Protagonismo e Participação dos Usuários do Centro de Atenção Psicossocial Madeira Mamoré II na Política de Saúde Mental. Orientadora: Me. Arthelúcia M.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Atuação do Psicólogo em Hospitais
Advertisements

UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
PAI-PJ – TJMG COMARCA DE BELO HORIZONTE
Política pública para atendimento de crianças e de adolescentes com graves sofrimento psíquico no Município do Rio de Janeiro Assessoria de saúde mental.
Prof. Dr. Josemar Henrique de Melo Aula 1
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
MANICÔMIOS & CONVENTOS
(Volume I – Orientação a Professores)
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
II Conferência Estadual de Saúde Mental
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
HOSPITAL JOÃO EVANGELISTA - HOJE
REDE DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
Início do Processo de Reforma Psiquiátrica
Prof. Everton da Silva Correa
Teresinha Cid Constantinidis - UFES Suzana Rodrigues Reno – UFES
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Enf. Lícia Maria Oliveira Pinho
II Jornada Científica dos Estudantes de Medicina da UNIGRANRIO
HISTORIA DA ENFERMAGEM
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
A UTILIZAÇÃO DA INTERNET NA IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR EM DUAS ESCOLAS NA CIDADE DE GOIÂNIA INTRODUÇÃO O consumo de alimentos com alta.
“MARKETING DE REDE” Marcio Malta.
Projeto de Português “gente que faz a diferença”!
Curso Direito à Memória e à Verdade
SEMINÁRIO ACORDO BRASIL-SANTA SÉ DE 2008 PUC.RIO O direito à Assistência Religiosa em Estabelecimentos de Internação Coletiva.
Portaria do Ministério da Saúde 3088 de 23 de Dezembro de 2011
POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
Celso Ricardo Monteiro Coordenador Adjunto
Câmara Técnica de Garantias Financeiras Alfredo de Almeida Cardoso Diretor de Normas e Habilitação de Operadoras – ANS Rio de Janeiro – Fevereiro de 2007.
Workshop sobre Certificação de Equipamentos Eletromédicos
Políticas Públicas de Saúde: O SUS E A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO WORKSHOP SAÚDE MENTAL E REFORMA PSIQUIÁTRICA PAINEL 1 MODELO DE PREVENÇÃO E ATENÇÃO.
Universidade Federal do Vale do São Francisco Secretaria de Saúde de Juazeiro/BA PET- Ministério da Saúde Constituição do paradigma psiquiátrico clássico.
Políticas de Atenção Integral a Usuários de Álcool e Drogas LVII Fórum Permanente de Conselhos Tutelares do Estado do Rio de Janeiro - setembro de 2014.
Clara Moreira Mestranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco – MDU/UFPE Orientadora: Professora.
Programa Nacional de Triagem Neonatal
Política de Qualificação da Saúde Suplementar Nova perspectiva no processo de regulação “Avaliar para mudar”
“O cuidado que eu preciso”: SUS pelo cuidado em liberdade
Saúde Mental Belo Horizonte Secretaria Municipal de Saúde
Projeto: “Home Care”para centros de reprodução humana assistida.
A Psicopatologia em Portugal. Foi no final do séc. XVIII que, na Europa, surgiu essa “nova” categoria social para as pessoas que apresentavam comportamentos.
Gestão Hospitalar Tatiana Dornelas de Oliveira
Disciplina : Psicopatologia Professora: Luciana Monteiro
Reformas Psiquiátricas
Acompanhamento Terapêutico Maria do Rosário Dias Varella.
Lei nº De 06 de abril de 2001 Antigo Projeto de Lei Paulo Delgado. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Consuêlo Rodrigues da Silva
A dicotomia entre saúde e saúde mental
MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE
PROMOÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA e o Agente Comunitário de Saúde
Politicas públicas e saúde mental Raphael Quadros de Abreu
A Reforma Sanitária e SUS Antonía Alizandra Gomes dos Santos AVAN.
CRONOLOGIA PSICOLOGIA BRASILEIRA
Saúde mental.
CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS NO BRASIL A produção de conhecimento pertinente a área da Psicologia iniciou-se no Brasil logo após o descobrimento, precisamente.
Disciplina : Psicopatologia Professora: Luciana Monteiro
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL AOS POVOS INDÍGENAS
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
Painel 1 Saneamento Ambiental e a Construção do SNDU (Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano)
XXXIII ERESS – Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social
Estágio Supervisionado II Serviço Social Claudete Batista Tutor Externo – Marcos Vinícius S. Silva Supervisor de Campo – Laís Nobre dos Anjos.
PNSIPN Grupo 1 Adriele Ueta Helena Oliveira Fernanda Kowalski Jean-Paul Dubois Giovani Luiz.
Transcrição da apresentação:

