AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coordenação dos vários elementos que compõem uma Montagem Teatral
Advertisements

O GÊNERO CONTO Para o teórico Soares Amora:
GÊNEROS LITERÁRIOS.
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
Vestido de Noiva Nelson Rodrigues
ARTES CÊNICAS.
TEATRO ÉPICO TEATRO ÉPICO.
Categorias da Narrativa
Categorias da Narrativa
Categorias da narrativa
AUTO DA BARCA DO INFERNO
CONTO analisando a estrutura
Características da Narrativa
Vamos estudar banda desenhada!
Principais características do
TEXTO TEATRAL Profª Natália Tiezzi.
Texto com Diálogo 6º D e E Profª Natália Tiezzi.
PLANIFICAR E PRODUZIR UM TEXTO ESCRITO.
Professora Francisca Barros
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
O TEXTO DRAMÁTICO.
Arte e representação.
Texto Narrativo.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Elementos da narrativa
Introdução aos gêneros literários
Elementos da Narrativa
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2010 Coordenador do Projeto: Professor Geraldo Biaggi.
Narração: personagem/ espaço/ enredo
Categorias da Narrativa
Origem do Teatro Português
Tipologia Textual: Texto Narrativo Definição Exemplo Características.
CATEGORIAS DA NARRATIVA
GÊNEROS LITERÁRIOS.
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
O CONTO e seus elementos
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
Teatro épico “Felizmente Há Luar!”.
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
Categorias da Narrativa Sistematização
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Teorias do texto: discurso, enunciação, texto
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2014 Coordenadores: Geraldo Biaggi e José Antonio Padoveze.
ESCOLA E.B 2,3 PROF. AMARO ARANTES A n d r e i a F e r r e i r a n º 2 A s h l e y B a r b o s a n º 5 C a t a r i n a M a r q u e s n º 9 7ºC Prof. Filomena.
AS CATEGORIAS DA NARRATIVA
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
NARRATIVA FICCIONAL ELEMENTOS
REDAÇÃO CONTO.
OS ENSAIOS  .
TEATRO.
DRAMA – do grego – atos significa – fato, ação cênica
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
A Banda Desenhada Susana Silva.
Redação gêneros do discurso e gêneros literários
Ensino Fundamental, 8º Ano
Tipos de texto.
Frei Luís de Sousa.
Adaptado dos manuais Novas Leituras 7, ASA e Entre Palavras 8, Sebenta.
METODOLOGIA CIENTÍFICA Professora Alcilene. Habilidades Para Escrever Bem Por meio de Estudo (ler) Por meio de trabalho sistematizado (escrever)
Considerações sobre a obra: Postura da Igreja: considera-se autoridade instituída por Deus para julgar o povo. Eliminar a heresia; Discursar em favor da.
Adaptado dos manuais Novas Leituras 7, ASA e Entre Palavras 8, Sebenta.
Conceito e representação gráfica
O Texto Dramático A Representação Teatral
AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO
O TEXTO DRAMÁTICO.
ORIGENS DO TEATRO A representação teatral tem origem remota em rituais e danças, mas é na Grécia antiga que assume o seu carácter literário. Era.
Transcrição da apresentação:

AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO

CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO O TEXTO DRAMÁTICO É UM TIPO DE TEXTO QUE É ESCRITO PARA SER REPRESENTADO. NORMALMENTE NÃO TEM NARRADOR E NELE PREDOMINA O DISCURSO NA SEGUNDA PESSOA (TU/VÓS). ALÉM DESTE TIPO DE DISCURSO, O TEXTO DRAMÁTICO PRESSUPÕE O RECURSO À LINGUAGEM GESTUAL, À SONOPLASTIA E À LUMINOTÉCNICA.

O TEXTO DRAMÁTICO É COMPOSTO POR DOIS TIPOS DE TEXTO: - TEXTO PRINCIPAL - AS FALAS DOS ATORES, CONSTITUÍDAS POR: • MONÓLOGO – UMA PERSONAGEM, FALANDO CONSIGO MESMA, EXPÕE PERANTE O PÚBLICO OS SEUS PENSAMENTOS E/OU SENTIMENTOS; • DIÁLOGO – FALAS ENTRE DUAS OU MAIS PERSONAGENS; • APARTES – COMENTÁRIOS DE UMA PERSONAGEM PARA O PÚBLICO, PRESSUPONDO QUE NÃO SÃO OUVIDOS PELO SEU INTERLOCUTOR. o

