Áreas corticais específicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TELENCÉFALO.
Advertisements

Curso: Técnico de Contabilidade
Prof.ª Gláucia Lobo Sócio e Psicolinguística
Surdez A Educação dos Surdos.
Psicologia Sistema Nervoso.
trazido até vós por: Bruno Gonçalo Nazaré Gonçalves DEI-FCT/UC
CAPACIDADES PRECOCES O recém-nascido, para um observador casual, aparenta ser um ser desprovido de capacidades para perceber e actuar sobre o mundo. Será.
O Envelhecimento do Sistema Nervoso Central
SISTEMA NERVOSO.
O LOBO FRONTAL.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
SISTEMA NERVOSO.
O LOBO OCCIPTAL.
DIENCÉFALO E TELENCÉFALO
PENSAMENTO E LINGUAGEM
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
Emoção Psicologia B 12º ano
LINGUAGEM E LÍNGUA “As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos.” Rubem Alves.
Enf. Neuropsiquiátrica Profª Dinamara Selbach Curso Técnico Enfermagem
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E GRUPAL: DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS
Introdução ao Sistema Nervoso Central
Córtex Cerebral Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte Disciplina: Neuroanatomia Professor: André Pantoja.
Acadêmicos: Alan Veríssimo Luiz Cosme Filho Paula Angélica Bezerra
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
Componentes do Sistema Nervoso Central
O Cérebro Antes de Mim.
Funções Mentais Superiores
FUNCIONAMENTO SISTÉMICO DO CÉREBRO
“Travar a expressão de uma emoção é tão difícil como evitar um espirro” António Damásio.
Sistema Nervoso.
Sistema nervoso.
O Caso de Phineas Gage Phineas Gage foi um trabalhador norte-americano dos caminhos-de-ferro no século XIX que viveu em Cavendish, Vermont. Um dos seus.
O Sistema Límbico O encéfalo e as emoções.
CÉREBRO Elementos estruturais e funcionais do sistema nervoso humano.
Coordenação do organismo Sistema neuro - hormonal
Escola Secundária com 3º Ciclo de S. João da Talha Notas de síntese
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
Anatomia Humana Profa Camila
Educação Especial e Inclusiva I Prof. Gilca
As Teorias de Emoções e seus Circuitos
Emoções Psicologia, 12º ano.
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
AS EMOÇÕES.
A complexidade funcional do cérebro. Lateralização e dominância
Funcionamento Global do Cérebro Humano
Sistema Nervoso.
Funções executivas (cognitivas superiores)
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
SISTEMA NERVOSO SOMÁTICO
SNC – morfologia interna e externa
NEUROPSICOLOGIA.
SISTEMA LÍMBICO Thaissa Nahmias UNAMA / 2009.
Lobos,lesões e suas funções
Atividade complementar 04
Gustavo Emídio dos Santos
Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes
Osso Parietal Osso Frontal Osso Occipital Osso Temporal Osso Esfenóide.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes
Psicologia da educação, Ed. Física e C. Biológicas Vygotsky e a Psicologia da Educação 1Luciana Souza Borges.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Neuroanatofisiologia 2009
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Sistema Nervoso Professora Fabiana Silva. Característica Capta e Recebe Estímulos Elabora a Informação Emiti a Resposta.
Sistema Nervoso – parte 1
 Por que o SOCIAL é tão importante na abordagem Luriana e Vigotskiana???
Educação Especial: Custódia Cunha Sistema Linguístico Componentes do sistema linguístico Pragmática Fonologia Morfo-sintaxe Uso Conteúdo Forma Semântica.
 Linguagem e cognição Aula 8_IEEC_2015 Joana Andrade Falada Escrita Ouvida Sentida Silenciada Recriada Ecoada Constituidora Libertadora Transformada....
Transcrição da apresentação:

Áreas corticais específicas

Quartos lobos: lobo Occipital lobo Temporal Lobo Parietal Lobo Frontal Cada um dos lobos integra áreas corticais com funções diferentes Estas áreas actuam de forma coordenada e complementar

Lobo Occipital Localiza-se na parte inferior do cérebro Coberta pelo córtex cerebral/córtex visual, esta área processa os estímulos visuais Esta área é constituída por várias subáreas que processam os dados visuais recebidos do exterior

Subáreas Área Visual Primária Esta zona irá receber a informação Zona especializada em processar a visão da cor, do movimento, de profundidade, da distância Área visual secundária Aqui a informação recebida é comparada com os dados anteriores A área visual comunica com outras áreas do cérebro que dão significado ao que vemos tendo em conta a nossa experiência passada

Lesões Uma lesão nesta área provoca a agnosia Agnosia é a impossibilidade de reconhecer objectos, palavras, a cara de pessoas conhecidas ou de familiares.