Protagonismo e Participação dos Usuários do Centro de Atenção Psicossocial Madeira Mamoré II na Política de Saúde Mental. Orientadora: Me. Arthelúcia M ª Amaral Iana Queli de Souza Mota Serviço Social – 8º Período 1

TCC II2  O Modelo Assistencial em Saúde Mental na Europa.  O Modelo Assistencial em Saúde Mental no Brasil.  Reforma Psiquiátrica no Brasil.

TCC II3 O Modelo Assistencial em Saúde Mental na Europa.  Na Idade Moderna, entre o século XVI e XVII, não havia distinção entre o louco e o pobre, ambos teriam o mesmo tratamento social. Em 1656, foi criado o Hospital Geral de Paris, sua função era enclausurar os loucos e isolar os pobres do seio da sociedade.  No século XVIII, a loucura passa a ser doença mental e surge conhecimento próprio e a criação de manicômios.

TCC II 4 O Modelo Assistencial em Saúde Mental no Brasil.  Em 1852, origina-se a primeira assistência psiquiátrica brasileira, na fundação do Hospício Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro.  Com a chegada da República o Hospício D. Pedro II, torna-se Hospício Nacional de alienados administrado por médicos  Em 1890 foram criadas a Colônias de Alienados.  Em 1903, instituiu-se a primeira ação na saúde mental: a Lei dos Alienados “O indivíduo que, por moléstia mental, congênita ou adquirida, comprometer a ordem pública ou a segurança das pessoas, será recolhido a um estabelecimento de alienados”. (Decreto nº 1.132, 1903).

TCC II5

6 Reforma Psiquiátrica Brasileira  A Reforma Psiquiátrica no Brasil surge a partir da emergência da Reforma Sanitária Brasileira na década de A movimentação social em torno discussão sobre a política de saúde interligou debates sobre a política de saúde mental, destes debates emergiu a reforma na assistência psiquiátrica no país.  Em 2001 é aprovada a lei que se refere a garantia dos direitos básicos do doente mental, inclusive o de ter acesso aos melhores recursos e diagnósticos disponíveis, numa rede de serviços diversificada e a extinção de manicômios no país.

TCC II7 O Louco através dos tempos  A loucura durante séculos expressou-se numa ação contínua de exclusão. A identidade do louco foi construída gradativamente num processo longo e complexo, que incluíram árduas lutas pelo reconhecimento da loucura como doença, sobretudo a necessidade de transformação nos serviços e tratamento especializado em Saúde Mental.

TCC II8 BIBLIOGRAFIA BRAVO, Maria Inês. Saúde e serviço social. São Paulo: Cortez,  BISNETO, José Augusto. Serviço Social e Saúde Mental: Uma análise Institucional da Prática. 3ª ed. São Paulo: Cortez,  HEIDRICH, Andréa Valente. Reforma Psiquiátrica à Brasileira: análise sob a perspectiva da desinstitucionalização. Tese (Doutorado em Serviço Social) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre  _________Relatório Final da 8º Conferência Nacional de Saúde. Disponível em: Acesso em 24 Ago :10:05http://conselho.saude.gov.br/biblioteca/Relatorios/relatorio_8.pdf  BRASIL, Câmara dos Deputados. Decreto nº Decreto nº 1.132, Disponível em: Acesso em 09 Set :20:23. Acesso em 09 Set :20  BRASIL, Senado Federal. Decreto nº , Disponível em: %20Acessado%20em%2013/09/2014,%20%C3%A0s%2000:54%20hs> Acesso em 14 Set :30: %20Acessado%20em%2013/09/2014,%20%C3%A0s%2000:54%20hs