Diretor de Planejamento e Controle de Customer Relations da TIM Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Advertisements

Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
UML Diagramas de Caso de Uso (USE-CASE)
Cadeia logística integrada supply chain
Sistemas de Informação Gerencial (continuação...)
5Ws & 2Hs INDICADORES DE DESEMPENHO
Qualidade no Serviço Móvel Pessoal – SMP
Qualidade das Redes Fixa e Móvel
DIAGRAMA DE CASOS DE USO PERSPECTIVA CONCEITUAL
VOIP Conceito: Voice Over IP (Voz sobre IP)
VOIP Conceito: Voice Over IP (Voz sobre IP)
Procon Pernambuco Orienta consumidores
no Serviço Móvel Pessoal
Estágio Supervisionado
Avaliação Trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal Fevereiro/2013 a Abril/2013.
Análise Setorial Cristina Junqueira.
* 100 anos de tradição focados na produção de aço em mini-usinas e na distribuição de produtos siderúrgicos. * Capacidade instalada de 8 milhões de toneladas.
Grupo 1 Subgrupo x: Pedro, Rafael e Anderson
Atividade 11: Logística de distribuição
Logística Interna.
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
Helpdesk-3 A partir deste ponto você conhecerá os inovadores conceitos de nossa solução. Tecle Enter para Avançar ou Esc para Sair.
Melhorias da Infraestrutura de Rede das Operadoras de Telefonia Móvel e das condições de prestação do serviço João Rezende Anatel Brasília/DF – 09/2012.
ESPAÇO DÚVIDAS.
Indicadores. Indicadores Conceito Nível de serviço ou nível de atendimento é o indicador de quão eficaz foi a distribuição para atender às solicitações.
Administração de Marketing
Organização Industrial
A UDIÊNCIA P ÚBLICA C OMISSÃO DE F ISCALIZAÇÃO, F INANCEIRA E C ONTROLE C ARLOS D UPRAT B RASÍLIA, 17 DE ABRIL DE 2012.
1ª Fase Todos os Registos, um único número 1. 1ª Fase Início das Operações Início das operações a 6 de Abril de 2009 Número único de contacto para todos.
METAS ATUAIS E FUTURAS DA CMT
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Logística de Distribuição
Saúde Suplementar: Rumo à Eficiência Alfredo de Almeida Cardoso Diretor de Normas e Habilitação de Operadoras – ANS Rio de Janeiro- Novembro de 2006.
PORTABILIDADE Para facilitar a implementação da Portabilidade Numérica no Brasil, a Anatel estipulou três diferentes fases, que ocorrerão nas mesmas datas.
NELSON MITSUO TAKAYANAGI ANATEL Brasília, 05 de dezembro de 2006 OFICINA DE TRABALHO PLANO DE AÇÃO QUADRIENAL COMISSÃO PERMANENTE DOS CONSUMIDORES - CPCON.
ITIL – Central de Serviços (review)
Resolução Anatel litoral e interior de São Paulo.
Garantia e Controle de Qualidade no Laboratório Clínico
Publicidade e Propaganda Conceitos e Categorias
Curso: Vendas com Atendimento
MODELO ESSENCIAL Modelo Ambiental
ITIL – Entrega de Serviços
Tipos de Atividades do Planejamento da Produção
Coordenador: Eliezer Barbosa Supervisor: Tharcio Varejão
Solução em Informação para Gestão do Relacionamento com Clientes Seminário CRM – SUCESU-SP - 27/06/2007 Carlos Zampieri – Consultor de CRM CASE GRADIENTE.
Apresentação Comercial
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
Audiência Pública sobre Serviço de Atendimento ao Consumidor - DPDC Brasília, abril de 2008.
A UDIÊNCIA P ÚBLICA Q UALIDADE DA T ELEFONIA NO B RASIL COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA E CONTROLE 19 de novembro de 2014.
UNIVERSALIZAÇÃO DO SERVIÇO MÓVEL EM MINAS GERAIS UM CASO DE SUCESSO 31 de maio de 2007 PORTO ALEGRE WIRELESS.
Santander Banespa 5ª Conferência Anual Brasil Junho, 2004 Santander Banespa 5ª Conferência Anual Brasil Junho,
História Primeira operadora a ter presença nacional, a TIM Brasil, subsidiária do Grupo Telecom Italia, trabalha com foco em inovação e qualidade,
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
Caro Colaborador, Nos dias 14 e 15 de abril você poderá receber uma ligação do RH, portanto se prepare e concorra a prêmios no QUIZ Indicadores. O objetivo.
Caro Colaborador, Nos dias 14 e 15 de abril você poderá receber uma ligação do RH, portanto se prepare e concorra a prêmios no QUIZ Indicadores. O objetivo.
Audiência Pública: Qualidade dos Serviços de Telefonia Móvel e Fixa no Brasil Câmara dos Deputados – Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE REDE DE BANDA LARGA
Comissão de Fiscalização Financeira e Controle Qualidade da telefonia móvel e fixa Brasília, 03/12/2015 Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura de.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Estar Mais Próximo do Cliente B2W DIGITAL 1. Strictly Private and Confidential Manual Painel de Controle Indicadores Ciclo do Pedido - B2W Janeiro de.
Unidade 1 – Introdução à Logística Definição de Logística Nível de Serviço Qualidade do Serviço Logístico
53° PAINEL TELEBRASIL. SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA RES. ANATEL 272/01 Evandro Zuliani Diretor de Atendimento e Orientação ao Consumidor.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Telefonia Móvel: Preço, Melhorias da Infraestrutura de Rede das Operadoras e das condições de prestação do serviço Telefonia Móvel: Preço, Melhorias da.
MARCELO BECHARA Abril de tele.síntese.com.br 06/04/2015 SMARTPHONE O VERDADEIRO COMPUTADOR PESSOAL NOSSO CONTROLE REMOTO PARA O MUNDO.
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
PLS 181/2014 Audiência Pública Senado Federal Brasília, 02 de dezembro de 2014 Eduardo Levy.
1Conselheiro José Leite12/7/2002 SERVIÇO MÓVEL PESSOAL - SMP Consulta Pública Proposta de Alteração da Regulamentação Brasília, 12 de julho de 2002.
Audiência Pública Câmara dos Deputados Elisa Leonel Superintendente de Relações com Consumidores.
Transcrição da apresentação:

