Political Regimes, Institutions and the Nature of Tax Systems Stanley L. Winer Lawrence W. Kenny Walter Hettich Laura Romano Campedelli WS/NEF – 03/11/2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelo de Solow Aula 2.
Advertisements

Reforma Tributária Vagner Freitas 50/04/2011 Rio Grande do Norte.
POLÍTICAS: MONETÁRIA, FISCAL,CAMBIAL E DE RENDAS
CONCEITOS PRELIMINARES
Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Política Fiscal e Déficit Público
Encontro Ciência em Portugal Ciência 2007
Economia Pública (Aula 5a)
Sistemas Eleitorais Comparados
Especialização em Gestão de Políticas Públicas Especialização em Gestão de Políticas Públicas Aula 2: Estado, Mercado e Desenvolvimento Econômico Carlos.
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
Alcohol: no ordinary commodity
The Relation between Price and Marginal Cost in U.S. Industry Robert E. Hall The Journal of Political Economy, Vol. 96, Nº 5 (Oct., 1988), Apresentação:
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira Paulo Oliveira 6/5/2003.
Desenvolvimento Sustentável
Economia e Finanças Públicas Aula T11
Internacionalização de Empresas (Eco 02049)
A Theory of Competition Among Pressure Groups for Political Influence Gary Becker, QJE 1983.
Fundamentos de Economia
Francine Martel-Vaillancourt Vice-ministra Novembro de 2002
Direito e Desenvolvimento
International Seminar on Bilateral and South- South Cooperation TUCA cooperation meeting South-South Cooperation: the perspective of Global Partnership.
“Cenários para a economia em 2014”
A Natureza dos Recursos Naturais
Hoje Próxima aula: revisão Notícias Hoje:
Análise de Centralidade
Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos
Finanças Públicas BNDES Provas ( 2009 e 2011)
Macroeconomia Aula 7 Prof. Karine R. de Souza.
Avaliação Constituição dos grupos de trabalho:
Joseph A. Schumpeter ( ): uma teoria competitiva da democracia
A Aprendizagem colaborativa vista pela teoria cognitiva
Comércio Internacional: Modelo de Heckscher-Ohlin
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
CURVA IS EQUILÍBRIO NO MERCADO DE BENS E SERVIÇOS
MICROECONOMIA.
Acesso livre: Que? Por quê? Como? Onde? Quando? Métricas e mandatos Stevan Harnad (Université du Québec à Montréal & University of Southampton)
A tributação estratégica: guerra fiscal, reforma tributária, transação tributária e tributação ótima (teoria dos jogos aplicada ao direito tributário)
A Influência das Políticas Monetária e Fiscal Sobre a Demanda Agregada
“The politics of redistribution in less developed democracies, evidence from Brazil, Ecuador and Venezuela”, Daniela Campello in The Great Gap: The Politics.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 2 – 1/03/2006 Professores: Márcio Garcia Márcio Janot.
Teoria das Relações Internacionais I Teorias Clássicas Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP
Institucionalismo de Escolha Racional
NÚCLEO 2 ANÁLISE E DESEMPENHO DAS RECEITAS ESTADUAIS JOÃO PESSOA Setembro/2010.
Paradoxo da Internet Comentado por Joseph M. Newcomer In
CIGRÉ/BRASIL – COMITÊ NACIONAL BRASILEIRO CE-B5 – PROTEÇÃO E AUTOMAÇÃO SEMINÁRIO INTERNO DE 2005.
Análise de Centralidade
Educação e Desenvolvimento Económico Pedro Telhado Pereira.
Desafios ao crescimento inclusivo brasileiro
FLUTUAÇÕES ECONÔMICAS NO CURTO PRAZO
Renda Nacional: Produção, Distribuição e Alocação Aldo Roberto Ometto.
Prof. Dr. Luiz Renato Ignarra.  As entidades do terceiro setor precisam de recursos para ser efetivas quanto para ser sustentáveis.  A existência ou.
FORUM NACIONAL DO SETOR SERVIÇOS CEBRASSE Central Brasileira do Setor de Serviços São Paulo 15/setembro/2015 Prof. Juarez A.B.Rizzieri - FEA/USP.
Copyright © 2004 South-Western/Thomson Learning 2 Pensando como um economista.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo I História.
PAPEL E ATIVIDADE DE FINANÇAS
CAPÍTULO 3 © 2006 Pearson Education Macroeconomia, 4/e Olivier Blanchard O mercado de bens Olivier Blanchard Pearson Education.
Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos Capítulo 31.
© 2007 IBM Corporation Academic Initiative 07/05/07 Aula 2 – Parte 1: Java Basics Autores: Argemiro José de Juliano Marcos
INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S
Panorama do Comércio Internacional de Serviços. BALANÇA BRASILEIRA DE COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS* BRAZILIAN FOREIGN TRADE IN SERVICES BALANCE* Janeiro/Dezembro.
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
2 Raciocínio Econômico. Copyright © 2004 South-Western/Thomson Learning Raciocínio Econômico Toda área de conhecimento tem o seu jargão. Matemática integral.
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (1) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
Marcus Cardoso - UFRJ. 1) Se for conjugada com Política Cambial, pode impedir a redução da taxa de juros; 2) Ao reduzir a poupança, gera efeitos.
FEDERALISMO FISCAL E FINANCIAMENTO METROPOLITANO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS Fernando Rezende Recife,27/11/08.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Objetivos e Instrumentos
Abril 2016 Gabriel Mormilho Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Departamento de Administração EAD5853 Análise.
Transcrição da apresentação:

