L ITERACIA D IGITAL E L ITERACIA DA I NFORMAÇÃO - COMPETÊNCIAS DE UMA ERA DIGITAL Ana Loureiro | Dina Rocha Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Advertisements

O contexto da América do Sul
A partir da década de 70, a Educação Permanente foi vista como
Bibliotecas Virtuais: Elos de Ligação entre a Educação Presencial e a Não Presencial Mavi Polo GALE.
Elisa Maria de Assis
Formação de Utilizadores BECRE E. B. 1 de Almancil 2009/2010.
Literacia científica o que é?
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Seminário Regional – Rio de Janeiro
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
III Congresso Brasileiro de Medicina Aeroespacial
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Teorias de Letramentos em uso: o Currículo Básico da SEDU
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Metas de Aprendizagem na área das TIC
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
“Novas competências para novos empregos” e a educação para a globalização. Rui Marques.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Biblioteca Municipal José Saramago/Feijó 20 de Maio de 2011
UFSC/CED/PPGE S.E. Educação, Mídia e Cultura Monica Fantin Maio 2012
CFE CEGI BE BEL – Literacia Verbal
OBSERVATÓRIOS URBANOS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Much more than a game It´s a visual thing: audio-visual techology in education.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
PROFESSORES REFLEXIVOS EM UMA ESCOLA REFLEXIVA Isabel Alarcão
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
A S TECNOLOGIAS FAZEM A DIFERENÇA ? As Tecnologias e a Aprendizagem 1.
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Encontro de Coordenadores de BE EB 2,3 e ES - Concelho de Sintra
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
A Aprendizagem colaborativa vista pela teoria cognitiva
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Literacia da informação
Profa. Reane Franco Goulart
COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
Coimbra 20 e 21 de junho. A comunidade de escolas da Europa.
1 Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém Marília Serrano de Matos.
RESOLUÇÃO COLABORATIVA DE PROBLEMAS
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Perguntas de Modelação
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
3ª sessão e Sumário Comunicação intercultural: 1. a noção de cultura 2. língua e identidade 3. fatores “verticais” e.
Plataforma Moodle o quê e para quê Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência FCUL 28 de Outubro 2009
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
Celina Lajoso, Helder Ramos, Liliana Botelho, Rodolfo Pinto, Paulo Silva Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Informática Educacional Tecnologias.
Manuela Barreto Nunes Serviços virtuais de bibliotecas.
Grupo de Trabalho: Maria de Fátima Gonçalves Pedro Silva Pierre Maibwe Sociedade Pós-capitalista Drucker, Peter (2003) Lisboa: Actual Editora Curso de.
SEMINÁRIO Linguagem e Comunicação no Ensino das Ciências
Professor do passado vs Professor do presente Competências baseadas fundamentalmente nos conteúdos e no ensino presencial. Desenvolvimento de competências.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS ENGº DUARTE PACHECO
Docência universitária: repensando a aula
UT AUSTIN | PORTUGAL PROGRAMA DOUTORAL EM MEDIA DIGITAIS Por: António Maneira 1 Fórum de Projectos de Investigação em Educação 2011/12.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Habilidades do século XXI: Desafios e prioridades.
Benchmarking em gestão de carreiras. Ideias-chave  O conceito de sucesso organizacional mudou  “Being engaged in challenging work, continuous learning,
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
IAU 743 Informática na Arquitetura Profa. Dra. Anja Pratschke.
Transcrição da apresentação:

L ITERACIA D IGITAL E L ITERACIA DA I NFORMAÇÃO - COMPETÊNCIAS DE UMA ERA DIGITAL Ana Loureiro | Dina Rocha Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Santarém

literacia digital e informacional literacia digital e informacional [keywords] Ana Loureiro | Dina Rocha

literacia digital e informacional literacia digital e informacional [literacias] Ana Loureiro | Dina Rocha digital científica económica tecnológica visual informacional multicultural consciência global Literacias da Era da informação e do conhecimento [adaptado de: enGauge®21st Century Skills: Literacy in the Digital Age

