MINOR DE EMPREENDEDORISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Advertisements

Projeto - Plano de Negócios
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
1 Pós-Gradução Administração de Agronegócios – Citricultura e Indústria Canavieira Apresentação e Discussão do Programa 12 de Fevereiro de 2008.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
FORUM PERMANENTE DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL
Apresentação do Projeto
Educação de Lideranças para a Sustentabilidade
CURSO QUALIDADE EM SERVIÇOS Prof. Ione Cruz.
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Liderança e Comportamento Empreendedor
Workshop Regional Londrina 14/03/2013
Painelista: Prof. Dr. Aderbal N. Müller
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
GESTÃO DE ONGS Características e Desafios
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Lideranças nas organizações educativas
Plano de Negócio Elber Sales.
Workshop Regional Ponta Grossa 5/4/2013
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
Prêmios Santander Universidades
O que você pode fazer para reduzir a evasão
Curso de Docência Universitária
PARCERIA TECNOLÓGICA UNIVERSIDADE - EMPRESA:
VISÃO PANORÂMICA DE FINANÇAS CORPORATIVAS
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
FACULDADE LUCIANO FEIJÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
A estabilidade econômica e a manutenção do regime democrático têm criado oportunidades para novas conquistas da atividade empreendedora. De 2001 a 2008,
Empreendedorismo pode ser aprendido
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
Promovendo Soluções Sociais
Por que estudar sistemas de informação?
A evolução Recente e Propostas para a Melhoria da Educação no Brasil – Fernando Veloso Daiane Zanon.
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Administração.
Caso ferramenta de ensino-aprendizagem
A Reforma do Ensino Superior de 2005 como marco histórico da Universidade Brasileira Naomar de Almeida Filho Universidade Federal da Bahia.
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Universidade de Pernambuco – UPE Mestrado em Gestão de Desenvolvimento Local Sustentável - GDLS Disciplina: Empreendedorismo e Inovação Professores: Emanuel.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
RODRIGO CARLOS MARQUES PEREIRA Universidade Federal Fluminense
Planejamento e Responsabilidade Social
MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Coordenadora: Profª Msc.Neuma Simões Professores do NDE: Dr. Joselito Abrantes Msc. Prof.Ana Cristina Msc. Marcia Galindo Esp. Nazaré.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Empresa Junior.
Técnicas de Empreendedorismo
Introdução ao Serviço Social
Balanced Scorecard.
Business Education nos EUA Nome do Apresentador, título Título do Centro Localização do Centro Data da Apresentação educationusa.org.br educationusa.state.gov.
Processos Administrativos Aula 1
O ser Administrador Tópicos Atuais Profissionais T A P Aula II.
Universidade Corporativa Procenge
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - IEC Curso: Gestão Avançada de RH MUDANÇA E CONSULTORIA ORGANIZACIONAL Profª. AMYRA SARSUR Nov PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE.
Escola Politécnica Projeto Extensão Industrial Exportadora O que é o PEIEX? Convênio entre a Apex-Brasil e instituições de consultoria, pesquisa, ensino.
O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

MINOR DE EMPREENDEDORISMO Prof. Luís Volpato Supervisor Projetos Acadêmicos ADM 13 Set 13

Objetivo Uma formação complementar que proporcione o desenvolvimento de competências através de disciplinas e de vivências que permitam o desenvolvimento de aspectos comportamentais típicos dos empreendedores Ampliar o leque opções de carreira: posicionar-se como um intraempreendedor nas organizações como autônomos desenvolvendo seus próprios negócios desenvolvendo projetos sociais cooperando ou assumindo negócios familiares

Conceituação de Empreendedorismo Definição estrita: Abertura de Empresas (start-up process) Definições amplas: Inovação ou Exploração de Oportunidades Indicadores de empreendedorismo um indivíduo; Comportamento; inovação e oportunidade; Risco; abertura de um negócio ou “puxar” um projeto, produto ,... numa empresa existente.

