Fundamentos de Psicologia Experimental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTALT Termo do alemão que significa: FORMA FIGURA FUNDO EXEMPLO:
Advertisements

A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
Técnicas de Pesquisa Bibliográfica
Trabalhando Figuras Planas No Graphmática
Apostila para o 7º ano Profª Yandra
PAVIMENTAÇÕES.
Cálculo - Thomas Capítulo 3.
INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA
Programas Utilitários Básicos
Introdução ao Eletromagnetismo
TSP – The Team Software Process
Encontro Construindo um Web Site com o Nvu
Professores: Andréa, Bruna e Homero Disciplina: Seminário Integrado
Design e Criação de Personagens
COLÉGIO DOS SALESIANOS DE POIARES
Html Fernanda Barroso.
A obra de Arte na era de sua reprodutibilidade técnica (1935/1936)
Computação Gráfica Aula 1 – Visão Geral
AULA 6: Citações e Referências
Tecnologias Web Prof. Msc. Juliano Gomes Weber Tecnologias Web Notas de Aula – Aula 03 1º Semestre UNIJUÍ
Linguagem Fotográfica
I.A. – Inteligência Artificial
Prof. Leandro da Silva Taddeo
Formatação Trabalho de Conclusão de Curso.
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS
Artista Plástica Maria Alzira Garcia.
Apenas um vaso ou duas pessoas se olhando?
Conceitos Fundamentais da Teoria da Gestalt
Visão Computacional Shape from Shading
Clique espaço para continuar
A ilusão e a Arte da ilusão
Fundamentos de Psicologia Experimental
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS VI
Normas para trabalhos escolares
Competição entre duas populações em crescimento exponencial (COMPETE)
A Segurança os sinais e a informação
Op-Art.
Exemplos Resolvidos pág. 145
Fundamentos de Psicologia Experimental
Atividade avaliativa: Unificação ortográfica.
CONFIGURANDO TRABALHO NO WORD 2003 a 2007 (NORMAS DA ABNT)
Introdução ao Projeto de Arquitetura
TRABALHOS ACADÊMICOS: apresentação
Apenas um vaso ou duas pessoas se olhando?
Como fazer a leitura de obra de arte?
Percepção PPB Aula.
OlhosDe£in¢e ZzCoutoSlides Um piano, uma melodia, Um piano, uma melodia, você e eu Um piano, uma melodia, Um piano, uma melodia, você e eu.
Se eu pudesse... Eu faria agora !.
ADAMUS – “Além da Mente” – 01/10 A Série e2012: SHOUD 1 "Vivendo Sua Consciência” - Canalizado por Geoffrey Hoppe, em 06/08/2011 Onde a batalha da energia.
Prof. Carlos Alberto Kamienski – Avaliação de Desempenho de Redes e Sistemas (INF-103) Santo André, Fevereiro de 2012 Projeto da Disciplina.
ILUSÕES.
Projetando e Publicando Publicações Eletrônicas Interativas na World Wide Web Curso.
Árvores AVL Balanceadas (Árvore Binária Balanceada)
Identificação dos Genes de uma cadeia de DNA com a ferramenta GENSCAN
Instruções para o Mini-formulário Imprima a primeira página e assim que a impressora a soltar apenas gire-a conforme a figura ao lado. Ela será puxada.
Buscando Informação Médica na Internet NIB - Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
DISTANTE DE MIM... Texto de Rayma Lima
Tecnologias - Matemática
Formatação da Defesa da Monografia Versão de 18/01/10
Apresentação Multimédia #10 Tema II | EU Capítulo 1 | A cognição
ILUSÃO.
Prof. Me. Henrique dos Prazeres Marcelino
Perspectiva - Renascimento
Quantas faces você vê?.
Como filmar? Que filmar? Mise-en-Scene. Sequência Enquadramento.
Geometria Noções primitivas Prof. Valdir Aguiar Noções primitivas Prof. Valdir Aguiar.
Princípios de Composição Plástica
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
Geometria plana Prof. Valdir Aguiar.
Fundamentos de Psicologia Experimental
Transcrição da apresentação:

Fundamentos de Psicologia Experimental Capítulo - Percepção Tema- Percepção de Profundidade Sinais monoculares para percepção de profundidade EXEMPLOS e ANIMAÇÕES

Sinais Monoculares de Percepção de Profundidade Interposição ou Bloqueio Você consegue dizer olhando para as figuras acima, quem está na frente e quem está atrás? E agora... Você consegue dizer quem está na frente e quem está atrás? Por que?