literacia digital literacia digital [conceito] refere-se “to the awarenesses, skills, understandings, and reflective approaches necessary for an individual to operate comfortably in information-rich and IT-enabled environments” (Martin e Ashworth, 2004) “o processo de ensinar e aprender sobre a tecnologia e sobre o uso da tecnologia (…) requer capacidades sofisticadas de pesquisa e processamento da informação (isto, é, literacia da informação)” ( a capacidade que um indivíduo tem para desempenhar, de forma efetiva, tarefas em ambientes digitais - incluindo a capacidade para ler e interpretar media, para reproduzir dados e imagens através de manipulação digital, e avaliar e aplicar novos conhecimentos adquiridos em ambientes digitais (Jones-Kavalier e Flannigan, 2006) Ana Loureiro | Dina Rocha

literacia digital literacia digital [porquê] “Jobs and their skills requirements are constantly evolving. Concepts such as critical thinking, multi-tasking, collaboration and team work are increasingly strategically relevant. E-skills can provide the opportunities to meet these fast-changing requirements of the knowledge-based society and achieve a better position to overpass global competitive challenges” (Perán, 2010) são necessárias pessoas com competências digitais que providenciem determinadas infra-estruturas digitais e também de pessoas com competências digitais para as usar. Ana Loureiro | Dina Rocha

literacia digital literacia digital [porquê] Ana Loureiro | Dina Rocha Digitally Literate Knowledge- based Society

literacia digital literacia digital [competências de futuro] [retirado de: Ana Loureiro | Dina Rocha

literacia digital literacia digital [dimensões] Ser digitally literate envolve ter capacidades de: (i) saber como aceder a informação e saber como a recolher em ambientes virtuais/digitais (ii) gerir e organizar informação para a poder utilizar no futuro (iii) avaliar, integrar, interpretar e comparar informação de múltiplas fontes (iv) criar e gerar conhecimento adaptando, aplicando e recreando nova informação (v) comunicar e transmitir informação para diferentes e variadas audiências através de meios adequados Ana Loureiro | Dina Rocha

literacia digital literacia digital [elementos-chave] Ana Loureiro | Dina Rocha [adaptado de: Digital Literacy across the Curriculum, FutureLab. March 2010 Literacia Digital Criatividade Pensamento crítico e avaliativo Compreensão cultural e social Colaboração Capacidade de pesquisar e selecionar informação Comunicar de forma efetiva E-segurança Competências funcionais

literacia digital literacia digital [acesso fácil a fontes de informação] Ana Loureiro | Dina Rocha Acesso fácil informação Facilidade de utilização Plágio Fonte : Fonte:

literacia digital literacia digital [geração do copy&paste] Ana Loureiro | Dina Rocha Fonte:

literacia digital literacia digital [informação  conhecimento] Ana Loureiro | Dina Rocha [adaptado de: Basic elements of Digital Literacy, in California ICT Digital Literacy Assessments and Curriculum Framework

literacia digital literacia digital [informação  conhecimento] Ana Loureiro | Dina Rocha sensibilizaçãoformação Literacia Informacional

literacia informacional literacia informacional [estado da arte] Fonte:408780_ _ _ _ _n.jpg Ana Loureiro | Dina Rocha

literacia informacional literacia informacional [conceito] “abrange o conhecimento das próprias necessidades e problemas com a informação, e a capacidade para identificar, localizar, avaliar, organizar e criar, utilizar e comunicar com eficácia a informação para resolver problemas ou questões apresentadas” (Declaração de Praga, 2003). “is the set of skills needed to find, retrieve, analyze, and use information (…) ‘Ultimately, information literate people are those who have learned how to learn. They know how to learn because they know how knowledge is organized, how to find information, and how to use information in such a way that others can learn from them. They are people prepared for lifelong learning, because they can always find the information needed for any task or decision at hand’”. American Library Association Presidential Committee on Information Literacy (2010) American Library Association Presidential Committee on Information Literacy Ana Loureiro | Dina Rocha

literacia informacional literacia informacional [sic] Fonte:Kqd1r3EGJn61Z3- oks6Pfjl72eJkfbmt4t8yenImKBXEejxNn4ZJNZ2ss5Ku7Cxt Ana Loureiro | Dina Rocha

literacia informacional literacia informacional [terminologia] Fonte: literacy Ana Loureiro | Dina Rocha

literacia informacional literacia informacional [reconhecimento internacional] Ana Loureiro | Dina Rocha

