ENCAMINHAMENTOS PEDAGÓGICOS 5º ANO - 2015 BEM-VINDOS APRESENTAÇÃO ENCAMINHAMENTOS PEDAGÓGICOS 5º ANO - 2015 Vídeo inicial: * Filhos são como navios
NOVOS ENCAMINHAMENTOS... TRANSIÇÃO 4ano-5ano Muitas MUDANÇAS... Aumento no volume de INFORMAÇÕES... Necessidade de ADAPTAÇÃO. Precisa desenvolver a AUTONOMIA. NOVOS ENCAMINHAMENTOS...
CEP - Centro de Estudos e Pesquisas FUNÇÃO: Análise, discussão, planejamento e execução da proposta pedagógica...
MATERIAIS INSTITUCIONAIS
Matriz Curricular Ciências – 3 aulas – Pedagoga História – 2 aulas – Pedagoga Geografia – 2 aulas – Pedagoga Matemática – 5 aulas – Especialista Língua Portuguesa – 5 aulas – Especialista Inglês – 2 aulas – Especialista Educação Física – 2 aulas – Especialista Filosofia – 1 aula – Especialista Ensino Religiosos – 1aula – Especialista Arte – 1 aula – Especialista Aplicação de prova – 1 aula – Aplicador Total – 25 aulas
Horário das aulas MATUTINO: 7h30 às 12h VESPERTINO: 13h30 às 18h 5 aulas diárias de 50 minutos
Livros didáticos Livros literários 6 livros para LP + 1 Matemática + 1 Inglês
UNIFORME: Uso obrigatório em todas as atividades do colégio. Sugestão: Identificar todas as peças com o nome do aluno.
AGENDA – USO OBRIGATÓRIO meio de comunicação DIÁRIO entre: instrumento para registro de atividades: Ex.: tarefas, avaliações, calendário, horário, trabalhos e comunicados... PARCERIA
EX: Organização da agenda Visto do professor da última aula
Desenvolver o hábito de estudo Fixar e revisar os temas de estudo Tarefa de casa Objetivos: Desenvolver o hábito de estudo Fixar e revisar os temas de estudo No mínimo, 2 tarefas diárias Valor de 1,0 por disciplina ao final do trimestre
Critérios de avaliação Norteiam todos os conteúdos ministrados no Bom Jesus. Entregue aos alunos no início de cada trimestre
EX: Critérios de avaliação
Registro da aula no caderno Registro diário das aulas ministradas
Registro da aula no caderno autocorreção
Sistema de avaliação Avaliações formais Avaliações processuais Agendadas em calendário “Provas” escritas Avaliações processuais Agendadas pelos professores em sala – via bilhete... Trabalhos, seminários, cartazes, projetos, laboratórios Todos os trabalhos serão feitos no Colégio Proibido reunião de alunos, em casa
Avaliação Formal 4.ª feira Avaliação organizada para resolução em 1h Aplicação da avaliação Aplicador Sem leitura Sem explicação da avaliação Resultado entregue ao aluno em 10 dias úteis Notas abaixo da média – avaliação assinada pelos pais Sem revisão de véspera
BILHETE PROCESSUAL PLANEJAMENTO DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL DISCIPLINA: _________________ 2014 _____º ano Prof.(a) ______________________ ( ) AP12 ( ) AP22 ( ) AP32 ( ) AP42 ____.º TRIMESTRE DESCRIÇÃO ASSSUNTO/TEMA DATA DA APLICAÇÃO INSTRUMENTO/PROCEDIMENTO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DURAÇÃO VALOR FRAGMENTAÇÃO DA NOTA
Sistema de avaliação
Sistema de avaliação
Sistema de avaliação
Recuperação de estudos Imediata Realizada pelos professores, em sala, sempre que verificarem baixo rendimento dos alunos. Paralela No contraturno, nas disciplinas de LP – MAT - ING, mediante CONVITE ou CONVOCAÇÃO. Periódica Prova realizada ao término do 1.º e 2.º trimestre (conforme calendário), envolvendo os principais critérios estudados (MTx4 + NRx6/10= média) No 3.º Tri haverá uma bonificação a partir da nota obtida na Olimpíada do Saber(até 2.0 pontos direto na média.) Final Realizada após o encerramento do ano letivo. Consiste em provas que contemplam os principais critérios trabalhados durante o ano. MF=(MAx7) + (NFx3)/10