Disciplinas que compõem a Minor de Empreendedorismo Nome da disciplina Professores EMPREENDEDORISMO E AÇÃO EMPREENDEDORA Rose Mary Almeida Lopes EMPREENDEDORES E EMPREENDEDORISMO SOCIAL Silvio Bertoncello PLANO DE NEGÓCIO Leticia Fantinato Menegon GESTÃO DA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA Marcelo Nakagawa

Prof. Silvio Bertoncello Doutorado em Administração de Empresas FEA-USP, São Paulo, SP (2005/ 2010) Mestrado em Administração com concentração em Marketing e Planejamento - PUC SP (2001/ 2003) Mestrado em Comércio Exterior e Economia Internacional - Universidade de Barcelona (1996/2000) Pós - Graduação em Administração de Marketing – FAAP (1993/1995) Pós - Graduação em Administração Industrial – ISES (1983/1985) Engenheiro de Materiais

EMPREENDEDORES E EMPREENDEDORISMO SOCIAL Visão abrangente do campo do empreendedorismo social: compreensão de sua especificidade abrange o propósito social mas não descarta a possibilidade de geração de valor econômico. Focalizará os conceitos, oportunidades e desafios do empreendedorismo social. Quadro referencial para situar os tipos possíveis de empreendimentos sociais. Distinção com o conceito de responsabilidade social.

Temas Planejamento e mobilização de recursos econômicos e humanos; estruturação e possibilidade de crescimento. Modelos de negócios e de sustentabilidade financeira: sem recuperação dos custos, alguma recuperação dos custos, total recuperação dos custos ou geração de receita financeira. Estratégia mercadológica. Formas e oportunidades de financiamento e de geração de sustentabilidade financeira: relações com negócios, com instituições financeiras, governos e sociedade civil. Geração de alianças. Possibilidade de replicação e crescimento do modelo. Como medir o desempenho e o impacto nos planos: social, econômico e político. Casos de sucesso de empreendedorismo social: Empreendimentos sem fins lucrativos, lucrativos e híbridos.

Profa. Rose Mary Almeida Lopes Doutorado em Psicologia Social pela USP (2004) Mestrado em Psicologia Social pela USP (1999) Especialização em Marketing pela ESPM (1997) Mestrado em Counseling Psychology - Lesley College Graduate School, Cambridge, MA, USA (1984) Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) Professor da ESPM e lidera atividades do Núcleo de Empreendedorismo Também é professora da Fundação Armando Alvares Penteado em cursos de Especialização. Organizadora do livro Educação Empreendedora: conceitos, modelos e práticas, Editora Campus Elsevier, 2010. Co-autora do livro Práticas de Empreendedorismo – Casos e Planos de Negócios, Editora Campus Elsevier, 2012 e Empreendedorismo Inovador, Editora Évora, 2012.

EMPREENDEDORISMO E AÇÃO EMPREENDEDORA OBJETIVO GERAL: Incentivar os alunos a experimentar os comportamentos e competências dos empreendedores, como: a criatividade e inovação, a busca de informação, a identificação de idéias de negócios ou de empreendimentos sociais. Atividades como: auto-avaliação das competências empreendedoras contato com empreendedores desafio às equipes para recriação de produto apresentação de projeto de exploração de oportunidades Incentivo para desempenhar o papel de investidores, desenvolvendo sua capacidade crítica ao avaliar o projeto das outras equipes.

Temas Importância do Empreendedorismo na Geração do desenvolvimento econômico. Fatores favoráveis e desfavoráveis à atividade empreendedora e índices internos de atividade empreendedora. O que é empreendedorismo e ser empreendedor (mitos, vantagens e desvantagens). Tipos de empreendedores e de empreendimentos. Ecossistema Empreendedor. Potencial Empreendedor, Características/ competências diferenciais. Criatividade e Inovação. Modelo de desenvolvimento de clientes. Mínimo Produto Viável. Desenvolvimento do Conceito do Negócio (modelo Canvas) e diferença com Plano de Negócios. Ideias, identificação e avaliação de oportunidades de negócios.

Profa. Leticia Fantinato Menegon Doutora e mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) Bacharel em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo-Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP). Professora do curso de graduação da FGV-EAESP, e atua como docente nas seguintes Instituições de Ensino: Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Fundação Instituto Administração (FIA).

Plano de Negócio Plano de Negócios ou Empreendimentos Sociais. Modelo de Negócios Canvas. Estrutura de Plano de Negócios. Plano de Marketing. Plano Operacional. Plano Gerencial. Aspectos Econômicos e Financeiros.

Temas Dois principais eixos de conhecimento: 1. Identificação e justificativa da oportunidade de um plano de negócio ou empreendimento social. 2. Estruturação de um plano de negócio ou empreendimento social.

