Projeto Aumento de Demanda em Clínica de Reprodução Humana Assitida

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Projeto Aumento de Demanda em Clínica de Reprodução Humana Assitida

Introdução No mundo: 11 milhões de pessoas apresentam problemas de infertilidade; Estatísticas mostram, ainda, que um em cada seis casais é infértil; Brasileiras adiam mais a gravidez em relação aos indicadores de 2000; Em contrapartida, o número de casais que buscam auxílio para engravidar por meio de técnicas de reprodução assistida aumenta ano após ano no Brasil; Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), hoje já são cinco milhões de bebês de proveta no país; A cada ano, 100 mil casais procuram as técnicas como inseminação artificial ou fertilização in vitro em clínicas brasileiras. (FONTE: IBGE, 2010)

Objetivos Objetivo geral: - Aumentar a demanda de casais inférteis, através da adesão ao tratamento para infertilidade; Objetivos específicos: Fidelizar o cliente que busca tratamento para infertilidade; Resgatar os casos de insucesso no tratamento para infertilidade; Capacitar os profissionais no atendimento desses clientes, através do acolhimento humanizado;

Proposta de Trabalho O projeto de consultoria será desenvolvido nas dependências dos centros de reprodução humana assistida indicadas pela empresa contratante, mediante prévia solicitação; Reestruturação, consolidação e integralização do novo modelo de estrutura organizacional da empresa, visando aumento de demanda de atendimento na área de reprodução humana assistida; Socialização dos objetivos, conforme prazo estipulado, segundo planejamento estratégico; Uniformização e padronização dos processos de comunicação interna, visando à horizontalidade; Treinamentos para equipes e líderes a fim de prepará-los para o atendimento ao casal infértil; Humanização e acolhimento durante o processo de tratamento, visando à melhoria da qualidade dos serviços prestados, objetivando aumento da demanda e fidelização do cliente, através do oferecimento de diferenciais no atendimento;

Principais causas de desistência do tratamento de Reprodução Assistida 25% a 54% dos casais desistem do tratamento antes de completar 3 ciclos Punção Transferência Injeções Dores físicas Testes sanguíneos Perda de gravidez Insucesso do ciclo Espera após transferência Espera para saber quantos óvulos foram fertilizados Espera do resultado do ultrassom

Etapas do Projeto Primeira etapa: Realização de visita à clínica para levantamento das necessidades relacionados ao fluxo de atendimento; Entrevistas e pesquisa de clima organizacional com a equipe multiprofissional da clínica, com duração que será determinada após visita à unidade visando identificar a postura hierárquica e rotina de procedimentos; Aplicação do pré-questionário ao cliente interno nos setores de recepção, enfermagem, financeiro, administrativo, embriologia, psicologia e médico (Anexo);

Segunda Etapa: Levantamento de dados estatísticos referentes aos atendimentos de reprodução humana assistida Abandono e/ou desistência do tratamento Quantidade de atendimentos/mês Quantidade dos casos de insucesso no tratamento para infertilidade Quantidade de casos efetivos Análise e interpretação dos dados

- Levantamento das necessidades de propaganda e marketing (sugestão de melhoria); Captação de clientes para tratamento, através de diferenciais no atendimento; Olhar holístico do cliente; Acompanhamento dos processos da clínica por pelo menos 3 dias;

Observar se houve comprometimento e melhora Terceira etapa: Análise, interpretação e transmissão dos resultados encontrados ao gestor da clínica e contratante; Treinamento com o responsável pelo acolhimento (enfermagem e/ou psicologia); Treinamento do atendimento ao cliente de forma humanizada pelos profissionais da recepção; Palestra e dinâmica abordando os seguintes temas: Relacionamento interpessoal; Estresse; Acolhimento; Humanização no atendimento; Observar se houve comprometimento e melhora

Benefícios da Implantação do Projeto Fidelização do cliente; Resgate dos casos de insucesso no tratamento; Aumento do lucro pelo tempo de permanência do cliente retido; Melhora no relacionamento interpessoal e no clima organizacional da clínica; Fortalecimento do vínculo entre profissionais e clientes; Cliente satisfeito representa cliente lucrativo; Indicação/divulgação da clínica à outros clientes;

Aumento de Demanda em Clínica de Reprodução Humana Assitida A fidelidade do cliente oferece à empresa defesa contra a concorrência; Confiança e credibilidade do cliente aos serviços prestados; Aumento da qualidade no atendimento; Profissionais capacitados para atender as necessidades dos clientes; Aumento do lucro da empresa; Trabalho em equipe multidisciplinar; Aumento de Demanda em Clínica de Reprodução Humana Assitida