Lobo temporal Situa-se acima das orelhas Tem como principal função processar os estímulos auditivos Conseguimos reconhecer um som quando a área auditiva primária é estimulada Área secundária auditiva recebe os dados e, em interacção com outras zonas do cérebro, atribui-lhe um significado permitindo- nos reconhecer o que ouvimos

Área de Wernicke Zona onde convergem os lobos occipital, temporal e pariental Desempenha um papel importante na produção do discurso Esta área permite-nos perceber o que os outros dizem Faculta-nos a possibilidade de organizarmos as palavras em frases sinteticamente correctas

Lobo Parietal Localizado na parte superior do cérebro Divide-se em duas zonas: Zona Anterior Zona Posterior

Zona Anterior Também conhecida por Córtex somatossensorial Tem por função possibilitar a recepção de sensações, como o tacto, a dor a temperatura do corpo Esta área é responsável por receber os estímulos que têm origem no ambiente, que estão representados em todas as áreas do corpo As zonas mais sensíveis ocupam maior espaço nesta área, já que têm mais dados para interpretar, como a língua, a garganta ou os lábios

Zona Posterior Esta área secundária analisa, interpreta e integra as informações recebidas pela área anterior Assim, permite-nos a localização do nosso corpo no espaço, e o reconhecimento dos objectos através do tacto.

Lobo Frontal Situados na parte da frente do cérebro correspondendo a cerca de 1/3 do seu volume total Responsáveis por : pelas actividades cognitivas que requerem concentração Pelos comportamentos de antecipação Planificação de actividades Pensamento abstracto Memória de trabalho Raciocínio complexo Intervêm na regulação das emoções Alexander luria diz que os lobos frontais são “ a sede da humanidade” O Lobos Frontais são constituídos por diferentes partes

1. Córtex Motor Responsável pelos movimentos da responsabilidade dos músculos As diferentes partes do corpo têm uma representação que é proporcional ao tipo de movimento que têm de processar Tanto a linguagem como o polegar ocupam uma área muito significativa

2.Área de Broca Situada atrás do córtex motor Área de broca traduz as mesmas em sons que serão transformados em movimentos adequados para a produção do discurso Responsável pela linguagem falada, pela produção do discurso Existe uma relação entre esta área e a área de wernicke A área de wernicke selecciona a forma e as palavras adequadas para o discurso

Áreas pré-Frontais Responsáveis pelas principais funções intelectuais superiores que distinguem a espécie humana de todas as outras Esta relacionado com: Memória Pensamento reflexivo Imaginação Permite-nos tomar consciência destas funções Têm umas relações complexas com as emoções Casos de Phineas Gage e de Elliot

Os casos de Phineas gage e de Elliot Irritava-se com muita facilidade Grosseiro Antes do acidente: colérico Calmo Simpático Educado Trabalhador Depois do acidente: Elliot Devido a um tumor teve de retirar uma parte do córtex A sua personalidade sofreu grandes transformações Manifestaram-se numa grande indiferença afectiva Não demonstrava: Amor Tristeza Alegria Ansiedade Incapaz de gerir a sua actividade

Conclusões dos dois neurobiologos Se ocorre uma ruptura entre o sistema límbico e o córtex frontal, e se a informação não se estabelece entre as duas áreas, ocorre uma indiferença afectiva Nos casos de Phineas Gage e de Elliot, não há controlo sobre as emoções, decorrendo um comportamento impulsivo e descontrolado

Integração sistémica Actualmente é aceite uma concepção que constata que o cérebro funciona como uma todo, como uma rede funcional A linguagem, a memória, a aprendizagem, ente outras, dependem do funcionamento integrado de várias áreas cerebrais Função Vicariante: recuperação de uma função através de uma área vizinha da zona lesionada

Conclusão O cérebro funciona de uma forma sistémica É um conjunto complexo de elementos em que as componentes especializadas que o constituem são interdependentes É uma sistema unitário que trabalha como um todo de forma interactiva com uma dinâmica própria