Diretor de Planejamento e Controle de Customer Relations da TIM Brasil RENATO ESTRELLA Diretor de Planejamento e Controle de Customer Relations da TIM Brasil

SUMÁRIO RESULTADOS 2013 DA TIM BRASIL INDICADORES EXTERNOS DE QUALIDADE

EVOLUTIVO BASE DE CLIENTES TIM MARKET SHARE MARKET SHARE Liderança no segmento Pré-pago e 2ª colocada no Pós-pago * Fonte: Market Share Brasil Operadoras de Celular | Teleco EVOLUTIVO BASE DE CLIENTES TIM 73,9 70,8 64,5 51,4 41,4 * Fonte: TIM

PERFORMANCE FINANCEIRA RECEITA LÍQUIDA (R$) EBITDA Δ% YoY +4% em 2013 LUCRO LÍQUIDO (R$)

SUMÁRIO RESULTADOS DE 2013 INDICADORES EXTERNOS DE QUALIDADE

INDICADORES EXTERNOS DE QUALIDADE De acordo com a Resolução n°. 335/2003 , SGIQ – SMP, o Regulamento de Indicadores de Qualidade do Serviço Móvel Pessoal (SMP) tem como objetivo principal atender aos requisitos e anseios dos usuários quanto a confiabilidade e qualidade do serviço prestado por todas as prestadoras. São eles: SMP 1 – Taxa de Reclamações; SMP 2 – Taxa de Reclamações na Anatel; SMP 3 – Taxa de Completamento de Chamadas para Centros de Atendimento; SMP 4 – Taxa de Completamento; SMP 5 – Taxa de Alocação de Canal de Tráfego; SMP 6 – Taxa de Entrega de Mensagem de Texto; SMP 7 – Taxa de Queda de Ligação; SMP 8 – Taxa de Conexão de Dados; SMP 9 – Taxa de Queda das Conexões de Dados; SMP 10 – Garantia de Taxa de Transmissão Instantânea Contratada; SMP 11 – Garantia de Taxa de Transmissão Média Contratada SMP 12 – Taxa de Atendimento pela Telefonista/Atendente em Sistema de Auto Atendimento; SMP 13 – Taxa de Resposta ao Usuário; SMP 14 – Taxa de Atendimento Pessoal ao Usuário; IDA – Índice de Desempenho de Atendimento; PROCON – Reclamações sobre a prestadora no PROCON;

