Diretor Presidente, BioClean Energy Brasil S.A.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biodiesel: Agricultura Familiar e Estrutura Industrial
Advertisements

Curso sobre concorrência em transmissão, 10/2007
Nivalde J. de Castro André Luis Leite Graciella Martignago
A Indústria Química em 2020 Um novo Rumo é possível
Quem somos O SINAVAL é a instituição que representa os estaleiros brasileiros instalados em diversas regiões do país. A missão do SINAVAL é fomentar a.
Etanol e veículos elétricos: mão única ou mão dupla?
CVRD e Petrobras Distribuidora
Programa de Produção e Uso do Biodiesel no Brasil
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel
Centro de Energias Renováveis CERBIO
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
Perspectivas da Economia Brasileira para 2009 e de outubro de 2009 Simão Davi Silber
ESCOLA DE ENGENHARIA CIÊNCIAS TÉRMICAS I Profa Drª Sílvia Velázquez.
Ônibus movido a Etanol.
Brasil: a Arábia Saudita do Biodiesel
Sucata e a Indústria Brasileira do Aço
PROJETO DE PESQUISA Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB): o contraste entre os objetivos propostos e o desempenho verificado no período.
Prof. Gilberto De Martino Jannuzzi
PERPECTIVAS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Petrobras Distribuidora no Setor de GLP
Área de Operações Indiretas
OS BIOCOMBUSTÍVEIS E A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO
Oportunidades da agricultura de energia
Energia Elétrica para o Século XXI
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
A visão da Petrobras no Etanol, H-Bio e Biodiesel
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Seminário ''Flutuações dos Preços nos Mercados dos Cereais - Razões e Consequências‘’ Apresentação da ANPOC – Associação Nacional de Produtores de Cereais,
Renault de Freitas Castro Diretor Executivo
A CRISE INTERNACIONAL E O MERCADO DE COMPENSADO – TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS MARCO TUOTO MARÇO, 2009 IRATI-PR / BRASIL 1.
SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA - SINICON
Rotterdam Climate Initiative visiting Brazil
FÍSICA 3 ENEM 2007.
André Oliveira.
Prof. Luciel Henrique de Oliveira
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
CLEALCO Açúcar e Álcool Unidade de Clementina Planejamento Estratégico
O NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO
Matriz de Incerteza Social - Incerteza + - Importância +
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 CONJUNTURA ECONÔMICA: 2011 DILMA_100 dias.
A GVT gera competição e qualidade em telecomunicações no Brasil
A contribuição das exportações para o crescimento econômico do Brasil
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
Vitória, 15 de agosto de 2007 Perspectivas do Mercado de Energia Elétrica no Brasil Perspectivas do Mercado de Energia Elétrica no Brasil Miroel Makiolke.
Teste título Teste corpo do texto Mais testes Só pra ter certeza que ficou legal Oportunidades e Incentivos Setor Sucroalcooleiro EUDORO PEDROZA Secretário.
Congresso Estadual de Recursos Humanos – RH Rio Junho 2005.
"Comercialização de Soja" Gerente Comercial de Grãos
O Caminho do B5 ao B100 Ministério de Minas e Energia
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
Biocombustíveis Enquadramento Legal BENTO DE MORAIS SARMENTO.
Rio de Janeiro Pólo do Agronegócio Sustentável do Brasil.
Compras Públicas Sustentáveis Seminário Produção e Consumo Sustentáveis Salvador, 18 de setembro de 2014 Ariel Pares Diretor de Produção e Consumo Sustentável.
Perspectivas da Indústria Brasileira
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Comissão Nacional e Cana-de-Açúcar Rogério Avellar – Assessor Técnico Potencial de investimentos da cadeia.
Gerdau São Paulo INAUGURAÇÃO.
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
Florestas Plantadas - Oportunidades de Crescimento no Brasil
Sustentabilidade no setor energético – a experiência sueca Semida Silveira Sustentabilidade na geração e uso de energia no Brasil: os próximos vinte.
59 o CONGRESSO ANUAL DA ABM ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE METALURGIA E MATERIAIS OS DESAFIOS AO SETOR MÍNERO-METALÚRGICO E DE MATERIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO.
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Política de Desenvolvimento e Uso do Gás Natural
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
BENEFÍCIOS DA RENOVAÇÃO DA POLÍTICA PARA O GNV NO BRASIL Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasília 2014.
Ministério de Minas e Energia Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Luís Fernando Badanhan Coordenador-Geral.
Seminário de Avaliação do Mercado de Combustíveis 1º semestre de 2008 Superintendência de Abastecimento Rio de Janeiro, 13 de agosto de 2008.
Ferrovia Norte/Sul – Proposta de aumento da competitividade e de incentivos AP 137/ de maio de 2013.
1 Um novo paradigma na geopolítica energética das Américas Rio de Janeiro, 16 de Outubro, 2007 Uma apresentação para o GT de Bioenergia do CDES Annette.
Transcrição da apresentação:

