes identificando eventuais falhas(dentre os critérios de avaliação) e identificando possíveis.
CIGRÉ/BRASIL - COMITÊ NACIONAL BRASILEIRO CE-B5 - PROTEÇÃO E AUTOMAÇÃO
NOÇÕES DE INDICADORES DE DESEMPENHO
Gestão de Controle Dayane Ramos dos Santos
Organização da apresentação:
Aula 3: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Integração
Introdução à Validação de Processo e Controle de Alterações Formação de Auditores CPG FAT02SP Ricardo P. Moisés Instituto RACINE Data da aula: 24/07/2009.
Refletores de antenas A utilização de elementos refletores em antenas, tem como objetivo modificar as características do diagrama de irradiação. O uso.
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
Projeto P&D em AMI Eletrobrás. Agenda Motivações Redução de perdas globais (técnicas e comerciais); Melhoria da eficiência operacional; Maior proteção.
Professora Michelle Luz
Agenda Regulatória 790ª RCD Conselheiro Rodrigo Zerbone Loureiro Agência Nacional de Telecomunicações 3 de dezembro de 2015.
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelAgosto 2015 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias para Linhas.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
CT-13 Comissão Técnica de Vazão
10 a 12/11/15 Treinamento sobre o Novo Papel do Avaliador Líder Patricia Weigert de Camargo Chefe da Nuale MUDANÇAS NA NIT-DICLA-029 DECORRENTES DA AVALIAÇÃO.
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão, aplicado na Homologação.
Níveis de Gestão Empresa Uma entidade social conscientemente coordenada. Função da Gestão Funciona como um conjunto de funções que visam conduzir a um.
Engenharia de Produtos
Técnicas de Avaliação de Interfaces Prof. Jorge Cavalcanti.
Transcrição da apresentação:

WORKSHOP SOBRE INTERAÇÃO TRANSFORMADOR – SISTEMA 22 de Outubro de 2009 CEPEL – Rio de Janeiro - RJ GT A2/C4-03 do Cigré Brasil Recomendações e Trabalhos Futuros

WORKSHOP SOBRE INTERAÇÃO TRANSFORMADOR – SISTEMA 22 de Outubro de 2009 CEPEL – Rio de Janeiro - RJ GT A2/C4-03 do Cigré Brasil Realizar estudos de transitórios eletromagnéticos considerando-se uma detalhada modelagem do sistema elétrico (subestação) e do transformador, visando a: Obter subsídios para Especificação de Transformadores. Análise de causa de falha do transformador Na determinação das sobretensões a que o transformador estará sujeito, avaliar, também, com foco nos fenômenos de alta freqüência: Manobra de disjuntores Manobra de secionadores Aplicação de curtos-circuitos próximos a SE. Na determinação dos níveis de isolamento, levar em conta, não apenas a amplitude das sobretensões, mas seu espectro de freqüência, comparando-o com o espectro de freqüência dos impulsos padronizados. Recomendações – Coordenação de Isolamento

WORKSHOP SOBRE INTERAÇÃO TRANSFORMADOR – SISTEMA 22 de Outubro de 2009 CEPEL – Rio de Janeiro - RJ GT A2/C4-03 do Cigré Brasil Se FSDF exceder o limite de referência adotado: Especificar um nível de isolamento mais elevado; Avaliar possíveis modificações no arranjo físico da subestação; Utilizar outras medidas mitigadoras: (uso de DCP, resistores de pré-inserção, filtros RLC, etc.) Recomendações – Coordenação de Isolamento

WORKSHOP SOBRE INTERAÇÃO TRANSFORMADOR – SISTEMA 22 de Outubro de 2009 CEPEL – Rio de Janeiro - RJ GT A2/C4-03 do Cigré Brasil Contemplar as solicitações decorrentes dos transitórios de alta freqüência; Manter estreita interação entre cliente-fabricante para estudo das solicitações decorrentes dos transitórios de alta freqüência nos transformadores Utilizar o Fluxograma proposto para interação entre o usuário e o fabricante durante a etapa de fabricação do transformador; Recomendações – Especificação de Transformadores

WORKSHOP SOBRE INTERAÇÃO TRANSFORMADOR – SISTEMA 22 de Outubro de 2009 CEPEL – Rio de Janeiro - RJ GT A2/C4-03 do Cigré Brasil

WORKSHOP SOBRE INTERAÇÃO TRANSFORMADOR – SISTEMA 22 de Outubro de 2009 CEPEL – Rio de Janeiro - RJ GT A2/C4-03 do Cigré Brasil Desafios visualizados para a execução do fluxograma: A especificação técnica que contém as características das tensões transitórias dos níveis de isolamento, geralmente só se torna de conhecimento dos fabricantes, após a publicação de edital público; Cada vez mais os prazos são menores para os empreendimentos, o que dificulta as interações entre a concessionária e o fabricante do transformador ; A modificação de alguma grandeza dielétrica especificada e/ou a inclusão de novo requisito técnico não previsto inicialmente, pode vir a alterar o preço do transformador; Recomendações – Especificação de Transformadores

WORKSHOP SOBRE INTERAÇÃO TRANSFORMADOR – SISTEMA 22 de Outubro de 2009 CEPEL – Rio de Janeiro - RJ GT A2/C4-03 do Cigré Brasil Para avaliar o impacto no projeto do transformador, causado por requisitos dielétricos não normatizados, o fabricante de transformador terá que dispor de tempo e da utilização de ferramenta computacional, a qual muitas das vezes somente sua fábrica matriz domina. Geometrias e configurações críticas no projeto de transformadores que venham a ser necessárias, decorrentes de estudos de solicitações dielétricas não convencionais, precisam de desenvolvimento e testes que comprovem sua eficácia antes de serem implementadas pelos fabricantes Somente a prática e a vivência decorrentes de uma maior avaliação Transformador-Sistema Elétrico conduzirão a um domínio dos passos sugeridos no fluxograma; Recomendações – Especificação de Transformadores

WORKSHOP SOBRE INTERAÇÃO TRANSFORMADOR – SISTEMA 22 de Outubro de 2009 CEPEL – Rio de Janeiro - RJ GT A2/C4-03 do Cigré Brasil Manter o requisito de ensaio de onda cortada na especificação do transformador, uma vez que este ensaio representa melhor as solicitações do sistema na região de altas freqüências. Recomendações – Especificação de Transformadores

WORKSHOP SOBRE INTERAÇÃO TRANSFORMADOR – SISTEMA 22 de Outubro de 2009 CEPEL – Rio de Janeiro - RJ GT A2/C4-03 do Cigré Brasil As avaliações realizadas pelo grupo de trabalho Cigré Brasil A2/C4.3 não tiveram o propósito de esgotar o tema interação elétrica transformadores / Sistema Elétrico, tendo em vista a sua complexidade e abrangência; Considera-se de grande interesse que o assunto continue em análise, inclusive, com outros enfoques, através da formação de grupos de trabalho complementares no âmbito do Cigré Brasil; Trabalhos Futuros

WORKSHOP SOBRE INTERAÇÃO TRANSFORMADOR – SISTEMA 22 de Outubro de 2009 CEPEL – Rio de Janeiro - RJ GT A2/C4-03 do Cigré Brasil Modelagem dos Transformadores Fenômenos dielétricos relacionados ao núcleo do transformador. Efeito dos surtos repetitivos e impacto na coordenação de isolamento; Medição de transitórios rápidos no campo Medição de resposta em freqüência Ensaios dielétricos em fábrica com formas de onda não padronizadas Especificação de Transformadores Trabalhos Futuros