RESPONSABILIDADE DE CUSTOMER CARE INDICADORES EXTERNOS DE QUALIDADE De acordo com a Resolução n°. 335/2003 , SGIQ – SMP, o Regulamento de Indicadores de Qualidade do Serviço Móvel Pessoal (SMP) tem como objetivo principal atender aos requisitos e anseios dos usuários quanto a confiabilidade e qualidade do serviço prestado por todas as prestadoras. São eles: SMP 1 – Taxa de Reclamações; SMP 2 – Taxa de Reclamações na Anatel; SMP 3 – Taxa de Completamento de Chamadas para Centros de Atendimento; SMP 4 – Taxa de Completamento; SMP 5 – Taxa de Alocação de Canal de Tráfego; SMP 6 – Taxa de Entrega de Mensagem de Texto; SMP 7 – Taxa de Queda de Ligação; SMP 8 – Taxa de Conexão de Dados; SMP 9 – Taxa de Queda das Conexões de Dados; SMP 10 – Garantia de Taxa de Transmissão Instantânea Contratada; SMP 11 – Garantia de Taxa de Transmissão Média Contratada SMP 12 – Taxa de Atendimento pela Telefonista/Atendente em Sistema de Auto Atendimento; SMP 13 – Taxa de Resposta ao Usuário; SMP 14 – Taxa de Atendimento Pessoal ao Usuário; IDA – Índice de Desempenho de Atendimento; PROCON – Reclamações sobre a prestadora no PROCON; RESPONSABILIDADE DE CUSTOMER CARE

DESCRIÇÃO DOS INDICADORES DE CUSTOMER CARE SMP 1 | Taxa de Reclamações Número total de reclamações ao longo do mês dividido pelo número total de Acessos em operação na Rede da prestadora no último dia do mês (base de clientes). Meta <1% SMP 2 | Taxa de Reclamações na Anatel Número total de reclamações ao longo do mês junto à Anatel dividido pelo número total de reclamações no mês. Meta <2% SMP 12 | Taxa de Atendimento pela Telefonista/Atendente em Sistema de Auto Atendimento Número total de chamadas atendidas pelo atendente em até 20 segundos /total de tentativas de acesso ao atendente. Meta ≥90% Indicador Secundário -> SMP 12 b : Numero total de chamadas atendidas em até 60 segundos. Meta 100% SMP 13 | Taxa de Resposta ao Usuário Número total de solicitações de serviços ou pedidos de informação respondidos em até 5 dias /total de solicitações de serviços ou pedidos de informação ao longo do mês. Meta ≥95% Indicador Secundário -> SMP 13 b : Numero total de solicitação de serviços ou pedidos de informação para a prestadora que ultrapassam 10 dias para responder. Meta 100% IDA | Índice de Desempenho de Atendimento Avaliação da capacidade da prestadora de atender as demandas no prazo de cinco dias, de diminuir a quantidade de reclamações , de reduzir pendências e de evitar reincidências. As notas partem de 100 e perdem pontos pelos desvios em relação as metas previamente estabelecidas . Suas metas são progressivas e revistas periodicamente. PROCON | Quantidade de Reclamações da Prestadora no PROCON Acompanhamento da quantidade de reclamações nos PROCONS.