Calendário Escolar – ver 2015
NOVO SITE: www.bomjesus.br
NOVO SITE: www.bomjesus.br O conteúdo foi organizado de forma intuitiva, para o acesso às informações em menos cliques. Além disso, agora o site do Bom Jesus se adapta aos diversos formatos de dispositivos móveis. Isto é, você terá facilidade em acessá-lo também pelo celular ou pelo tablet! O acesso ao Aluno On-line, Responsável On-line e Docente On- line está disponível no topo do site e também na parte inferior da homepage. Essas áreas restritas ainda não sofreram mudanças. Mas será nosso próximo passo! O processo de criação deste site contou com a participação e o envolvimento direto dos usuários finais, para que a nova plataforma realmente atendesse às suas necessidades. Por isso, do tempo utilizado para o projeto, 80% foi dedicado exclusivamente ao planejamento. Vejamos o vídeo:
Aluno on-line
Aluno on-line
Atividades Institucionais
PROFESSOR REPRESENTANTE É o professor responsável por acompanhar a vida de cada aluno dentro da escola.
FUNÇÃO DO PROFESSOR REPRESENTANTE Criar uma parceria com o aluno, a família, demais professores e coordenação pedagógica, de modo a ser tornar referência dentro do colégio para que os pais possam obter informações sobre a vida escolar de seu filho PARCERIA
COMO DESENVOLVE O SEU TRABALHO Atendimento aos pais/responsáveis e alunos – somente através de agendamento – Central ou Carta Comunicando-se diariamente como os demais educadores(escola) Orientação ao educando no seu desenvolvimento * Orientação na parte organizacional. Ex.: horário de estudo, uso da agenda, relacionamento, ansiedade, autonomia etc.
PROFESSORA REPRESENTANTE Elaine dos S. Kraus Língua Portuguesa Elaine dos S. Kraus Língua Portuguesa
Manual do aluno Rotina da Unidade Orientações gerais aos alunos Direitos, deveres e sanções aos alunos Direitos, deveres, sanções aos pais ou responsável
Manual do aluno Assinatura do termo de conhecimento das informações contidas no manual do aluno.
NOVOS ENCAMINHAMENTOS... TRANSIÇÃO 4ano-5ano Muitas MUDANÇAS... Aumento no volume de INFORMAÇÕES... Necessidade de ADAPTAÇÃO. Precisa desenvolver a AUTONOMIA. NOVOS ENCAMINHAMENTOS...
SINAIS da transição 4ano-5ano Chorar diante das exigências e desafios... Não conseguir administrar o tempo na execução da prova... Dizer aos pais que tiraram a prova... Não querer mais ir para a escola... Queda no rendimento/notas... motivo: IMATURIDADE falta de AUTONOMIA. NOVOS ENCAMINHAMENTOS...
ORIENTAÇÕES: Os pais devem conhecer os encaminhamentos da escola para evitarem o estresse/ansiedade... Os pais devem ser parceiros da escola e dos professores no desenvolvimento da AUTONOMIA do aluno. Não são os pais que devem estudar... Devem ORIENTAR... quem estuda é o aluno. Criar um horário fixo e diário de estudos em casa... extremamente necessário. Será cansativo fazer o reforço diário, mas é necessário até tornar-se hábito. – Manual de Estudos
ROTINA DE ESTUDOS Rotina / horários Hábito de estudo Tarefa de casa (do aluno) Autonomia na organização dos materiais, tarefas e estudo diário. Vídeo final: Relação Pais e filho.
OBRIGADO PELA PRESENÇA “Que a criança corra, se divirta, caia cem vezes por dia, tanto melhor, aprenderá mais cedo a se levantar” Jean Jaques Rousseau OBRIGADO PELA PRESENÇA www.bomjesus.br