POSTURA CORPORAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Corpo Humano Os Ossos.
Advertisements

Prevenção através da ergonomia
DESVIOS POSTURAIS LORDOSE CERVICAL = Acentuação da concavidade da coluna cervical. CAUSA: - Hipertrofia da musculatura posterior do pescoço CORREÇÃO: -
Ossos do Crânio Anatomia da cabeça Crânio 8 ossos cabeça Face 14 ossos
Evelin Amorim Sabina Santos
Aspectos Ortopédicos e Traumatológicos em Geriatria
Prevenção de Lesões na coluna vertebral
Ergonomia Adaptação do trabalho ao homem.
10 Princípios em Ergonomia.
O movimento e o exercício
BIOMECÂNICA DA COLUNA VERTEBRAL
ERGONOMIA Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ERGONOMIA.
Ergonomia ERGONOMIA.
COLUNA VERTEBRAL 1- Coluna cervical 2- Coluna toráxica
BOLAS SUIÇAS Profª. MSc. Lucia Gill Acad. Daniele Costa.
Sitema esquelético ColégioINEDI Prof. Luiz Antônio Tomaz.
TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS
Palestra: Ergonomia e Saúde
SISTEMA ESQUELÉTICO.
ERGONOMIA Vem das palavras gregas “ergos” = trabalho e “nomos” = estudo de, ou leis naturais de. Objetivos Aumentar a eficiência do trabalho humano Reduzir.
DESLOCAR, LEVANTAR E TRANSPORTAR CARGAS MANUAIS
Disciplina de Traumato-Ortopedia e Reumatologia
Exemplos de exercícios de estiramento aplicados ao Badminton
O ESQUELETO HUMANO.
Larissa Orlandi Marques
Automassagem para aliviar tensões do dia-a-dia
Coluna Vertebral Postura ou atitude corporal é a posição relativa da cabeça, do tronco e dos membros, quer em repouso quer em movimento. Agora que estás.
ANATOMIA DIVISÃO DO CORPO HUMANO: CABEÇA PESCOÇO TRONCO MEMBROS.
Ciências Cap. 11: O esqueleto Samuel Bitu.
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
I P C A AGNALDO TREINAMENTOS S A E Ç G N U A R.
A posição correta na cadeira
Como manter uma Boa Postura?
MARIA APARECIDA Nº28 MARIA DO CARMO Nº29 CLEUZA Nº8 JOSEIR PAULO Nº24
Cont. aula radiculopatias
Conscientização.
Ergonomia.
Lesões musculoesquelética
Programa de Especialização em Massoterapia Ênfase em Ensino
POSTURA – UMA QUESTÃO DE CONHECIMENTO CORPORAL
LIVRO ENTENDENDO A DEFICIÊNCIA FÍSICA
Coluna Vertebral.
Trabalho de Metodologia e Tradução e Redacção Multilíngue sobre:
Especialização em Enfermagem de Reabilitação
ESTUDO DO MOVIMENTO MODULO 1 OSSOS DA COLUNA VERTEBRAL
Ergonomia
Lombalgia.
ORIENTAÇÕES E CUIDADOS COLUNA VERTEBRAL
Profa Vania Auge Bonini Nehrasius
Coluna vertebral.
As medidas de comprimento são médias do percentil 50 de tripulações da Força Aérea Norte Americana.
PROF. ESP. CÉSAR A. D. VECINA
Sitema esquelético.
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Deformidades Escoliose Pectus Carinatum (protusão)
Desvios da Coluna Vertebral
Seminários 9, 10 e 11 – Unidade I
A UTILIZAÇÃO DA HIDROTERAPIA NO TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR
CENTRO DE EDUCAÇÃO MÚLTIPLA PROFESSOR: RODRIGO ARAÚJO 3° MÓDULO NOITE.
Saúde do Trabalhador SISTEMA LOCOMOTOR.
Centro de Educação Profissional Integrado Técnico em radiologia Curso: Técnico em Radiologia Título: Patologias II Tuma:92 Turno: Noite Módulo: V Nomes:
Sistema Ósseo.
Distúrbios Musculoesqueléticos
Prof. Dr. Carlos Alberto Fornasari
Tratamento fisioterapêutico na lombociatalgia: Relato de caso
LOCOMOÇÃO: OSSOS E MÚSCULOS
Coluna vertebral.
Alexandre José Exposto Fisioterapeuta Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Acupuntura Pós-Graduação em Neonatologia, Ortopedia.
Iso-Stretching Juliana Carvalho.
Alexandre José Exposto
Transcrição da apresentação:

POSTURA CORPORAL

Postura Corporal  O conjunto em posição das articulações de um corpo em um determinado momento atuando para fornecer o equilíbrio no espaço, formada em conjunto com o sistema nervoso e os músculos.