Sinais Monoculares de Percepção de Profundidade Interposição ou Bloqueio No quadro “Madonna”, do artista Sandro Botticelli, um dos sinais para percepção de profundidade são as pessoas que se interpõem umas as outras (Interposição) criando, assim, a percepção de profundidade.

Sinais Monoculares de Percepção de Profundidade Tamanho Relativo E agora... Você consegue dizer quem está na frente e quem está atrás? Por que? Você consegue dizer olhando para as figuras acima, quem está na frente e quem está atrás?

Sinais Monoculares de Percepção de Profundidade Tamanho Relativo No quadro “Remos”, do artista Gustave Caillebottle, um dos sinais para percepção de profundidade são os barcos com seus respectivos remadores e remos representados de tamanhos diferentes (Tamanho Relativo). Note, também, que as margens do rio nos dão a percepção de profundidade através dos sinais da perspectiva linear (as linhas divergem no fundo e convergem na frente).

Sinais Monoculares de Percepção de Profundidade Altura Relativa no Plano E agora... Você consegue dizer quem está na frente e quem está atrás? Por que? Você consegue dizer olhando para as figuras acima, quem está na frente e quem está atrás?

Sinais Monoculares de Percepção de Profundidade Altura Relativa no Plano Note que as duas estrelas estão próximas do horizonte dando, assim, a impressão de que estão longe do observador. Por outro lado, os círculos estão distante do horizonte dando a impressão de que estão mais perto. Os sinais relacionados com Altura Relativa levam em consideração a linha do horizonte.

Sinais Monoculares de Percepção de Profundidade Altura Relativa no Plano No quadro de Eugene Boudin entitulado “A Costa de Protrieux”, a parte da costa mais próxima a você está na parte de baixo da figura. Conforme a costa vai ficando mais longe, ela vai subindo no plano e se aproximando do horizonte. Com as nuvens, ocorre o contrário, uma vez que elas estão acima do horizonte.

Sinais Monoculares de Percepção de Profundidade Gradiente de Textura E agora... Olhando para esta figura, você tem alguma percepção de profundidade? Por que? Olhando para esta figura, você tem alguma percepção de profundidade?

Sinais Monoculares de Percepção de Profundidade Gradiente de Textura Note que associados ao Gradiente de Textura estão presentes, também, sinais monoculares de altura relativa. A importância do Gradiente de Textura é a variação gradual (gradiente) destas dicas monoculares de tamanho relativo. O Gradiente de Textura dá o contexto (textura) da figura. Finalmente, nesta figura em particular, encontramos sinais de perspectiva linear, uma vez que as linhas horizontais estão estão convergindo no fundo e divergindo na frente.

Sinais Monoculares de Percepção de Profundidade Gradiente de Textura No quadro “Ruas de Paris - Um Dia Chuvoso”, do artista Gustave Caillebottle, um dos sinais para percepção de profundidade são os paralelepípedos da rua de Paris (Gradiente de Textura).

Recursos na Internet Páginas na Internet Galerias de arte na internet ao longo do mundo http://dir.yahoo.com/Arts/Museums__Galleries__and_Centers/ Sinais monoculares de profundidade e outras percepções http://psych.hanover.edu/Krantz/art/ Percepção em animais http://www.pigeon.psy.tufts.edu/psych26/perception.htm Figuras impossíveis de Ascher http://fs.dai.net/ac/911566/E01.html?http://www.etropolis.com/escher Algumas obras do artista plástico Victor Vasarely http://www.smiley.cy.net/tsymeo/vasarely.htm Um dos melhores sites sobre ilusões http://www.illusionworks.com/html/hall_of_illusions.html Grand Illusions, http://www.grand-illusions.com/INDEX.HTM

Créditos Livros de Referência Introdução à Psicologia Geral. D.G.Myers (1999). Editora LTC. Introdução à Psicologia. R.T.Atkinson e outros (1996). Editora Artes Médicas In Search of the Human Mind. R.J. Sternberg. (1998). Harcourt Brace College Publishers.