Kenneth R. de Camargo Jr. - IMS/UERJ

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Transcrição da apresentação:

Kenneth R. de Camargo Jr. - IMS/UERJ Filosofia e História das Ciências Frontispício de "Tabulae Rudolphinae : quibus astronomicae ...." de Johannes Kepler Kenneth R. de Camargo Jr. - IMS/UERJ

O que significa “conhecer”? Como é possível conhecer algo? Qual a “garantia” do nosso conhecer?

“Enfin, la raison proprement philosophique [de faire de l'histoire des Sciences] tient à ceci que sans référence à l'epistemologie une théorie de la connaissance serait une méditation sur le vide et que sans relation à l'histoire des sciences une épistémologie serait un doublet parfaitement superflu de la science dont elle prétendrait discourir.”  Georges Canguilhem, “L'objet de l'histoire des sciences” in Études d'histoire et de philosophie de sciences (Paris: J.Vrin, 1983), pp. 11-12.

Como narrar a história da ciência? Uma história de continuidades Uma história de descontinuidades

Qual a “causa” do conhecimento correto? A Razão A Natureza A Sociedade

Idade Média

A Torre da Filosofia A teologia ("a rainha das ciências") presidindo a hierarquia do conhecimento, que inclui a geometria, a astronomia, a lógica, a música e a poesia. Margarita philosofica. George Reisch, 1508

Albrecht Dürer, Artista desenhando mulher nua, xilografia, 1538

Galileo Galilei (1564-1642)

Desenvolveu estudos sobre temas variados: pêndulos, vibração, descrição de movimentos, astronomia... Controvérsia sobre efetiva realização de experimentos (Koyré vs. Hall) Questão fundamental: novo modo de produzir e validar conhecimento (observação – juntamente com Vesálio); publicação de diálogos em italiano

David Hume (1711-1776)

O problema da indução...

O triunfo da mecânica clássica "There is nothing new to be discovered in physics now. All that remains is more and more precise measurement" (1900) William Thomson, Lord Kelvin (1824-1907)

Crise: mecânica quântica, relatividade Albert Einstein (1879-1955) Niels Bohr (1885-1962)

O Círculo de Viena Inspirado no positivismo de Ernst Mach (1838-1916); Wissenschaftliche Weltauffassung. Der Wiener Kreis (A concepção científica do mundo: o Círculo de Viena) – manifesto de 1929 Dois princípios básicos: A experiência é a fonte de todo conhecimento A análise lógica é o método preferencial de solução de problemas filosóficos Positivismo lógico

A solução de Popper: o falsificacionismo Karl Popper (1902-1994)

Fleck & Kuhn: estilo de pensamento e paradigma Ludwik Fleck (1896-1961) Thomas Kuhn (1922-1996)

O “Programa Forte” de Edinburgh David Bloor Barry Barnes

Os science studies e a “construção social” "Há cerca de vinte anos, eu e meus amigos estudamos estas situações estranhas que a cultura em que vivemos não sabe como classificar. Por falta de opções, nos denominamos sociólogos, historiadores, economistas, cientistas políticos, filósofos, antropólogos. Mas, a estas disciplinas veneráveis, acrescentamos sempre o genitivo: das ciências e das técnicas. Science studies é a palavra inglesa; ou ainda este vocábulo por demasiado pesado: 'Ciências, técnicas, sociedades'. Qualquer que seja a etiqueta, a questão é sempre de reatar o nó górdio atravessando, tantas vezes quanto forem necessárias, o corte que separa os conhecimentos exatos e o exercício do poder, digamos a natureza e a cultura." (Bruno Latour, Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994:8-9)

O problema do realismo ingênuo

Representação, modelos, metáforas, analogias

Representação, modelos, metáforas, analogias

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Joseph Kosuth, One and Three Chairs (1965)