GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE DO SINAIS:
Advertisements

Contrato Padrão - Visão do Usuário
IV Encuentro Internacional de Redes EUROsociAL “Protección social, informalidad y trabajo decente” A contribuição das Administrações Tributarias à formalização.
SPED Abrangência ECD – Escrituração Contábil Digital; EFD – Escrituração Fiscal Digital; NFe – Nota fiscal Eletrônica.
TERMO DE INSCRIÇÃO/CANCELAMENTO
DEMANDA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
NOVA DEMANDA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
SPED: o caminho digital na Contabilidade
Secretaria de Comércio e Serviços Coordenação-Geral dos Serviços de Registro Mercantil PROCESSO DE REGISTRO E LEGALIZAÇÃO PROCESSO DE REGISTRO E LEGALIZAÇÃO.
NOVO ESTATUTO DAS DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
I Seminário de Modernização Fazendária do Estado do Pará GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA CADASTRO SINCRONIZADO.
Reinvestimento do IRPJ
Centrais de Negócio Sociedade de Propósito Específico
ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA UMA ABORDAGEM PRÁTICA
VERSÃO 3.5 CNPJ NOVIDADES Contribuintes
ATUALIZAÇÃO DA VIDA FUNCIONAL
TEF.
“SEMINÁRIO REGIONAL DO SIMPLES NACIONAL”
NOTA FISCAL ELETRÔNICA   Obrigatoriedade e Credenciamento Para emissão da NF-e o contribuinte deverá.
PLP 591/2010 – Alteração da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL Alterações propostas à Lei Geral da MPE LC 123/2006 (PLP.
EVITE OS ERROS MAIS COMUNS NO ATENDIMENTO
(Protocolo 49/08, Decreto/SC 1.401/08, Anexo III do RICMS/SC)
Bem vindo ao aenet!.
Impacto no Atendimento ao Contribuinte
SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA ESTADUAL
PARCERIA.
Recife - PE, 27/07/2007 Frederico Amancio SIMPLES NACIONAL Implementação, Arrecadação e Fiscalização.
Quem, quando, quanto, como fazer??
PASSOS PARA O ABERTURA E ENCERRAMENTO DE UMA EMPRESA
SISTEMA INTEGRADO DE LICENCIAMENTO
CAPACITAÇÃO SME-SP.
ETAPAS DE REGISTRO E ESFERAS DO GOVERNO.
Autenticação de Instrumentos de Escrituração
Evoluções.
ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Obrigações Acessórias Eletrônicas
Secretaria de Estado de Fazenda Superintendência de Informações Sobre Outras Receitas - SIOR Gerência de Informações Cadastrais - GCAD.
Passo a passo para a sua adesão ao Incentivo É Contigo 2013
Normas relativas ao ICMS Nas operações de Logística e Armazém Geral
SUPERINTENDÊNCIA DE ARRECADAÇÃO E INFORMAÇÕES FISCAIS
Cadastro de Proponentes
Finalidade do Cadastro:
Opção de Empresas em Início de Atividades
Retaguarda - Cadastrar Empresa. Objetivo Cadastrar os dados da empresa que adquiriu o sistema. As empresas cadastradas no sistema, a partir desta tela,
CADASTRO SINCRONIZADO NACIONAL CADASTRO SINCRONIZADO NACIONAL
Os Novos Marcos Regulatórios
procedimentos OPERACIONAIS DO CADASTRO COMPARTILHADO
Visão Integrada do Cadastro de Fornecedores Carlos Magno, Guilherme Santana e Diego Rhennier DECF – Divisão de Cadastro de Fornecedores.
Sávio Mespollet Perdigão Gerente de Atendimento Mobiliário Secretaria Municipal de Finanças.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PARCELAMENTO INCENTIVADO
Sávio Mespollet Perdigão Gerente de Atendimento Mobiliário Secretaria Municipal de Finanças.
Fiscal – Configurar Impostos Fiscais
Empreendedor Individual e Empresário Individual
INTRUÇÃO NORMATIVA 001/2007 Dispõe sobre a prestação de contas dos convênios no âmbito da Prefeitura Municipal de Charqueadas.
Micro Empreendedor Individual
DIREITO TRIBUTÁRIO II AULA 13 DIA 05/11/12 1. CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO FISCAL Todo contribuinte tem o direito de defender- se, caso seja autuado pela.
Prestações de Serviço de Transporte Art. 2° São hipóteses de incidência do ICMS: VI - as prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal,
Lucineide de Ávila Viana Grazyana Fernandes.
PORTAL DO AGENTE Guia de acesso rápido.
Setembro 2012 Identificação do porte de fornecedores Novas regras para MPEs.
O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTARIO NO SIMPLES NACIONAL DARCI JOSÉ P
1 Tipos e Abertura de Empresa Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
SIMPLES. CF/1988 / SIMPLES “Art. 146 – Cabe à lei complementar: [...] III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente.
PROFESSOR: CLAUDIO CARNEIRO
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
1 XXVII Fórum de Controle Interno Preventivo “Gestão de CNPJ e Regularidade no CAUC”
Receita Federal do Brasil Jose Raimundo da Silva CNPJ/CONVÊNIO JUNTA COMERCIAL.
O que é isso? O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor.
Gilmara Avelar Gandra Barbosa Gerente de Atendimento Mobiliário Secretaria Municipal de Finanças.
Transcrição da apresentação:

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - SETE LAGOAS CIRCUITO DE DEBATES EDUCAÇÃO FISCAL

BASE LEGAL PARA O CADASTRO DE CONTRIBUINTES DOICMS DO ESTADO DE MINAS GERAIS PARTE GERAL SEÇÃO II ART 99 A 111 DO RCIMS/2002 SEÇÃO II Do Cadastro de Contribuintes do ICMS (1176) Art. 99. Para obtenção de inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS, inclusive nas hipóteses em que este Regulamento exigir inscrição de pessoa situada em outra unidade da Federação, o interessado deverá observar o disposto neste Capítulo e em portaria da Subsecretaria da Receita Estadual. (1176) Art. 111. Na hipótese de encerramento de atividade, o contribuinte requererá a baixa de inscrição do estabelecimento na forma que dispuser portaria da Subsecretaria da Receita Estadual. (1183) Parágrafo único. -

SOLICITAÇÃO, ALTERAÇÃO PRINCIPAIS DÚVIDAS: SOLICITAÇÃO, ALTERAÇÃO e BAIXA de INSCRIÇÃO ESTADUAL

Solicitação de INSCRIÇÃO ESTADUAL Solicitação de INSCRIÇÃO ESTADUAL . QUEM ESTÁ ISENTO DA TAXA DE EXPEDIENTE? ME e EPP estão ISENTAS. DEMAIS EMPRESAS: Devem efetuar o pagamento através do DAE.

MENSAGEM: “CONTRIBUINTE NÃO PODE SER LOCALIZADO PELO CEP” O QUE FAZER MENSAGEM: “CONTRIBUINTE NÃO PODE SER LOCALIZADO PELO CEP” O QUE FAZER? Conferir na RFB qual o CEP que está cadastrado para os SÓCIOS e para a EMPRESA. Se estiver cadastrado o antigo (35.700-000) SOLICITAR o acerto no BANCO DO BRASIL.

ENDEREÇO DE CORRESPONDENCIA: da PRÓPRIA EMPRESA; dos SÓCIOS ou do CONTADOR. (PRECISA TER ALGUMA RELAÇÃO COM A EMPRESA).

DADOS QUE A FILIAL BUSCA DA MATRIZ: Ao nascer, a FILIAL busca da MATRIZ: QSA, REGIME DE RECOLHIMENTO, NATUREZA JURÍDICA e NOME EMPRESARIAL. (Não podem ser diferentes entre matriz e filial)

O Contribuinte “MEI” precisa assinar o “TERMO DE RESPONSABILIDADE? NÃO. A solicitação da Inscrição é realizada apenas através do PORTAL DO EMPREENDEDOR.

TERMO DE RESPONSABILIDADE O “MEI” se desenquadrou e optou por outra natureza jurídica. COMO PROCEDER ? Acrescentar o CONTABILISTA através do “CADSINC” (menu alteração evento 232) e assinar o TERMO DE RESPONSABILIDADE

Quais as exigências para a opção da Natureza Jurídica EIRELI ? O QSA é constituído por uma única pessoa (TITULAR) e seu CAPITAL não pode ser inferior a 100 vezes o maior SALÁRIO MÍNIMO vigente no país.

Como proceder ao efetuar Inscrição Estadual de PRODUTOR RURAL Pessoa Jurídica? Preencher a ABA (produtor rural do SIARE) com as informações referentes à propriedade do imóvel rural e protocolar na AF: -Solicitação de serviço, -Registro atualizado do imóvel, -Comprovante do NIRF e -Cópia do registro do IEF e ou do IMA (de acordo com a atividade).

ATENÇÃO NÃO é permitida a liberação de INSCRIÇÃO ESTADUAL para empresa no mesmo ENDEREÇO do SÓCIO. TEM QUE EXISTIR UMA SEPARAÇÃO FÍSICA.

COMO VERIFICAR AS PENDENCIAS? Solicitação de INSCRIÇÃO: através do SIARE digitar o número do PROTOCOLO o CPF do sócio máster e a SENHA (recebida por e-mail) Demais Solicitações: através do SIARE digitar o número da INSCRIÇÃO, Selecionar o número do PROTOCOLO Clicar na LUPA (que fica do lado direito).

Após realizar o procedimento anterior selecionar o “PROTOCOLO” e Para informar Regularização de pendência pela WEB Após realizar o procedimento anterior selecionar o “PROTOCOLO” e clicar em “RESOLVER PENDÊNCIA”

será CANCELADA de OFÍCIO. Empresa com Natureza Jurídica “SOCIEDADE EMPRESARIA LIMITADA” que altera o QSA e passa a ter apenas um sócio: A empresa tem 180 dias para recompor o QSA ou alterar a NATUREZA JURÍDICA. Caso contrário: será CANCELADA de OFÍCIO.

Alterações que não estão registradas na JUCEMG podem ser efetuadas apenas na SEF e na RFB? Estas alterações precisam ser direcionadas para a JUCEMG caso contrário serão INDEFERIDAS .

Como direcionar o processo para a JUCEMG? Ao iniciar a solicitação no CADASTRO SINCRONIZADO responder a pergunta: “ ESSES ATOS JÁ FORAM REGISTRADOS NA JUNTA COMERCIAL?” Marcar SIM ou NÃO.

. Opção SIM A alteração não vai para a JUCEMG (usar esta opção somente quando os atos já estiverem registrados na JUCEMG) Opção NÃO O processo será direcionado para os três convenentes: (JUCEMG, RFB, SEF).

Quem define o E-MAIL que será cadastrado para o recebimento de senha ? A senha pertence ao sócio máster é ele quem deve indicar em qual E-MAIL vai receber a SENHA. E se alterar o Contador ? O sócio máster deve protocolar requerimento alterando o E-MAIL para o novo contador.

Como proceder para solicitar a PARALISAÇÃO TEMPORÁRIA na SEF? FAZER REQUERIMENTO, pois essa alteração NÃO vem para a SEF via Cadastro Sincronizado. Para obter a paralização temporária a empresa precisa estar em dia com as OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS.

O que pode ser alterado “De Ofício” na SEF? Com o CADASTRO SINCRONIZADO apenas o QUADRO SOCIETÁRIO precisa ser acertado “De Ofício”. As outras alterações, com exceção de casos especiais, podem ser efetivadas via CADASTRO SINCRONIZADO.

Como acertar o QUADRO SOCIETÁRIO de empresas em que a MATRIZ é de outro ESTADO? As alterações de QSA devem ser feitas no CADASTRO SINCRONIZADO para alterar na RFB e Através de Ofício dirigido à AF da CIRCUNSCRIÇÃO da MATRIZ em Minas Gerais.

Solicitação de Reativação? O QSA precisa estar igual: - na SEF, - na RFB e - na JUNTA COMERCIAL. Empresas BLOQUEADAS na SEF “Por OMISSO DE DECLARAÇÕES” precisam regularizar a situação antes da solicitação. Empresas que também estão CANCELADAS na JUCEMG precisam direcionar o processo para a JUCEMG.

“Precisa estar ATIVA na SEF” Empresa está baixada somente em MG e quando solicita alteração aparece a mensagem “Precisa estar ATIVA na SEF” É necessário entrar em contato com a SEF para verificar a situação da EMPRESA.

Mensagem solicitando que seja gerado o TERMO DE RESPONSABILIDADE Empresas CANCELADAS que não possuem vínculo com o SIARE precisam apresentar o TERMO DE RESPONSABILIDADE para vinculação. Após a vinculação é preciso solicitar a BAIXA novamente no ESTADO caso tenha sido deferida pela RFB.

. As empresas optantes pelo “SIMPLES NACIONAL” seguem ao disposto no §§ 3º E 5º, do artigo 9º da LC 123/2006. As empresas “DÉBITO e CRÉDITO” seguem o “RICMS/02” e precisam cumprir todas as obrigações acessórias como: VAF, DAMEF, Conta corrente, Cópia dos TERMOS de ABERTURA e ENCERRAMENTO dos LIVROS e Outras exigências de acordo com a situação da empresa.

§§ 3º E 5º, DO ARTIGO 9º DA LC 123/2006. § 3º  No caso de existência de obrigações tributárias, previdenciárias ou trabalhistas referidas no caput, o titular, o sócio ou o administrador da microempresa e da empresa de pequeno porte que se encontre sem movimento há mais de 12 (doze) meses poderá solicitar a baixa nos registros dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais independentemente do pagamento de débitos tributários, taxas ou multas devidas pelo atraso na entrega das respectivas declarações nesses períodos, observado o disposto nos §§ 4o e 5o.  § 5º A solicitação de baixa na hipótese prevista no § 3º deste artigo importa responsabilidade solidária dos titulares, dos sócios e dos administradores do período de ocorrência dos respectivos fatos geradores.

OBRIGADO PELA ATENÇÃO DANIELA BATISTA OLIVEIRA daniela.oliveira@fazenda.mg.gov.br Setor de cadastro sincronizado/AF Sete Lagoas Telefone:3027-0300