Likert – Teoria das atitudes aplicada à literacia informacional literacia informacional literacia informacional [ Conceito vs Atitude] Ana Loureiro | Dina Rocha atitude comportamental afetivacognitiva

literacia informacional literacia informacional [Competências] Sujeito vs Necessidade de informação decidir conhecer e utilizar avaliar usar e comunicar refletir de forma efetiva e eficaz fontes de informação critérios de relevância, objetividade, pertinência, lógica e ética intervenção reativa e pró-ativa gerar e criar novas necessidade de informação natureza e a extensão da sua necessidade de informação Ana Loureiro | Dina Rocha

literacia informacional literacia informacional [ componentes do sistema] Fonte:Information%20Literacy Inputs Outputs Ana Loureiro | Dina Rocha

literacia informacional literacia informacional [Projeto Alfin] Projeto Alfin : projeto ibero-americano sobre literacia da informação Fonte:rediberoamerica.jpg Ana Loureiro | Dina Rocha

literacia informacional literacia informacional [Alfin – Declaração de Havana] Declaração de HavanaDeclaração de Havana - 15 AÇÕES DE LITERACIA DA INFORMAÇÃO / ALFIN... 1.Formar em todas as subcompetências - processos informacionais 2. Considerar tanto o geral como o específico; 3. Tender para uma formação o mais efetiva possível; 4. Procurar que a formação nestas competências seja para todos; 5. Trabalhar pelo seu reconhecimento como uma formação transversal e fundamental em todos os contextos; 6. Gerar espaços para o intercâmbio contínuo das aprendizagens adquiridas no desenvolvimento dos programas de formação em diferentes contextos; 7. Apoiar e apoiarmo-nos mutuamente no crescimento e desenvolvimento dos programas de formação; 8. Facilitar e manter o intercâmbio e o apoio, pela utilização de diversos recursos Web; 9. Possibilitar espaços e momentos de formação/atualização colaborativa e interdisciplinar; Fonte:MapaIberoamerica1.jpg Ana Loureiro | Dina Rocha

literacia informacional literacia informacional [Alfin – Declaração de Havana] Declaração de HavanaDeclaração de Havana (continuação) 10. Afirmar a importância da formação nestas competências, em diferentes instâncias locais, nacionais e regionais, com base no reconhecimento que recebeu de organizações de prestígio mundial; 11. Procurar que a formação nestas competências responda a necessidades de informação concretas, segundo as necessidades sociais de cada contexto; 12. Desenvolver temáticas de investigação pertinentes e que fomentem o trabalho colaborativo interdisciplinar e transdisciplinar; 13. Fazer e criar trabalhos conjuntos para conseguir diagnósticos atualizados sobre o desenvolvimento desta formação em cada contexto; 14. Facilitar a formação e a atualização dos profissionais de informação, atuais e futuros, na aquisição das competências necessárias para atuar como líderes de formação adequados; 15. Considerar a multiliteracia, promovendo o trabalho conjunto e integrado de distintas instâncias. Fonte: Tradução do espanhol para português (Portugal) por Maria José Vitorino e Isabel Mendinhos, Lisboa, 9 de maio de 2012 Fonte:MapaIberoamerica1.jpg Ana Loureiro | Dina Rocha

“Si estás enfermo de exceso de información (information overload), el mejor remedio (medicament) es… una biblioteca física o virtual y su programa de formación en competencias informacionales - ALFIN (information literacy)” Alejandro Uribe Tirado (2012) literacia informacional literacia informacional [Alfin] Ana Loureiro | Dina Rocha

literacia informacional literacia informacional [implicações] aprendizagem ao longo da vida inteligência coletiva literacia digital contexto energias e sinergias Ana Loureiro | Dina Rocha

literacia informacional literacia informacional [projeto a desenvolver- Alfin IPSantarém] Fonte: Paulo Leite Ana Loureiro | Dina Rocha