sujeito crescente e aprendente, na dimensão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Campanha Tema do Ano 2012.
Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
Perfil do Assessor da IAM
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
Conscientização Vocacional
COMPROMISSO CRISTÃO.
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
A espiritualidade do catequista Vivência e transmissão da fé
CAMPANHAS Nossas Campanhas.
"Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para Deus e não para as pessoas". Ef 6,7 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista.
Encaminhamento para o AGIR
Objetivos das URGÊNCIAS
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
Apresentação ESTREIA 2014.
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
O CATEQUISTA É....
Diocese de Amargosa.
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Documento de Aparecida
EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE
Igreja: comunidade de comunidades
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
Discípulos e Missionários de Jesus Cristo
PASTORAL DA JUVENTUDE O Processo de Educação na Fé da PJ Manoel Nerys
Sínodo sobre nova evangelização
Espiritualidade do Catequista
TEMA - RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA
Pastoral da Educação e da Cultura
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
O documento da CNBB e o 7 o PPO – apelos de conversão.
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
COMUNIDADE DE COMUNIDADES – UMA NOVA PAROQUIA
REUNIÃO DE PAIS COM FILHOS NA CATEQUESE
A VOCAÇÃO DE SER CATEQUISTA
GRUPOS DE FAMÍLIAS.
COORDENADORES DE COMUNIDADE
ENCONTROS DE CATEQUESE COM ADULTOS Itinerário de vida cristã
A paz esteja convosco! 3º DOMINGO DA PÁSCOA 22 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 3, ; Salmo 4; 1Jo 2,1-5a; Lucas 24,35-48.
Diretrizes gerais para O Ano Missionário Arquidiocese de Curitiba Equipe de Articulação Missionária.
Fraternidade: Igreja e sociedade
Identidade da Pastoral
Identidade da Pastoral
Formação Catequética Catequista.
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
O SENSO CRÍTICO E O MÉTODO
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
Metodologia da Infância e adolescência Missionária
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
ATRIBUIÇÕES DO MINISTRO(A) EXTRAORDINÁRIO(A)
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
A primeira leitura apresenta-nos, precisamente, o testemunho dos discípulos sobre Jesus. Depois de terem mostrado, em gestos concretos, que Jesus.
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo
O Saber Fazer O CATEQUISTA E A QUESTÃO METODOLÓGICA É preciso que o catequista seja competente em sua ação catequética superando a improvisação e a simples.
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
SOMOS+ DESENVOLVIMENTO 2 - Identificar as sessões mais propícias para desenvolver o tema da caridade; 3 - Trabalho de Grupos: Sugestões de gestão de períodos.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
A catequese na missão da Igreja. 1.Qual o nosso conceito de catequese? - O que pensam as pessoas, em geral, acerca da catequese? - O que pensamos nós.
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
Transcrição da apresentação:

sujeito crescente e aprendente, na dimensão PERFIL DO CATEQUISTA NA CATEQUESE COM ADULTOS sujeito crescente e aprendente, na dimensão humano-cristã, isto é, do SER, buscará: 1. Amar a vida e sentir-se realizada. 2. Ter o necessário equilíbrio psicológico. 3. Crescer na responsabilidade, na perseverança, na alegria e no otimismo. 4. Saber trabalhar em grupo e em equipe 5. Desenvolver a consciência crítica diante dos abusos do contexto globalizado e neoliberal. 6. Perceber os limites da comunidade eclesial. 7. Assumir a causa do empobrecido e excluído e participar na transformação da sociedade.

