Programa Ensino Médio Inovador/ProEMI

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Transcrição da apresentação:

Programa Ensino Médio Inovador/ProEMI Portaria nº 971, de 09/10/2009

http://pdeinterativo.mec.gov.br  As escolas que tiveram seus PRC 2013/2014 enviados ao FNDE no ano de 2013, não terão acesso ao PRC 2014/2015, pois o plano é bianual. As escolas cujo PRC 2013/2014 encontram-se no estado: não iniciado, em elaboração, em análise SED, em análise MEC, o sistema está disponível para que as escolas possam inserir novo PRC para o biênio 2014/2015. I

Reflexão e análise das ações nos Projetos de Redesenho Curricular- PRC ProEMI Reflexão e análise das ações nos Projetos de Redesenho Curricular- PRC I

NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL FOCO: REDESENHO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL I

O REDESENHO DO CURRÍCULO OBJETIVO ProEMI O REDESENHO DO CURRÍCULO ARTICULANDO ÁREAS DO CONHECIMENTO/ DISCIPLINAS e DIMENSÕES DAS DCNEM NAS AÇÕES PROPOSTAS NOS MACROCAMPOS. I

ASPECTOS IMPORTANTES NO PROCESSO DE ANÁLISE, VALIDAÇÃO E APROVAÇÃO DA PROPOSTA

Na elaboração da ação CONSIDERAR: Fragilidades elencadas no diagnóstico Áreas do conhecimento/ disciplinas contempladas Temas/conteúdos envolvidos I

A ação direta com o aluno Relação com as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia A ação direta com o aluno As ações devem ser compatíveis com o diagnóstico, e as aquisições devem ter relação com as ações Descrição clara da ação apontando as atividades diferenciadas I

O estudo interdisciplinar O interesse dos alunos O que pode desencadear a proposta de uma ação: O estudo interdisciplinar O interesse dos alunos A necessidade de aprofundar o estudo de determinado conteúdo I

AÇÃO- efetiva o objetivo, é a proposta incorporada ao currículo OBJETIVO DA AÇÃO- será construído com base nos elementos identificados no diagnóstico da realidade escolar AÇÃO- efetiva o objetivo, é a proposta incorporada ao currículo RECURSOS- o que será necessário para o desenvolvimento da ação? I

O diagnóstico apontou dificuldades dos alunos em Matemática e LP Exemplo: O diagnóstico apontou dificuldades dos alunos em Matemática e LP Objetivo: trabalhar os conteúdos da Matemática e da LP com foco na aprendizagem significativa e aumento do rendimento dos alunos Ação: Acompanhamento Pedagógico: Desenvolver atividades com foco nos conteúdos da Matemática (geometria, frações, construção de gráficos) e da LP (leitura e interpretação dos enunciados, construção de relatórios) I

Recursos: material básico, uso de mídias, aparelho de DVD, TV 40 *verificar o que foi solicitado e se é possível sugerir outros recursos para o desenvolvimento das atividades que compõem a ação I

Ação interdisciplinar no macro Iniciação científico e pesquisa: Exemplo - Diagnóstico da realidade (contexto local) aponta problemas ambientais na realidade local Objetivo:Trabalhar as questões ambientais locais para compreensão do impacto da intervenção humana e reflexão para mudança de atitude Ação interdisciplinar no macro Iniciação científico e pesquisa: Filosofia- ética nas relações, análise da intervenção humana no ambiente Química e Biologia- análise do solo e da água do rio que corta o município Matemática- construção de gráficos LP- leitura de textos que abordem a temática e elaboração de relatórios I

Ação interdisciplinar: Geografia e Biologia- estudo do bioma do território e das espécies existentes História e Sociologia- história/ fundação da cidade, trabalho e economia local Artes- teatro, poesia, pintura Realização de evento com para apresentação dos resultados do trabalho I

Recursos- Câmera fotográfica, filmadora, impressora, tintas, telas, pincéis, material para os laboratórios de Química e Biologia (descrição de cada item), livros (apontar), transporte para visita e coleta de dados I

Ação: Exemplo 1: MACROCAMPO: Leitura e Letramento Realizar leituras de obras observando a temática, a intencionalidade e o contexto histórico como forma de acesso a outras culturas e grupos sociais. Exemplo 2: MACROCAMPO: Iniciação Científica e pesquisa Implementar o Projeto piscicultura e hidroponia: Estudo do ciclo da matéria nos ecossistemas, em pequena escala, consorciando piscicultura e hidroponia. I

Macrocampos Acompanhamento Pedagógico ( Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza)*: Fortalecer os componentes curriculares Iniciação Científica e Pesquisa* Leitura e Letramento* Línguas Estrangeiras Cultura Corporal Produção e Fruição das Artes Comunicação, Cultura Digital e uso de Mídias Participação Estudantil I

https://ufmgextensao.grude.ufmg.br/course/view.php?id=79 Site do Curso JUBEMI: https://ufmgextensao.grude.ufmg.br/course/view.php?id=79 Vídeo Juventude nota 10: http://www.emdialogo.uff.br/node/3292 Relato de experiência: http://www.emdialogo.uff.br/node/3293 Relato de experiência: http://www.emdialogo.uff.br/node/3295 OFICINA: JUVENTUDE E TRABALHO http://www.emdialogo.uff.br/experiencias/metodologia/5631 Resultado de pesquisa de tecnologias: https://ufmgextensao.grude.ufmg.br/course/view.php?id=79 I

Contatos ProEMI: Adriana: driallet@sed.sc.gov.br - Fone: 3664-0091 Denise: denise@sed.sc.gov.br - Fone: 3664- 0296 Joanildes: joanildesfelipe@sed.sc.gov.br - Fone: 3664- 0091 Joseni: jf@sed.sc.gov.br - Fone: 3664- 0296 Jorge: jorgec@sed.sc.gov.br - Fone: 3664- 0068 Juliana: julianarocha@sed.sc.gov.br - Fone: 3664- 0131 Manoel: manoelvelho@sed.sc.gov.br - Fone: 3664- 0113 Fátima: fatimaalves@sed.sc.gov.br - Fone: 3664- 0091 Marcelo: marceloj@sed.sc.gov.br - Fone: 3664- 0219 Marilse: marilse@sed.sc.gov.br – Fone: 3664-0068 Sirley: sirleydamian@sed.sc.gov.br - Fone: 3664- 0091 I

Muito Obrigada! I