DESCRIÇÃO DOS INDICADORES DE CUSTOMER CARE SMP 1 | Taxa de Reclamações Número total de reclamações ao longo do mês dividido pelo número total de Acessos em operação na Rede da prestadora no último dia do mês (base de clientes). Meta <1% SMP 2 | Taxa de Reclamações na Anatel Número total de reclamações ao longo do mês junto à Anatel dividido pelo número total de reclamações no mês. Meta <2% SMP 12 | Taxa de Atendimento pela Telefonista/Atendente em Sistema de Auto Atendimento Número total de chamadas atendidas pelo atendente em até 20 segundos /total de tentativas de acesso ao atendente. Meta ≥90% Indicador Secundário -> SMP 12 b : Numero total de chamadas atendidas em até 60 segundos. Meta 100% SMP 13 | Taxa de Resposta ao Usuário Número total de solicitações de serviços ou pedidos de informação respondidos em até 5 dias /total de solicitações de serviços ou pedidos de informação ao longo do mês. Meta ≥95% Indicador Secundário -> SMP 13 b : Numero total de solicitação de serviços ou pedidos de informação para a prestadora que ultrapassam 10 dias para responder. Meta 100% IDA | Índice de Desempenho de Atendimento Avaliação da capacidade da prestadora de atender as demandas no prazo de cinco dias, de diminuir a quantidade de reclamações , de reduzir pendências e de evitar reincidências. As notas partem de 100 e perdem pontos pelos desvios em relação as metas previamente estabelecidas . Suas metas são progressivas e revistas periodicamente. PROCON | Quantidade de Reclamações da Prestadora no PROCON Acompanhamento da quantidade de reclamações nos PROCONS.

SMP 1 | Taxa de Reclamação A Taxa de Reclamação também conhecida no mercado como SMP 1; tem como objetivo garantir que o indicador esteja dentro da meta estabelecida pela ANATEL Meta: <= 1% Apuração: Somatório da quantidade total de reclamações feitas no mês e divide-se pela quantidade total de acessos final da base no mês de referência HISTÓRICO SMP 1

SMP 2 | Taxa de Reclamação na ANATEL A Taxa de Reclamação na ANATEL também conhecida no mercado como SMP 2; tem como objetivo garantir o número de reclamações na ANATEL não podem ultrapassar 2% do total de reclamações recebidas Meta: <= 2% Apuração: Somatório da quantidade total de reclamações feitas na Anatel dividido pelo numero total de reclamações HISTÓRICO SMP 2

IDA e Reclamações no PROCON RANKING IDA ANATEL Δ YoY -4,4pp -3,1pp -5,7pp -16,8pp RECLAMAÇÕES NO PROCON Δ YoY +60pp -0,2pp +65pp +30pp

ESTRUTURA DE ATENDIMENTO 4 Sites Próprios 4 k Consultores de Relacionamento; Atendimento a clientes Estratégicos; Tratamento dos Canais Especiais (PROCON, Anatel e Juizados Especiais); 11 Sites Terceiros 12 k Consultores de Relacionamento; Atendimento demais cliente; 5 Fornecedores; Sites Próprios Sites Terceiros

MELHORIA NO ATENDIMENTO MULTICANALIDADE Investimento e melhoria no auto-atendimento MODELO DE CARING Internalização de Clientes mais estratégicos e críticos para a empresa INVESTIMENTO EM QUALIDADE Treinamento Revisão dos processos de atendimento Parceria com fornecedores focada em qualidade Investimento em Tecnologia - CRM - IPCC - Faturamento

EVOLUÇÃO NA MULTICANALIDADE PRODUTIVIDADE / CR / MÊS – SITES PRÓPRIOS EFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO EVOLUÇÃO NA MULTICANALIDADE PRODUTIVIDADE / CR / MÊS – SITES PRÓPRIOS

SATISFAÇÃO COM A FATURA TIM é líder na Satisfação em Conta em 2013 Líder em Clientes Encantados (mais notas 10) Líder em Clientes Insatisfeitos (menos insatisfeitos do mercado) Itens avaliados: Ausência de Erros em Conta Tempo de resolução dos problemas Entrega da Conta Clareza nas Informações da Conta

SATISFAÇÃO NO ATENDIMENTO PRÉ PAGO PÓS PAGO PÓS PAGO ALTO VALOR PÓS PAGO CORPORATE Fonte: MBridge Research

Obrigado! Renato Estrella restrella@timbrasil.com.br