Marcelo Nakagawa UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA POLITÉCNICA (POLI-USP) PhD in Industrial Engineering PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA (PUC/SP) Master of Science in Business Administration UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – FACULDADE DE ADMINISTRAÇAO, ECONOMIA E CONTABILIADADE (FEA-USP) Bachelor in Business Administration 2012 - INSPER - INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA (Business and Economics School) Entrepreneurship & Innovation Center Director 2011 – Present - INSTITUTO EMPREENDER ENDEAVOR (Entrepreneurship NGO) Endeavor Innovation Program Coordinator 2008 – Present - INSPIRIENCE CONSULTORIA (Management consulting for entrepreneurs) Partner 2007 – 2008 - MIH/NASPERS (Media industry / M&A / Private Equity) Head of Research for Americas 2006 – present - FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO – FIA (Executive education) Consultant – Technology and Innovation Management Program (PGT) 2004 – 2006 - INSTITUTO DE PESQ. TECNOLÓGICAS DO EST. DE SP – IPT (Research Institute) Executive Director– IPT Agency of Innovation

GESTÃO DA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA Resgatar os principais conceitos desenvolvidos no curso de administração para aplicá-los de maneira interdisciplinar na gestão de pequenas e médias empresas (PME’s) voltada a sua sobrevivência e crescimento. Demonstrar que a realidade das pequenas empresas é razoavelmente diferente da grande empresa. Objetivos: Desenvolver uma visão crítica sobre as características e problemas específicos das PME’s. Adequar o conteúdo curricular adquirido no curso de administração para a gestão de uma PME. Dispor de uma nova alternativa de carreira, como gestor ou sucessor, na direção de uma PME. Dinâmica: Além de outras atividades, os alunos procuram casos de empreendedores para examinar os diversos aspectos enfocados durante o curso.

Temas Verificar/analisar junto ao case de negócio: Elaboração do plano de negócio; Análise de riscos; Análise de localização e gestão das operações; Atividades de marketing; Indicadores de desempenho; Gestão financeira; Gestão de pessoas e ética; Estratégias de crescimento; Opções de negócios como franquias e processo de sucessão; Captação de recursos e aspectos legais.

Características diferenciadas na gestão de pequenas e médias empresas Gestão da Pequena e Média Empresa - Material de aula Características diferenciadas na gestão de pequenas e médias empresas Fonte: CHURCHILL, Neil.; LEWIS, Virginia. The Five Stages of Small Business Growth. Harvard Business Review. Vol. 61, May-June. 1983. p30-50. Prof. Marcelo Nakagawa

Características diferenciadas na gestão de pequenas empresas Gestão da Pequena e Média Empresa - Material de aula Características diferenciadas na gestão de pequenas empresas Empreendedora Planejamento formal Formulação da Estratégia Produto vendável Liderança e Profissionaliz. da empresa Principal resultado Difusão da visão Conforto financeiro Novas oportunidades de inovação Visionário Acionista / Executivo Função do empreendedor Gestor / Vendedor Treinador Facilitador Acesso a recursos Atitude em relação a empresa Tipos de crises Organização dos recursos Esgotamento do modelo Choque de interesses Salários, recursos das empresas Caixa da empresa, capital de risco, IPO Origem do capital Economias pessoais, salários, “pré-vendas” Capital alavancado Capital dos novos empreendedores Estrutura Organizacional Pesquisa e Desenvolvimento Vendas Produção Estrutura Administrativa Fonte: NAKAGAWA, Marcelo. Desenvolvimento de Empresas Inovadoras de Base Tecnológica: Um modelo descritivo para o contexto brasileiro. Tese. Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, 2008 Prof. Marcelo Nakagawa

Programa de TCC - 5o Semestre Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Palestra para alunos do 5º semestre O que é Quem pode / deve participar Modalidades de TCC Etapas do programa (6º ao 8º semestres) Formação de Grupos Definição de modalidade escolhida pelo grupo Indicação de temas Prazos Esclarecimento de dúvidas Neste semestre, além de Major e Minors, é necessária a definição do Grupo de trabalho e modalidade do TCC que se inicia no 6º. Semestre. Palestra dia 18.set – 18h15 às 19h15 – Aud. Castelo Branco Prof. Renato Cecconello Prof. Renato Cecconello