Political Regimes, Institutions and the Nature of Tax Systems Stanley L. Winer Lawrence W. Kenny Walter Hettich Laura Romano Campedelli WS/NEF – 03/11/2014

1. Introdução e Questionamentos É possível explicar as semelhanças e diferenças entre os Sistemas Tributários do mundo? De que forma os fatores políticos e institucionais influenciam os Sistemas Tributários? De que forma esses fatores interagem com a economia na determinação das bases tributáveis? A análise comparada de Regimes Tributários ao redor do mundo pode auxiliar na formulação de melhores políticas tributárias? 2 Political Regimes, Institutions and the Nature of Tax Systems

2. Instituições Políticas e Estrutura Tributária - Overview Comparações feitas pelos autores para compreender as relações entre instituições políticas e sistemas tributários. 3 Political Regimes, Institutions and the Nature of Tax Systems Sistemas Tributários Regimes Democráticos ProporcionalMajoritário Regimes Autoritários Microestrutura dos Sistema Eleitorais Exemplos: - Custos (políticos) de Transação Canadá vs. USA - Veto Players nos diferentes regimes - História Política Geral Específico

3. Um modelo de Estrutura Tributária Sistema político competitivo: minimizar custos políticos. Governo busca maximizar o apoio de eleitores heterogêneos.  Aumento de Tributos impacta negativamente esse apoio  Retorno em Serviços Públicos impacta positivivamente esse apoio Dificuldade dos eleitores de relacionar o imposto que pagam individualmente com o retorno em serviços públicos para a coletividade. Indivíduos são afetados de forma distinta pela tributação. (Exercem atividades distintas e suportam custos de oposição política distintos.) (...) the resulting marginal political cost per dollar functions differ across bases, reflecting the fact that voters as a group have different evaluations of the economic effects of taxation levied on a particular activity, and different ways of translating their evaluations into political opposition. 4 Political Regimes, Institutions and the Nature of Tax Systems

4. Tributação em regimes Democráticos vs. Autoritários Podemos afirmar que existe uma correlação entre a estrutura fiscal de um país e o seu grau de democracia? SIM 5 Political Regimes, Institutions and the Nature of Tax Systems Regimes Democráticos Tributação sobre a renda é maior Porque há consentimento dos cidadãos Regimes Autoritários Tributação sobre o consumo é maior Porque os cidadãos não “sentem” que estão pagando

