Cícero Pereira da Silva Adjunto Secretaria Integração CITAL Congresso Internacional dos Técnicos da América Latina SANTIAGO – CHILE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conselho Especializado do Ramo Trabalho. FINALIDADES O Conselho Especializado do Ramo Trabalho é órgão consultivo e de assessoramento do Sindicato e Organização.
Advertisements

OS GRANDES BLOCOS ECONÔMICOS
Globalização, integração, Blocos Econômicos e Acordos do Brasil.
Amanda - 2 Bianca - 3 Daniela - 8 Fernanda S -11 Fernanda P - 12
Mercosul Carla nº05 fernanda..nº09 flávia nº10
Negócios Internacionais
MPS – Ministério da Previdência Social FÓRUM NACIONAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL FEVEREIRO DE 2007.
Projeto de Geografia Mercosul
Trabalho de Geografia Blocos Econômicos Professora: Meiriele Lazarin
Essa classificação remete às diversas etapas do desenvolvimento dos blocos econômicos que, em sua origem, pode ser associada ao estabelecimento da Comunidade.
Trabalho de geografia.
Lucas Chisté Maria Sarah Ferraz Thadeu Messias
MERCOSUL. O comércio intrabloco. Textos legais
AMÉRICA LATINA, BLOCOS ECONÔMICOS E A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
BLOCOS ECONÔMICOS.
Integração econômica regional
Cúpula Social do Mercosul Brasília 13 a 15 de dezembro de 2006 SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA REPÚBLICA.
CE_22_Integração Econômica - Histórico e Fases
CRIAÇÃO E EVOLUÇÃO DA REAF- MERCOSUL.
ÓRGÃOS EUROPEUS Banco Central Europeu Comité das Regiões
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Comércio Internacional
Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul.
Componentes 8º Ano D Arthur Nº2 Fernando Nº8
Direito Internacional Público. Unidade 8.3 Mercosul
REGIONALIZAÇÃO X GLOBALIZAÇÃO
ULISSES GAYÃO. NO 20 GUILHERME BARREIRA
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
COMÉRCIO INTERNACIONAL
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
Geopolítica, Regionalização e Integração
Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
Regras de Origem Livre Circulação intraMERCOSUL
Associação Latino-Americana de Integração Prof. Joel Brogio
Grupo: Thiago.Nº12 Yuma .Nº14 Rafael.Nº15 Professor: Wilson Forti.
Amanda Spregacinere Fabiana Aparecida Itamar Prestes Itamara Marques
SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE DEPARTAMENTO DE GESTÃO E DA REGULAÇÃO DO TRABALHO EM SAÚDE MINISTÉRIO DA SAÚDE TRABALHO EM SAÚDE NO.
BLOCOS ECONÔMICOS DA AMÉRICA
Proposta Aprovada no 8º Congresso Nacional de Profissionais Inserção Internacional do Sistema Confea/Crea 31 de janeiro de 2015 Sãp Paulo - SP.
FASES DA INTEGRAÇÃO ECONÔMICA
Blocos econômicos Prof. Cisso.
Sistemática de Importação e Exportação
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR
Natureza jurídica da UE
Mercado Comum do Sul Mercosul
M ARKETING E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS A ULA 13, 14 E 15:A GLOBALIZAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO / COMPORTAMENTO DOS INTEGRANTES DOS BLOCOS ECONÔMICOS.
As (as)simetrias entre União Europeia e MERCOSUL
Finalidade: desenvolver o comércio de determinada região.
Câmara de Comércio Exterior (CAMEX)
Como funciona a União Europeia
Trabalho de Geografia Nome :Tatiane Lima de Souza Nº 34
Trabalho sobre blocos econômicos
A Saúde no MERCOSUL e Integração Regional
Países Membros Brasil Argentina Uruguai Paraguai Venezuela.
Integração político-econômica
Blocos Econômicos na América Latina
Blocos comerciais ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.: Aladi – Associação.
Blocos Econômicos.
Processos Integracionistas Profª. Rosângela Fátima Penteado Brandão Abr/2011.
Após a Guerra Fria, uma das características mais importantes foi o início do novo modelo econômico neoliberal. NEOLIBERALISMO  é a retirada progressiva.
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
Milena Barbosa de Melo. Internacionalização 1. Processo de Internacionalização do Direito 2. Aumento da Interdependência global 3. Maior Integração entre.
ESTRUTURA INSTITUCIONAL DO MERCOSUL Protocolo de Ouro Preto – Decreto Legislativo – nº. 188 de Decreto – nº de Profª.
Características da economia das Américas Central e do sul
Curso “MERCOSUL e Negociações Internacionais” Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) BRASIL Aragon Érico Dasso Júnior Boa Vista, 03 a 05 de dezembro.
OIT – 90 ANOS A visão da indústria brasileira Câmara dos Deputados Comissão 28 - abril
Ministério do Trabalho e Emprego Rosemary Dutra Leão Coordenadora – Geral de Normatização e Programas- DSST/MTE
BLOCOS ECONÔMICOS MERCOSUL (1) NOMES: AUGUSTO H. DE SÁ 1 FREDERICO C. BIANCHI 9 JOÃO M. L. HADAD 12 PROFESSOR WILSON 8º A.
Transcrição da apresentação:

Cícero Pereira da Silva Adjunto Secretaria Integração CITAL Congresso Internacional dos Técnicos da América Latina SANTIAGO – CHILE

O que é Mercosul?

O Mercosul (em português: Mercado Comum do Sul, castelhano: Mercado Común del Sur, Mercosur) é a União Aduaneira (livre comércio intrazona e política comercial comum) de cinco países da América do Sul. Em sua formação original o bloco era composto por quatro países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, aderindo a Venezuela, em julho de 2006.portuguêscastelhanoUnião Aduaneira América do SulblocoArgentinaBrasilParaguaiUruguai Venezuelajulho2006

Antecedentes ALALC (Associação Latino Americana de Livre Comércio) Tratado Montevidéu ALADI (Associação Latino Americana de Integração) acordos bilaterais Programa de Integração e Cooperação Comercial – Brasil e Argentina 26/03/ MERCOUL – Tratado de Assunção Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Criado em 17 de dezembro de 1994 pelo Protocolo de Ouro Preto, um instrumento adicional ao Tratado de Assunção, que deu início à zona de livre comércio entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O que é Mercosul?

O que é o Mercosul? Definido no artigo 1º do Tratado de Assunção, constitui-se em Mercado Comum estabelecido entre os quatro países do Cone Sul, destinado a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, com eliminação de barreiras. Estabelecimento de Tarifa Alfandegária Externa comum em relação a terceiros países; coordenação de posição em foros econômicos comerciais, regionais e internacionais. Coordenação de políticas macroeconomicas. Harmonizar legislações para fortalecer o processo de integração. O que é Mercosul?

Como funciona? Conselho do Mercado Comum (CMC) Grupo Mercado Comum (GMC) Comissão de Comércio do Mercosul (CCM) Comissão Parlamentar Conjunta (CPC) Foro Consultivo Econômico-Social (FCES) Secretaria Administrativa do Mercosul (SAM) O que é Mercosul?

Como CMC O que é Mercosul? Conselho do Mercado Comum (CMC); Quem conduz o processo; Integrado pelosMinistros das Relações Exteriores, Ministros da Economia e Presidentes dos Bancos Centrais

Como GMC O que é Mercosul? Grupo Mercado Comum (GMC) O verdadeiro órgão executivo. Integrado por representantes dos quatro órgãos mencionados, com suporte logístico-administrativo da Secretaria Administrativa do Mercosul (SAM)

Foro Consultivo Econômico-Social - FCES O que é: Orgão de representação no Mercosul dos setores econômicos e sociais; O Foro é uma instância consultiva e se manifesta através de RECOMENDAÇÕES ao Grupo Mercado Comum (GMC). O que é Mercosul?

Foro Consultivo Econômico-Social - FCES Principais atribuições do FCES Pronunciar-se, no âmbito de sua competência, emitindo Recomendações, seja por iniciativa própria ou sobre consultas; Acompanhar, analisar e avaliar o impacto social e econômico derivado das políticas destinadas ao processo de integração; Propor normas e políticas economicas e sociais em matéria de integração; Contribuir para maior participação da sociedade no processo de integração regional, promovendo a real integrração e difundindo sua dimensão econômica e social O que é Mercosul?

