Expectativas de aprendizagem: o direito de aprender Ocimar Munhoz Alavarse 3º Nordeste Interage Recife, maio 2012.

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Transcrição da apresentação:

Expectativas de aprendizagem: o direito de aprender Ocimar Munhoz Alavarse 3º Nordeste Interage Recife, maio 2012

Quadro de matrículas Ensino fundamental e ensino médio Brasil 1991 a 2011

Ensino e aprendizagem: associação e correlação

Aprendizagem: para todos ou para alguns?

Como organizar o ensino para que ocorram as aprendizagens?

Organização horizontal e vertical da escolarização nos marcos do ensino simultâneo: ganhos e limites

Seria possível passar da igualdade de oportunidades para a igualdade de resultados?

Avaliação educacional: processo com 1) levantamento de informações (procedimentos e instrumentos); 2) julgamento (medidas, escalas, critérios e juízos); e 3) encaminhamentos (decisões).

QUEM AVALIA (sujeito) O QUE AVALIA (objeto) PARA QUE AVALIA (finalidade) COMO AVALIA (metodologia)

Avaliação da aprendizagem: (interna às escolas / salas de aula) conduzida pelos professores, geralmente, para fins de aprovação ou reprovação no final do período letivo.

Avaliação externa: organizada, quanto aos objetos, finalidades e metodologias, por um sujeito externo às equipes escolares, via de regra para avaliar, em larga escala, um sistema.

EXEMPLOS PISA SAEB / ANEB SAEB / ANRESC (PROVA BRASIL) PROVINHA BRASIL PROVA SÃO PAULO

Nas avaliações externas, especialmente, deve-se identificar as dimensões política, educacional, psicométrica, pedagógica e didática

Resultados de avaliação externa como o indicador ou a medida da qualidade da educação escolar, como uma tendência das políticas educacionais

Avaliação externa como “caixa preta”, para professores, devido às matrizes e ao tratamento dos resultados

Avaliação externa Proposta pedagógica da escola

Matriz de prova Matriz de ensino

Avaliação externa Política educacional

Matrizes de avaliação Itens e provas Resultados com itens e alunos numa escala Interpretação pedagógica Ações pedagógicas

Escalas de proficiência e interpretação pedagógica

Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) Anresc (Prova Brasil) e Aneb Ocimar Munhoz Alavarse Feusp

Saeb. Matemática 4ª série. Escolas municipais, estaduais e privadas. Brasil a Variação Municipal % Estadual % Privada % Dif mun/priv Dif % s/ mun20.0%26.8%23.2%29.4%29.8%29.3%19.8%19.5% Fonte : MEC/Inep

Saeb. Língua Portuguesa 4ª série. Escolas municipais, estaduais e privadas. Brasil a Variação Municipal % Estadual % Privada % Dif mun/priv Dif % s/ mun 16.5%26.1%25.1%28.9%30.1%28.1%21.9%21.4% Fonte: MEC/Inep

Prova São Paulo Língua Portuguesa 4ª, 6ª e 8ª séries

Prova São Paulo Matemática 4ª, 6ª e 8ª séries

PROVA SÃO PAULO 2008 Língua Portuguesa Distribuição de Proficiências

PROVA SÃO PAULO 2008 Matemática Distribuição de Proficiências

Como articular resultados de avaliações externas e trabalho pedagógico?

Incorporar a avaliação formativa, com resultados internos e externos

Estudo de gerações: acompanhamento de um mesmo – ou quase – grupo de alunos ao longo de sua escolarização