Tecnologia e Educação Iolanda B. C. Cortelazzo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Atingindo a Capacitação em Informática através da Grade Curricular
Sistemas Operacionais
Apresentando.
“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Noções de Informática Prof. Eduardo
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
SOFTWARE Tipos: Softwares Básicos Softwares Utilitários/Ferramentas
AVALIAÇÃO DO SITE EDUCACIONAL : WWW. EAPRENDER. COM
Conceitos Básicos de Computação
Capacitação dos Tutores Informática na Educação 2 (UNIRIO)
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Informática Industrial
Internet: conceitos básicos
Fundamento à Informática
O uso dos softwares nas escolas
Tecnologias no Ensino Marcos Alexandre Barros
Internet Principais conceitos.
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Software de Rede Willamys Araújo.
Redes Sociais e Mídias na Educação
Introdução à Informática
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO HOTELEIRA
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Conceitos e Gerações de EAD
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006)
Ambientes Virtuais na Educação
Profa. Reane Franco Goulart
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Jornal como Recurso Didático
Uniminas - União Educacional Minas Gerais
Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Docência, Gestão e Tecnologia Educacional Discente : Lucíola Alves Junho / 2008.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
FACIMINAS – FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS
Hugo Fuks Laboratório de Engenharia de Software Depto. Informática PUC-Rio/Fundação Pe. Leonel Franca Ambiente AulaNet.
INTERNET BÁSICA.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
as primeiras formas de uso do computador pelas crianças
Mini-curso Informática Básica
Discutindo Geometria com o Logo Escola: E.E. Dom José de Camargo Barros( Indaiatuba) Professora: Eliza Ayako Mukai Setembro/2000.
SOFTWARE É toda a parte lógica de um computador. Ex.: Programas.
SALA DE AULA INTERATIVA: A EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA EM SINTONIA COM A ERA DIGITAL E COM A CIDADANIA Marco Silva Universidade do Estado da Bahia.
Descrever as tendências principais na área de software.
Introdução à Informática
SOFTWARES EDUCACIONAIS – CÓD PROF. MSC. RONNISON REGES VIDAL.
O USO DO S OFTWARES NAS E SCOLAS. O BJETIVOS : Apresentar as classificações dos softwaes com suas devidas finalidades educacionais. Informar os principais.
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
O computador como Meio e como Fim...
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
UD 1 - CONCEITOS DE INFORMÁTICA
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Transcrição da apresentação:

Tecnologia e Educação Iolanda B. C. Cortelazzo

Computadores e Educação CAI - Instrução Assistida pelo Computador CAP - Desempenho Assistido pelo Computador CAC - Comunicação Assistida pelo Computador

CAI O professor só supervisiona, os alunos são passivos e o computador dirige a instrução.

Os alunos começam a ter um certo nível de interatividade e participação, cada vez maior A construção conjunta é cada vez mais possível. Exige-se uma preparação do professor cada vez maior para se usar essa ferramenta cada vez mais presente no ambiente escolar CAP

aluno tão ativa quanto o professor, professor precisa estar muito bem preparado, como especialista de conteúdo, como conhecedor da pedagogia e da didática de sua área e em relação à proficiência no uso operacional do computador, que é, então, um meio de comunicação CAC

Programas que apenas transmitem informação sobre determinado tema.como as Enciclopedias Software de Informação (CAI)

Programas que "ensinam" procedimentos para se realizar alguma tarefa ou trabalhar com algum programa de computador. Exemplo: Introdução ao Micro (SENAC); Software Tutorial (CAI)

Programas que trabalham exercícios de instrução programada ou exercícios para o desenvolvimento de habilidades específicas, através de repetição, associação simples, múltipla escolha, etc... Exemplos: A maioria dos softwares educativos no mercado. Software de Exercícios e Prática (CAI)

Sãoprogramas de jogos que envolvem conteúdos pedagógicos. Exemplos: Carmen San Diego in the World; Jasão e o Velocínio de Ouro, etc... Jogos Educacionais (CAP)

Simulação (CAP) São programas que apresentam situações semelhantes à vida real e os alunos podem participar e decidir. Exemplos: A série SIM (Simcity, Simlife, SimAnt, SimSpace), Dig It, etc...

Solução de Problemas (CAP) São programas que propõem problemas para serem solucionados pelos alunos. Não há uma resposta correta. O aluno descobre um processo para encontrar a solução. Exemplos: Decisions, Decisions.

Utilitário Simples (CAP/CAC) São programas que executam tarefas simples e limitam-se a fazer o que foi destinado a fazer. Exemplo: Programa para Folha de Pagamento, Controle de Estoque, Grade de Notas, etc...

Software de Autoria I (CAP/CAC) São programas que codificam o que o usuário quer realizar. O usuário não precisa conhecer linguagem de programação, pode criar outros programas seguindo fórmulas e receitas. Exemplo Hyperstudio, Authorware, Everest, Superlink, etc...

Software de Autoria II (CAP/CAC) Programas como os anteriores. A diferença é que é preciso conhecer a linguagem de programação usada pelo programa de computador. Exemplo: Linkway, Toolbook, etc...

Linguagem de Computador (CAP/CAC) São programas cuja linguagem o usuário tem que conhecer o código e tem que saber programar. Exemplo: Clipper, C++, Visual Basic, Delphi.

Aplicativos (CAP/CAC) São programas que realizam uma tarefa determinada, mas que não são limitados a uma operação. Exemplos: processador de texto; planilha eletrônica, banco de dados.

Utilitário Complexo (CAP/CAC) São programas que executam tarefas complexas para o usuário. Exemplos: editoração eletrônica, CAD/CAM, MIDI, ACCESS, wtc...

São programas que permitem a um computador conversar com outros com outros computadores, através de protocolos próprios. Exemplo: Bitcom, Quicklink, etc. Software de Comunicação

Software de Correio Eletrônico - São programas que permitem a troca de mensagens eletrônicas entre usuários conectados a uma rede de computadores. Ex. MS Mail, Eudora, Pegasus. Mail do Netscape

Navegadores na WWW São programas que permitem a navegação hipertextual através dos sítios da WWW; apenas usando texto ( em ASCII), tem-se o Lynx. Agora, usando interfaces gráficas, como Netscape Navigator, Netscape Communicator e Microsoft Internet Explorer.

Conclusão Se essas ferramentas forem usadas para o professores e/ou alunos se comunicarem no seu próprio ambiente ou através da rede de computadores, local ou a distância, deixam de ser simples ferramentas para serem meios de comunicação.