Fatores de risco: causas da má postura O sedentarismo, o stress e os condicionalismos do contexto laboral que obrigam as pessoas a permanecer, por longos períodos de tempo, sentadas ou na posição de pé, são os principais fatores de risco de uma postura incorreta. 

Consequencias de uma má postura A postura correta melhora a qualidade de vida porque previne e trata problemas de saúde crônicos e dolorosos como:  Hérnias de discos Dores na coluna Desvios posturais – Escoliose,cifose e lordose

Hernia de Disco Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna. O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

Função dos discos intervertebrais As vértebras da nossa coluna estão unidas por articulações chamadas de discos intervertebrais, que são constituídos de material fibroso e gelatinoso e desempenham a função semelhante a de um amortecedor, dando mobilidade para locomoção e movimentos de impacto. 

Postura corporal

Causas das hernias de disco Esses discos podem sair do lugar (hérnia) ou se abrir (rompimento) por lesão ou esforço. Predisposição genética Envelhecimento, Falta de atividade física Carregar ou levantar muito peso também pode comprometer a integridade do sistema muscular que dá sustentação à coluna vertebral

Sintomas Hérnia de disco na região lombar, dor aguda em uma parte da perna, quadril ou nádegas, e dormência em outras partes ,dor ou dormência na parte posterior da panturrilha ou na planta do pé. Hérnia de disco no pescoço, dor ao mover o pescoço, dor profunda próxima à escápula, ou sobre ela, ou dor que se irradia para o braço, antebraço ou dedos (raramente), dormência nos ombros, cotovelo, antebraço e dedos.

Dores na coluna Dor lombar: localizada acima do quadril, está entre as dores que mais acometem o ser humano. Chamada de lombalgia, Dor dorsal: menos frequente, apresenta características próprias. A dor acomete a região torácica posterior (região central das costas). Dor cervical: é caracterizada por dor e rigidez transitória na região entre o tronco e a cabeça e tem causas diversas.  

Fatores de risco que colaboram para causar dores na coluna: Excesso de peso, o maior inimigo da coluna. Sedentarismo. Carregar peso de forma excessiva,apoiar bolsas ou sacolas pesadas em um só lado do corpo pode agravar as dores na coluna. Idade Falta de consciência corporal- Saber como levantar da cadeira e da cama, como se sentar adequadamente, como se vestir fazem parte da consciência corporal. Reeducação Postural - Adotar hábitos de vida saudáveis, como praticar atividades físicas, manter o peso adequado.  

Exercicios para evitar dores na coluna Fortalecimento muscular, aumento da flexibilidade e melhora da irrigação sanguínea das fibras musculares da região dorsal.  Exercícios de alongamento e flexibilidade Atenção na postura em atividades em casa e no trabalho para evitar posturas erradas e por tempo prolongado

Posturas corporais adequadas:

Posturas corporais adequadas

Desvios de coluna vertebral : Escoliose,lordose ,cifose

Escoliose A escoliose é uma ou mais curvaturas laterais anormal, que atinge geralmente as vértebras torácicas. Ela pode ser do tipo funcional (ou fisiológica) e estrutural (patológica). Escoliose funcional a coluna curva-se lateralmente devido à diferença de peso nas duas metades do corpo em consequência A escoliose estrutural, geralmente aparece na infância e é progressiva. A causa é o crescimento desigual das vértebras. Dependendo da gravidade da curvatura, esta pode comprimir órgãos abdominais e também prejudicar a respiração.  

Cifose A cifose é uma acentuada curvatura torácica, deixando a pessoa com aspecto de corcunda. Quando ocorre uma inversão na direção das curvaturas lombar e cervical estas deformidades são conhecidas como cifose cervical e cifose lombar

Lordose A Lordose é um aumento exagerado nas curvaturas cervical e lombar. Pode ser uma compensação de uma cifose ou à flacidez muscular com um ou sem aumento de peso anterior à coluna – como na obesidade e na gravidez.

Tratamento dos desvios posturais Cifose - Fortalecer costas Lordose - Fortalecer abdômen: Escoliose - Fortalecer abdômen,fortalecer costas e alongar cadeia lateral OBS: Atividades simétricas evita uma piora da escoliose. Procurar sempre trocar o peso de ombro ou braço para não desalinhar ainda mais o corpo.  A musculatura abdominal profunda ativa vai dar sustentação para coluna

“ Tudo isso pode ser evitado praticando atividade física,pense nisso “ Tudo isso pode ser evitado praticando atividade física,pense nisso!” Fabíola Cariry