Metodologia Científica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O método científico em Psicologia
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
CONCEITOS ELEMENTARES
PROJETO DE PESQUISA.
Metodologia Científica
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa.
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Pesquisa HOSS, Osni.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Matéria 1. 5 – Conceito e modalidades de pesquisa científica
Iniciação a Pesquisa Científica
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
AULA 2: Pesquisa Científica
Profa. Dra. Renata Medici
Metodologia Da Pesquisa Científica
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Pesquisa: Conceitos e Definições
Metodologia de Pesquisa
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
A construção da ciência " A arte e a ciência têm o seu ponto de encontro no método." (Edward Bulwer-Lytton ) Trabalho elaborado por Alexandra.
Trabalho de conclusão de curso
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Pesquisa Científica – Tipologia e Distinções
Conhecer Conhecimento.
Profª. Taís Linassi Ruwer
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
O QUE É FILOSOFIA ?.
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável
Professora Angela Mota
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
Perguntas de Modelação
Metodologia da Pesquisa Científica
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA FILIPE S. MARTINS.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
INTRODUÇÃO Na introdução devem constar: problema, delimitação do assunto, justificativa, hipóteses, além de outros elementos necessários para situar o.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Prof.ª Chayane C. de Souza
Conceitos e Modalidades
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Metodologia de Pesquisa para Projetos
Metodologia Científica
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Universidade Castelo Branco
Metodologia da Pesquisa
Professor: Suderlan Tozo Binda
Conceitos básicos CIÊNCIA.
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
KARL JASPERS
Finalidades da pesquisa científica
O MÉTODO CIENTÍFICO Profa. Mayra Ruas.
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Transcrição da apresentação:

Metodologia Científica Márcia Groppa Rodrigues Sejam bem-vindos!!

Considerações Iniciais Motivação para a criação do curso; A importância da disciplina para o discente; Objetivos; Programa, Plano e Bibliografia em “Textos Complementares” (link: Conteúdo); Sistema de Avaliação; Leitura e Reflexão de textos; Passeio à Plataforma Prisma.

Acréscimo de Inteligência e desempenho Somos educados a pensar que a inteligência e a beleza são dádivas da vida, as quais já recebemos prontas e acabadas, estando condenados a passar o resto da vida com a quantidade de uma ou de outra que foi por nós recebida. É óbvio que aquele que do destino já recebeu beleza e/ou inteligência prontas é um afortunado, com muito mais facilidade e conforto.Para quem não nasceu genial ou lindo, porém, resta apenas a resignação?

As academias de ginástica, clínicas de beleza e os cirurgiões plásticos já há tempos vêm provando que a beleza pode ser obtida com esforço pessoal e tecnologia. No que tange a inteligência, aos poucos vais se firmando não só o seu melhor conceito, mas também, e felizmente, o fato e que ela pode ser aperfeiçoada. É óbvio que o gênio e o espírito criativo nascem prontos, contudo, eles podem se aperfeiçoar. As pessoas que não tiveram tal sina podem aprender técnicas que otimizem suas capacidades, muitas delas aprendidas na observação dos gênios.

O fato é que é possível aprender a ser mais inteligente, bem como desenvolver espécies diferentes de inteligência. Os melhores conceitos de inteligência são aqueles que a indicam como a capacidade de se adaptar a novas situações e como a capacidade de buscar a felicidade. Isto pode ser aprendido. Como já disse Charles Chaplin, precisamos mais de humanidade que de inteligência. A inteligência necessária para a felicidade está à disposição de todos.Além do mais, não existem pessoas burras, existem pessoas que ainda não tiveram a possibilidade de se educarem e de crescerem intelectualmente. (...)

Educação bancária X Disciplina intelectual Leitura do texto “A Arte de Estudar” Identificação das ideias principais Definição de conceitos O estudante e a responsabilidade com a construção de seu conhecimento

“É preciso não só conhecer o mundo, é preciso transformá-lo” (Freire)

Conhecimento Descobertas Subjetivas – o senso comum O “Milagre Grego”- Filosofia: a amizade pela sabedoria Cosmologia- preocupação com a origem e ordem do mundo (filosofia nascente) Ontologia- preocupação com o ser

Verdade: revelação das vontades divinas. (A fé ilumina nosso intelecto guia a nossa vontade, permitindo o conhecimento à nossa razão) – por meio da fé, perguntas eram respondidas. A verdade pela razão

Método/Metodologia Diz respeito ao “como” fazer, à forma de elaboração da pesquisa. Forma como os pesquisadores/cientistas devem proceder para obter um conhecimento científico.

Conjunto de etapas a serem seguidas para o desenvolvimento da pesquisa. Observação Problematização ou Elaboração do problema Hipótese Coleta da dados Análise /Síntese

Pesquisa & Pesquisa Científica

Reflexão Ao levantar os preços de determinados itens em diferentes mercados, a dona-de-casa realiza ou não uma pesquisa?

Em Sentido lato: Pesquisa é todo trabalho de investigação para esclarecer um fato ou fenômeno desconhecido ou mal conhecido. (CIRIBELLI: 2003, p.49)

Em sentido Stricto: a pesquisa investiga uma situação-problema com a finalidade de ampliar o conhecimento humano, desenvolver novas teorias, caracterizar novos princípios. É chamada de científica porque é planejada e desenvolvida a partir de uma metodologia científica. Ex.: Trabalhos acadêmicos de pós-graduação.

Tipologia da Pesquisa Existem várias formas de classificar as pesquisas. quanto à natureza do pesquisador; quanto à forma de abordagem do problema; quanto aos objetivos do problema; quanto aos procedimentos técnicos

Trilogia Ciência............Pesquisa..........Universidade Evolução

Graduação X Pós Resumo de Assunto Pesquisa propriamente dita “Os resumos de assunto de uns seguem a trilha dos trabalhos científicos originais de outros” (Cervo &Bervian)

De acordo com a natureza do pesquisador: Pura/Básica: a meta do pesquisador é o saber, procura satisfazer uma necessidade intelectual. Aplicada: o pesquisador busca soluções para problemas concretos.

Vantagens da pesquisa na graduação Autonomia Ênfase na aprendizagem Iniciação Científica Familiaridade com a literatura da área

Quanto aos procedimentos Técnicos Bibliográfica Descritiva Experimental

Requisitos definição do tema capacidade

Habilidade Fontes

organização recursos financeiros