Diretor Presidente, BioClean Energy Brasil S.A. Inovação em Biodiesel B7: O Aumento do Biodiesel na Mistura e os Impactos na Cadeia Produtiva John Kaweske Diretor Presidente, BioClean Energy Brasil S.A. 22 de setembro de 2010

Índice Resumo da BioClean Mercado de Biodiesel B7 em Breve Impactos na Cadeia Produtiva Transição para o B7 O Futuro do Biodiesel Conclusão 2

Biodiesel (mil litros) BioClean Energy Brasil S.A. Quem somos: A Bio Clean Energy é focada na produção inovadora de Biodiesel, no desenvolvimento de novas tecnologias (patentes pendentes), para a obtenção de fontes de energia renováveis, com o mínimo impacto ao meio ambiente. Unidade Araraquara – SP: A primeira unidade produtiva está localizada no município de Araraquara-SP, tem 30 mil m2 de área e instalações de 10 mil m2. A planta possui o que há de mais moderno em equipamentos e tecnologias, com capacidade para produzir 70 milhões de litros de biodiesel ao ano. Unidade Luis Eduardo Magalhães – BA: Protocolado o projeto de construção de outra unidade Industrial em área própria de 100 ha. Essa unidade terá capacidade de produção de 280 milhões de litros de biodiesel/ano em 2013. Ano Biodiesel (mil litros) Cap. Instalada 2010 70.000 2011 140.000 Vista Aérea - Planta de Araraquara – Abr/2010 3

BioClean Energy Brasil S.A. Missão: alcançar uma capacidade de 420 mil m3 por ano até 2013 e tornar-se um produtor altamente rentável, produzindo e distribuindo biodiesel com o mais alto padrão de qualidade, utilizando-se de uma exclusiva tecnologia Demanda por Energia Limpa: - Biodiesel: 2,5 bilhões de litros por ano, apoiado por incentivos governamentais; - Demanda para reduzir a emissão de gases poluentes. Tecnologia de patentes pendentes e diferenciadas com modelo de Baixo Custo operacional e Investimento otimizado: - Produção: - Plantas de baixo custo, localizadas perto das matérias-primas e consumidores; - Produção integrada, que permite a flexibilidade no uso de matérias-primas. - Investimentos: - Tecnologias modernas, permitindo que as plantas menores sejam mais eficientes. BioClean: Companhia posicionada para Crescimento e Rentabilidade 4

BioClean - Principais Vantagens BioClean Energy Brasil S.A. BioClean - Principais Vantagens Foco em Tecnologia Qualidade do Biodiesel Planta Altamente Eficiente Inovação no processo produtivo Utilização racional de espaço e capital Otimização na produtividade Alta qualidade comprovada através de testes em laboratórios credenciadas por ANP Flexibilidade na utilização de matérias-primas Entrando no mercado com um baixo custo operacional Usina de biodiesel dedicada Tecnologia (patentes pendentes) que permite baixo custo de instalação Estratégia Operacional Localizações favoráveis das plantas Baixo custo operacional Tecnologias modernas Desenvolvimento de novas matérias-primas 5

