O que são ondas sísmicas?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ondulatória PROFESSOR: DUDUNEGÃO.
Advertisements

Universidade Federal Rural
Ciências Físico-Químicas, 8º ano
Propriedades Físicas das Rochas
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
ONDAS.
Evidências da Dinâmica interna da Terra Sismos.
ONDULATÓRIA INTRODUÇÃO.
ONDULATÓRIA PROF. RENATO NUNES.
Tópico 7: Transferência de Calor por Radiação
O n d u l a t ó r i a Colégio INEDI Turma 81 Prof. Luiz Antônio Tomaz
Ondas Perturbação(oscilação) se propagam.
Ondas: definição.
Ondulatória.
Processamento de dados sísmicos
ONDULATÓRIA PROF. RENATO NUNES.
Ondas … o que são ondas?.
Exercícios de Gráficos de Movimentos
Nota Final = 60% (Média das Provas) + 40% SF
Curso estruturado com listas de exercício; Lista de presença;
Sísmica I – Um curso teórico ou prático?
Sismologia Prof. Ana Rita Rainho.
Ciências Naturais – 7.º ano
ONDAS SÍSMICAS ABNER ANDRÉ EUFRÁSIO GILBERTO ISRAEL VALDIR.
Tópicos de Ondulatória
SISMICIDADE E ESTRUTURA INTERNA DA TERRA
MATÉRIA E ENERGIA.
AS ONDAS PROFESSOR HUMBERTO.
ONDAS.
Claudio (matemática) e Edu Marinho (geografia)
O N D U L A T Ó R I A.
Introdução à Propagação Eletromagnética
Ondas.
Ondas Introdução.
ONDULATÓRIA.
CURCEP 2014 ONDULATÓRIA FÍSICA B
Introdução Globo Terrestre
Ondas.
ONDULATÓRIA.
“É cruel e humilhante verificar que construções, que tantos anos e esforços custaram ao Homem, se destruam num minuto.” Charles Darwin, 1835.
Afonso E. V. Lopes Por que ocorrem terremotos? Outubro de 2011.
MOVIMENTO ONDULATÓRIO
Afonso E. V. Lopes & Marcelo Assumpção Determinação de Epicentros & Sismicidade Mundial e do Brasil Maio de 2010.
Afonso E. V. Lopes Sismicidade Mundial Outubro de 2011.
no Brasil e em Bebedouro
Nathaly Barboza Almeida de Castro.
Afonso E. V. Lopes & Marcelo Assumpção Ondas de Superfície: Love & Rayleigh Março de 2010.
Tópicos de Ondulatória
» Ciências Naturais 7º ano
Ondas.
ONDAS.
ONDULATÓRIA PROF. Heron Duarte.
– Oscilações e Ondas Ondas Sísmicas
Sísmica de reflexão e refração
Sismos O que é? Quais as causas? Como se detectam e registam?
Física Geral e Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
comprimento da ruptura (km)
Sismologia e Interior da Terra Estudo das Ondas Sísmicas
Ondas sonoras.
Escola Secundária Seomara da Costa Primo
Física - Ondas Iniciar.
"Onda é a perturbação que se propaga"
Testando o seu Conhecimento
Ondulatória conceitos fundamentais
2.1. Comunicação de informação a curtas distâncias
RELEVO: DINÂMICAS INTERNA E EXTERNA
Terremotos e criticalidade auto-organizada Gisele Vieira Rocha 3 de Julho de 2009.
SISMOLOGIA. 2 Sismologia  Quando a tensão ultrapassa a capacidade de resistência / deformação das rochas, elas fracturam libertando, por ressalto elástico,
SISMOLOGIA. 2 Sismologia  Quando a tensão ultrapassa a capacidade de resistência / deformação das rochas, elas fracturam libertando, por ressalto elástico,
Consequências da dinâmica interna da Terra SISMOS
Transcrição da apresentação:

O que são ondas sísmicas?

Terremotos são decorrentes de movimentos de falhas.

Ondas sísmicas Ondas sísmicas são as ondas de energia causadas por uma quebra súbita de rocha no interior da terra ou resultado de uma explosão. Elas são a energia que viajam através da Terra sendo registrada nos sismógrafos. Existem várias espécies de ondas sísmicas e elas se movem de diferentes naturezas. Os dois tipos principais são ondas de corpo e ondas de superfície.

Tipos de Ondas Ondas de compressão (longitudinais) Ondas transversais Ondas Sísmicas Ondas Profundas Ondas primárias (Ondas P) Compressão Secundárias (Ondas S) Transversais Superfície Ondas Love Ondas Rayleigh

Tipos de ondas sísmicas As ondas sísmicas podem ser classificadas pelo caminho pelo caminho que tomam no interior da Terra Ondas Profundas (P ou S) viajam através do interior da Terra Ondas de Superfície viajam ao longo da superfície terrestre. Elas são menos rápidas do que as ondas profundas Seismic Waves 5

Ondas Profundas Ondas P (ondas de compressão) Primeiro tipo de onda. Elas são as mais rápidas movendo-se tanto através de rochas sólidas e fluídas quanto através da água.

