1 de abril de 2011 A curricularização da extensão nos cursos de graduação: limites e potencialidades Debatedores: Isabel Cristina Auler Cipriano Maria.

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Transcrição da apresentação:

1 de abril de 2011 A curricularização da extensão nos cursos de graduação: limites e potencialidades Debatedores: Isabel Cristina Auler Cipriano Maria de Vasconcelos Coordenação: Simone Tiemi Hashiguti

Condições para o avanço da extensão universitária Políticas nacionais e institucionais de extensão Práticas docentes/extensão

PNE: 2001- 2010 A manutenção das atividades típicas das universidades - ensino, pesquisa e extensão - que constituem o suporte necessário para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural do País, não será possível sem o fortalecimento do setor público. (p. 37, seção 4.1. Diagnóstico da Educação Superior no Brasil)

Documento de referência para a Oficina de Trabalho do CNE 8-9 de dezembro de 2010 Não menciona assertivamente ou avalia a extensão na década

PNE: 2011-2020 12.7) Assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária. (p. 13, Estratégias: Meta 12: Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta.)

Prática docente Valoração desigual para as partes (extensão, ensino e pesquisa) Foco das ações voltado para a pesquisa Pouca articulação entre os sistemas (municipal, estadual e federal), entre as disciplinas e áreas do saber, entre os profissionais da educação Indisponibilidade dos profissionais da educação para a interdisciplinaridade Indisponibilidade dos profissionais da educação para compreender e trabalhar com as heterogeneidades, com a quebra de modelos de ensino e de inter-relações pessoais Pouca integração dos alunos com a universidade Esquecimento sobre a responsabilidade social: de profissionais da educação/profissionais da educação superior, dos alunos universitários

Políticas promovem a inclusão e a integração X Práticas docentes/discursivas que repetem a exclusão

Curricularização da extensão Como será operacionalizada? Criará tradição? Promoverá deslocamentos reais na prática docente universitária? Qual é o cenário pensado para a década?