ENCAMINHAMENTOS PEDAGÓGICOS 5º ANO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Vanessa, Fernanda e Roberta
Advertisements

Reunião com pais 2º. ao 5º. Ano EF SEJAM BEM-VINDOS !!!
PLANO DE TRABALHO DOCENTE (p.t.d.)
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
SARESP 2012 APLICAÇÃO DA PROVA.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
LÍNGUA PORTUGUESA – PROFª MARA. NOVIDADES: A) VERIFICAÇÕES INSTANTÂNEAS São avaliações constantes. A cada objetivo trabalhado na disciplina, será proposta.
Ensino Fundamental 3º ao 5º ANO
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
CONCEITO DE AVALIAÇÃO - A avaliação do rendimento do aluno, isto é do processo ensino-aprendizagem, tem sido uma preocupação constante de todos educadores.
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
Conveniada curso Positivo
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
reunião DE PAIS SEJAM BEM VINDOS
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
I REUNIÃO DE PAIS 06/02/2014.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS)
Reunião de Pais 3º ano 2014.
SEJAM BEM-VINDOS! REUNIÃO DOS 3º ANOS
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO ENSINO MÉDIO 2014
Reunião com Pais – 4º e 5º ano EF
Ensino Fundamental 1º e 2º ANO
II - As Estratégias e Gestão da Supervisão
Reunião de Responsáveis
Planejamento PNAIC 2014.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
Reunião de Pais 2012.
CADERNETA ORIENTAÇÕES GERAIS 2013.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Decisões.
Gerenciamento de Sala de Aula:
1ª Encontro Pais e Mestres
CEAOK METODOS DE ESTUDO
Planejamento e 7 de março de 2014.
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO ENSINO MÉDIO 2012
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Reunião de Pais e/ou Responsáveis /2011 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
Escola Básica 2º ciclo Padre Franklin 6º ANO 2013/2014 Provas Finais Ciclo 13 de maio 2014.
Sistema de Avaliação Modalidade: Subsequente e Conc. Externa Noturno CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Coordenação.
EJA ENSINO MÉDIO – ENSINO À DISTÂNCIA
Avaliação da Aprendizagem em Processo
AGENDA ESCOLAR.
Bem-vindo Reunião de Encarregados de Educação 4º A – Professora Paula Bento Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros 12/09/2014.
CARGA HORÁRIA 38 aulas semanais
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 8ª SÉRIE 2014
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO ENSINO MÉDIO 2015
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
NÚCLEO PEDAGÓGICO DER-ITU ABRIL / 2012
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Conteúdo Por que utilizar uma plataforma de aprendizagem adaptativa? Como funciona a plataforma de aprendizagem adaptativa Geekie LAB? Como o Geekie LAB.
Reunião coletiva com fundamental II e médio " É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento.
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
1ª Formação de Professores Coordenadores
ANO LETIVO 2013 EDUCANDO PARA A VIDA. ANO LETIVO 2013 EDUCANDO PARA A VIDA.
HUMANAS.  Apresentação das matrizes curriculares, cartas e cronogramas de ciências humanas (estratégia, um relato breve, conteúdo e lição de casa); 
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
Educação Infantil Horário Matutino – 7h30/11h50
ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS
FORMANDOS EDUCAÇÃO INFANTIL 2015
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
Encontro de Pais Colégio Cenecista Mons. Antonio de S. Gens
Iran Abreu Mendes Coordenador Josivania Marisa Dantas Vice-Coordenadora.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

ENCAMINHAMENTOS PEDAGÓGICOS 5º ANO - 2015 BEM-VINDOS APRESENTAÇÃO ENCAMINHAMENTOS PEDAGÓGICOS 5º ANO - 2015 Vídeo inicial: * Filhos são como navios

NOVOS ENCAMINHAMENTOS... TRANSIÇÃO 4ano-5ano Muitas MUDANÇAS... Aumento no volume de INFORMAÇÕES... Necessidade de ADAPTAÇÃO. Precisa desenvolver a AUTONOMIA. NOVOS ENCAMINHAMENTOS...