Onda Compressional (Ondas P)t Animação Movimentos das partículas consistem em alternância Entre compressão e dilatação. Movimento da partícula é paralelo A direção de propagação (longitudinal). Matéria retorna a sua forma original depois que a onda passa.

Ondas Secundárias Ondas S (ondas transversais) O segundo tipo de ondas é a onda S (ou secundária) a qual é a segunda onda que se sente em terremoto. Ela é menos rápida que a onda P e pode-se mover somente através de um corpo sólido. Esta onda move-se para cima e para baixo e perpendicular a direção do movimento.

Onda Cisalhante (Ondas S) Animação Deformation propagates. Particle motion consists of alternating transverse motion. Particle motion is perpendicular to the direction of propagation (transverse). Transverse particle motion shown here is vertical but can be in any direction. However, Earth’s layers tend to cause mostly vertical (SV; in the vertical plane) or horizontal (SH) shear motions. Material returns to its original shape after wave passes.

Nimação (Dan Russell ) – As pessoas em onda

A demonstração humana ilustrando a propagação das ondas P e S.

Oaxaca, Mexico terremoto registrado por um sismógrafo no Alaska. Seismic Waves 12

Seismic Waves 13

Dois tipos de ondas superfície Ondas Love são ondas do tipo S puras. Elas vibram o terreno lado-a-lado e com movimentos verticais. Ondas Rayleigh são um misto de ondas P e S. Elas vibram no terreno em um padrão elíptico. 14

SISMOLOGIA Ondas de superfície Ondas de superfície são criadas quando as ondas batem na superfície terrestre. Elas são similares as ondas criadas arremessando uma rocha em um lago.

Ondas de superfície Ondas Love O primeiro tipo de onda é chamado ondas Love, nome de um matemático britânico. Ela é a onda mais rápida e move o terreno em um movimento “lado a lado”.

Ondas Love (Ondas L) Animação Consiste de movimentos transversais se alternando. O movimento da partícula é horizontal e perpendicular a direção de propagação. A amplitude decresce com a profundidade. O material retorna a sua forma original depois que a onda passa.

Ondas de Superfície Ondas Rayleigh Estas ondas fazem movimentos circulares movendo para o lado e para cima e para baixo. A maior parte dochoque de um terremoto é devido as ondas Rayleigh, as quais podem ser muito maiores que as demais.

Onda Rayleigh (Onda R) Animação Movimento da partícula consiste em movimentos elípticos (geralmente anti-horários) dentro de um plano vertical e paralelo a direção de propagação. A amplitude decresce com a profundidade. O material retorna a sua forma original depois que a onda passa.

Animação – Ondas Rayleigh (Dan Russell) Direction of propagation http://www.kettering.edu/~drussell/demos.html

SISMOLOGIA Sismograma Sismograma registrado na Rússia a partir de um terremoto de 1909 na Ásia Menor. Três tipos de ondas são observadas. Observe a diferença de tempo entre as ondas P e S.

Localização de um terremoto Plotar tempo versus distância Se pode construir um gráfico distância versus tempo para terremotos conhecendo as propriedades do interior da Terra Observe que com o aumento da distância a chegada das ondas se separam A diferença de 3 min e 45 seg entre a chegada das ondas P e S correspondem a uma distância de 2000.

SEISMOLOGY LOCATING EARTHQUAKES Triangulation Se necessita três estações para se localizar a posição de um terremoto. Mede a diferença de chegada entre ondas P e S e converte para distância Triangulação para a posição de um terremoto próximo de New Madrid usando as estações de Columbus, St Louis e Memphis

SEISMOLOGY MAGNITUDE Scale Escala Richer Baseada em escala logarítmica de um sismo ocorrido a 100 km de distância Para cada dez vezes a magnitude aumenta em um Porém a energia liberada é um fator muito maior

SISMOLOGIA MAGNITUDE Nomógrafo da escala de Richter Lê a diferença do tempo de viagem entre as ondas P e S e plota no gráfico. Lê a máxima amplitude da onda S e plota. Desenha uma linha entre entre os dois pontos e fornece a magnitude.

SiSMOLOGY MAGNITUDE Para causarem danos os terremotos são acima de 6.0 Acima de 7 podem causar sérios prejuízos e riscos para as pessoas. Observe o decréscimo da frequência quando a magnitude aumenta.

GROUND MOTION EARTHQUAKE INTENSITY Mercalli Scale A magnitude de um terremo avalia a energia liberada em um terremoto A intensidade de um terremoto mede os efeitos sobre as pessoas e as construções Usada para avaliar registros históricos

TSUNAMI Grandes Tsunamis ocorridos em tempos mais recentes

TSUNAMI Sistema de alerta Ondas P, S e ondas de superfície se movem entre 10 - 5.5 km/sec. Muito mas rápidas do que a velocidade de tsunami (230 m/seg). Portanto, as ondas sísmicas profundas chegam mais rápido do que as ondas de tsunamis. Esta é a base para montar sistemas de alerta