Como é composto: Por representantes dos trabalhadores, dos empresários e 3º Setor dos quatro países (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai); Artigo 28º - O FCES é o órgão de representação dos setores econômicos e será integrado por igual número de representantes de cada Estado Parte. Artigo 29º - O FCES terá função consultiva e manifestar-se-á mediante Recomendações ao Grupo Mercado Comum. Artigo 30º - O FCES submeterá seu Regimento Interno ao Grupo Mercado Comum, para homologação. O que é Mercosul? Foro Consultivo Econômico-Social - FCES

Como é composto a Seção Brasileira: Pelos empresários: CNC (Confederação Nacional do Comércio); CNI (Confederação Nacional da Indústria); CNT (Confederação Nacional do Transporte), CNA (Confedaração Nacional da Agricultura), Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros); Pelos trabalhadores: CUT (Central Única dos Trabalhadores), CGT (Confederação Geral dos Trabalhadores), Força Sindical e CAT (Central Autônoma de Trabalhadores). Pelo terceiro grupo: IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa dos Consumidores), OCB (Organização de Cooperativas do Brasil). O que é Mercosul? Foro Consultivo Econômico-Social - FCES

Como é composto a Seção Argentina: empregadores: UIA (União Industrial Argentina), CAC (Câmara Argentina de Comércio), SRA (Sociedade Rural Argentina), CNC (Câmara Nacional da Construção); Trabalhadores: CGT (Confederação Geral do Trabalho), CTA (Central de Trabalhadores Argentinos); Diversos: ADELCO (Associação de Defesa do Consumidor). O que é Mercosul? Foro Consultivo Econômico-Social - FCES

Como é composto a Seção Paraguaia: Trabalhadores: CNT (Central Nacional de Trabalhadores), CUT (Central Única de Trabalhadores), CPT (Confederação Paraguaia de Trabalhadores); Empregadores: UIP (União Industrial Paraguaia), ARP (Associação Rural do Paraguai), FEPRINCO; Diversos: Cooperativista (CONCACOOP). Como é composto a Seção Uruguaia: Trabalhadores: PIT-CNT (Plenário Intersindical de Trabalhadores - Central Nacional de Trabalhadores); Empregadores: COSUPEM; Diversos CUDECOOP O que é Mercosul? Foro Consultivo Econômico-Social - FCES

Como é composto a Seção Uruguaia: Trabalhadores: PIT-CNT (Plenário Intersindical de Trabalhadores - Central Nacional de Trabalhadores); Empregadores: COSUPEM; Diversos CUDECOOP. O que é Mercosul? Foro Consultivo Econômico-Social - FCES

SGT 10 SGT10 - Assuntos Trabalhistas, Emprego e Seguridade Social. - Harmonizar os institutos jurídicos trabalhistas. Funciona de forma tripartite Conta com três Comissões: I- Relações de Trabalho II- Emprego, Migrações Laborais e Qualificação e Formação Profissional III- Saúde, Inspeção no Trabalho e Seguridade Social O que é Mercosul?

Comissão Sócio Labarol Fomentar e acompanhar a aplicação da Declaração Sóciolaboral do Mercosul Orgão Tripartite que funciona de forma semelhanta a OIT Além de elaborar a Declaração Sócio Laboral, na qual busca assimetrias trabalhistas, recebe denúncias e realiza estudos e debates. O que é Mercosul?

Observatório Mercado de Trabalho O que é Mercosul? O Observatório do Mercado do Trabalho, funciona dentro da estrutura do Mercosul e tem como objetivo calcular os impactos laborais dentro da região. Orgão Tripartite, entretanto o custeio e a execução é de responsabilidade dos países Site:

Parlamento do MERCOSUL Em fase de aprovação dentro dos países Prevê eleições diretas para o Parlamento A sede será no Uruguai no Antigo Cassino Os Deputados eleitos legislarão sobre assuntos comunitários O que é MERCOSUL?

PARLATINO Fazem parte da Comissão Parlamentar Conjunta deputados e Senadores indicados por seus países Estão representados os Parlamentos de todos os países da América do Sul Sempre suas ações tiveram mais repurcursão política do que decisiva na vida do cidadão A Sede é em São Paulo Com a criação do Parlamento do MERCOSUL o Parlatino passará a ter funções “Turísticas”. O que é MERCOSUL?

Crescimento desarticulado e fragmentado

Org intergovernamental decisório Organismo tripartite Org intergovernamental técnico Organismo consultivo Tribunal MercosulCMC Parlamento Mercosul Comitê Permanente de Emprego GT Pols Macro Econômicas CDP Comis desenvolv Produtivo e Infraestrutura CCM Comis de Comercio CDS Comis desenv Social Comis Socio Laboral Observatorio Mercado de Trabalho Trabalho FCES GMC Municípios Intendencias Reuniões de Ministros SAM CRPM PROPOSTAS