- TEXTO SECUNDÁRIO (OU DIDASCÁLIAS, OU INDICAÇÕES CÉNICAS) DESTINA-SE AO LEITOR, AO ENCENADOR OU AOS ACTORES. É COMPOSTO POR: - PELA LISTAGEM INICIAL DAS PERSONAGENS; - PELA INDICAÇÃO DO NOME DAS PERSONAGENS NO INÍCIO DE CADA FALA; - PELAS INFORMAÇÕES SOBRE A ESTRUTURA EXTERNA DA PEÇA (DIVISÃO EM ACTOS, CENAS OU QUADROS); - PELAS INDICAÇÕES SOBRE O CENÁRIO E GUARDA-ROUPA DAS PERSONAGENS; - PELAS INDICAÇÕES SOBRE A MOVIMENTAÇÃO DAS PERSONAGENS EM PALCO, AS ATITUDES QUE DEVEM TOMAR, OS GESTOS QUE DEVEM FAZER OU A ENTOAÇÃO DE VOZ COM QUE DEVEM PROFERIR AS PALAVRAS…

ESTRUTURA INTERNA E EXTERNA ESTRUTURA EXTERNA – O TEATRO TRADICIONAL E CLÁSSICO PRESSUPUNHA DIVISÕES EM : * ATOS - CORRESPONDENTES À MUDANÇA DE CENÁRIOS * CENAS - EQUIVALENTES À MUDANÇA DE PERSONAGENS EM CENA O TEATRO MODERNO, NARRATIVO OU ÉPICO, PÕE DE PARTE ESTAS REGRAS TRADICIONAIS DE DIVISÃO NA ESTRUTURA EXTERNA ESTRUTURA INTERNA – UMA PEÇA DE TEATRO DIVIDE-SE EM: * EXPOSIÇÃO – APRESENTAÇÃO DAS PERSONAGENS E DOS ANTECEDENTES DA AÇÃO * CONFLITO – CONJUNTO DE PERIPÉCIAS QUE FAZEM A ACÇÃO PROGREDIR * DESENLACE – DESFECHO DA AÇÃO DRAMÁTICA

PERSONAGENS CLASSIFICAÇÃO QUANTO À SUA CONCEÇÃO: * PLANAS OU PERSONAGENS –T IPO – NÃO ALTERAM O SEU COMPORTAMENTO AO LONGO DA ACÇÃO. REPRESENTAM UM GRUPO SOCIAL, PROFISSIONAL OU PSICOLÓGICO) * MODELADAS OU REDONDAS – EVOLUEM AO LONGO DA AÇÃO, AS SUAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS VÃO-SE ALTERANDO E, POR ISSO MESMO, PODEM SURPREENDER O ESPETADOR. CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO RELEVO: * PROTAGONISTA OU PERSONAGEM PRINCIPAL * PERSONAGENS SECUNDÁRIAS * FIGURANTES

TIPOS DE CARACTERIZAÇÃO: PERSONAGENS TIPOS DE CARACTERIZAÇÃO: * DIRETA – A PARTIR DOS ELEMENTOS PRESENTES NAS DIDASCÁLIAS, DA DESCRIÇÃO DE ASPETOS FÍSICOS E PSICOLÓGICOS, DAS PALAVRAS DE OUTRAS PERSONAGENS, DAS PALAVRAS DA PERSONAGEM A PROPÓSITO DE SI PRÓPRIA. * INDIRETA – A PARTIR DOS COMPORTAMENTOS, ATITUDES E GESTOS QUE LEVAM O ESPETADOR A TIRAR AS SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DAS PERSONAGENS.

ESPAÇO ESPAÇO – O ESPAÇO CÉNICO É CARACTERIZADO NAS DIDASCÁLIAS, ONDE SURGEM INDICAÇÕES SOBRE PORMENORES DO CENÁRIO, EFEITOS DE LUZ E SOM. COEXISTEM NORMALMENTE DOIS TIPOS DE ESPAÇO: * ESPAÇO REPRESENTADO – CONSTITUÍDO PELOS CENÁRIOS ONDE SE DESENROLA A ACÇÃO E QUE EQUIVALEM AO ESPAÇO FÍSICO QUE SE PRETENDE RECRIAR EM PALCO. * ESPAÇO ALUDIDO – CORRESPONDE ÀS REFERÊNCIAS A OUTROS ESPAÇOS QUE NÃO O REPRESENTADO.

TEMPO * TEMPO DA REPRESENTAÇÃO – DURAÇÃO DO CONFLITO EM PALCO * TEMPO DA ACÇÃO OU DA HISTÓRIA – O(S) ANO(S) OU A ÉPOCA EM QUE SE DESENROLA O CONFLITO DRAMÁTICO * TEMPO DA ESCRITA OU DA PRODUÇÃO DA OBRA – ALTURA EM QUE O AUTOR CONCEBEU A PEÇA

INTENÇÕES DO AUTOR QUANDO ESCREVE UMA PEÇA DE TEATRO, O DRAMATURGO PODE TER UMA INTENÇÃO * MORALIZADORA - DISTINGUIR O BEM DO MAL, PARA MOSTRAR QUE O BEM VENCE SEMPRE * LÚDICA OU DE EVASÃO - DE ENTRETENIMENTO, DE DIVERSÃO, DE RISO * CRÍTICA EM RELAÇÃO À SOCIEDADE DO SEU TEMPO * DIDÁTICA - TRANSMITIR UM ENSINAMENTO