8. Cultivar o encontro pessoal e a intimidade com Cristo, por meio da Palavra, dos sacramentos e da oração pessoal e comunitária. 9. Encantar-se pelo Reino, deixar-se seduzir por Deus e saber ler sua presença nas atividades humanas. 10. Participar ativamente da vida da Igreja e do grupo de catequistas. 11. Procurar a ajuda de acompanhantes espirituais e de catequistas experientes. 12. Ser criativo na missão evangelizadora e responder aos desafios de seu tempo. 13. Cuidar constantemente da própria formação.

sujeito crescente e aprendente, na dimensão do SABER, buscará: PERFIL DO CATEQUISTA NA CATEQUESE COM ADULTOS sujeito crescente e aprendente, na dimensão do SABER, buscará: Compreender suficientemente o mundo que o cerca para: ★ viver com dignidade; ★ desenvolver capacidades,habilidades, competências ★ comunicar-se com os demais; ★ despertar a curiosidade e estimular o senso crítico; ★ decifrar a realidade e adquirir autonomia de juízo; ★ conhecer as descobertas atuais da biotecnologia, informática e outras; ★ descobrir a presença ou ausência de Deus por trás dos dados mutáveis, dos desafios e mudanças e inculturar o Evangelho.

2. Aprender pelo prazer de aprender. 3. Ter familiaridade com as ciências humanas, sobretudo pedagógicas. 4. Conhecer suficientemente a Palavra de Deus e os elementos básicos que formam o núcleo da fé: - Primeiro e Segundo Testamento, História da Igreja; Credo (fé professada), Sacramentos (fé celebrada), Mandamentos e bem-aventu- ranças (fé vivida), Pai-Nosso (fé orada). 5. Ampliar seus conhecimentos e aplicá-los nas diversas situações.

EM FORMAÇÃO CONTINUADA APRENDER A APRENDER EM FORMAÇÃO CONTINUADA LEVA O CATEQUISTA A: ENTENDER A CAMINHADA DOS PEQUENOS; VALORIZAR A PARTILHA; ENTENDER O SENTIDO EVANGÉLICO E SOCIAL DOS BENS; USAR A LINGUAGEM DO INTERLOCUTOR.

PERFIL DO CATEQUISTA NA CATEQUESE COM ADULTOS Para que possa se tornar uma pessoa-testemunho e confiável perante a comunidade, é preciso que seja competente em sua ação catequética, superando a improvisação e a simples boa vontade.

PERFIL DO CATEQUISTA NA CATEQUESE COM ADULTOS crescente e aprendente, na dimensão do SABER FAZER, o catequista cuidará dos diversos aspectos da sua formação pedagógica: Relacionamento, Educação, Comunicação, Pedagogia, Metodologia, Programação e planejamento.

Cultivando a dimensão do SABER FAZER, o catequista com adultos: Caminha com o povo e não só pelo e para o povo. Na comunidade e no grupo de catequistas, experimenta valores imprescindíveis para a ação catequética: ➲ acolhimento, aceitação do diferente, amizade, diálogo, partilha, perdão, solidariedade e tolerância. Espelha-se em Jesus, no seu jeito de promover integralmente a pessoa. Sente a alegria de partilhar sua vida com outros adultos e, à luz da fé, ajudá-los a reinterpretar sua história, alegrias e tristezas, vitórias e fracassos. Age a partir de motivações conscientes: “quer fazer”, mesmo sabendo que nem sempre “querer fazer” é “poder fazer”.

sujeito crescente e aprendente, na dimensão do CONVIVER, o catequista com adultos buscará: SER PROFETA DIANTE DO INDIVIDUALISMO E EGOÍSMO DA IDEOLOGIA DO CONSUMO E DA COMPETIÇÃO a) descobrir gradualmente o outro; b) exercer a cidadania, assumindo as lutas do povo; c) sensibilizar-se com os mais necessitados e empobrecidos; d) denunciar o que atenta contra a dignidade humana; e) participar da vida da Igreja (paróquia e diocese): - superando a autossuficiência, o isolamento pastoral; - valorizando as diferenças; - crescendo na convicção missionária.

crescente e aprendente, na dimensão do DISCERNIR a Vontade de Deus , o catequista com adultos cultivará atitudes de: LIBERDADE DIANTE DAS COISAS - libertando-se ao máximo dos condicionamentos - libertando-se para realizar um ideal, uma causa. ORAÇÃO - pôr-se em espírito de fé, esperança e caridade, isto é, numa atitude de aceitação, confiança e compromisso; BUSCA PERMANENTE - estar sempre aberto a mudanças e ir percebendo o significado dinâmico dos acontecimentos.