Mercado de Biodiesel - Global Mercado global deve dobrar entre 2009 e 2015 para 37,8 bilhões de litros de biodiesel ao ano Várias fontes de crescimento Foco na redução da emissão global de carbono Iniciativas e incentivos governamentais Geração de divisas para o país Os 5 Maiores Produtores de Biodiesel em 2009 Bilhões de Litros Demanda Mundial por Biodiesel (bb litros) Brasil é o quarto maior produtor mundial de biodiesel onde atende 5% da demanda por diesel Fontes: EBB, EIA, ANP, Cader Fonte: Global Biofuels Center 6

Mercado de Biodiesel - Brasil Mercado Brasileiro – Diesel & Biodiesel Mercado brasileiro de diesel (bilhões de litros) Diesel: Mercado de 44,4 bilhões de litros com crescimento anual de 3% desde 2000 Importações: 9% da demanda por diesel desde 2004, com governo buscando reduzir a necessidade de importação A maioria da demanda advém da indústria de caminhões, o que é fundamental no caso brasileiro, devido à dependência do país no transporte rodoviário Biodiesel: Demanda mandatória anual de 2,5 bilhões de litros baseado em B5 (5% de biodiesel adicionado ao diesel), que foi antecipado de 2013 para 2010. As expectativas para o setor são muito promissoras, visto à antecipação do B5 de 2013 para 2010, e há uma expectativa de que o B8 seja aprovado até 2013, o que cresceria a demanda em 60%. Fonte: ANP Produção de biodiesel no Brasil (000 de m3) Fontes: ANP/MME 7

Mercado de Biodiesel - Brasil Um Grande Sucesso Brasileiro O Plano Nacional de Biodiesel é um sucesso e o apoio contínuo é necessário para a sustentabilidade a longo prazo 2005-2007 1 Sem 2008 Julho 2008 – Junho 2009 Julho 2009 – Dezembro 2009 Janeiro 2010 - Presente Mistura: até 2% Mistura: min. 2% Mistura: min. 3% Mistura: min. 4% Mistura: min. 5% A demanda obrigatória atual é apenas um estímulo inicial Benchmarks em outros países sugerem que a demanda obrigatória deve ser aumentada: Colômbia: a obrigatoriedade do uso de B10 em 12 dos 32 Estados do país; Argentina: B7 hoje e B10 até fim de 2010. Queda recente dos preços do biodiesel, sugerem que o Brasil precise de um caminho, para uma maior demanda obrigatória. 8

Compressão das Margens no 19º Leilão Mercado de Biodiesel – 19º Leilão Os preços baixos no 19º Leilão refletem a necessidade de equilibrar a oferta com a demanda O mercado está preparado para uma abertura e está pronto para um aumento de demanda Compressão das Margens no 19º Leilão Fontes: ANP/Ipeadata 9

Mercado de Biodiesel – Demanda no Brasil Com o B5, está previsto um crescimento orgânico do mercado de 2,5 bilhões de litros em 2010 para 3,5 bilhões de litros em 2019. Outros caminhos podem contribuir para um aumento acima desses níveis: B20 Metropolitano Aumento gradual na demanda obrigatória Outros (ex.frotas, exportações) Redução do custo de produção B20 nas dez maiores regiões metropolitanas do Brasil dobraria o mercado Benefícios: Gastos no Brasil de R$459MM a.a. em função da poluição; Poluição custa 7.100 vidas a.a. em São Paulo (cidade); Proposta para B7 em 2010 ou primeiro semestre de 2011 Governo estudando B8 para 2013; B10, B20 eventual? Aumento para o B20 em frotas de ônibus, etc; Exportações a Europa: Exportações brasileiras prejudicadas pelo desestímulo tributário que tira a condição de competitividade em relação aos EUA e à Argentina. Utilizar matérias-primas alternativas: Foco em investimento e pesquisa (algas); Óleo de cozinha (reciclar mais); Novas tecnologias que reduzem o custo operacional Plano de incentivo a oleaginosas alternativas: B7 B10 B20 Metropolitano 10

