PRÓ METROPOLE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Elaboração de Projetos Socioeducativos e Culturais
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Agenda 21 como instrumento de construção de Sociedades Sustentáveis
Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos
Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude 3ª Conferência do Esporte Mineiro.
Plano “VISA na Atenção Básica”
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO DA METRÓPOLE. 16.
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Apresentação do Projeto
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Câmara Municipal de Belo Horizonte
Câmara Municipal de Belo Horizonte
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Ministério da Cultura.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
Promoção MCT-SECIS e UNIEMP Setembro
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Sistema Agropensa de Inteligência Estratégica
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - ODONTOLOGIA
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Profª Carmen Lúcia de Lima Helfer Pró-Reitora de Graduação
Balanço das ações da Câmara de Transparência
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Fabiano André Vergani
AGENDA Processo de Implantação Garantias para Sucesso do Projeto
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Programa Ler e Escrever
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA ESTADUAL DE HABITAÇÃO PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO PEH-SP.
Ministério da Cultura.
PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO DA REDEAPLMINERAL: DOCUMENTO BÁSICO E REGIMENTO INTERNO Goiânia, 30 de agosto de 2010.
ENCONTRO ANUAL DE SINDICATOS 2011 OBSERVATÓRIO SINDICAL Curitiba - Setembro de 2011.
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO: DESAFIOS
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
O Projeto da Nova Regionalização para o Brasil
Projeto de Apoio à Elaboração de Planos Estaduais de Cultura
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Click to edit Master subtitle style. Construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS, com metas de curto, médio.
GRUPOS TEMÁTICOS. PLANO DE AÇÃO Plano de Ação aprovado em Março de 2006 Eleições 2006 (estudos e proposta de plano de governo) Horizonte 2010 Banco de.
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
I Conferência Municipal de Cultura Apresentação das Diretrizes da : I Conferência Municipal de Cultura Todos os órgãos participante: Setor Publico Municipal,
Objetivos Áreas Temáticas Sugeridas Fases do Projeto Realização AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela ótica do Conhecimento Fev./2008.
PMGIRS – BH – O que é ? instrumento de planejamento estratégico municipal que contempla diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável.
5º Seminário Técnico Institucional Belo Horizonte, 18 de Novembro de 2014.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
Estruturando a Governança do PAM: A Formulação Participativa de um Modelo para a Macrometrópole OUTUBRO 2014 Rayne Ferretti Moraes Oficial Nacional para.
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES Encontro EUROsociAL para a formação de membros das Secretarias de Conselhos Econômicos e Sociais.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Relato Integrado: A Nova Era da Transparência na Divulgação das Empresas Novembro de 2013.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

PRÓ METROPOLE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO

PRÓ METROPOLE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO O Programa é uma construção coletiva que visa criar sinergias para o desenvolvimento da metrópole. Não tem donos, tem coordenadores e facilitadores. É um processo de ativação e organização das forças sociais visando o exercício da iniciativa e da criatividade, melhorando ampliando a capacidade associativa e empreendedora na metrópole. Sem desconsiderar a gestão de competências e de recursos, próprias do poder público, o programa busca criar, na metrópole, uma gestão compartilhada entre os agentes públicos, privados e da sociedade civil. A gestão compartilhada, relacional ou estratégica é sustentada pela adesão dos agentes, organizados em torno de consensos, idéias e projetos para o desenvolvimento da metrópole. CONCEITOS

PRÓ METROPOLE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO 1 Organização do Conhecimento 2 Construção da Visão Compartilhada 3 Análise Interna e Externa ETAPAS DO TRABALHO 4 Diagnóstico e Cenários 5 Ações, Programas e Projetos Estratégicos 6 Gestão Compartilhada

PRÓ METROPOLE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO Organização do Conhecimento 1 Organização do Conhecimento (Dados e Informações) FONTES A SEREM UTILIZADAS E ATUALIZADAS: Série Histórica da Pesquisa Origem e Destino, Plambel/FJP. IDH-RMBH- 80/91 e 91/2000, editado pela FJP. Estrutura, Dados e Bases Do Diagnóstico da GBH-IH – 2002. PEGBH – Cenários p/ discussão – IH – 2003. PEGBH – Diagnóstico e Propostas – IH – 2004. Estudos Básicos Para a RMBH – FJP – 2006. Programas e Projetos do Governo do Estado – GM -2006. Base de dados do censo do IBGE Estudos do IPEA sobre a rede urbana do Brasil Atualização da base Cartográfica Elaboração do Atlas Interativo da Metrópole Elaboração do Portal Interativo do Programa PRODUTOS:

PRÓ METROPOLE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO 2 Construção da Visão Compartilhada A Visão Compartilhada é obtida através dos processos participativos e da sinergia entre a Visão Técnica, dos Agentes e da Sociedade. A partir da Visão Compartilhada (consensos), o trabalho visa fazer fluir as Ações, os Programas e os Projetos Estratégicos, visando o resultado desejado.