CEP - Centro de Estudos e Pesquisas FUNÇÃO: Análise, discussão, planejamento e execução da proposta pedagógica...

MATERIAIS INSTITUCIONAIS

Matriz Curricular Ciências – 3 aulas – Pedagoga História – 2 aulas – Pedagoga Geografia – 2 aulas – Pedagoga Matemática – 5 aulas – Especialista Língua Portuguesa – 5 aulas – Especialista Inglês – 2 aulas – Especialista Educação Física – 2 aulas – Especialista Filosofia – 1 aula – Especialista Ensino Religiosos – 1aula – Especialista Arte – 1 aula – Especialista Aplicação de prova – 1 aula – Aplicador Total – 25 aulas

Horário das aulas MATUTINO: 7h30 às 12h VESPERTINO: 13h30 às 18h 5 aulas diárias de 50 minutos

Livros didáticos Livros literários 6 livros para LP + 1 Matemática + 1 Inglês

UNIFORME: Uso obrigatório em todas as atividades do colégio. Sugestão: Identificar todas as peças com o nome do aluno.

AGENDA – USO OBRIGATÓRIO meio de comunicação DIÁRIO entre: instrumento para registro de atividades: Ex.: tarefas, avaliações, calendário, horário, trabalhos e comunicados... PARCERIA

EX: Organização da agenda Visto do professor da última aula

Desenvolver o hábito de estudo Fixar e revisar os temas de estudo Tarefa de casa Objetivos: Desenvolver o hábito de estudo Fixar e revisar os temas de estudo No mínimo, 2 tarefas diárias Valor de 1,0 por disciplina ao final do trimestre

Critérios de avaliação Norteiam todos os conteúdos ministrados no Bom Jesus. Entregue aos alunos no início de cada trimestre

EX: Critérios de avaliação

Registro da aula no caderno Registro diário das aulas ministradas

Registro da aula no caderno autocorreção

Sistema de avaliação Avaliações formais Avaliações processuais Agendadas em calendário “Provas” escritas Avaliações processuais Agendadas pelos professores em sala – via bilhete... Trabalhos, seminários, cartazes, projetos, laboratórios Todos os trabalhos serão feitos no Colégio Proibido reunião de alunos, em casa

Avaliação Formal 4.ª feira Avaliação organizada para resolução em 1h Aplicação da avaliação Aplicador Sem leitura Sem explicação da avaliação Resultado entregue ao aluno em 10 dias úteis Notas abaixo da média – avaliação assinada pelos pais Sem revisão de véspera

BILHETE PROCESSUAL PLANEJAMENTO DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL DISCIPLINA: _________________ 2014 _____º ano Prof.(a) ______________________ ( ) AP12 ( ) AP22 ( ) AP32 ( ) AP42 ____.º TRIMESTRE DESCRIÇÃO ASSSUNTO/TEMA DATA DA APLICAÇÃO INSTRUMENTO/PROCEDIMENTO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DURAÇÃO VALOR FRAGMENTAÇÃO DA NOTA

Sistema de avaliação

Sistema de avaliação

Sistema de avaliação

Recuperação de estudos Imediata Realizada pelos professores, em sala, sempre que verificarem baixo rendimento dos alunos. Paralela No contraturno, nas disciplinas de LP – MAT - ING, mediante CONVITE ou CONVOCAÇÃO. Periódica Prova realizada ao término do 1.º e 2.º trimestre (conforme calendário), envolvendo os principais critérios estudados (MTx4 + NRx6/10= média) No 3.º Tri haverá uma bonificação a partir da nota obtida na Olimpíada do Saber(até 2.0 pontos direto na média.) Final Realizada após o encerramento do ano letivo. Consiste em provas que contemplam os principais critérios trabalhados durante o ano. MF=(MAx7) + (NFx3)/10

