PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
Caracterização da situação anterior ao Portal Desenvolvimento de portais e sites eletrônicos com objetivo de reunir informações governamentais e prestação de serviços públicos, mas sem foco na Transparência; Informações disponibilizadas com o intuito de atender o princípio da publicidade e nem sempre à transparência; Informações disponibilizadas de forma fragmentada, pontual e estanque, não permitindo a completa compreensão do conteúdo exposto.
Desenvolvimento da iniciativa: diretrizes de desenvolvimento Idealizado e criado pela Controladoria-Geral da União (CGU) em 2004 para ser o mais abrangente banco de informações, aberto à população, sobre gastos governamentais do Governo Federal; Desenvolvido com o objetivo de promover e incrementar a transparência dos gastos públicos do Governo Federal: Uso de linguagem simples; Navegação amigável; Sem necessidade de senhas para acesso; Orientações ao cidadão para facilitar o entendimento do conteúdo disponível; Orientações sobre como fiscalizar os programas do Governo Federal.
Aprimoramento do Portal da Transparência: Primeira versão e versão atual do Portal
O que o usuário encontra no Portal da Transparência? 1. Aplicações Diretas Gastos diretos do governo federal em compras governamentais, contratação de obras públicas e de prestadores de serviço 4 grandes grupos de Informações 2. Transferência de Recursos Repasses dos recursos públicos federais para estados, municípios, Distrito Federal e diretos ao cidadão 4. Aprenda Mais Glossário, informações sobre programas do Governo Federal e procedimento de fiscalização popular. 3. Consulta a Convênios Acesso aos convênios firmados pelo Governo Federal.
Mais de 600 milhões de registros
Fomento ao controle social: 10.000 usuários cadastros no sistema Push da Consulta a Convênios
Resultados Alcançados: Portal da Transparência como ferramenta de controle social e de gestão pública
Média mensal de acessos
Ferramenta para controle social