PRÓ METROPOLE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO 2 Construção da Visão Compartilhada A Conferência de instalação do Programa marca o início dos processos participativos. O objetivo é divulgar o programa, discutir seu conteúdo, descrever a metodologia, caracterizar os principais atores e definir o cronograma dos Eventos. PRODUTO: Definição do Cronograma dos Trabalhos

PRÓ METROPOLE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO 2.1 Construção da Visão Compartilhada Painéis Temáticos, reunindo profissionais, especialistas e acadêmicos, organizados em função dos temas: Organização Territorial Estrutura Econômica A VISÃO TÉCNICA 1 Organização Social Meio Ambiente Gestão Documento consolidado contendo a transcrição das exposições e debates realizados. PRODUTO:

PRÓ METROPOLE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO Construção da Visão Compartilhada 2.2 Apresentação e discussão dos programas e projetos públicos, privados e da sociedade civil, de relevância metropolitana Vetor Norte Vetor Oeste A VISÃO DOS AGENTES Vetor Sul Vetor Noroeste Documento com a transcrição dos debates sobre os Programas e Projetos de relevância metropolitana PRODUTO:

PRÓ METROPOLE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO 2.3 Construção da Visão Compartilhada Vetor Norte SEMINÁRIOS REGI0NALIZADOS ORGANIZADOS SEGUNDO OS EIXOS DA METRÓPOLE Vetor Sul A VISÃO DA SOCIEDADE 1 Vetor Oeste Vetor Noroeste PRODUTO: Documento com a transcrição e conclusões dos seminários regionalizados

PRÓ METROPOLE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO SEMINÁRIOS REGIONALIZADOS Vetor Norte Belo Horizonte, Santa Luzia, Ribeirão das Neves Confins, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo 1 4 Vetor Sul Belo Horizonte Nova Lima, Sabará Raposos, Rio Acima Brumadinho 3 2 Vetor Oeste Belo Horizonte Contagem Ibirité, Betim Vetor Noroeste Belo Horizonte, Contagem, Ribeirão Das Neves, Brumadinho

PRÓ METROPOLE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO 3 Análise Interna e Externa (Forças e fraquezas, Oportunidades e Ameaças) G1 ESTRUTURA URBANA Desenvolvidas por Grupos de Trabalho formados com a participação dos setores público, privado e da sociedade civil. G2 ESTRUTURA ECONOMICA G3 ESTRUTURA SOCIAL G4 MEIO AMBIENTE G5 GESTÃO Documento Consolidado com as conclusões das análises interna e externa por GTs. (Dafo) PRODUTO:

PRÓ METROPOLE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO 4 Consolidação do Diagnóstico e Cenários Conferências públicas com a participação dos setores público, privado e da sociedade civil para consolidar o diagnóstico e discutir cenários alternativos para a Metrópole. Vetor Norte Vetor Sul Vetor Oeste Vetor Noroeste Documento com Diagnóstico Consolidado Documento com Cenários Alternativos PRODUTOS:

PRÓ METROPOLE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO 5 Definição das Ações, Programas e Projetos Estratégicos Seminários públicos para discutir Ações, Programas e Projetos que irão definir as linhas estratégicas do programa, organizados em função dos eixos estruturadores da Metrópole Vetor Norte Vetor Sul Vetor Oeste Vetor Noroeste Produto: Ações, Programas e Projetos

PRÓ METRPOLE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO 6 Construção da Gestão Compartilhada (Formação dos Grupos de Impulsão) Conferencia pública de consolidação das conclusões e criação dos grupos de impulsão, acompanhamento e avaliação das ações, programas e projetos priorizados GI - Vetor Norte GI - Vetor Sul GI - Vetor Oeste GI - Vetor Noroeste PRODUTO: Documento Síntese do Programa

PRÓ METROPOLE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO