EXPRESSO EMPREENDEDOR

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Transcrição da apresentação:

EXPRESSO EMPREENDEDOR CONCEITO, MODELO DE FUNCIONAMENTO E CRONOGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO Julho / 2014

CONTEXTO DAS MPEs As MPEs correspondem a 99% do total de CNPJ no país. Somam 8,3 milhões de empreendimentos; São responsáveis por mais da metade do total de empregos gerados no Brasil. Nos últimos 12 meses, o setor gerou quase 80% dos novos empregos formais no país. Em Pernambuco, a quantidade de ME, EPP e MEI corresponde a 99,1% do total de empresas. Aproximadamente 75% dos empregos formais no Estado são gerados por MPEs.

MISSÃO DA SEMPE INCENTIVAR, ORIENTAR, FORTALECER E ARTICULAR AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, ATUANDO COM PROXIMIDADE E DIÁLOGO, ESTIMULANDO A INOVAÇÃO, A INTERIORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E A CULTURA DO ASSOCIATIVISMO EM TODO O ESTADO DE PERNAMBUCO

JUSTIFICATIVA DO PROJETO O papel relevante das MPEs no contexto socioeconômico de Pernambuco. Fortalecimento da política de desenvolvimento regionalizada, observando a capilaridade e abrangência do setor e articulação com os potenciais locais. O alto índice de informalidade. O alto índice de mortalidade precoce. Fomento à política de crédito voltada exclusivamente à MPE. Necessidade de oferecer um serviço de formalização e orientação empresarial eficiente e descentralizado. Democratizar o acesso às informações relevantes para o setor.

OBJETIVOS DO EXPRESSO Ser uma central de atendimento voltada à Micro e Pequena Empresa (MPE). Concentrar os principais órgãos de orientação, de registro e de crédito voltados para a MPE (JUCEPE, AGEFEPE, SEBRAE). Oferecer, em um único ambiente, serviços voltados à formalização e ao desenvolvimento das MPEs. Facilitar o acesso ao crédito. Promover os serviços de forma regionalizada, considerando as especificidades dos arranjos produtivos locais. Viabilizar o ingresso das MPEs no CADFOR.

MODELO DE FUNCIONAMENTO PÚBLICO ALVO Microempreendedor Individual – MEI; Microempresa – ME; Empresa de Pequeno Porte – EPP; Empreendedores que buscam formalização. Atendimento geral com orientações....

MODELO DE FUNCIONAMENTO SERVIÇOS A SEREM OFERTADOS (1) Informação dos benefícios da formalização; Orientação e formalização para o MEI; Orientação empresarial; Esclarecimentos sobre os serviços e capacitações ofertados pelo SEBRAE;

MODELO DE FUNCIONAMENTO SERVIÇOS A SEREM OFERTADOS (2) Orientação geral para abertura, alteração e extinção de empresa (JUCEPE); Disponibilização de cartilhas com orientações sobre formalização e gestão empresarial; Inscrição no CADFOR (Rede Compras); Linhas de crédito (AGEFEPE).

MODELO DE FUNCIONAMENTO ORGANOGRAMA DE FUNCIONAMENTO DAS UNIDADES DO EXPRESSO EMPREENDEDOR Coordenador Atendimento SEBRAE AGEFEPE JUCEPE Atendimento geral com orientações....

MODELO DE FUNCIONAMENTO SISTEMA DE ATENDIMENTO Atendimento geral com orientações.... * Software LIVRE já utilizado pela PERPART e Expresso Cidadão

CARTILHA DE ORIENTAÇÃO Serão distribuídas cartilhas com o passo-a-passo para a formalização, além de dicas de negócios, gestão empresarial e outras informações úteis ao micro e pequeno empresário, nos termos dos serviços que também serão ofertados pelo Expresso Empreendedor descritos anteriormente.

UNIDADES DO EXPRESSO EMPREENDEDOR A SEREM INAUGURADAS EM 2014 METAS 2014 UNIDADES DO EXPRESSO EMPREENDEDOR A SEREM INAUGURADAS EM 2014

EXPRESSO EMPREENDEDOR METAS 2014 EXPRESSO EMPREENDEDOR RECIFE

LOCALIZAÇÃO UNID. RECIFE SHOPPING RIOMAR RECIFE Centro de Compras e Serviços instalado em proximidade ao centro do Recife; Alta circulação de pessoas; Integração com estrutura física da central de atendimento e serviços Expresso Cidadão.

INTEGRAÇÃO COM EXPRESSO CIDADÃO PLANTA GERAL PLANTA DA UNIDADE Área total aproximada: 72 m² Previsão de inauguração: setembro de 2014

INTEGRAÇÃO COM EXPRESSO CIDADÃO ENTRADA/SALA DE ESPERA INTEGRAÇÃO COM EXPRESSO CIDADÃO EXPRESSO EMPREENDEDOR

INTEGRAÇÃO COM EXPRESSO CIDADÃO ENTRADA

EXPRESSO RECIFE (FOTOS: 15/7/14) INTEGRAÇÃO COM EXPRESSO CIDADÃO EXPRESSO RECIFE (FOTOS: 15/7/14) SALA DE ESPERA/ ENTRADA ENTRADA SALA DA GERÊNCIA PAINEL DE ATENDIMENTO

EXPRESSO EMPREENDEDOR METAS 2014 EXPRESSO EMPREENDEDOR CARUARU

LOCALIZAÇÃO UNID. CARUARU ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE CARUARU (ACIC) Entidade representa a maior associação comercial  do Norte-Nordeste, com mais de 1.700 associados; Sua estrutura física passou recentemente por uma reforma completa; A Instalação do Expresso Empreendedor será localizada no térreo da Acic.

LOCALIZAÇÃO UNID. CARUARU PLANTA DA UNIDADE Área total (aprox.): 120 m² Previsão de inauguração: outubro/2014 ENTRADA

LOCALIZAÇÃO UNID. CARUARU OBRAS NA ACIC (FOTOS: 14/7/14) ENTRADA/ CIRCULAÇÃO SALA DE ESPERA SANITÁRIOS

EXPRESSO EMPREENDEDOR METAS 2014 EXPRESSO EMPREENDEDOR PETROLINA

LOCALIZAÇÃO UNID. PETROLINA CENTRO DE CONVENÇÕES SENADOR NILO COELHO Com 16 mil m2 de área, o local possui auditórios, escritórios, agências e postos avançados de estabelecimentos públicos e privados como ITEP, IBGE, CIEE, Agência do Trabalho e FIEPE.

LOCALIZAÇÃO UNID. PETROLINA VISTA GERAL Área total aproximada: 200 m² Previsão de Implantação: novembro de 2014 PLANTA DA UNIDADE

LOCALIZAÇÃO UNID. PETROLINA VISTA GERAL

LOCALIZAÇÃO UNID. PETROLINA ACESSO RAMPA ÁREA DO EXPRESSO EMPREENDEDOR (ENTRADA) FOTO: 25/6/14

MODELO DE FUNCIONAMENTO HORÁRIO DE ATENDIMENTO RECIFE – RIOMAR Das 9 às 21h (de segunda a sexta) Das 9 às 14h (sábado) CARUARU E PETROLINA Horário Comercial Das 8 às 18h (de segunda a sexta) Atendimento geral com orientações....

META DE ATENDIMENTOS 2014 1.000 atendimentos/mês por unidade do Expresso

Implementação da lei Geral REGULAMENTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA LEI GERAL: O município contratando com a Micro e Pequena Empresa A Lei Complementar 123/2006 (Lei Geral da MPE) estabelece normas para o tratamento diferenciado das MPEs nos processos licitatórios

Implementação da lei Geral DIAGNÓSTICO Apesar da maioria dos municípios de PE já terem regulamentado a Lei Geral, menos da metade tem a lei efetivamente implementada, e ainda não realizam compras governamentais privilegiando as MPEs.

Implementação da lei Geral BENEFÍCIOS DA IMPLEMENTAÇÃO Promoção do desenvolvimento econômico e social no âmbito municipal; Fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais; Geração de emprego e renda; Aumento da arrecadação; Incentivo à inovação tecnológica; Maior celeridade e eficiência das compras municipais.

Implementação da lei Geral AÇÃO DA SEMPE Desenvolver junto ao SEBRAE um programa amplo de orientação, treinamento e capacitação de gestores municipais sobre Implementação da Lei Geral/Compras Públicas. Oferta de treinamento, e visita de consultores do SEBRAE aos municípios. Elaboração de cartilhas explicativas e manual de implementação da Lei Geral.