5. Estrutura Tributária e Sistemas Eleitorais Iversen and Soskice (2006) – Modelo Teórico: análise comparativa de 17 democracias avançadas (1945 e 1998) Representação Proporcional – apresentaram maior incidência de regimes de esquerda (75%), favoráveis à redistribuição de renda aos grupos menos favorecidos da população. Representação Majoritária – maior incidência de regimes de direita (75%). Menos propensos à redistribuição da renda por meio de uma tributação progressiva 6 Political Regimes, Institutions and the Nature of Tax Systems

5. Estrutura Tributária e Sistemas Eleitorais: sistemas majoritários tributam mais a renda? 7 Political Regimes, Institutions and the Nature of Tax Systems “(...) the new results in Tables 3 and 4 indicate that in PR, as opposed to majoritarian electoral systems, there is greater reliance on social security and payroll taxes and also on domestic trade taxes” (p. 14)

6. Comparação das Microestruturas dos Sistemas Eleitorais: História, Custos de Transação e Veto Players Sven Steinmo - Taxation and Democracy: “the structure of a polity´s decision-making institutions also profoundly affects how interest groups, politicians and bureaucrats develop their policy preferences” (p. 7). Instituições Políticas não são neutras. Análise Histórica da formação e desenvolvimento das estruturas fiscais: Suíça, EUA e Grã Bretanha. Hettich and Winer – comparação EUA vs. Canadá quanto aos custos de transação na tomada de decisões relacionadas às políticas fiscais. Canadá: parlamentarismo – menos atores – decisões mais rápidas EUA: checks and balances – torna a tomada de decisões um processo moroso. Hipótese autores: os sistemas tributários dos dois países serão distintos e o Canadá tenderá a usar a política fiscal de forma mais discricionária que os EUA. Por outro lado, a tributação no Canadá tende a ser menos complexa que nos EUA. Tsebelis – Análise dos Veto Players: “the number of veto players does affect the number and size of tax changes.” “as the number of veto players increases, central governments turn towards domestic consumption taxes and away from nontax revenues (including fees, property income, interest on investments, sales of goods and services, fines and other items).” Winer, Kenny e Hettich concluem que o número de veto players é sim um fator relevante na formulação das políticas fiscais. Cada um desses atores irá se opor caso a mudança seja prejudicial aos seus interesses. 8 Political Regimes, Institutions and the Nature of Tax Systems

7. Equilíbrio da Estrutura Tributária em Democracias Maduras Deixando de lado as diferenças nas estruturas eleitorais, quais outros fatores influenciam na determinação das bases tributáveis (renda-consumo) dos países democráticos? Variações nos salários; Tamanho do Governo; Preferências por bens/serviços públicos: “wether a commodity is provided publically or not” “a general lesson from the model is that the distribution of tastes for public goods and private goods interacting with the distribution of income may influence tax struture by affecting the elasticity of tax bases an the efficient means of financing public services.” p.20 9 Political Regimes, Institutions and the Nature of Tax Systems

Globalização e Competição Fiscal “Tax competition exists and is a factor reshaping tax systems” p.21 Estudos não podem ser feitos de forma isolada. Dificuldades: Compreender o equilíbrio resultante da relação entre dois países para atrair investimento internacional Analisar de que forma o interesse ou a necessidade de atração de investimento estrangeiro se traduz em suporte político. 10 Political Regimes, Institutions and the Nature of Tax Systems

Conclusões Objetivo do artigo foi estudar o impacto das instituições políticas na estrutura dos Sistemas Tributários. A tributação não é definidida de forma isolada de outros aspectos de políticas públicas. Regimes Autoritários vs. Democráticos O grau de democracia influencia a estrutura fiscal de um país. O grau de consentimento do contribuinte em pagar o tributo é fator relevante na determinação das estratégias de arrecadação e da própria estrutura do Sistema Tributário. Regimes Proporcionais vs. Majoritários Modelo Teórico Vs Análise detalhada das Bases Tributáveis Microestrutura dos Sistemas Tributários Influência dos Custos de Transação Influência dos Veto Players 11 Political Regimes, Institutions and the Nature of Tax Systems

Obrigada Link para o Texto: Political Regimes, Institutions and the Nature of Tax Systems12