Considerações Importantes B7 em Breve Em agosto de 2010 foi solicitado, por um grupo de produtores de biodiesel, ao Ministério de Minas e Energia e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, para elevar a demanda para o B7 Benefícios (B7) Considerações Importantes Meio ambiente - redução na emissão de gases poluentes Controle de Qualidade e Fiscalização Geração de emprego / Benefícios sociais Mercado Aberto Otimizar a capacidade Metas Sociais Redução da dependência energética Importante para a sustentabilidade do setor (preço baixo no 19º Leilão) 11

Cadeia Produtiva Impacto B7 Impacto Questões-chave Agricultores Usinas Foco em atingir metas sociais Estudos comprovam que a competição entre biocombustíveis e alimentos é mínima Agricultores Maior demanda para agricultura Geração de empregos / benefícios sociais (agricultura familiar) Usinas Crescimento do mercado em 40% com B7 Otimizar a capacidade Melhorar o preço (deságio grande) Importante diversificar as oleaginosas Qualidade do biodiesel entregue as distribuidoras Mercado Necessidade de instalações de armazenagem nas distribuidoras Falta metodologia científica simples e rápido pela identificação da mistura no campo Consumidores Pequeno aumento no custo de transporte, compensado por uma melhor qualidade de vida O desenvolvimento de uma produção mais eficiente reduziria os custos para os consumidores 12

Controle de Qualidade e Fiscalização Metas Sociais e Ambientais Transição para a B7 Considerações Importantes O mercado produtor do biodiesel precisa continuar a desenvolver soluções e melhores práticas para enfrentar desafios durante e depois da transição para B7 Controle de Qualidade e Fiscalização A intensificação da fiscalização, em conformidade com o crescimento do mercado Mercado Aberto O setor está pronto para abertura Metas Sociais e Ambientais Êxitos atingidos com uma crescente participação 13

Controle de Qualidade e Fiscalização A ANP está Tomando a Liderança A intensificação da fiscalização, em conformidade com o crescimento do mercado é necessária. Tecnologias em desenvolvimento deve ajudar a ANP com os seus esforços. Desafio Solução A ANP coletando e analisando amostras de biodiesel nos produtores A qualidade do biodiesel Expansão do programa da ANP em andamento, para a identificação no campo do teor do biodiesel no diesel 14

Mercado Aberto Desafio Solução Incentivos não adequados no atual sistema de leilão Desafio Solução O modelo atual não incentiva modelos de negócios diferenciados ou a qualidade prêmio do produto Os preços do 19º leilão refletem os desafios do atual sistema Mover-se para um mercado aberto e estimular a diferenciação do modelo de negócios ao invés de diferenciação em preços 15

Metas Sociais Desafio Solução Inclusão Social Momento do Programa de Inclusão Social Desafio Solução Necessidade de melhorias contínuas: Programas de formação para os agricultores familiares Estimular programas para diversificação de matérias-primas Famílias da Agricultura Familiar (000s) Famílias por Volume de Biodiesel Produzido (milhões de litros de B100) 16

O Futuro de Biodiesel Sustentabilidade Um futuro com sustentabilidade no Plano Nacional de Biodiesel Maior demanda de biodiesel B7, B10, B20 Metropolitano, etc. Demanda para bio-querosene Novas tecnológias Tecnologia de algas Evolução do processo de produção Mercado aberto 17

Resumo Benefícios para o meio ambiente Importância Fundamental da B7 Benefícios para o meio ambiente Redução na emissão de gases poluentes Geração de empregos e benefícios sociais Grandes avanços para mais de 109 mil famílias Otimização da capacidade de produção Os preços no 19º Leilão refletem os desequilíbrios Reduzir a dependência energética de combustíveis fósseis As importações representam 9% do consumo de diesel no Brasil Importante para a sustentabilidade do setor 18

Diretor Presidente, BioClean Energy Brasil S.A. Muito Obrigado!!! John Kaweske Diretor Presidente, BioClean Energy Brasil S.A. jk@biocleanenergy.com.br