Calendário Escolar – ver 2015

NOVO SITE: www.bomjesus.br

NOVO SITE: www.bomjesus.br O conteúdo foi organizado de forma intuitiva, para o acesso às informações em menos cliques. Além disso, agora o site do Bom Jesus se adapta aos diversos formatos de dispositivos móveis. Isto é, você terá facilidade em acessá-lo também pelo celular ou pelo tablet! O acesso ao Aluno On-line, Responsável On-line e Docente On- line está disponível no topo do site e também na parte inferior da homepage. Essas áreas restritas ainda não sofreram mudanças. Mas será nosso próximo passo! O processo de criação deste site contou com a participação e o envolvimento direto dos usuários finais, para que a nova plataforma realmente atendesse às suas necessidades. Por isso, do tempo utilizado para o projeto, 80% foi dedicado exclusivamente ao planejamento. Vejamos o vídeo:

Aluno on-line

Aluno on-line

Atividades Institucionais

PROFESSOR REPRESENTANTE É o professor responsável por acompanhar a vida de cada aluno dentro da escola.

FUNÇÃO DO PROFESSOR REPRESENTANTE Criar uma parceria com o aluno, a família, demais professores e coordenação pedagógica, de modo a ser tornar referência dentro do colégio para que os pais possam obter informações sobre a vida escolar de seu filho PARCERIA

COMO DESENVOLVE O SEU TRABALHO Atendimento aos pais/responsáveis e alunos – somente através de agendamento – Central ou Carta Comunicando-se diariamente como os demais educadores(escola) Orientação ao educando no seu desenvolvimento * Orientação na parte organizacional. Ex.: horário de estudo, uso da agenda, relacionamento, ansiedade, autonomia etc.

PROFESSORA REPRESENTANTE Elaine dos S. Kraus Língua Portuguesa Elaine dos S. Kraus Língua Portuguesa

Manual do aluno Rotina da Unidade Orientações gerais aos alunos Direitos, deveres e sanções aos alunos Direitos, deveres, sanções aos pais ou responsável

Manual do aluno Assinatura do termo de conhecimento das informações contidas no manual do aluno.

NOVOS ENCAMINHAMENTOS... TRANSIÇÃO 4ano-5ano Muitas MUDANÇAS... Aumento no volume de INFORMAÇÕES... Necessidade de ADAPTAÇÃO. Precisa desenvolver a AUTONOMIA. NOVOS ENCAMINHAMENTOS...

SINAIS da transição 4ano-5ano Chorar diante das exigências e desafios... Não conseguir administrar o tempo na execução da prova... Dizer aos pais que tiraram a prova... Não querer mais ir para a escola... Queda no rendimento/notas... motivo: IMATURIDADE falta de AUTONOMIA. NOVOS ENCAMINHAMENTOS...

ORIENTAÇÕES: Os pais devem conhecer os encaminhamentos da escola para evitarem o estresse/ansiedade... Os pais devem ser parceiros da escola e dos professores no desenvolvimento da AUTONOMIA do aluno. Não são os pais que devem estudar... Devem ORIENTAR... quem estuda é o aluno. Criar um horário fixo e diário de estudos em casa... extremamente necessário. Será cansativo fazer o reforço diário, mas é necessário até tornar-se hábito. – Manual de Estudos

ROTINA DE ESTUDOS Rotina / horários Hábito de estudo Tarefa de casa (do aluno) Autonomia na organização dos materiais, tarefas e estudo diário. Vídeo final: Relação Pais e filho.

OBRIGADO PELA PRESENÇA “Que a criança corra, se divirta, caia cem vezes por dia, tanto melhor, aprenderá mais cedo a se levantar” Jean Jaques Rousseau OBRIGADO PELA PRESENÇA www.bomjesus.br