Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico (PFCM_1_2) Reunião com Agrupamentos de Escolas Centros.

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Transcrição da apresentação:

Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico (PFCM_1_2) Reunião com Agrupamentos de Escolas Centros de Formação de Associações de Escolas Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação

Sessão de abertura Intervenção da Presidente do Conselho Directivo da ESE Profa. Doutora Rosário Gamboa Intervenção do Presidente do Conselho Científico da ESE Prof. Mestre Rui Ferreira

Apresentação do Programa de Formação Intervenção da Coordenadora do Programa da ESE P rofa. Doutora Dárida Fernandes

Meta: PARA MAIS INFORMAÇÕES... A melhoria das aprendizagens dos alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico na área de Matemática e o desenvolvimento de uma atitude positiva face a esta área do saber

PRINCIPIOS PARA MAIS INFORMAÇÕES... desenvolvimento profissional do professor dinâmicas curriculares contínuas centradas na Matemática formação matemática de qualidade práticas lectivas dos professores como ponto de partida e escrutínio das necessidades concretas de formação trabalho colaborativo entre diferentes actores Valorização

OBJECTIVOS PARA MAIS INFORMAÇÕES... 1.Promover um aprofundamento do conhecimento matemático, didáctico e curricular dos professores do 1º e 2º ciclos envolvidos, tendo em conta as actuais orientações curriculares neste domínio. 2. Favorecer a realização de experiências de desenvolvimento curricular em Matemática (Planificação – Condução/Acompanhamento – Reflexão), apoiados pelos seus pares e formadores.

OBJECTIVOS PARA MAIS INFORMAÇÕES... 3.Desenvolver uma atitude positiva dos professores relativamente à Matemática e ao seu ensino, que inclua a criação de expectativas elevadas acerca do que os seus alunos podem aprender. 4.Criar dinâmicas de trabalho colaborativo entre os professores.

OBJECTIVOS PARA MAIS INFORMAÇÕES... 5.Promover uma articulação correcta entre os dois ciclos que favoreça positivamente a continuidade das aprendizagens matemáticas 6.Promover o trabalho em rede entre escolas e agrupamentos em articulação com as instituições de formação inicial de professores.

LINHAS ORIENTADORAS PARA MAIS INFORMAÇÕES... Ter em conta a experiência profissional dos professores, proporcionando espaços de: concepção de actividades de formação, integrando a vertente do saber matemático, com o saber didáctico e curricular; experimentação e reflexão conjunta.

LINHAS ORIENTADORAS PARA MAIS INFORMAÇÕES... Formador como parceiro que: ajuda a planificar, a preparar materiais; questiona com outro olhar as práticas; propõe novas abordagens num ambiente de colaboração

Estratégias de Intervenção PARA MAIS INFORMAÇÕES... Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico 1º ano Destinam-se aos professores do 1º ciclo que no ano anterior não frequentaram o programa de formação. 2º ano Destinam-se aos professores do 1º ciclo que no ano anterior tenham frequentado com aproveitamento o programa de formação.

Estratégias de Intervenção PARA MAIS INFORMAÇÕES... Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 2º Ciclo do Ensino Básico Destinam-se aos professores do 2º ciclo, código do grupo de recrutamento 230

Plano de Formação PARA MAIS INFORMAÇÕES... 1º Ciclo2º Ciclo 1º ano2º ano Trabalho Com o formador: n.ºd.h.n.ºd.h.n.ºd.h. Sessões Conjuntas 153 h45 h83 h24 h153 h45 h Sessões Acompanhamento 410 h5 ou 6 12 h410 h Trabalho Autónomo Conjunto72 h14 h Individual31 h Seminário Final16h1 1

Constituição de Turmas PARA MAIS INFORMAÇÕES... As turmas devem integrar 8 a 10 formandos A iniciativa deve ser dos Conselhos Executivos dos Agrupamentos (com possível negociação com a coordenação do PFCM-ESE) Será dada prioridade a turmas completas que integrem elementos de um só agrupamento ou de agrupamentos vizinhos

Enquadramento da Formação PARA MAIS INFORMAÇÕES... Local: Decorre na Escola, preferencialmente afecta a um Agrupamento. Horário: Iniciativa dos agrupamentos e ajustada entre os formandos e o formador. Espaços: Apropriados às sessões conjuntas, para a exploração de materiais, entre os quais, os tecnológicos.

Professores dinamizadores da matemática na Escola PARA MAIS INFORMAÇÕES... Por orientação da Comissão de Acompanhamento há necessidade de identificar nas escolas/agrupamentos um elemento dinamizador da área de matemática para permitir desenvolver e aprofundar as práticas reflexivas que esta formação está a originar entre os professores nas escolas.

Professores dinamizadores da matemática na Escola PARA MAIS INFORMAÇÕES... Por orientação da Comissão de Acompanhamento há necessidade de identificar nas escolas/agrupamentos um elemento dinamizador da área de matemática para permitir desenvolver e aprofundar as práticas reflexivas que esta formação está a originar entre os professores nas escolas.

Inscrições PARA MAIS INFORMAÇÕES... Prazo de entrega até o dia 2 de outubro para: fax n.º